Bom já vimos aqui os dois lados.
De um está por exemplo a opinião do Cindel por exemplo e do outro a da aisd, só para nos situarmos e para eu dar a minha opinião.
Pegando primeiro na opinião da Cindel. Acho que para todos a opinião dela não é surpresa, e muito menos após um tópico algo recente acerca de dogos argentinos a trabalharem que se não o leram, aconselho vivamente a o fazerem, mas infelizmente está em inglês e provávelmente nem todos o conseguirão ler.
A minha opinião é básicamente a mesma que a da Cindel, mas sendo eu muito mais simpático que ela, eu explico melhor
A maioria dos cães que temos foram criados apenas com uma intenção. Embora estes hoje em dia sejam cães de sofá, muitos deles mantêm as suas aptidões para qual foram seleccionados.
Alguns de nós amam os cães, por serem cães... por serem bonitos, por serem uma companhia, etc. Outros de nós, para além disso, somos apaixonados pelas suas capacidades. Muitos aqui gostam de determinadas raças não só pela raça em si, mas também pela sua capacidade de trabalhar e de fazer aquilo para o qual foram criados. Por exemplo, eu não optei por um pinscher simplesmente por ser um pinscher. Mas sim por ser um excelente cão de alerta pouco sociável. Embora a raça tenha sido criada para matar ratos, certamente não era essa a minha intenção ao o comprar, mas contudo, não esqueço essa aptidão dele e esse desejo de perseguir tudo o que é animal pequeno e por isso permito que ele persiga ratos sempre que encontra um. Só lamento não encontrar mais destes amigos pelo caminho, pois a felicidade do meu cão a fazer isso, é enorme.
Falando agora do fabarm, ele não adoro perdigueiros portugueses apenas por ser um cão bonito (para ele....

, mas também por ser um excelente cão e companheiro para a caça, ou seja, um cão de trabalho.
Outro amigo que não faz parte deste fórum, possui um labrador, e embora ele (o amigo) não aprecie caçar, acompanha um outro que caça e desse modo permite que o cão faça aquilo que gosta, que neste caso é apanhar a caça.
O tal texto que a cindel meteu no fórum sobre dogos argentinos, pode ser pesado para alguns, mas os cães estão felizes a trabalhar. Andam todos feridos é certo, mas muito felizes pois para eles é tudo brincadeira.
Em relação aos amstaff e apbt, meter os cães a lutarem não é própriamente diversão para eles, já se trata de outros aspectos, mas quem tem um cão destes não pode apenas levá-lo à rua para fazer a mijinha do dia. Estes cães têm de ser trabalhados, têm de se desenvolver muscularmente, e para isso há que os meter a fazer trabalhos algo pesados, que eles próprios gostam. Têm força, são capazes e fazem.
Agora pegando na opinião da aisd, também vou concordar claro, cada um faz o que quer com os seus cães, mas eu não compraria um perdigueiro ou um pointer.. etc.... se nunca o levasse à caça, por exemplo. Eu considero que temos que proporcionar ao cão algo que lhe sirva para poder usar os seus intintos. Conheço vários border collies, e não fazem pastoreio regularmente, mas sempre que possível os donos metem-os a pastorear nem que seja galinhas... Está no intinto deles manterem um grupo de animais de forma organizada e acreditem que eles adoram.
Agora toca ao nel... se eu não soubesse que ele solta os cães na praia para dar as corridas que eles precisam, já o estava a criticar. Se há algo que os cães dele adoram fazer, é correr... Não era nada justo privá-los de umas largas corridas. Mas quantos donos de galgos os têm sempre à trela? Devem ser uns quantos...
Agora, o galgo corre, mas o dogo caça javalis... Está certo que são coisas bem distintas, mas se não criticamos um cão a trabalhar, vamos criticar o outro só porque o cão aparece com uns cortes? Os dogos caçam em grupo e não são agressivos entre eles, apenas caçam a presa... não passa de diversão para eles. Não incluiu aqui lutas de cães pois apesar de ser algo que os leva à morte e é certo que eles se vão magoar, não se pode falar de diversão como já referi. Nos dogos, eles não precisam de se magoar, mas pode acontecer como é obvio.
Os cães hoje em dia pouco devem pouco aos seus antepassados. São cães de beleza e pouco os de trabalho. Ficaram menos robustos, mais bonitos (para alguns...) e se for preciso temos pastores alemães a raspar o cu no chão e a fugirem de galinhas... aposto que por aí encontro um cão de água que só toma banho na banheira...