Para além da ração
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Ora confessem lá: dão mesmo só ração ao vosso cão?
Há já bastante tempo coloquei aqui um tópico mais ou menos com este título: “Dão só ração ou mais qualquer coisinha?”
Eu coloco esta questão porque eu próprio, que defendo até às últimas consequências que se deve dar apenas uma boa ração, afinal também lhes dou mais qualquer coisinha.
Bom, não se trata propriamente de QUALQUER COISINHA. Eu já contei aqui a história várias vezes, mas como se mudam os tempos e mudam-se os participantes, cá vai novamente a minha confissão:
Quando os meus magricelas vieram cá para casa eu não percebia nada de cães. O veterinário insistiu desde sempre que eu devia alimentar os cães apenas com uma boa ração e não lhes dar absolutamente mais nada em complemento, mas movido por aquela mania que temos de julgarmos que somos mais espertos do que os técnicos e também por conselhos (duvidosos) dados por amigos e conhecidos, comecei a dar-lhes a ração e também carne cozida, tudo misturado. A ração, claro, quase não a comiam. Atiravam-se à carne e a raçãozita lá ficava. Comiam umas bolitas e olhavam para mim como a dizer: “mas então isto é comida decente?”
O mal foi tê-los habituado mal. É que depois o processo é quase irreversível.
Depois de muito discutir com o veterinário, puxa daqui cede dali, entrámos numa solene plataforma de entendimento: “já que os habituou mal, então dê-lhes apenas carne de bovino numa dose que irá reduzindo gradualmente até chegar apenas à ração a 100%.
E foi o que eu fiz. Mas nunca lhes deixei de dar o bocadito da carne misturada na ração.
Isto que eu contei, que é politicamente incorrecto, foi partindo do princípio de que ninguém está a ouvir, porque o ideal é dar mesmo apenas a ração. Mas isto já vai longo e se houver desenvolvimento acrescento mais uns detalhes.
Voltando à questão: dão só ração ou dão mais qualquer coisita?
Ora confessem lá: dão mesmo só ração ao vosso cão?
Há já bastante tempo coloquei aqui um tópico mais ou menos com este título: “Dão só ração ou mais qualquer coisinha?”
Eu coloco esta questão porque eu próprio, que defendo até às últimas consequências que se deve dar apenas uma boa ração, afinal também lhes dou mais qualquer coisinha.
Bom, não se trata propriamente de QUALQUER COISINHA. Eu já contei aqui a história várias vezes, mas como se mudam os tempos e mudam-se os participantes, cá vai novamente a minha confissão:
Quando os meus magricelas vieram cá para casa eu não percebia nada de cães. O veterinário insistiu desde sempre que eu devia alimentar os cães apenas com uma boa ração e não lhes dar absolutamente mais nada em complemento, mas movido por aquela mania que temos de julgarmos que somos mais espertos do que os técnicos e também por conselhos (duvidosos) dados por amigos e conhecidos, comecei a dar-lhes a ração e também carne cozida, tudo misturado. A ração, claro, quase não a comiam. Atiravam-se à carne e a raçãozita lá ficava. Comiam umas bolitas e olhavam para mim como a dizer: “mas então isto é comida decente?”
O mal foi tê-los habituado mal. É que depois o processo é quase irreversível.
Depois de muito discutir com o veterinário, puxa daqui cede dali, entrámos numa solene plataforma de entendimento: “já que os habituou mal, então dê-lhes apenas carne de bovino numa dose que irá reduzindo gradualmente até chegar apenas à ração a 100%.
E foi o que eu fiz. Mas nunca lhes deixei de dar o bocadito da carne misturada na ração.
Isto que eu contei, que é politicamente incorrecto, foi partindo do princípio de que ninguém está a ouvir, porque o ideal é dar mesmo apenas a ração. Mas isto já vai longo e se houver desenvolvimento acrescento mais uns detalhes.
Voltando à questão: dão só ração ou dão mais qualquer coisita?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
O Snoopy come actualmente (de pois de muitas experiências com rações) Royal Canin Junior Médio.
Também come mais qualquer coisinha, mas como da última vez foi quase massacrada neste forum, por não seguir a regra instituida, não vou entrar em pormenores.
Não vale a pena começar mais discussões.
Também come mais qualquer coisinha, mas como da última vez foi quase massacrada neste forum, por não seguir a regra instituida, não vou entrar em pormenores.
Não vale a pena começar mais discussões.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Eu, por norma dou só ração.
Por vezes, quando algum tem uma fase menos comedoura, e acho que não deve parar de comer, misturo 1 colher de chá de "Animah Strath" em meia caneca de água a ferver, deito a mistela sobre a ração, espero cerca de 10 min. e misturo a ração. Normalmente é vê-los devorar.
Só faço isto a cães que andem em exposições (para que não fiquem demasiado magros, por não comerem), ou cadelas grávidas (que têm, obviamente que se alimentar). O resto, se não comer hoje, come com certeza amanhã.
Por vezes, quando algum tem uma fase menos comedoura, e acho que não deve parar de comer, misturo 1 colher de chá de "Animah Strath" em meia caneca de água a ferver, deito a mistela sobre a ração, espero cerca de 10 min. e misturo a ração. Normalmente é vê-los devorar.
Só faço isto a cães que andem em exposições (para que não fiquem demasiado magros, por não comerem), ou cadelas grávidas (que têm, obviamente que se alimentar). O resto, se não comer hoje, come com certeza amanhã.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
eu pessoalmente mete-lhos sempre um pouco de arroz de cenoura com a ração e quando querem uma guloseima dou-lhes um cenoura inteira , e para eles parece ser melhor que chocolate .
se tiverem que tomar medicamentos então sim dou-lhes o comprimido embrulhado em queijo nem mastigam , engolem logo .
abraço
Nelson
se tiverem que tomar medicamentos então sim dou-lhes o comprimido embrulhado em queijo nem mastigam , engolem logo .
abraço
Nelson
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Hummm.... "Animah Strath"... que é isto? Nunca ouvi falar.casadotrevo Escreveu: Por vezes, quando algum tem uma fase menos comedoura, e acho que não deve parar de comer, misturo 1 colher de chá de "Animah Strath" em meia caneca de água a ferver, deito a mistela sobre a ração, espero cerca de 10 min. e misturo a ração. Normalmente é vê-los devorar.
Mas gostava de saber.
Eu costumo temperar a ração com óleo de soja. Acho esta solução milagrosa. A ração que lhes dou não é muito saborosa mas é de excelente qualidade. A forma de eles a comerem com agrado, e sugerida aqui no fórum, foi esta.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Desculpem,nel Escreveu: Hummm.... "Animah Strath"... que é isto? Nunca ouvi falar.

