tadinhas das aborboletinhas

Moderador: mcerqueira
Um café aqui perto também tem um papel que diz: "á arroz de pato" e também o famoso "cozido há portuguesa".topdown Escreveu: «Bifanas á poeta» - entretanto alguém deve dito algo e muda então o texto para - «Bifanas há poeta».
Sim, há! E ainda bem...casadofarol Escreveu: Realmente nunca esperei uma reação destas!!! Pelos vistos há muita gente com o mesmo tipo de preocupação.
Pedra Escreveu:Ficou com cara de parvo? Ora essa! Não pensou bem na altura. È claro que muita gente quer por os cães a OBRAR... eles é que não vão na conversa.CasadeAnaval Escreveu:
Sem falar que muita gente diz que o cão não consegue OBRAR, isso existe mesmo ? A primeira vez que ouvi fiquei com cara de parvo![]()
Já viram o preço que um pedreiro cobra? Ora o cão a trabalhar nas obras não rendia uns trocos valentes? Não que não rendia![]()
Eu sei disso, Casadofarol, sei muito bem, infelizmente.casadofarol Escreveu:
Pedra, quanto à dislexia, é uma situação que por vezes é difícil de detectar. Em situações graves é fácil, mas há dislexias ligeiras que facilmente passam por ignorância, até porque os alunos, muitas vezes com memória espectacular, decoram os textos que ouvem os outros ler, e enganam o professor. A dislexia implica problemas com a leitura, se o aluno lê bem (aparentemente) e só dá alguns erros, nem sempre se detecta a tempo de ser tratada (tem que ser até aos 8 anos). Não tem cura, mas pode ser controlada e corrigida. Agora este tratamento também nem sempre funciona, depende muito da escola em que a criança anda e do empenho, tempo, e dinheiro dos pais. Tem que haver psicólogo escolar, terapeuta da fala, etc. Se a criança for do interior...
Concordo, no entanto, com alguém que aqui disse, que alguém com esta patologia, sem estar controlada, não deveria dar aulas no ensino básico. Eu também adoraria ser ensinada por Einstein, mas na universidade, não para aprender a ler e a escrever.
É que há uma portuguesa, Isabel, que é a mulher que faz o cozidoisabelnobre Escreveu: e também o famoso "cozido há portuguesa".
:p
pois, eu conheci um rapazinho que a fazer o seu doutoramento ainda falava assim. até me furava os tímpanos.Para mim, além de algumas pérolas já indicadas, o que me custa mais é ver "há-des" em vez de "has-de" e "á" do verbo haver em vez de "há"...
casadofarol Escreveu:Em relação a mais pequeno e a mais grande, mais mau e mais bom, segundo a Nova Gramática Contemporânea, dos Prof. Celso Cunha e Lindley Cintra ( o tira teimas habitual), apenas se pode dizer mais pequeno em vez de menor. Os outros não são correctos. (p.262, 8ºed.)
Obrar é um termo alentejano muito utilizado. Eu pessoalmente acho HORRIVEL, mas é uma palavra bastante utilizada pela minha familia... obrar... obrarrrrrrrrrrrr ... já obras-te??? ehehehhe na gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!amg Escreveu:Pedra Escreveu:Ficou com cara de parvo? Ora essa! Não pensou bem na altura. È claro que muita gente quer por os cães a OBRAR... eles é que não vão na conversa.CasadeAnaval Escreveu:
Sem falar que muita gente diz que o cão não consegue OBRAR, isso existe mesmo ? A primeira vez que ouvi fiquei com cara de parvo![]()
Já viram o preço que um pedreiro cobra? Ora o cão a trabalhar nas obras não rendia uns trocos valentes? Não que não rendia![]()
Obrar (segundo dicionário da Porto Editora):
verbo transitivo
1. converter em obra;
2. fabricar;
3. produzir;
4. executar;
verbo intransitivo
1. proceder; portar-se;
2. trabalhar;
3. popular defecar;
Não é bonito, mas acho que pode ser correctamente usado.
Há uns tempos a minha cadela teve que ser sujeita a umas análises laboratoriais. Do hospital veterinário enviaram-me os resultado para casa acompanhado com uma carta, onde entre coisas, se podia ler qualquer coisa como "em caso de dúvidas não exite em contactar-nos"