Quando se deve começar a treinar um cao?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

domingo mar 28, 2004 11:07 pm

Ola a todos :)

Eu gostaria de saber a vossa opiniao sobre o seguinte:
A partir de que idade e que se deve começar a treinar um cao? :?
Refiro-me ao treino basico do tipo:"vem","senta","fica"...
O meu Rugas tem 6 meses,e ja me disseram que se deve iniciar o treino desde cedo;Mas eles nao prestarao menos atençao enquanto sao novos?

Outra situaçao que me anda a preocupar e a tendencia que ele tem para "destruir"a casa quando fica sozinho(do genero roer tapetes e tudo que lhe aparece a frente)...
Eu ja li sobre o tipico comportamento de "lider da matilha",ja tentei aplicar alguns conselhos dados,mas nada parece resultar :(

Sera que me podiam dar alguns conselhos ?!

Abraços a todos:

Rainbow
Baileys
Membro
Registado: domingo ago 03, 2003 2:35 pm

domingo mar 28, 2004 11:39 pm

O cão deverá começar o treino aos 4 meses, dependendo do estado da sua formação ossea, antes dos 4 é demasiado cedo pq. cartilagens e estrutura ossea não esta bem formada e consolidada, podendo originar problemas..

Mas no seu caso, e se quer obter resultados com mais facilidade e rapidez, comece já a treinar o cão. Até porque, a partir dos 12 meses torna-se cada vez mais dificil e demorado de treinar um cão, pq. começãm a adquirir manias que depois são mais dificeis de tirar..

Para o treino, se quiser treiná-lo em casa, compre um bom livro sobre treino. Se não, pode recorrer a um treinador, sempre é ajuda profissional.

Fique bem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mar 28, 2004 11:47 pm

Em relação a destruir as coisas, é normal... compre brinquedos próprios para ele destruir de modo a se entreter com as coisas dele e não às suas.

Quanto ao treino, baileys peço desculpa por discordar, mas o adestramento aos 4 meses não diz respeito aos ossos ou cartilagens... além do mais, o adestramento referido é muito básico. Não é um senta que faz mal aos ossos do cão. De qualquer modo, a fasquia dos 4 meses deve-se ao facto de ser a idade em que o cão se encontra mais apto por natureza para começar a ser adestrado. Até lá... é a educação do dia a dia.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 29, 2004 12:18 am

Até porque, a partir dos 12 meses torna-se cada vez mais dificil e demorado de treinar um cão, pq. começãm a adquirir manias que depois são mais dificeis de tirar..

Para o treino, se quiser treiná-lo em casa, compre um bom livro sobre treino. Se não, pode recorrer a um treinador, sempre é ajuda profissional.
bom, segundo vários treinadores, é bem possível treinar um cão com 12 meses. o max iniciou o treino por volta dos 7 meses. agora que tem 2 anos, recomeçou para limar "arestas". a vet e o treinador acham que ele continua em boa idade de aprender. e é verdade :D
quanto à d.carlota que vai fazer 4 anos, é mais complicado. já adquiriu alguns vícios. mas tmbém lá há-de ir. o principal problema dela, é fazer orelhinhas moucas. quanto à maluqueira...´acho que não tem cura possível :lol: mas é isso que lhe dá graça :lol:

li algures que os livros de treino são generalistas. para quem não tem prática, pode cometer erros graves se seguir esses livros, uma vez que não se adaptam a casos particulares. pelo sim pelo não, eu ia a um treinador. depois, pode ser mais demorado, complicado e caro.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mar 29, 2004 8:44 am

A Riskas começou já tarde, aos 18 meses e já foi mais complicado. Já tinha os vícios todos e muita "personalidade", mas lá se conseguiu, com muita paciência, ensinar o básico.
A Zeta começou, a conselho da treinadora aos 6 meses e até estava a ir muito bem, mas eu fiquei sem os fins de semana e interrompi o treino a meio. De qualquer modo, tenciondo recomeçar, porque como me disseram lá na escola, nunca é tarde.
A Maria tem cerca de 9 anos e aprendeu bem a vir ter conosco e o "senta" ;)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mar 29, 2004 8:46 am

KROZ Escreveu: Em relação a destruir as coisas, é normal... compre brinquedos próprios para ele destruir de modo a se entreter com as coisas dele e não às suas.
Ó Pedro, sabes que isso não é assim tão simples.. :o
Bem que comprámos brinquedos à Zeta, mas ela prefere os canteiros da minha Mãe...e vai daí comprámos um brinquedo parecido com uma planta...nada!!! :p
Acho que o remexer na terra lhe dá um gozo danado!! 8)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 29, 2004 9:45 am

Um treino mais informal, do tipo vem, senta, deita, quieto... pode-se começar logo aos 2 meses de idade, baseado em estimulos positivos. Concerteza de forma muito suave e adaptada ao nivel de maturidade de um cachorro tão novinho, mas é possivel e recomendável. A socialização também já deve estar a decorrer, começa no criador e é complementado pelos novos donos. Levar o cachorro a conhecer outros cães e cachorros ( vacinados e deparasitados) , outras pessoas, outros locais, outros sons, etc.. são fundamentais para o bom desenvolvimento de um caracter estável e seguro.

Aos 4 meses de idade, já se pode levar para uma escola de treino.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda mar 29, 2004 9:48 am

E se tencionarmos levar o cão a uma expo. Que treino é que se deve fazer e com que idade? Ou tem que ser mesmo com um treinador?
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 29, 2004 10:05 am

SarahKay Escreveu: E se tencionarmos levar o cão a uma expo. Que treino é que se deve fazer e com que idade? Ou tem que ser mesmo com um treinador?
O treino baseia-se numa excelente socialização ( habituação ao ambiente de exposição, a multidões, a deixar-se tocar por estranhos, a conviver com outros cães...) , a deixar ser escovado, banhado,... alguma obediência básica ( senta, quieto, deita, em pé...) e algum treino de apresentação no ring ( andar á trela sem puxar, fazer bons andamentos e movimentar-se no ring, saber parar e ficar quieto em pé numa posição correcta e/ou deixar ser colocado pelo Handler e principalmente ter uma atitude calma, atenta e não conflituosa com os outros cães sejam eles no ring ou fora dele.)

Isso deve ser feito o mais cedo possivel. O treino de ring uns 10 minutos todos os dias, fazem maravilhas.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda mar 29, 2004 10:17 am

Obrigado Elsa, tenho que me despachar então, antes que ele comece a ficar (ainda mais) atravessado!

;)
Responder

Voltar para “Cães”