Guloseima ou complemento alimentar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mar 28, 2004 12:26 pm

Olá

O tema do tópico “Para além da ração” variou um pouco, mas ainda bem porque foi divertido.
Quando coloquei a questão de saber se dão apenas ração ao cão ou mais qualquer coisinha, foi no sentido de essa qualquer coisinha constituir um complemento alimentar e não uma guloseima.

É certo que por vezes a fronteira entre o alimento propriamente dito e a guloseima é muito diluída e sobre isto podem tecer-se algumas considerações.
Eu julgo que o conceito de guloseima pode encarar-se de duas formas. Pode ser unicamente motivado pelo prazer que nos dá de dar prazer ao cão, isto é, colocando em primeiro lugar o nosso prazer; pode ter um objectivo pedagógico de recompensa pelo bom comportamento do cão; pode simultâneamente ser um pouco disto tudo.

Eu normalmente distingo claramente a guloseima do alimento propriamente dito, com excepção daqueles bocaditos de carne que lhes coloco misturados na ração. Tenho este procedimento porque me agrada senti-los mais satisfeitos. É mais egoísmo meu do que propriamente altruísmo. Assumo isto. Sou feliz com a felicidade deles. Resumindo, ficamos todos satisfeitos e sem que isso atente contra a sua saúde.

Mas em relação à guloseima propriamente dita já tenho uma atitude diferente e isso depende muito do tipo de guloseima e dos hábitos que eles criaram ou que lhes criei.
Sempre considerei a guloseima industrial muito duvidosa. É certo que estes produtos, por princípio, são-lhes dados em pequenas doses, mas mesmo assim prefiro poupá-los a isso.
A melhor guloseima que posso dar aos meus é queijo. Adoram queijo. São como o dono. Mas o queijo também não é muito recomendável, principalmente por causa das carradas de sal que tem. Lá lhes vou dando uns bocaditos...
O requeijão, segundo o veterinário, é o menos prejudicial...

Os meus cães não gostam de fruta. Nunca os habituei. Mas não considero a fruta uma guloseima propriamente dita. Acho que é mais um complemento alimentar como são por exemplo os ossos naturais, que eles adoram, aliás.

Resumindo, a guloseima é uma espécie de bom-bom. Sabe bem mas faz mal. Estou a referir-me à guloseima industrial. Há guloseimas naturais que podem satisfazer o cão e até constituir um óptimo complemento alimentar.
Uma boa ração didpensa complementos ou aditivos alimentares. Mas se pudermos dar-lhes prazer sem os prejudicarmos... tanto melhor.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo mar 28, 2004 12:41 pm

Aqui vai a lista do Snoopy:

Fruta:
- Figos (frescos e secos)
- Banana
- Amêndoas (miolo da amêndoa)

Leite e derivados:
- Queijo
- Iogorte Natural sem açucar.
- Leite

Enchidos:
- Chourição
- Fiambre

Snaks:
- Biscoitos para cão
- Tiras de Carne com leite

Pão fresco

Atenção que isto não acontece simultâneamente... senão não tinha um cão, tinha uma bola :lol:
Há coisas na lista que ele só come uma vez por semana ou menos.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 28, 2004 12:49 pm

Na minha opinião, o problema é que qualquer guloseima É um complemento alimentar (mesmo as maçãs e as cenouras... ;) )

Tudo o que se consome contem: ou; proteinas, gorduras, vitaminas, carbo-hidratos...

Donde que ao darmos uma guloseima ao cão estamos a adicionar qualquer coisa à sua dieta.

Desde que se mantenha o balanço adequado, não vejo problema. No meu caso, quando dou algo "extra" à minha cadela, desconto noutro lado. Ou seja, tento sempre que a "recompensa" ou a "guloseima" vá complementar a dieta do dia.

No entanto, evito ao máximo por causa dos vícios... porque de vez em quando ela tem de ficar num hotel, e depois não come! De modo que me limito aos biscoitos dentários (junto o util ao agradável) ou a um bocadinho de pão seco.
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

domingo mar 28, 2004 6:12 pm

tou farta de rir

comecem a dar caramelos e gelados aos cães. é do melhor :lol: :lol: :lol:

e já agora comam com eles á mesa e durmam com eles na cama
8) 8)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo mar 28, 2004 6:21 pm

Não sei se já reparou mas houve muita gente aqui que admitiu dormir com os cães na cama. E quanto a comer á mesa, sabe-se que existem pessoas que o fazem. :roll:

Quanto a caramelos e gelados já não sei... mas o Snoopy lambe uns ossinhos da Pedigree ( são uns ossinhos junior com cálcio para comer) come se fossem Chupas-Chupas. ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mar 28, 2004 11:54 pm

Não dê leite....
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 29, 2004 8:35 am

Deixem um cão ao é de um gelado e vão ver o que acontece :lol: :lol:
Acgo que o cão não se vai preocupar muito com o facto de o leite lhe poder fazer mal ;)

Eu já tive um cão que comia tudo, mas literalmente tudo. Já foi há vários anos, e tive de o dar a uma amiga que tinha uma quinta, porque eu na altura vivia num apartamento e não era possível. O demónio era um basset, ainda hoje é famoso no meio dos cães aqui na zona. Comeu-me um sofá de 2 lugares. E não foi só o tecido e as almofada, foi a madeira mesmo. Comeu uma caixa de acendalhas, fui a correr com ele para o vet a julgar que ele is morrer, nem uma diarreia teve. Na casa da nova dona, num Natal, limpou um queijo da Serra inteiro e um presunto!!! Nunca teve problemas gastrointestinais, acho que o gozo que ele tinha em roubar comida funcionava como preventivo. Não estou a exagerar, o cão era o Napoleão e fez história aqui na área de Aveiro.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda mar 29, 2004 9:25 am

Olá!!

Eu engano o Oskar sempre que posso!!! ;)

Até há uns tempos atrás eu como "prenda" dava-lhes uns biscoititos que comprava na loja dos animais.

Mas ultimamente engano-o!!!! ;)

Como ele engordou 300 gramas em 2 semanas, decidi, que quando ele se porta bem, leva " bolinhas" da ração dele, ou seja, como presentito, come fora de horas, 3 ou 4 bolinhas da ração dele.

Infelizmente, a minha empregada a dias, de vez em quando dá-lhe codeas de pão ( já a avisei para não o fazer, porque ele tem os intestinos sensíveis).

Não estou a agir mal pois não??

Porque neste momento além da ração dele, a única coisa que come a mais, dado pelos donos, é as barritas para os dentes, mais nada.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda mar 29, 2004 12:23 pm

Acho que percebo onde é que o Nel quer chegar (penso eu :roll: ), mas a diferença entre guloseima e complemento alimentar é de facto difícil de estabelecer, se calhar é mais uma questão de atitude dos donos: com que intuito damos ao cão esse bocadinho de carne ou esse biscoito?
Eu, na verdade, não acrescento nada á ração como complemento alimentar, excepto o osso do talho uma vez por semana, e como guloseima há tempos que acho melhor dar um bocadinho de queijo ou de carne ou frango grelhado (sem temperos) que aquelas guloseimas industriais (era bom que pudesse fazer a mesma coisa com as minhas filhas!!!), não compro denta-rasc nem nada disso, mas já comprei.
Mas se calhar não pode ser considerado guloseima porque é dado só como recompensa, o marotinho tem que fazer qualquer coisa para o merecer, nem que seja obedecer ao "senta".

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”