Olá
O tema do tópico “Para além da ração” variou um pouco, mas ainda bem porque foi divertido.
Quando coloquei a questão de saber se dão apenas ração ao cão ou mais qualquer coisinha, foi no sentido de essa qualquer coisinha constituir um complemento alimentar e não uma guloseima.
É certo que por vezes a fronteira entre o alimento propriamente dito e a guloseima é muito diluída e sobre isto podem tecer-se algumas considerações.
Eu julgo que o conceito de guloseima pode encarar-se de duas formas. Pode ser unicamente motivado pelo prazer que nos dá de dar prazer ao cão, isto é, colocando em primeiro lugar o nosso prazer; pode ter um objectivo pedagógico de recompensa pelo bom comportamento do cão; pode simultâneamente ser um pouco disto tudo.
Eu normalmente distingo claramente a guloseima do alimento propriamente dito, com excepção daqueles bocaditos de carne que lhes coloco misturados na ração. Tenho este procedimento porque me agrada senti-los mais satisfeitos. É mais egoísmo meu do que propriamente altruísmo. Assumo isto. Sou feliz com a felicidade deles. Resumindo, ficamos todos satisfeitos e sem que isso atente contra a sua saúde.
Mas em relação à guloseima propriamente dita já tenho uma atitude diferente e isso depende muito do tipo de guloseima e dos hábitos que eles criaram ou que lhes criei.
Sempre considerei a guloseima industrial muito duvidosa. É certo que estes produtos, por princípio, são-lhes dados em pequenas doses, mas mesmo assim prefiro poupá-los a isso.
A melhor guloseima que posso dar aos meus é queijo. Adoram queijo. São como o dono. Mas o queijo também não é muito recomendável, principalmente por causa das carradas de sal que tem. Lá lhes vou dando uns bocaditos...
O requeijão, segundo o veterinário, é o menos prejudicial...
Os meus cães não gostam de fruta. Nunca os habituei. Mas não considero a fruta uma guloseima propriamente dita. Acho que é mais um complemento alimentar como são por exemplo os ossos naturais, que eles adoram, aliás.
Resumindo, a guloseima é uma espécie de bom-bom. Sabe bem mas faz mal. Estou a referir-me à guloseima industrial. Há guloseimas naturais que podem satisfazer o cão e até constituir um óptimo complemento alimentar.
Uma boa ração didpensa complementos ou aditivos alimentares. Mas se pudermos dar-lhes prazer sem os prejudicarmos... tanto melhor.
Guloseima ou complemento alimentar?
Moderador: mcerqueira
Aqui vai a lista do Snoopy:
Fruta:
- Figos (frescos e secos)
- Banana
- Amêndoas (miolo da amêndoa)
Leite e derivados:
- Queijo
- Iogorte Natural sem açucar.
- Leite
Enchidos:
- Chourição
- Fiambre
Snaks:
- Biscoitos para cão
- Tiras de Carne com leite
Pão fresco
Atenção que isto não acontece simultâneamente... senão não tinha um cão, tinha uma bola
Há coisas na lista que ele só come uma vez por semana ou menos.
Fruta:
- Figos (frescos e secos)
- Banana
- Amêndoas (miolo da amêndoa)
Leite e derivados:
- Queijo
- Iogorte Natural sem açucar.
- Leite
Enchidos:
- Chourição
- Fiambre
Snaks:
- Biscoitos para cão
- Tiras de Carne com leite
Pão fresco
Atenção que isto não acontece simultâneamente... senão não tinha um cão, tinha uma bola

Há coisas na lista que ele só come uma vez por semana ou menos.
Na minha opinião, o problema é que qualquer guloseima É um complemento alimentar (mesmo as maçãs e as cenouras...
)
Tudo o que se consome contem: ou; proteinas, gorduras, vitaminas, carbo-hidratos...
Donde que ao darmos uma guloseima ao cão estamos a adicionar qualquer coisa à sua dieta.
Desde que se mantenha o balanço adequado, não vejo problema. No meu caso, quando dou algo "extra" à minha cadela, desconto noutro lado. Ou seja, tento sempre que a "recompensa" ou a "guloseima" vá complementar a dieta do dia.
No entanto, evito ao máximo por causa dos vícios... porque de vez em quando ela tem de ficar num hotel, e depois não come! De modo que me limito aos biscoitos dentários (junto o util ao agradável) ou a um bocadinho de pão seco.

Tudo o que se consome contem: ou; proteinas, gorduras, vitaminas, carbo-hidratos...
Donde que ao darmos uma guloseima ao cão estamos a adicionar qualquer coisa à sua dieta.
Desde que se mantenha o balanço adequado, não vejo problema. No meu caso, quando dou algo "extra" à minha cadela, desconto noutro lado. Ou seja, tento sempre que a "recompensa" ou a "guloseima" vá complementar a dieta do dia.
No entanto, evito ao máximo por causa dos vícios... porque de vez em quando ela tem de ficar num hotel, e depois não come! De modo que me limito aos biscoitos dentários (junto o util ao agradável) ou a um bocadinho de pão seco.
Não sei se já reparou mas houve muita gente aqui que admitiu dormir com os cães na cama. E quanto a comer á mesa, sabe-se que existem pessoas que o fazem.
Quanto a caramelos e gelados já não sei... mas o Snoopy lambe uns ossinhos da Pedigree ( são uns ossinhos junior com cálcio para comer) come se fossem Chupas-Chupas.