http://www.anima-strath.com/
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Ora cá vai Nel:
Adultos
Nutriplus Gel
Ossos enormes bem cozidos com muita cartilagem
Dragavit D Calcium
Sardinhas enlatadas com óleo vegetal ou atum
Cachorros
Calcigenol
Cerelac
Nutriplus
Adultos
Nutriplus Gel
Ossos enormes bem cozidos com muita cartilagem
Dragavit D Calcium
Sardinhas enlatadas com óleo vegetal ou atum
Cachorros
Calcigenol
Cerelac

Nutriplus

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Eu cá dou ração como principal refeição, duas vezes ao dia.
Mas claro, também lhe dou uns miminhos, de quando em vez.
Principalmente fruta (melancia, maçã, pêra ou banana) e uns Rask para os dentes.
Quando a Bianca esteve doentita do estômago tive que dar comida de dieta, que consistia em arroz com borrego ou pescada ou frango.
Para voltar depois à ração custou um bocadito, mas lá se resignou.
Passou fome durante uns diazitos e recomeçou a comer ração.
Actualmente come Hill's - Lamb and Rice - Large Breed.
Mas claro, também lhe dou uns miminhos, de quando em vez.
Principalmente fruta (melancia, maçã, pêra ou banana) e uns Rask para os dentes.
Quando a Bianca esteve doentita do estômago tive que dar comida de dieta, que consistia em arroz com borrego ou pescada ou frango.
Para voltar depois à ração custou um bocadito, mas lá se resignou.
Passou fome durante uns diazitos e recomeçou a comer ração.
Actualmente come Hill's - Lamb and Rice - Large Breed.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Confesso - a manina Zorra é uma gorda muito mimada.
Ele é dentarask, ela é dentastix, ele são biscoitos diversos, ele é queijinho, yogurte natural, ossos cozidos (e assados, também), queques, pedacinhos de bolo, hum...pedacinhos de tudo o que comemos.
E, também, pedaços de fruta e o mais que ela vai sacando na rua...
Como é que ela não há-de ser gorda ?
E está sempre com fome !!!!
Prontos, "mea culpa".
Má dona.
Ele é dentarask, ela é dentastix, ele são biscoitos diversos, ele é queijinho, yogurte natural, ossos cozidos (e assados, também), queques, pedacinhos de bolo, hum...pedacinhos de tudo o que comemos.
E, também, pedaços de fruta e o mais que ela vai sacando na rua...
Como é que ela não há-de ser gorda ?
E está sempre com fome !!!!
Prontos, "mea culpa".
Má dona.
Ó Sealords acho que nem assim...Vocês só têm cães esquisitos. Já pensaram em mudar de raça ?

