questões de português

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

domingo mar 28, 2004 4:46 pm

diz o roto pro nu... :lol: :lol: :lol: :lol:

tadinhas das aborboletinhas :lol: :lol:
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo mar 28, 2004 11:35 pm

Na vila onde vivo, na parede da praça de touros está escrito:

«Qeremos buida» - queremos bebida.

Um aluno meu escreveu num teste:

«arquires» - arco-iris.

Num anúncio luminoso, numa terra aqui perto, lia-se:

«Bifanas á poeta» - entretanto alguém deve dito algo e muda então o texto para - «Bifanas poeta».

Ainda na vila onde resido, numa placa camarária dizia:

«Parque de Canpismo»

e numa loja estava escrito nuns expositores - ultimos numaros»

:roll: :roll: :lol: :lol:
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda mar 29, 2004 12:26 am

topdown Escreveu: «Bifanas á poeta» - entretanto alguém deve dito algo e muda então o texto para - «Bifanas poeta».

Um café aqui perto também tem um papel que diz: "á arroz de pato" e também o famoso "cozido há portuguesa".

:p
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 29, 2004 8:21 am

Realmente nunca esperei uma reação destas!!! Pelos vistos há muita gente com o mesmo tipo de preocupação.

Em relação a mais pequeno e a mais grande, mais mau e mais bom, segundo a Nova Gramática Contemporânea, dos Prof. Celso Cunha e Lindley Cintra ( o tira teimas habitual), apenas se pode dizer mais pequeno em vez de menor. Os outros não são correctos. (p.262, 8ºed.)

Pedra, quanto à dislexia, é uma situação que por vezes é difícil de detectar. Em situações graves é fácil, mas há dislexias ligeiras que facilmente passam por ignorância, até porque os alunos, muitas vezes com memória espectacular, decoram os textos que ouvem os outros ler, e enganam o professor. A dislexia implica problemas com a leitura, se o aluno lê bem (aparentemente) e só dá alguns erros, nem sempre se detecta a tempo de ser tratada (tem que ser até aos 8 anos). Não tem cura, mas pode ser controlada e corrigida. Agora este tratamento também nem sempre funciona, depende muito da escola em que a criança anda e do empenho, tempo, e dinheiro dos pais. Tem que haver psicólogo escolar, terapeuta da fala, etc. Se a criança for do interior...

Concordo, no entanto, com alguém que aqui disse, que alguém com esta patologia, sem estar controlada, não deveria dar aulas no ensino básico. Eu também adoraria ser ensinada por Einstein, mas na universidade, não para aprender a ler e a escrever.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mar 29, 2004 8:25 am

casadofarol Escreveu: Realmente nunca esperei uma reação destas!!! Pelos vistos há muita gente com o mesmo tipo de preocupação.
Sim, há! E ainda bem...
Para mim, além de algumas pérolas já indicadas, o que me custa mais é ver "há-des" em vez de "has-de" e "á" do verbo haver em vez de "há"...
Mas ainda bem que há gente preocupada, pode ser que aquilo que vai de mal a pior, ainda tenha esperança... ;)
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

segunda mar 29, 2004 10:29 am

Pedra Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:

Sem falar que muita gente diz que o cão não consegue OBRAR, isso existe mesmo ? A primeira vez que ouvi fiquei com cara de parvo :o
Ficou com cara de parvo? Ora essa! Não pensou bem na altura. È claro que muita gente quer por os cães a OBRAR... eles é que não vão na conversa.
Já viram o preço que um pedreiro cobra? Ora o cão a trabalhar nas obras não rendia uns trocos valentes? Não que não rendia ;)

Obrar (segundo dicionário da Porto Editora):

verbo transitivo
1. converter em obra;
2. fabricar;
3. produzir;
4. executar;

verbo intransitivo
1. proceder; portar-se;
2. trabalhar;
3. popular defecar;

Não é bonito, mas acho que pode ser correctamente usado.

Há uns tempos a minha cadela teve que ser sujeita a umas análises laboratoriais. Do hospital veterinário enviaram-me os resultado para casa acompanhado com uma carta, onde entre coisas, se podia ler qualquer coisa como "em caso de dúvidas não exite em contactar-nos"
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mar 29, 2004 10:46 am

casadofarol Escreveu:

Pedra, quanto à dislexia, é uma situação que por vezes é difícil de detectar. Em situações graves é fácil, mas há dislexias ligeiras que facilmente passam por ignorância, até porque os alunos, muitas vezes com memória espectacular, decoram os textos que ouvem os outros ler, e enganam o professor. A dislexia implica problemas com a leitura, se o aluno lê bem (aparentemente) e só dá alguns erros, nem sempre se detecta a tempo de ser tratada (tem que ser até aos 8 anos). Não tem cura, mas pode ser controlada e corrigida. Agora este tratamento também nem sempre funciona, depende muito da escola em que a criança anda e do empenho, tempo, e dinheiro dos pais. Tem que haver psicólogo escolar, terapeuta da fala, etc. Se a criança for do interior...