Quanto a caramelos e gelados já não sei... mas o Snoopy lambe uns ossinhos da Pedigree ( são uns ossinhos junior com cálcio para comer) come se fossem Chupas-Chupas.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Deixem um cão ao é de um gelado e vão ver o que acontece
Acgo que o cão não se vai preocupar muito com o facto de o leite lhe poder fazer mal
Eu já tive um cão que comia tudo, mas literalmente tudo. Já foi há vários anos, e tive de o dar a uma amiga que tinha uma quinta, porque eu na altura vivia num apartamento e não era possível. O demónio era um basset, ainda hoje é famoso no meio dos cães aqui na zona. Comeu-me um sofá de 2 lugares. E não foi só o tecido e as almofada, foi a madeira mesmo. Comeu uma caixa de acendalhas, fui a correr com ele para o vet a julgar que ele is morrer, nem uma diarreia teve. Na casa da nova dona, num Natal, limpou um queijo da Serra inteiro e um presunto!!! Nunca teve problemas gastrointestinais, acho que o gozo que ele tinha em roubar comida funcionava como preventivo. Não estou a exagerar, o cão era o Napoleão e fez história aqui na área de Aveiro.

Acgo que o cão não se vai preocupar muito com o facto de o leite lhe poder fazer mal

Eu já tive um cão que comia tudo, mas literalmente tudo. Já foi há vários anos, e tive de o dar a uma amiga que tinha uma quinta, porque eu na altura vivia num apartamento e não era possível. O demónio era um basset, ainda hoje é famoso no meio dos cães aqui na zona. Comeu-me um sofá de 2 lugares. E não foi só o tecido e as almofada, foi a madeira mesmo. Comeu uma caixa de acendalhas, fui a correr com ele para o vet a julgar que ele is morrer, nem uma diarreia teve. Na casa da nova dona, num Natal, limpou um queijo da Serra inteiro e um presunto!!! Nunca teve problemas gastrointestinais, acho que o gozo que ele tinha em roubar comida funcionava como preventivo. Não estou a exagerar, o cão era o Napoleão e fez história aqui na área de Aveiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Olá!!
Eu engano o Oskar sempre que posso!!!
Até há uns tempos atrás eu como "prenda" dava-lhes uns biscoititos que comprava na loja dos animais.
Mas ultimamente engano-o!!!!
Como ele engordou 300 gramas em 2 semanas, decidi, que quando ele se porta bem, leva " bolinhas" da ração dele, ou seja, como presentito, come fora de horas, 3 ou 4 bolinhas da ração dele.
Infelizmente, a minha empregada a dias, de vez em quando dá-lhe codeas de pão ( já a avisei para não o fazer, porque ele tem os intestinos sensíveis).
Não estou a agir mal pois não??
Porque neste momento além da ração dele, a única coisa que come a mais, dado pelos donos, é as barritas para os dentes, mais nada.
Eu engano o Oskar sempre que posso!!!

Até há uns tempos atrás eu como "prenda" dava-lhes uns biscoititos que comprava na loja dos animais.
Mas ultimamente engano-o!!!!

Como ele engordou 300 gramas em 2 semanas, decidi, que quando ele se porta bem, leva " bolinhas" da ração dele, ou seja, como presentito, come fora de horas, 3 ou 4 bolinhas da ração dele.
Infelizmente, a minha empregada a dias, de vez em quando dá-lhe codeas de pão ( já a avisei para não o fazer, porque ele tem os intestinos sensíveis).
Não estou a agir mal pois não??
Porque neste momento além da ração dele, a única coisa que come a mais, dado pelos donos, é as barritas para os dentes, mais nada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Acho que percebo onde é que o Nel quer chegar (penso eu
), mas a diferença entre guloseima e complemento alimentar é de facto difícil de estabelecer, se calhar é mais uma questão de atitude dos donos: com que intuito damos ao cão esse bocadinho de carne ou esse biscoito?
Eu, na verdade, não acrescento nada á ração como complemento alimentar, excepto o osso do talho uma vez por semana, e como guloseima há tempos que acho melhor dar um bocadinho de queijo ou de carne ou frango grelhado (sem temperos) que aquelas guloseimas industriais (era bom que pudesse fazer a mesma coisa com as minhas filhas!!!), não compro denta-rasc nem nada disso, mas já comprei.
Mas se calhar não pode ser considerado guloseima porque é dado só como recompensa, o marotinho tem que fazer qualquer coisa para o merecer, nem que seja obedecer ao "senta".
Alicia

Eu, na verdade, não acrescento nada á ração como complemento alimentar, excepto o osso do talho uma vez por semana, e como guloseima há tempos que acho melhor dar um bocadinho de queijo ou de carne ou frango grelhado (sem temperos) que aquelas guloseimas industriais (era bom que pudesse fazer a mesma coisa com as minhas filhas!!!), não compro denta-rasc nem nada disso, mas já comprei.
Mas se calhar não pode ser considerado guloseima porque é dado só como recompensa, o marotinho tem que fazer qualquer coisa para o merecer, nem que seja obedecer ao "senta".
Alicia