Exercicio na fase de crescimento
Moderador: mcerqueira
Boas tardes a todos.
Esta é a minha primeira msg .
Uma das minhas dúvidas em relação aos cães é o facto de me terem dito q se tem de ter cuidado com o exercicio q se dá ao cão na fase de crescimento pois pode trazer problemas de ossos ao cão. Tendo aceite (não tenho razões para fazer o contrário) esta "dica" como verdadeira a minha duvida consiste no seguinte:
O q é exercicio excessivo? Com q idade é q um cão pode começar a puxar pelo "cabedal"? Um cão nos seus 4/6 meses corre "perigo" em vir para a rua correr q nem um desalmado na bricadeira ? Essa correria pode ter influencia no crescimento do cão?
Espero ter sido explicito na minha dúvida e espero aprender alguma coisa com os mais experientes .
Saudações caninas a todos os amantes do mais fiel amigo do homem
Esta é a minha primeira msg .
Uma das minhas dúvidas em relação aos cães é o facto de me terem dito q se tem de ter cuidado com o exercicio q se dá ao cão na fase de crescimento pois pode trazer problemas de ossos ao cão. Tendo aceite (não tenho razões para fazer o contrário) esta "dica" como verdadeira a minha duvida consiste no seguinte:
O q é exercicio excessivo? Com q idade é q um cão pode começar a puxar pelo "cabedal"? Um cão nos seus 4/6 meses corre "perigo" em vir para a rua correr q nem um desalmado na bricadeira ? Essa correria pode ter influencia no crescimento do cão?
Espero ter sido explicito na minha dúvida e espero aprender alguma coisa com os mais experientes .
Saudações caninas a todos os amantes do mais fiel amigo do homem
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
O que lhe disseram está correcto, especialmente se o seu cão for de raça grande/gigante.
O exercicio em demasia, será todo aquele em que o seu cão esforce em demasia as articulações e as extermidades dos ossos.
É aconselhável, até ao ano de idade, promover unicamente exercicio de pequeno impacto e por pouco tempo.
O exercicio em demasia, será todo aquele em que o seu cão esforce em demasia as articulações e as extermidades dos ossos.
É aconselhável, até ao ano de idade, promover unicamente exercicio de pequeno impacto e por pouco tempo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Nisto posso dizer que a unica maneira de fazer exercicio com o seu cão, se é de grande porte principalmente, e de lhe fazer nadar : isto é um excelente desporto para um cachorro de 6/8 meses, assim não arisca os danos nas articulações que podem ser muito graves, em outros exercicios como a corrida.
Até,
Pedro
Até,
Pedro
Eu não sou exemplo para ninguém mas aos 4 meses comecei a puxar pelo cabedal da pa.
São treinos intensivos com obstáculos diversos e muita obediência.
Depois também não facilito com a ração. Podia dar uma ração de adulto para tentar minimizar riscos, mas com o degaste que lhe dou nos treinos não posso estar a poupar na proteína.
Mas não faço isto sem pensar nas consequências. Como tal, dou suplementos para as articulações e não permito que a pa faça obstaculos que causem impacto nas articulações. Pode saltar sim, mas tem de ser de modo a que na saída faça um determinado angulo de forma a não causar o tal impacto. A partir da idade adulta, então aí já pode cair em angulos de 90º
Agora o ideal... é não permitir exercicio em demasia, apenas as brincadeiras e correrias normais de jovem e não deixar saltar desnecessáriamente e ter em atenção à ração, podendo dar ração de adulto em vez de ração de jovem. Ou então alternar a ração nas alturas de maior risco (isso um criador daqui pode ajudar-lhe que eu não me recordo)
São treinos intensivos com obstáculos diversos e muita obediência.
Depois também não facilito com a ração. Podia dar uma ração de adulto para tentar minimizar riscos, mas com o degaste que lhe dou nos treinos não posso estar a poupar na proteína.
Mas não faço isto sem pensar nas consequências. Como tal, dou suplementos para as articulações e não permito que a pa faça obstaculos que causem impacto nas articulações. Pode saltar sim, mas tem de ser de modo a que na saída faça um determinado angulo de forma a não causar o tal impacto. A partir da idade adulta, então aí já pode cair em angulos de 90º
Agora o ideal... é não permitir exercicio em demasia, apenas as brincadeiras e correrias normais de jovem e não deixar saltar desnecessáriamente e ter em atenção à ração, podendo dar ração de adulto em vez de ração de jovem. Ou então alternar a ração nas alturas de maior risco (isso um criador daqui pode ajudar-lhe que eu não me recordo)
Última edição por KROZ em quarta mar 31, 2004 7:11 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Antes dos 6 meses o cão não deve fazer exercícios excessivos.
Claro que se vier à rua e correr como um desalmado,isso não lhe fará muito mal
Deve é evitar,antes dos 6 meses,fazer caminhadas demasiado longas ou exercitá-lo muito com certas brincadeiras...
De resto,penso que poderá brincar ou treiná-lo normalmente;Comece pelo treino básico...
Abraços a todos:
Rainbow
Claro que se vier à rua e correr como um desalmado,isso não lhe fará muito mal