Concordo, no entanto, com alguém que aqui disse, que alguém com esta patologia, sem estar controlada, não deveria dar aulas no ensino básico. Eu também adoraria ser ensinada por Einstein, mas na universidade, não para aprender a ler e a escrever.
Eu sei disso, Casadofarol, sei muito bem, infelizmente.
Quando falei em ser aluna do Einstein, é evidente que nunca me passou pela cabeça ser no ensino básico, pois aquela alma por certo não iria por certo ensinar alemão fosse a quem fosse ;) não devia ter pachorra para tal, e, se calhar, nem competência.
Isabel
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda mar 29, 2004 12:05 pm

isabelnobre Escreveu: e também o famoso "cozido há portuguesa".

:p
É que há uma portuguesa, Isabel, que é a mulher que faz o cozido 8)

Já agora, gostava de agradecer as vossas palavras de apoio, têm sido todos muito amáveis comigo, até fiquei envergonhada :oops:
Na verdade, participei neste tópico porque nunca tinha tido em conta aquela regra da que a Cristina (casadofarol) falava no início, e pensei logo que se calhar o erro (ou um dos erros) de que se falava era meu :oops: Claro que aproveitei para tirar por pm mais algumas dúvidas que tinha e que a Cristina foi tão amável de me esclarescer.
Ainda tenho muito que aprender, embora este já longe daqueles tempos do "meu família", aquela que ficou no minho país :p

Alicia
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 29, 2004 12:17 pm

Aligra, vou-me babar toda :D :D :D
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 29, 2004 12:24 pm

Já que parecem gostar, aqui ficam umas pérolas obtidas em EXAMES NACIONAIS do ensino secundário .
Com este futuro, o que poderemos esperar ?????????

“Os ruminantes distinguem-se dos outros animais porque o que comem, comem sempre duas vezes… ”

 Este fala por experiência própria, de certeza.

“O coração é o único órgão que não deixa de funcionar durante 24 h por dia ”

 E o teu cérebro ? Está sempre a descansar, não ????

“As aves têm na boca um dente chamado bico ”

 E tu precisavas de levar uma bicada nesses cornos!

“O Sol dá-nos Luz – Calor - .. e Turistas ”

 E gajas em bikini… esqueceste-te das gajas !

E por aqui me fico .......
mas tenho mais ........ infelizmente .... muuuuuuuuuuitooooooooo
mais
:D
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda mar 29, 2004 12:50 pm

Pois um político lá na Argentina declarou num discurso que para servir á Patria estava "disposto a trabalhar 24 horas por dia, e se for preciso tambem de noite"
E isto, infelizmente, não é brincadeira :?

Alicia
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 29, 2004 4:08 pm

Para mim, além de algumas pérolas já indicadas, o que me custa mais é ver "há-des" em vez de "has-de" e "á" do verbo haver em vez de "há"...
pois, eu conheci um rapazinho que a fazer o seu doutoramento ainda falava assim. até me furava os tímpanos.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda mar 29, 2004 4:14 pm

E já agora aqui vai mais uma que se ouve (infelizmente), com muita frequência...... quaisqueres

qualquer (singular) e quaisquer (plural) ;) [/b]
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda mar 29, 2004 10:24 pm

casadofarol Escreveu:Em relação a mais pequeno e a mais grande, mais mau e mais bom, segundo a Nova Gramática Contemporânea, dos Prof. Celso Cunha e Lindley Cintra ( o tira teimas habitual), apenas se pode dizer mais pequeno em vez de menor. Os outros não são correctos. (p.262, 8ºed.)
;) ;) ;)

Tal como eu tinha referido lá para trás!
Convencida, ladyxzeus?!
Quando se fazem afirmações convém primeiro que nos certifiquemos delas, certo?

Quanto a erros de alunos nem é bom falar. Eu tinha umas anotações com uns interessantes :p mas não sei onde está. A propósito deste tópico já andei à procura mas não consigo encontrar.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda mar 29, 2004 10:32 pm

amg Escreveu:
Pedra Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:

Sem falar que muita gente diz que o cão não consegue OBRAR, isso existe mesmo ? A primeira vez que ouvi fiquei com cara de parvo :o
Ficou com cara de parvo? Ora essa! Não pensou bem na altura. È claro que muita gente quer por os cães a OBRAR... eles é que não vão na conversa.
Já viram o preço que um pedreiro cobra? Ora o cão a trabalhar nas obras não rendia uns trocos valentes? Não que não rendia ;)

Obrar (segundo dicionário da Porto Editora):

verbo transitivo
1. converter em obra;
2. fabricar;
3. produzir;
4. executar;

verbo intransitivo
1. proceder; portar-se;
2. trabalhar;
3. popular defecar;

Não é bonito, mas acho que pode ser correctamente usado.

Há uns tempos a minha cadela teve que ser sujeita a umas análises laboratoriais. Do hospital veterinário enviaram-me os resultado para casa acompanhado com uma carta, onde entre coisas, se podia ler qualquer coisa como "em caso de dúvidas não exite em contactar-nos"
Obrar é um termo alentejano muito utilizado. Eu pessoalmente acho HORRIVEL, mas é uma palavra bastante utilizada pela minha familia... obrar... obrarrrrrrrrrrrr ... já obras-te??? ehehehhe na gosto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

Susana

Susana
Responder

Voltar para “Cães”