Negócio de animais! Sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta ago 30, 2002 8:34 pm

A Tétis leu e disse:

"Ainda bem que estão todos de acordo"

Caneco
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta ago 30, 2002 8:41 pm

olá

pois eu gosto muito daqueles que ADORAM animais mas depois defendem linhagens, padrões de qualidade, pedegree, etc, etc. , porque isso influrncia, por exemplo o comportamento.então o que fazer aos rafeiros? aliás, normalmente, essas pessoas ~só possuem animais de raça. terão de ser excomungados? bom, não me refiro a ninguém em particular deste fórum. também acontece os de raça sofrerem muitas vezes as passinhas do algarve!!! mas para muitos, gostar de animais, é gostar da raça x.
anjaazul
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta ago 30, 2002 8:56 pm

Olá Piolha,

Eu gostos de todos os gatos mas muito especialmente os de pelo curto. A minha Tétis tem marcas de tabby pelo que não poderia ir a exposições de gatos e nem por isso deixei de a ter.

Quanto a excomunhões, tenho de facto sentido as que se dirigem a donos, que parecem ter cometido o crime de gostar de uma raça. Eu gosto muito de Abissínios, nem que não tenham 2 pernas, ou tenham marcas que os impeçam de ganhar exposições.

A Tétis tá-me a dar cabeçadas e quer brincar comigo, inté! :)

Caneco
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sexta ago 30, 2002 9:25 pm

E eu tenho puros gatos comum europeu a Piolha até tem um sem uma pata e um cego e são os mais divertidos.

E eu tenho uma zarolhinha querida, um coxo, umas com fiv.

Não ´são politicamente correctos paciência eu também não sou perfeita.

Aliás no regime nazi de hitler não teria durado muito não tenho nada tipo nórdico...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta ago 30, 2002 9:53 pm

Olá

Nesta questão da compra e venda de animais, penso que é preciso fazer a distinção entre "comerciantes" de animais, cujo único objectivo é o lucro, e "cridores" (mas criadores a sério), que dão aos seus animais as melhores condições de alimentação, alojamento, cuidados médicos, etc. Contra os criadores (os verdadeiros), não tenho nada, nem me choca que cobrem pelos animas que criam, pois afinal também gastaram bom dinheiro para isso (repito: os criadores a sério). Estas pessoas gostam dos animais e preocupam-se com o seu bem estar. Criar os seus animais é uma actividade nada lucrativa.
Quanto aos "comerciantes", o seu único objectivo é o lucro, portanto, os animais são considerados mercadoria, não importa em que condições foram criados ou são mantidos. Estes comerciantes não me merecem qualquer respeito.

O facto de as pessoas estarem dispostas a dar dinheiro por animais que não são de raça também me espanta. Uma vez, ligou-me um senhor à procura de um gatinho amarelo. Por acaso, eu tinha um amarelo e branco para dar, e o senhor disse que então não, que tinha visto uns amarelos à venda numa loja por 5 contos e que ia antes comprar um desses. Ele é que ficou a perder, porque acabei por ficar eu com o bichano, que, desta forma, se livrou de ir viver com um imbecil.

A história da loja de aquariofilia que não vende cães nem gatos é engraçada... porque vende peixes. Já agora, também vende hamsters, aves, tartarugas, etc.? A mim, os animais merecem-me todos o mesmo respeito. Não é o facto de serem vendidos que me choca, mas sim a maneira como isso é feito.

Fiquem bem

Florinda

Não tenho nada contra quem compra animais de raça. Quem o faz é porque gosta especialmente de determinadas características dessa raça. Não acho que isso implique que não goste de animais em geral. Infelizmente, nem os animais de raça têm a garantia de não virem a ser abandonados.
gwenevere
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:14 pm

e são muito abandonados quando passam de moda ou crescem. Este ano houve montes de huskies abandonados.

Foi o que eu disse há bom e mau em todo o lado mas há criadores que deviam ser banidos até pelos outros criadores decentes. Tenho visto coisas...
anjaazul
Membro Veterano

sexta ago 30, 2002 10:14 pm

olá

não tenho nada contra animais de raça. aliás, tive 3 siameses, dois dos quais morreram o ano passado muito velhotes. por acaso, o joão, imagine-se até foi comprado num shopping. nunca me hei-de esquecer de uma velhota que estava lá e disse - oxalá que sejas bem tratado. e foi, o mariolas. a joana comprei-a num supermercado em santo antónio dos cavaleiros. estava numa gaiola com o irmão. deitava a casa abaixo de tanto miar. eu no outro dia, ia tirar o gesso do braço. já sabia como ia ficar e como consolação, ofereceram-me a joana.
o joão parecia um autêntico cãozinho. uma vez, andei para a frente e para trás montes de vezes e ele sempre a seguir-me. era o doido pela dona.

