Fora do estalão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta mar 26, 2004 11:44 am

Bom dia,

após ter lido vários tópicos sobre criação uma dúvida mantêm-se:

Apesar de não cumprir o estalão e logo não servir para exposições e concursos, um cão pode ser considerado de raça pura?

Se calhar é uma pergunta ingénua mas como foi defendido por pelo menos um forista e passo a citar:
"Para além do amor dispensado a todos os animais, o criador deve ser capaz de eliminar imparcialmente um cachorro, que à nascença apresente defeitos. "
não sei o que pensar!

Esta dúvida prende-se com o facto de eu ter adoptado uma épagnuel bretão que não cumpre o estalão em termos de altura e peso.
Foi defendido pela anterior dona que ela tinha sido maltratada pelos caçadores que a levaram muito cedo para a caça.
Contudo, o vet diz que não é de raça pura.

Não acho isso relevante e quando a adoptei nem conhecia a raça, simplesmente a achei uma lindeza, mas por vezes pergunta-me e eu não sei se é correcto dizer que é de raça.

Aqui vai uma foto:

Imagem
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:07 pm

Um cão é de raça X, se for filho de dois cães da mesma raça X, independentemente dos desvios ao estalão que possa apresentar.
Outro assunto, é que perante esses desvios, e apesar de ser da raça em questão, o cão não ser útil á raça e desde logo não elegivel para procriação.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 26, 2004 1:40 pm

Não se preocupe, não mate o cão :D

Os veterinários não são os melhores consultores quando se trata de raças, porém o focinho que ai está parece-me comprido demais, mas eu sou um leigo nesses cães, apenas estou a comparar com os que costumo ver. Se está interessada em tirar isso a limpo envie umas fotos para o fabarm que ele todas as semanas deve andar rodeado de cães dessa raça.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta mar 26, 2004 2:31 pm

angie_bcl Escreveu: Esta dúvida prende-se com o facto de eu ter adoptado uma épagnuel bretão que não cumpre o estalão em termos de altura e peso.
Pois a mim parece-me muito calma para ser um épagneul bretão :lol: :lol: :lol:
Olhe, Angie, que o Fabarm disse-me há uns tempos que o estalão do bretão não faz referência nenhuma ao peso, só á altura, acho que ele a pode esclarescer sobre a sua menina, que é uma belezura ;)

Alicia
angie_bcl
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 2:37 pm

Olá,

casadotrevo, como não conheço os pais, não posso então afirmar por A+B que a Mel é da raça x ou y.
A questão da procriação aqui não se coloca porque a Mel está esterilizada e mesmo que não estivesse, não era capaz de a cruzar com outro cão da raça para fazer criação. Isso nunca esteve nem estará nos meus planos.

KROZ viva a boa disposição. Realmente os vet não são juízes de concursos e muitas vezes nem sequer sabem o que está diante deles. O vet dos meus cães nem é dos piores, sempre munido de uma boa enciclopédia.

O focinho é de spaniel, tal e qual. Mas talvez tenha razão, ela aparenta-se mais com o Welsh sprinter spaniel, não sei se já ouviu falar. Mas mesmo aí, o peso e a altura não tem nada a ver.

Espero que o fabarm esteja por aí?

Acham plausivel a hipótese de ela ter ficado mais pequena porque foi introduzida precocemente na caça???
angie_bcl
Membro Veterano

sexta mar 26, 2004 2:43 pm

aligra Escreveu: Pois a mim parece-me muito calma para ser um épagneul bretão :lol: :lol: :lol:

Ela estava calma porque estava a mirar um passaroco! :lol:
Ela faz as mesmas malandriçes que a Aligra conta do seu Dylan. Obrigado pelo elogio que é retribuído em dobro para esse rapazola ;)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 26, 2004 7:58 pm

Boa noite

A fotografia não é muito reveladora da morfologia do seu cão.

Como alguem ja escreveu saliento um chanfro algo comprido bem como um stop pouco marcado... gostava também de dizer que me parece apresentar pouco pelo para a raça.

Agora percebermos se é resultado de falha ao estalão ou vitima de miscenização, é complicado pela informação existente aferir.

Esero ter ajudado

Bom fim de semana

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado mar 27, 2004 12:24 am

Pois como eu pensava... mas isso não quer dizer que não seja puro... pode ser apenas um exemplar com defeitos, e defeitos muitos têm :)
Responder

Voltar para “Cães”