Tarantulas e escorpioes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mmalhas
Membro Júnior
Registado: quarta mar 24, 2004 3:13 pm

quinta mar 25, 2004 5:22 pm

Eu gostaria que me esclarecessem algumas duvidas... uma delas e dos escorpioes que existem em portugal, ouvi dizer k havia uma especie em portugal de escorpioes mais propriamente no alentejo.
Quanto as tarantulas estou a tencionar comprar uma curly hair( pelo encaracolado) mas nao encontro nada sobre elas, coisas como a temperatura que necessitam.
Quem me poder esclarecer sobre estas minhas duvidas agradeceria muito...

Cumprimentos e Obrigado
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta mar 26, 2004 4:09 am

mmalhas,
Existe uma especie de "escorpiao" em Portugal ao que denominamos Lacrau.
Há um membro aqui na arca que tem 3, talvez ele passe aqui e te dê mais informação sobre eles;)
Tens aqui alguma informação sobre eles:
Os aracnídeos existentes em Portugal pertencem a duas ordens: Escorpionídeos (escorpiões) e Araneídeos (aranhas).

Escorpionideos

Os escorpiões são todos venenosos. O único escorpião que tem sido encontrado em Portugal é o Lacrau (Buthus occitanus) frequente de norte a sul do país. Vive nos campos, abrigando-se em sítios escuros, sob pedras ou troncos e, ocasionalmente, no interior das casas; tem hábitos predominantemente nocturnos.

O veneno do Lacrau é constituído por várias toxinas proteicas aparentadas com a hemoglobina e os citocromos. Podem agrupar-se em dois tipos: um de actuação local (citotóxica), relativamente inócuo, e outro neurotóxico, com propriedades hemolíticas, citolíticas e hemorrágicas.

SINAIS CLÍNICOS: A picada dos escorpiões origina dôr intensa, edema local, febre (só em certas ocasiões), salivação. náuseas, tremores musculares, hiperpotassémia, hiponatrémia, transtornos respiratórios, taquicardia que mais tarde dá lugar a bradicardia, hipertensão que mais tarde dá lugar à hipotensão, paralísia da faringe e língua devido à sua acção anticolinesterásica.

Os sintomas sistémicos incluem ansiedade, arrepios, cãibras musculares, disfagia, soluços e hipotensão. A dôr mantem-se várias horas se não for tratada.

TRATAMENTO: Não existe soro específico para o veneno do Lacrau. O membro afectado deve ser imediatamente imobilizado, devendo colocar-se um garrote em posição proximal à picada.

Há várias maneiras de controlar a dôr: aplicação de gêlo ou de cloreto de etilo no local da picada; infiltração da zona com anestésicos locais como a procaína ou xilocaína, e; aplicação de compressas quentes embebidas em solução de bicarbonato de sódio para inactivar e neutralizar o veneno. Poderá ainda administrar-se gluconato de cálcio a 20% IV para reduzir os espasmos musculares e administrar-se anti-histaminicos."

Quanto à curly hair, é realmente uma aranha para principiantes, pois é de fácil manuseamento e não exige muito.
Podes ler bastante sobre elas em: http://www.bighairyspiders.com/curly.shtml
este site do Phong faz as minhas delicias ;)

Nota: Gostaria só de te alertar para o facto de que a manutenção deles em termos alimentares sai bastante dispendiosa e que terás tambem de aprender a manter a comida viva em boas condições.
Um abraço,
Moya
mmalhas
Membro Júnior

domingo mar 28, 2004 2:34 pm

Moya,

Obrigado por teres respondido..
Nao sei ja recebeste uma mensagem minha ao qual perguntei o nick se souberes da pessoa que tem escorpioes portugueses.
Na tua resposta no forum disses-te que era frequente encontrar escorpioes em portugal mas eu nao penso que seja tao facil assim...

Com os meus cumprimentos
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

segunda mar 29, 2004 1:27 pm

Mmalhas,
os escorpiões são frequentes em locais pedregosos mas como tem actividade nocturna são um pouco difíceis de observar, tenta levantar algumas pedras ou troncos caídos. faço-o muitas vezes para procurar anfíbios e répteis e não é raro encontrar escorpiões ou centopeias enormes. não te esqueças de voltar a colocar as pedras na mesma posição em que se encontravam.
mmalhas
Membro Júnior

quarta mar 31, 2004 4:24 pm

Lacerta,

Muito obrigado por teres respondido, mas é assim eu vivo numa aldeia perto de coimbra, tem uma mata e nesta estaçao do ano nao e assim tao facil de encontrar?!?!?
Desculpa perguntar mas nao es perto de coimbra??
E que eu se encontrasse uma pesso que mos vendece era optimo...
Tu por acaso nao tens nenhum???

Cumprimentos e obrigado
Responder

Voltar para “Exóticos”