mas hoje que tenho 10 rafeiros puros que diferença fazem? à excepção da sara que era um bocado arisca, os outros tornam-se chatos de tanta festa e colo pedirem.
em relação à beleza, também não ficam atrás. nem gatos nem cães. então o rapaz max está cá uma coisa!!! quem disse que era feiinho?

bom, mas gostos são gostos. irritam-me, contudo, algumas pessoas que conheço, quando me dizem - ah!são rafeiros!!! ou então quando vêem a carlota e o max e perguntam - qual é a raça? eu - raça rafeira!!!! ah, não pode ser!!! não mo/a quer dar? não!!! quando precisaram ninguém os levou.
anjaazul
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sexta ago 30, 2002 10:22 pm

Olá,
Como é lógico não posso deixar de entrar nesta conversa!
Meus amigos, gente a fazer dinheiro com animais sempre vai haver, conforme sempre vai haver gente a fazer dinheiro com pessoas, com velhos, com crianças e até com a própria mãe. É uma das maravilhosas facetas do homem.
Animais abandonados, maltratados, mortos á pancada, atropelados de propósito, enterrados vivos, atirados das janelas dos carros, etc. etc. etc. sempre houve e sempre haverá enquanto os animais tiverem como dono o homem e não por haver pessoas que se dedicam á criação de uma raça específica.
Eu creio que neste Fórum não há vendedores de animais, creio que não há "abandonadores" de animais, que não há mutiladores de animais. Creio que há, isso sim, homens e mulhers que dedicam grande parte do seu tempo e dinheiro com os seus animais. Há gente que quer saber qual o melhor areão, o melhor produto anti pulga, o melhor shampoo, a melhor ração.
Por isso, falam contra as lojas que têm os animais em péssimas condições, falem das pessoas que apanham animais na rua e os levam para casa (os tais caridosos) e depois vão uma semana de férias e os vizinhos, por causa do mau cheiro chamam os bombeiros e estes vão encontrar 3 cães já mortos, 1 cadela moribunda e outra que teve uma ninhada e os bébés foram parcialmente comidos (eram todos rafeiros, estes donos não gostavam de cães de raça).
Tudo isto para dizer que há boa gente entre os que preferem rafeiros mas também há má gente, senão como justificar tanto rafeiro abandonado todos os anos por esse país fora?
Conclusão: Paremos de fazer juizo de valores entre nós, saibamos combater o mal sem cometer injustiças, sem magoar os que andam aqui neste fórum e que amam o seu gatinho ou cãe de raça. Para atacarmos as lojas não precisamos de atacar os amantes de raças.
Eu posso falar assim porque sempre tive de tudo. Rafeiros, Super Campeões, um gato cego, um cão a quem cortaram uma pata com uma armadilha de caçã e depois o abandonaram para morrer, etc.
Aby
Florinda
Membro Veterano

sábado ago 31, 2002 9:44 pm

Olá, Anja

Falaste dos três "siameses" que tiveste, e não pude resistir a meter a colherada ;)
Sabes, é pouco provável que eles fossem realmente siameses. Não é apenas a cor da pelagem que dita a raça. Por exemplo, os gatos Sagrados da Brimânia têm as cores dos siameses, no entanto, além de terem o pêlo semi-longo, não são siameses. Há outras raças em que os gatos têm as "marcas" dos siameses, e nem por isso os gatos são siameses. O mesmo se aplica àqueles gatos cinzentos lisos, que as pessoas têm a mania de dizer que são Azuis Russos. Já agora, por que não haveriam de ser Chartreux? A cor é a mesma. ;)
Na verdade, e pelo que li algures (vá-se lá saber agora onde), os gatos europeus comuns, por terem uma grande mistura de raças, podem ter qualquer cor de pelagem, incluindo a cor dos siameses ou o cinzento-azul. Tenho uma gata (a Freya, que podes ver no meu álbum) que quase podia passar por Angorá. Mas é uma rafeirita muito bonita.

Resumindo e baralhando: os gatos que há por aí, a que as pessoas chamam siameses, não são realmente siameses. Apenas têm a cor dos siameses. Não é que tenham menos valor por isso, repare-se. Mas, na verdade, quem os comprar por siameses está a comprar gato por lebre, percebes?

Fica bem

Florinda
gwenevere
Membro Veterano

sábado ago 31, 2002 10:32 pm

Não ha nada contra os animais de raça. Até acho que se deviam evitar nascimentos de tantos cães rafeiros pela esterelização das cadelas porcausa dos diferentes tamanhos, corpo pesado patinhas fraquinhas (como a minha primeira cadelinha que eu adorava).

