Picada da abelha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta mar 25, 2004 9:10 pm

A picada da abelha ou vespa pode provocar alguma coisa grave?
Já me disseram que só faz mal aos cães alérgicos, mas também já me falaram de coisas como paralisias e outras reacções...
Alguém pode confirmar isto?
Como se sabe se um cão é alérgico ou não à picada da abelha (e à da vespa já agora)?
Quais os insectos que podem provocar este tipo de reacções?
Obrigado desde já.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 25, 2004 9:29 pm

Quando é picado, se reagir mal é porque é alérgico :)
Baileys
Membro
Registado: domingo ago 03, 2003 2:35 pm

quinta mar 25, 2004 9:57 pm

Que me corrijam se estiver errada... mas no caso de um cão abocanhar uma abelha ou vespa, esta pode picar o cão na garganta (e normalmente deve ser o que acontece), fazendo com que esta inche e traga sérios problemas à respiração do animal... estou certa ou estou errada?!? ;)

Mas em todo o caso.. se o cão for picado por uma vespa ou abelha...
O que se deve fazer: Tentar retirar o ferrão com um alfinete (alguem segure no cão.. para picada já basta a da abelha!)... Desinfectar.
O que não se deve fazer: Administrar um anti-histaminico ou outro medicamento
Em caso de edema volumosos ou de picada no focinho, procurar urgentemente um Veterinário.
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

quinta mar 25, 2004 10:23 pm

Quando o Sniff ainda era cachorro, foi picado, pelo que se pensa, por uma abelha, (porque tinha voado uma anteriormente à nossa frente), mas foi no olho. :o :o
Apanhei um grande susto, quando comecei a ver que (desculpem a minha ignorância) aquela parte de dentro do olho, onde se "encaixa" o olho, começou a inchar e a sair para fora, mas inchou mesmo, uma coisa mesmo estranha, mas que felizmente acabou por passar passadas umas horas sem fazermos nada.

Fiquem bem,
Ana
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 25, 2004 10:23 pm

A única experiência que tenho aconteceu com o Guga, que deve ter abocanhado uma abelha ou uma vespa. Estávamos no campo e ele começou a ganir de repente. Só me apercebi de que tinha sido qualquer bicharoco porque ele começou a babar-se e a mastigar em seco.
Como estávamos na aldeia e sem veterinário à vista, ainda por cima num fim de semana, que remédio senão esperar o desenrolar dos acontecimentos.
Felizmente não foi nada de grave e ainda hoje não sei que bicho lhe mordeu. Pode ter sido uma centopeia ou uma aranha, não faço ideia, mas o mais provável é ter sido mesmo uma vespa ou uma abelha por causa da mania que eles têm de caçar as moscas.
De qualquer modo, especialmente nesta altura do ano em que a bicharada começa a aparecer por aí, é um pouco arriscado andar com os nossos amigos assim pelo campo.
Já agora, cuidado com a lagarta do pinheiro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta mar 25, 2004 10:31 pm

para se saber se o cão é alérgico tem que esperar pela segunda picada , porque a alergia ñ é revelada á primeira .
de qualquer forma o melhor é dirigir-se imediatamente ao veterinário para uma injeção de cortisona no caso de ser grave ( especialmente se for dentro da boca , já que o cão pode sufocar )

Abraço

Nelson
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mar 25, 2004 11:39 pm

Já aconteceu com o meu PA e a minha Rott terem sido picados por vespas nos focinhos. Ambos levaram injecções de cortisona para evitar o alastramento dos inchaços decorrentes das reacções alérgicas.
Nestas situações o maior perigo são , na realidade, as picadas nos focinhos , lingua ou garganta pois o inchaço decorrente pode sufocar o cão. Daí a necessidade de um rápido recurso a um vet que lhe possa administrar o medicamente correspondente.

Saudações
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 26, 2004 10:37 pm

Não há nenhuma maneira de saber se o cão é alérgico sem a picada? (tal como existem testes de alergias para humanos também, poderia haver para cães...)
O problema é que aqui há muitos ninhos de vespas, que se concentram junto à água dos cães. Nunca soube de terem sido picados, mas preocupa-me o facto de poderem ter um,a reacç
apo alérgica quando estão sózinhos... :?
KiCK
Membro Júnior
Registado: domingo ago 31, 2003 11:24 am

domingo jun 27, 2004 5:08 pm

O meu cao teve hoje de manha um ataque de espirros.
Esteve durante 3 horas a espirrar incessantemente, e a babar-se imenso com os espirros. Tudo isto aconteceu quando eu estava a passea-lo, nao reparei o que se passou, mas deve ter cheirado qualquer coisa ou entao poderá eventualmente ter sido picado por uma abelha no nariz?

Ficou sem forças nenhumas com todos os espirros, o que me fez entrar em panico e ir de imediato ao veterinario. Por azar era domingo e nao encontrei la ninguem. Agora parece ja estar mais calmo durante a parte da tarde.

Alguem sabe o que posso fazer? Se foi picada de abelha, devo tomar alguns cuidados?

Obrigado
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 27, 2004 7:29 pm

Ou uma pragana numa narina, telefone ao seu veterinário quando vir uma coisa dessas, é o que pode fazer.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo jun 27, 2004 8:50 pm

o meu foi picado a semana passada por um abelhão daqueles enormes que mais parecem pardais debaixo de um olho que lhe provocou um pequeno inchaço,até ficou com uma pelada..passadas umas horas passou,e o pelo ja tá a nascer no local da picada.
a 3 dias atras outra suposta picada mas desta vez apareceu-lhe um inchaço enorme num flanco onde tenho posto trombocil agora tá menor mas mais duro..?!?....amanha la vou eu ao Vet ver o que é aquela porcaria.

o raio dos abelhões agora nao largam a trepadeira do muro que agora floriu.. e aquelo cão parvo nao pode ver uma mosca a mexer que lá vai ele ao ataque...enfim
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

domingo jun 27, 2004 9:45 pm

deve estar a fazer alguma confusão no info porque os abelhões ou bombinis ou bumble bees como lhe quizer chamar ñ tem ferrão ! logo ñ picam! aliás é graças a isso que são bastante utilisados na polinização em culturas protegidas especialmente no morango e framboesa já que ñ constituem perigo para quem faz a colheita !
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

domingo jun 27, 2004 10:03 pm

meu caro nao sei qual a especie de "abelha" que era ,sei que era semelhante a uma mas maior, e vi a a ferrar o meu cão na fase o que originou um inchaço com tinha referido
Responder

Voltar para “Cães”