Deve é evitar,antes dos 6 meses,fazer caminhadas demasiado longas ou exercitá-lo muito com certas brincadeiras...
De resto,penso que poderá brincar ou treiná-lo normalmente;Comece pelo treino básico...
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Até ser adulto convêm não forçar as articulações.
Tal como já tinha dito outro forista.
E, como outro disse, nadar é óptimo.
Mas correr também.
Não forçar as articulações - evitar brincadeiras prolongadas de saltar, de puxar, de subir escadas.
Evitar pisos escorregadios.
Em qualquer caso, lembre-se que está a crescer - grande parte da sua energia vai para o crescimento (como as crianças).
Não exagere nenhum exercício.
Evite exercícios pesados e prolongados a seguir a comer (logo a seguir).
Vai correr tudo bem.
Tal como já tinha dito outro forista.
E, como outro disse, nadar é óptimo.
Mas correr também.
Não forçar as articulações - evitar brincadeiras prolongadas de saltar, de puxar, de subir escadas.
Evitar pisos escorregadios.
Em qualquer caso, lembre-se que está a crescer - grande parte da sua energia vai para o crescimento (como as crianças).
Não exagere nenhum exercício.
Evite exercícios pesados e prolongados a seguir a comer (logo a seguir).
Vai correr tudo bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
O que muda a partir dos 6 meses é que ,até a essa idade o cão tem um crescimento muito acelerado(quer seja de raça grande ou pequena).
A partir dos 6 meses o cão continua a crescer,mas não tão rapidamente como até aí.
O risco de danificar articulações será menor.
É óbvio que quem deseja começar a treinar um cão,não esperará até aos 2 anos para o treinar...
Abraços a todos:
Rainbow
A partir dos 6 meses o cão continua a crescer,mas não tão rapidamente como até aí.
O risco de danificar articulações será menor.
É óbvio que quem deseja começar a treinar um cão,não esperará até aos 2 anos para o treinar...
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
Agradeço os esclarecimentos . Já apontei as dicas aqui no meu bloco de notas

Mas surgiu-me outra dúvida com a msg da/do KROZ sobre a questão da ração.
A ração não é especifica para a idade do cão? Jovem para qd é jovem , adulto para qd é adulto?

A ração não é especifica para a idade do cão? Jovem para qd é jovem , adulto para qd é adulto?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, mas nas raças grandes, é preferivel controlar os niveis de energia assimilados, de modo a controlar o ritmo de crescimento.Baruk Escreveu: Agradeço os esclarecimentos . Já apontei as dicas aqui no meu bloco de notas
)
As "tipicas" rações de cachorro podem provocar um acelaramento do crescimento, o que pode vir a trazer diversas anomalias.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Isto varia de situação para situação. De raça para raça, ou mesmo de individuo para individuo. Mas não sou defensor das "misturas".Baruk Escreveu: Então devemos, a partir de uma certa idade, digamos 6 meses, misturar ração de jovem com ração de adulto?
Penso que o criador do seu cão poderá informá-lo melhor. Ele tem obrigação de conhecer o que é melhor para a linha que cria.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Baruk, há marcas de ração que têm rações específicas para cada tamanho (pequeno, médio e grande), exactamente devido às diferenças entre eles. Com estas não é, de todo, necessário andar a fazer misturas, uma vez que as questões postas anteriormente já estão previstas. Se usa uma outra marca, aí acho que deve seguir o conselho da Casa do Trevo.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Desculpe-me casadofarol, mas eu não aconselhei nada. Aconselhei sim a consultar o criador do canito. Limitei-me a explicar aquilo que o KROZ quis dizer. O que eu disse foi:casadofarol Escreveu: Baruk, há marcas de ração que têm rações específicas para cada tamanho (pequeno, médio e grande), exactamente devido às diferenças entre eles. Com estas não é, de todo, necessário andar a fazer misturas, uma vez que as questões postas anteriormente já estão previstas. Se usa uma outra marca, aí acho que deve seguir o conselho da Casa do Trevo.
Eu penso que as "tipicas", salvaguarda algumas. Agora devo chamar a atenção para o facto de algumas "Large Breed, Maxi, Giant" de crescimento terem niveis de proteína demasiado elevados, na minha opinião. Mas isto não há nada como a experiência de cada um com as suas linhas, por isso é que aconselhei a consultar o criador.casadotrevo Escreveu: As "tipicas" rações de cachorro podem provocar um acelaramento do crescimento, o que pode vir a trazer diversas anomalias.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Sem dúvida que o criador é o melhor conselheiro pois conhece melhor a raça em questão que nós.
Mas não se trata de misturar rações.
Se souber ler inglês veja no site do canil Sealords o procedimento aconselhado para as raças grandes:
http://clientes.netvisao.pt/zbiri/
Clique em "Tips for owners" e depois em "feeding dogs".
Se não souber inglês avise que eu coloco a tradução.
Mas não se trata de misturar rações.
Se souber ler inglês veja no site do canil Sealords o procedimento aconselhado para as raças grandes:
http://clientes.netvisao.pt/zbiri/
Clique em "Tips for owners" e depois em "feeding dogs".
Se não souber inglês avise que eu coloco a tradução.