A picada da abelha ou vespa pode provocar alguma coisa grave?
Já me disseram que só faz mal aos cães alérgicos, mas também já me falaram de coisas como paralisias e outras reacções...
Alguém pode confirmar isto?
Como se sabe se um cão é alérgico ou não à picada da abelha (e à da vespa já agora)?
Quais os insectos que podem provocar este tipo de reacções?
Obrigado desde já.
Picada da abelha
Moderador: mcerqueira
Que me corrijam se estiver errada... mas no caso de um cão abocanhar uma abelha ou vespa, esta pode picar o cão na garganta (e normalmente deve ser o que acontece), fazendo com que esta inche e traga sérios problemas à respiração do animal... estou certa ou estou errada?!?
Mas em todo o caso.. se o cão for picado por uma vespa ou abelha...
O que se deve fazer: Tentar retirar o ferrão com um alfinete (alguem segure no cão.. para picada já basta a da abelha!)... Desinfectar.
O que não se deve fazer: Administrar um anti-histaminico ou outro medicamento
Em caso de edema volumosos ou de picada no focinho, procurar urgentemente um Veterinário.

Mas em todo o caso.. se o cão for picado por uma vespa ou abelha...
O que se deve fazer: Tentar retirar o ferrão com um alfinete (alguem segure no cão.. para picada já basta a da abelha!)... Desinfectar.
O que não se deve fazer: Administrar um anti-histaminico ou outro medicamento
Em caso de edema volumosos ou de picada no focinho, procurar urgentemente um Veterinário.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
- Contacto:
Quando o Sniff ainda era cachorro, foi picado, pelo que se pensa, por uma abelha, (porque tinha voado uma anteriormente à nossa frente), mas foi no olho.
Apanhei um grande susto, quando comecei a ver que (desculpem a minha ignorância) aquela parte de dentro do olho, onde se "encaixa" o olho, começou a inchar e a sair para fora, mas inchou mesmo, uma coisa mesmo estranha, mas que felizmente acabou por passar passadas umas horas sem fazermos nada.
Fiquem bem,
Ana

Apanhei um grande susto, quando comecei a ver que (desculpem a minha ignorância) aquela parte de dentro do olho, onde se "encaixa" o olho, começou a inchar e a sair para fora, mas inchou mesmo, uma coisa mesmo estranha, mas que felizmente acabou por passar passadas umas horas sem fazermos nada.
Fiquem bem,
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
A única experiência que tenho aconteceu com o Guga, que deve ter abocanhado uma abelha ou uma vespa. Estávamos no campo e ele começou a ganir de repente. Só me apercebi de que tinha sido qualquer bicharoco porque ele começou a babar-se e a mastigar em seco.
Como estávamos na aldeia e sem veterinário à vista, ainda por cima num fim de semana, que remédio senão esperar o desenrolar dos acontecimentos.
Felizmente não foi nada de grave e ainda hoje não sei que bicho lhe mordeu. Pode ter sido uma centopeia ou uma aranha, não faço ideia, mas o mais provável é ter sido mesmo uma vespa ou uma abelha por causa da mania que eles têm de caçar as moscas.
De qualquer modo, especialmente nesta altura do ano em que a bicharada começa a aparecer por aí, é um pouco arriscado andar com os nossos amigos assim pelo campo.
Já agora, cuidado com a lagarta do pinheiro.
Como estávamos na aldeia e sem veterinário à vista, ainda por cima num fim de semana, que remédio senão esperar o desenrolar dos acontecimentos.
Felizmente não foi nada de grave e ainda hoje não sei que bicho lhe mordeu. Pode ter sido uma centopeia ou uma aranha, não faço ideia, mas o mais provável é ter sido mesmo uma vespa ou uma abelha por causa da mania que eles têm de caçar as moscas.
De qualquer modo, especialmente nesta altura do ano em que a bicharada começa a aparecer por aí, é um pouco arriscado andar com os nossos amigos assim pelo campo.
Já agora, cuidado com a lagarta do pinheiro.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
para se saber se o cão é alérgico tem que esperar pela segunda picada , porque a alergia ñ é revelada á primeira .
de qualquer forma o melhor é dirigir-se imediatamente ao veterinário para uma injeção de cortisona no caso de ser grave ( especialmente se for dentro da boca , já que o cão pode sufocar )
Abraço
Nelson
de qualquer forma o melhor é dirigir-se imediatamente ao veterinário para uma injeção de cortisona no caso de ser grave ( especialmente se for dentro da boca , já que o cão pode sufocar )
Abraço
Nelson
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Já aconteceu com o meu PA e a minha Rott terem sido picados por vespas nos focinhos. Ambos levaram injecções de cortisona para evitar o alastramento dos inchaços decorrentes das reacções alérgicas.
Nestas situações o maior perigo são , na realidade, as picadas nos focinhos , lingua ou garganta pois o inchaço decorrente pode sufocar o cão. Daí a necessidade de um rápido recurso a um vet que lhe possa administrar o medicamente correspondente.
Saudações
Nestas situações o maior perigo são , na realidade, as picadas nos focinhos , lingua ou garganta pois o inchaço decorrente pode sufocar o cão. Daí a necessidade de um rápido recurso a um vet que lhe possa administrar o medicamente correspondente.
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Não há nenhuma maneira de saber se o cão é alérgico sem a picada? (tal como existem testes de alergias para humanos também, poderia haver para cães...)
O problema é que aqui há muitos ninhos de vespas, que se concentram junto à água dos cães. Nunca soube de terem sido picados, mas preocupa-me o facto de poderem ter um,a reacç
apo alérgica quando estão sózinhos...
O problema é que aqui há muitos ninhos de vespas, que se concentram junto à água dos cães. Nunca soube de terem sido picados, mas preocupa-me o facto de poderem ter um,a reacç
apo alérgica quando estão sózinhos...

