questões de português

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta mar 25, 2004 11:15 am

Eu tambem tenho um episódio para contar, posso? posso? 8)

Quando cheguei a Portugal, eu não sabia nem uma palavra nesta língua.
O meu marido é filho de portugueses e cresceu na Quinta da Saudade, o clube português de Buenos Aires, onde ouviu falar português tuda a sua vida. As filhas foram logo á escola onde foram muito bem recebidas pelos colegas e ao pouco tempo já falavam quase correctamente, com essa facilidade que só os miúdos têm para adaptar-se.
Mas eu só tinha aprendido a dizer "desculpe, não falo português" e dizia aquilo cada vez que uma pessoa ameaçava falar comigo na rua.
Um dia (já levava 2 meses cá) disse para mim própria: "isto não pode ser, tens que aprender a falar" Queria comprar postais, e não tinha visto perto da minha casa, portanto pensei numa frase em castelhano, peguei no dicionário e no livrinho de verbos e ía apontando num papel:
dónde=onde
puedo=posso
comprar=comprar
postales=postais
enviar=enviar
familia=família
"Pois isto não é assim tão difícil" pensei. O meu "alvo" era o senhor do quiosque dos jornais, que não falava castelhano mas que tinha sido muito amável comigo. Fui lá, disse a minha frase, ele indicou-me uma tabacaria na baixa e lá comprei. Voltei á casa numa alegria.
No jantar, contei tuda orgulhosa o que tinha feito.
"Que bom -me disseram- e o que é que foi o que disseste?"
E eu, muito contente, repeti a minha trabalhosa frase:
"Onde posso comprar postais para enviar a meu família?"
:oops:
:oops:
Por muito tempo, perante qualquer erro meu, as miúdas diziam-me: "A mãe ainda esta a aprender, mas MEU família é que já fala bem português!"

Alicia
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quinta mar 25, 2004 4:17 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ele há cada história!!!!

Também concordo com a abertura deste tópico, a nossa língua tem que ser respeitada. Quanto aos erros a teclar, basta pré-visualizar a mensagem antes de enviar e ler com olhos de ler!

Já agora, há outro erro muito frequente por aqui: traz vs. trás. Ex.: Traz aí essa bola./ Agora falta-me um exemplo para trás... :oops: :oops: :oops: :oops: Ajuda??
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta mar 25, 2004 4:40 pm

O cão foi a trás da bola
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 25, 2004 4:59 pm

BeaRam Escreveu: O cão foi a trás da bola
Bem, já que o tópico teve desenvolvimento...
Não é "o cão foi a trás da bola", mas sim: o cão foi ATRÁS da bola.

Há uma mnemónica muito útil que é a seguinte: quando o verbo não contém a letra z todas as formas desse verbo usam o s e não o z.
Por exemplo, o verbo pôr não contém a letra z. Então escreve-se pusesse e não puzesse.
Outro exemplo: o verbo trazer contém a letra z. Então escreve-se traz no sentido de trazer e traseira com s, que não tem nada a ver com o verbo trazer. Trás é a traseira de qualquer coisa. E o traseiro... bem, vou ficar-me por aqui :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta mar 25, 2004 5:02 pm

UPS
:oops: :oops: :oops:

Já não fui a tempo
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta mar 25, 2004 8:14 pm

Era mesmo um tópico de português o que faltava! :lol:
Ainda bem que se pôs isto aqui, para que as pessoas evitrem fazer alguns erros que baralham a leitura.
Aproveito este tema para vos pedir autorização para usar o meu novo léxico de palavras inventadas por mim. Posso posso posso????

Já agora, parabéns aligra, pela sua espantosa aprendizagem. A sua evolução no domínio da língua tem crescido a olhos vistos! ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta mar 25, 2004 9:01 pm

Aproveito também para corrigir dois erros muito frequentes (são os dois que eu mais detesto no mundo inteiro...):
Tal como não se diz "mais grande" não se diz "mais pequeno". É "menor". No contexto de uma frase pode não ficar tão bonito, mas é a forma correcta. Exemplo: "Este cão é menor que o outro" e não "Este cão é mais pequeno que o outro"
Também não existe "mais bem feito". Não é uma palavra composta! (já fui confirmar à gramática e tudo!) Diz-se "melhor feito".

Obrigado.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 25, 2004 9:36 pm

Sim senhora, aqui o nel domina a zona linguística 8)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 25, 2004 10:29 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Sim senhora, aqui o nel domina a zona linguística 8)
:oops: :oops: :oops:
Não fui eu que comecei... :roll:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 26, 2004 12:19 am

casadofarol Escreveu: Casa do Trevo, o Saramago não dá erros, limita-se a não pontuar ;) Torna a leitura mais interessante, porque é preciso estar sempre a tentar perceber as frases. :lol:
É a tal arte.. só permitida a alguns... o quanto eu gosto disto! Bibam os artistas... não só os da bola 8)

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta mar 26, 2004 9:11 am

Fico contente por ver que o tópico despertou algum interesse e várias respostas simpáticas. Estava com algum receio que alguém se ofendesse, até porque há uma geração que não tem muita culpa dos erros que dá, embora se pudessem esforçar mais um pouco.
Já agora, duas que me irritam por serem tão vulgares que qualquer dia vão para o dicionário: simpatiquissimo em vez de simpaticíssimo, pobrissimo em vez de paupérrimo.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta mar 26, 2004 10:41 am

casadofarol, essas duas já são aceites...precisamente por causa do seu uso, agora convivem as duas formas...(segundo a minha professora de técnicas de expressão escrita) ;)
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta mar 26, 2004 11:52 am

_Last_kiss_ Escreveu: casadofarol, essas duas já são aceites...precisamente por causa do seu uso, agora convivem as duas formas...(segundo a minha professora de técnicas de expressão escrita) ;)
As dúvidas tiram-se no dicionário da Academia, que eu não tenho em casa devido ao preço. De qualquer forma, essa é a questão principal: se o erro é comum a muitos falantes, passa a ser a regra. Há quem concorde, eu não, muito embora admita que a língua, como tudo, vai evoluindo. A evolução tem que ser no sentido da melhoria, não pode ser feita com base no erro, não lhe parece?
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

sexta mar 26, 2004 12:06 pm

Acho que alguem se enganou, diz-se "mais bem" em algumas circunstancias é até o mais correcto...
"mais bem classificado", "mais bem preparado", "mais bem escrito"
Agora mais bom é que nunca, sempre melhor.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:13 pm

casadofarol Escreveu:

muito embora admita que a língua, como tudo, vai evoluindo.

Realmente é suposto evoluir, mas desde que o "BUÉ" foi aceite.....:(
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”