Projecto de Lei nº 255/IX

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Bull Terrier! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: MariaJose

Concorda com todos os artigos deste decreto de lei?

sim
6
22%
não
21
78%

Total de votos: 27
kyarababuxa
Registado: segunda mar 22, 2004 3:21 pm

segunda mar 22, 2004 3:42 pm

Começo por estebelecer duas perguntas: Animais perigosos, ou donos perigoso?

Tenho dois cães considerados potencialmente perigosos, que, apesar de terem as suas características físicas possantes, não são de todo agressivos pois dispõem de espaço, atenção, cuidados, alimentação e higiene que, pessoalmente, considero que qualquer animal, seja ou não de carácter agressivo, deve ter. Se existem animais agressivos realmente, ou é por falta de algum elemento referido por parte do dono, ou por educação do mesmo...pior do que isso são as leis que temos que defendem os pobres animais...ou melhor dizendo, que não as temos.
Trata-se de um círculo vicioso, toda a gente sabe onde estão os focos que tornam estas raças potencilamente perigosas, mas não se pode fazer nada porque os donos são altamente impossíveis de alcançar ou de se tratar...é preferível tratarem primeiro dos humanos que causam distúrbios do que condenarem os animais irracionais por atitudes que tomam, devido ao conhecimento que os donos lhes impõem.

Culpar um animal que possa atacar só porque é grande é um crime especista. Eu lido com animais diariamente pois sou tratadora, está provado em clinicas, hoteis, etc., que os "ataques" mais frequentes de mordeduras são feitos por animais de companhia de pequenas dimensões, tendo um caráter bem mais agressivo e que por vezes provocam lesões bem graves...tratam-se, como as outras. Há sim que investir em campanhas de sensibilização para escolarizar o nosso pais a saber educar e escolher os animais que pretendemos ter como companhia antes de os comprarem ou recolherem e ensinar também os cuidados e despesas que são daí provenientes para evitar mais tarde o abandono por falta de meios.
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sábado mar 27, 2004 12:24 pm

Se calhar também deviam ter esterilizado à nascença as mulheres na china para controlarem a natalidade excessiva :o
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda abr 26, 2004 12:44 pm

e não só, esterilizar também todos aqueles que tenham um queficiente de inteligencia inferior a x, talvez assim se evitasse a proliferação de idotas neste mundo.

Idiotas que criam o Decreto, idiotas que o fazem cumprir e os outros que acham que animais desta ou daquela raça devem ser esterilizados.

Que raiva :evil: :evil: :evil:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

segunda abr 26, 2004 12:49 pm

tisai Escreveu: concordo inteiramente com a nova lei de cães perigosos. Se fizessem como em Inglaterra França etc. que as cadelas pitt bull são esterilizadas de modo a acabar com a raça, acabavam de vez com as lutas horrorosas de pitt bulls e com o roubo de outros animais que servem de sacos de pancada. As lutas de cães só servem para os monstros dos donos ganharem dinheiro. Não havendo cães pitt bulls não haveria lutas, e não haveria animais a morrer com um sofrimento horrível.
Eu quase fiquei sem palavras :o :o :o

em vez de esterilizar as cadelas deviam esterilizar as mães de certos donos irresponsaveis.
se não houver pittbulls...fazem-se brigas nem que seja com caniches...
então mata-se os cães para não castigar o homem que é quem realmente é "potencialmente perigoso"

Ana
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta mai 12, 2004 1:12 pm

O ponto 1 e o ponto dois, quanto a mim, precisam de correcção pq no ponto 1 consideram como raça o Pitbull e o American Pitbull (que só são reconhecidas como raças pelos Americanos) e para mim (com meus poucos conhecimentos, Pitbull e A.Pitbull são híbridas (que menciona o ponto 2).
Não fizeram juz ao Bull terrier ao o excluirem da lista pq é um bichinho danado de valente e persistente!

Qualquer cão pqn ou gr é perigoso consoante o dono que tiverem.
Acho bem que haja uma lei que proteja estes cães (considerados potencialmente perigosos???) de humanos insecrupulosos que por dinheiro, vaidade, sensação de poder... abusem e os utilizem para atos vis, que só trazem má fama aos cães;

Tb deveria de haver uma maneira de controlar certos "criadores", que só trazem má fama aos 'Criadores'.

Deveriam de proibir "certas pessoas" (que só de olhar para elas vê-se para que servirá aquele cão) que por si só nem um pincher deveriam de ter, de adquirirem certos cães de raças "consideradas potencialmente perigosas???"

Em outros países europeus algumas raças são proibidas, outras são proibidas de se reproduzir... enfim uma "humanização no meio do reino animal, canino".

É este o meu desabafo, desculpem, nem tenho cães (já tive á muitos anos) agora tenho outros animais de estimação, por falta de tempo e espaço, não posso incluir um cão na minha vida neste momento, o que lamento muito!

Abaixo inclui uma cópia do ponto um e dois que me referi!
1 - Consideram-se animais potencialmente perigosos os pertencentes às seguintes raças da espécie canina:

a) Pitbull;

b) American Pitbull;

c) Fila Brasileiro;

d) American Staffordshire Terrier;

e) Mastim Napolitano;

f) Dogue Argentino

g) Dobermann;

h) Rotweiller;

i) Boxer;

j) Tosa Inu;

k) Akita Inu;

l) Presa Canário.

2 - Consideram-se igualmente potencialmente perigosos os cães sem raça definida, bem como os híbridos resultantes de cruzamentos das raças atrás enunciadas, ou destas com outras raças ou híbridos, que manifestem um carácter marcadamente agressivo ou dos quais haja conhecimento de terem protagonizado ataques a pessoas, outros animais ou bens.

Qt aos outros pontos, voltarei mais tarde para responder!
tiginhas
Membro Júnior
Registado: domingo fev 22, 2004 10:28 pm

sexta mai 14, 2004 10:05 pm

axo entao k pelo ponto d vista do sr / senhora tisai tb podiamos esterelizar tds os animais e afins k sao usados para lutas k mm k sejam usados por minorias k talvez se começem a tornar numa praga mt ma....mas....com essa logica inda n sei pk e k existimos...se nos mm andamos sempre a lutar uns com os outros??? ou sera k so os animais e k lutam?? axo k entao tds as mulheres ja a mt deviam ter sido esterelizadas....talvez se acabasse com as guerras mais estupidas deste mundo.
k tal da ideia TISAI???
Jordan
Membro Veterano

segunda mai 17, 2004 11:57 am

... castrar os homens em vez de esterilizar as mulheres tb pode ser uma ideia GENIAL :idea:
:p
Jordan
Membro Veterano

terça ago 24, 2004 10:13 am

Este PROJECTO DE LEI N.º 255/IX, chegou a ser aprovado? É que consultando o D-L n.º 312/2003 de 17 de Dezembro não encontro a lista dos cães que está presente no projecto de lei.
Se alguém souber mais alguma informação recente que queira deixar, agradeço! ;)

Fiquem bem!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 24, 2004 4:11 pm

Olá,
Isto não é nenhum Decreto-Lei, mas sim um projecto de lei que em tempos idos foi apresentado na A.R.. Nunca chegou a ser aprovado, e o que existe hoje em dia é o Decreto Lei 312/2003 (diferente deste projecto).
Qt aos outros pontos, voltarei mais tarde para responder!
Acha mesmo que vale a pena comentar um projecto de Lei abandonado há varios anos e que já não tem nenhum interesse?!
Não percebi porque é que foram 'acordar' um tópico de 2003, e já nesta data já o projecto estava mais que ultrapassado!
Responder

Voltar para “Bull Terrier”