O meu cao teve hoje de manha um ataque de espirros.
Esteve durante 3 horas a espirrar incessantemente, e a babar-se imenso com os espirros. Tudo isto aconteceu quando eu estava a passea-lo, nao reparei o que se passou, mas deve ter cheirado qualquer coisa ou entao poderá eventualmente ter sido picado por uma abelha no nariz?
Ficou sem forças nenhumas com todos os espirros, o que me fez entrar em panico e ir de imediato ao veterinario. Por azar era domingo e nao encontrei la ninguem. Agora parece ja estar mais calmo durante a parte da tarde.
Alguem sabe o que posso fazer? Se foi picada de abelha, devo tomar alguns cuidados?
Obrigado
Esteve durante 3 horas a espirrar incessantemente, e a babar-se imenso com os espirros. Tudo isto aconteceu quando eu estava a passea-lo, nao reparei o que se passou, mas deve ter cheirado qualquer coisa ou entao poderá eventualmente ter sido picado por uma abelha no nariz?
Ficou sem forças nenhumas com todos os espirros, o que me fez entrar em panico e ir de imediato ao veterinario. Por azar era domingo e nao encontrei la ninguem. Agora parece ja estar mais calmo durante a parte da tarde.
Alguem sabe o que posso fazer? Se foi picada de abelha, devo tomar alguns cuidados?
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Ou uma pragana numa narina, telefone ao seu veterinário quando vir uma coisa dessas, é o que pode fazer.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
o meu foi picado a semana passada por um abelhão daqueles enormes que mais parecem pardais debaixo de um olho que lhe provocou um pequeno inchaço,até ficou com uma pelada..passadas umas horas passou,e o pelo ja tá a nascer no local da picada.
a 3 dias atras outra suposta picada mas desta vez apareceu-lhe um inchaço enorme num flanco onde tenho posto trombocil agora tá menor mas mais duro..?!?....amanha la vou eu ao Vet ver o que é aquela porcaria.
o raio dos abelhões agora nao largam a trepadeira do muro que agora floriu.. e aquelo cão parvo nao pode ver uma mosca a mexer que lá vai ele ao ataque...enfim
a 3 dias atras outra suposta picada mas desta vez apareceu-lhe um inchaço enorme num flanco onde tenho posto trombocil agora tá menor mas mais duro..?!?....amanha la vou eu ao Vet ver o que é aquela porcaria.
o raio dos abelhões agora nao largam a trepadeira do muro que agora floriu.. e aquelo cão parvo nao pode ver uma mosca a mexer que lá vai ele ao ataque...enfim
deve estar a fazer alguma confusão no info porque os abelhões ou bombinis ou bumble bees como lhe quizer chamar ñ tem ferrão ! logo ñ picam! aliás é graças a isso que são bastante utilisados na polinização em culturas protegidas especialmente no morango e framboesa já que ñ constituem perigo para quem faz a colheita !