O que me irrita é estarem a mutar as raças dos gatos e a criar novas (vide siameses e persas) e todas as raças que se criaram nos eua. Deixem as raças serem naturais. O mesmo com os cães e não suporto rabos cortados idem orelhas por um conceito estético humano. Não acredito que seja para o bem do animal porque a natureza não faz erros desses. E sou contra os maus criadores, maus donos gente má em geral...e em particular.
anjaazul
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 1:01 am

olá florinda

ao que tudo indica, os meus velhotes eram mesmo siameses, assim como a filha salomé. tiveram várias ninhadas, infelizmente, digo eu hoje, sempre siameses. isto durante anos. o joão não tinha cauda. era apenas um cotozinho. foi confirmado por vários vets que eram siameses. querem ver que eu julguei durante quase 16 anos que tinha siameses e estive enganada?

anjaazul
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 1:48 am

há imensos siameses puros abandonados e como também há quem tenha ninhadas mas as dê é uma raça que há bastante. Eu até já angoras puros apanhei.

O meu primeiro gato que apanhei abandonado tamb´em era siames com nózinho no rabo e tudo, mas isso não importa. O europeu também já é raça. E quantos da rua não são mais que puros apenas não estão tratados, não lhes mediram a cabeça etc para ver se estão nos padrões.

O meu x de azul russo (não é chatreux que é bem diferente) é neto de um puro que existia no Restelo de um embaixador. E nós eu e ele não nos ralamos. Ele até nasceu no depósito de lixo do Restelo he he he
Florinda
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 7:45 am

Olá

Espero que não tenham ficado ofendidas com o que eu disse. É óbvio que os gatos não têm menos valor por não serem puros. :) Já agora, ser puro significa que não há gatos de outra raça entre os ascendentes, não é uma questão de ter uma mancha de outra cor. Um tipo da loja de animais aonde costumo ir diz que tem um Azul Russo quase, quase puro, se não fosse aquela cuequinha branca... O tipo estava tão convencido, que não tive coragem de lhe explicar que nem a ausência da cuequinha branca faria dele um Azul Russo.
Anja, o facto de a tua gata ter tido várias ninhadas sempre de siameses não quer dizer nada, podia ser um acaso. Para saber se eram realmente puros, só cruzando os descendentes entre si ao longo de várias gerações. Se tivessem sempre gatos com a cor de siameses, então eram puros. Mas isso agora também não interessa nada, não é? ;) O que eu quis dizer foi que há por aí muitos gatos parecidos com certas raças, mas que não são das raças que parecem. É muito pouco provável que se apanhe um Azul Russo, um Bosques da Noruega (conheço um "rafeiro puro" que passaria facilmente por Bosques, incluindo no tamanho) ou um Cornish Rex por aí ao abandono. Se pensarem bem, a raça mais criada em Portugal é o persa. Quantos costumam ver por aí nas ruas? Não seria mais provável verem-se mais persas de rua do que siameses ou angorás de rua? Já agora, Gwen, em termos de cor, não vejo grande diferença entre o pêlo do Azul Russo e o do Chartreux. São ambos cinzento-liso. Há outras diferenças que os distinguem como raças, obviamente. Daí que eu tenha dito que não é apenas a cor da plumagem que "dita" a raça.

Fiquem bem

Florinda
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 01, 2002 10:44 am

Isso é porque nunca foste caçar gatos para o Restelo. O pessoal das embaixadas tras do mais puro (até vans e muitos bosques). É claro que enquanto são os primeiros são puros mas depois passeiam-se e lá nascem europeus de pelo comprido aos montes. Mas no meio desses alguns há que são puros já houve gente que se foi embora para os seus paises e os deixou.

A maioria ali são x não de persa mas de bosques e alguns houve que seriam fácilmente classificados como tal não fosse não haver o background. Mas como não deixamos nada ter ninhadas também não interessa. Algumas pax do Cpf ficaram parvas com os gatos que ali se apanha. Agora já começa a haver menos.

Mas o que interessa é serem queridos e todos lindos :lol:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 01, 2002 11:20 am

Já que se está a ser fundamentalista, uma achega.

E porque razão há quem venda comida? Já pensaram em quem morre de fome enquanto as pessoas se enfartam ?

Em quem morre de sede enquanto tomam o vosso banho diário?

Enfim, não concordar que se compre um cão de raça tudo bem, desde que se deixe aos outros a possibilidade de fazerem o que bem entenderm com o dinheiro deles.

Ou acham que o numero de abandonados ia diiminuir se se deixasse de criar cães de raça? :o :o
Responder

Voltar para “Gatos”