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Eu só dou Royal Cannin medium junior, já para o mes vou começar a dar medium adulto porque o meu malandro vai fazer um ano o 30/4
Dou duas vezes por dia, nunca misturei nada á ração e tenho decidido, se não comer, tirar a tigela... mas nunca aconteceu o Dylan não comer, sempre esta cheio de fome.
Uma vez por semana dou-lhe um osso do talho, um enorme joelho de vaca fresquinho e crú, ele adora.
Os petiscos são só para recompensar qualquer coisa que eu lhe mande fazer e ele obedeça logo, geralmente é meio biscoito para cão, mas tambem pode ser um bocadinho de queijo ou de carne, muito pequenino, tem que o ganhar para o receber.
Antes lhe comprava daqueles ossos de pele de boi, os denta-rasc, etc., mas ele engolia aquela massa e há tempos que não dou nada disso, francamente acho melhor o osso fresco do talho para ele roer.
Alicia

Dou duas vezes por dia, nunca misturei nada á ração e tenho decidido, se não comer, tirar a tigela... mas nunca aconteceu o Dylan não comer, sempre esta cheio de fome.
Uma vez por semana dou-lhe um osso do talho, um enorme joelho de vaca fresquinho e crú, ele adora.
Os petiscos são só para recompensar qualquer coisa que eu lhe mande fazer e ele obedeça logo, geralmente é meio biscoito para cão, mas tambem pode ser um bocadinho de queijo ou de carne, muito pequenino, tem que o ganhar para o receber.
Antes lhe comprava daqueles ossos de pele de boi, os denta-rasc, etc., mas ele engolia aquela massa e há tempos que não dou nada disso, francamente acho melhor o osso fresco do talho para ele roer.
Alicia
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ahhhh, bem me parecia!!!casadotrevo Escreveu: Desculpem,escrevi mal. Queria dizer Anima Strath
Pois, mas não conhecia

Eu já. Estou a pensar adoptar um whippetSeaLords Escreveu:Vocês só têm cães esquisitos. Já pensaram em mudar de raça ?

Agora a sério.
Há uns dias numa daquelas pesquisas na net à procura nem sei de quê, li isto: nunca se deve dar carne de porco ao cão porque é extremamente prejudicial.
O meu veterinário aconselhou-me sempre a carne de bovino e só mesmo carne de bovino e eu entendi esse conselho no sentido de não variar, isto é, não fosse eu dar num dia carne de bovino, de porco no dia seguinte, de frango mais uns dias depois, etc.
Nunca o interroguei sobre isto e também nunca dei muita importância ao caso porque a quantidade de carne que lhes dou actualmente é muito reduzida e não tenho qualquer problema em dar apenas de bovino.
De qualquer modo, sei que a carne de porco deve ser cozinhada de modo a ficar bem passada para eliminar todos os microorganismos vectores de doenças. Mas será apenas por este motivo que é suposto a carne de porco fazer mal ao cão?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
- Um biscoito de manhã ao pequeno almoço (daqueles simples da eukanuba)
- Sempre que possivel (quando eu como) pedaços de frango crus... (pernas) e coração, figado cozidos no micro ondas
- figado e coração de coelho cozidos no micro ondas
- De vez em quando aparas de carne de vaca cruas
- Ossos dos mais variados animais, sempre crus
- Cenoura, gema de ovo cozida, frutas variadas (não dou citrinos nem frutos silvestres ou bagas)
Resumidamente... trata-se de barf numa versão incompleta.
De vez em quando produtos para roer.
E se necessário também come umas biscoitadas no lombo
Isto falando do pinscher que está em casa. Os que estão na rua praticamente só comem ração para não andarem habituadas a aceitar comida.
- Sempre que possivel (quando eu como) pedaços de frango crus... (pernas) e coração, figado cozidos no micro ondas
- figado e coração de coelho cozidos no micro ondas
- De vez em quando aparas de carne de vaca cruas
- Ossos dos mais variados animais, sempre crus
- Cenoura, gema de ovo cozida, frutas variadas (não dou citrinos nem frutos silvestres ou bagas)
Resumidamente... trata-se de barf numa versão incompleta.
De vez em quando produtos para roer.
E se necessário também come umas biscoitadas no lombo

Isto falando do pinscher que está em casa. Os que estão na rua praticamente só comem ração para não andarem habituadas a aceitar comida.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
- Contacto:
Olá,
Ao sniff damos só ração, Sensible da Royal Canin, porque ele é mesmo assim, se lhe damos uma outra coisa seja ela os Dentarask, ou pão q ele adora ou arroz (só experimentei uma vez!
) ele fica aflito dos intestinos (ele é "traques" para trás e para a frente...
), fora as fezes que são uma vergonha. (raio do cão que é uma flor de estufa!)
Por agora temos mantido apenas e só a ração e tem estado tudo normal, porque se fosse por vontade dele marchava tudo!
Ao sniff damos só ração, Sensible da Royal Canin, porque ele é mesmo assim, se lhe damos uma outra coisa seja ela os Dentarask, ou pão q ele adora ou arroz (só experimentei uma vez!

Por agora temos mantido apenas e só a ração e tem estado tudo normal, porque se fosse por vontade dele marchava tudo!