GATO OU GATA?
Moderador: mcerqueira
Estou a pensar adoptar um gatinho mas tenho serias duvidas se adopto um macho um uma femea, devido aos seus comportamentos. Gostaria de saber quais sao os comportamentos tipicos de um macho e de uma femea, e se adoptar uma gata tenho que estiriliza-la ou um gato castra-lo e quais sao os inconvenientes de nao o fazer. Muito obrigado!
-
- Membro
- Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am
oi!
sou dono de uma gatita (IRIS) persa,em relaçao á tua pergunta penso que ira ser dificil ajudar-te a escollher. mas um gato tem um grande incoveniente quando chegar a altura comecerá a marcar o territorio com urina o que ira fazer um cheiro insuportavel,enquanto a gata, quando tiver o cio ela comecerá a miar de tal maneira que parece a sirene dos carros dos bombeiros. tirando isto nao vejo grandes diferenças.
em relação á castraçao ou á esterilização penso que devera falar com um veterinario mas desde ja o aviso que podera encontrar opiniões diversas. posso afirmar por experiencia propria que havera benificios no caso da gata nao for para criação ser esterilizada porque evitara quistos nos seios e quistos nos ovarios o que iria fazer sofrer ou mesmo levar á morte da gatita.

my home
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Olá.
Tenho 1 gato e 3 gatas e todos eles são diferentes. Em relação a atenções e carinhos com os donos são os 4 o máximo, por isso não os diferencio por aí. Relativamente aos cios, de facto os gatos fazem a sua marcação territorial com urina o que em termos de cheiro não é nada agradável. As gatas no período do cio rebolam-se pelo chão, "gritam" e colocam-se em posição de acasalamento. Podemos até achar uma certa graça na 1ª vez (o que até nem é o meu caso ...), mas para além de o animal sofrer com todo este processo, se a gata não acasalar pode passar a ter cios contínuos e não é saudável para ela esta continuidade. Em qualquer um dos sexos os veterinários aconselham a esterilização, só tal não deverá ser feita se se pretender cruzar o animal com outro. Caso não seja essa a sua situação a esterilização é sempre a melhor hipótese. Sei que havia uma espécie de crença em que as gatas deviam ter pelo menos uma ninhada (... idem para as cadelas), mas nada disso foi alguma vez provado e como lhe disse tenho 4 gatos, todos estão esterilizados e parecem-me todos bem.
Não sei se o ajudei muito, em todo o caso estas opções são muito pessoais, pela minha parte nunca me decidi neste ponto e por isso tive logo inicialmente 1 gato e 1 gata.
Boa sorte.
Elsa Pereira
Tenho 1 gato e 3 gatas e todos eles são diferentes. Em relação a atenções e carinhos com os donos são os 4 o máximo, por isso não os diferencio por aí. Relativamente aos cios, de facto os gatos fazem a sua marcação territorial com urina o que em termos de cheiro não é nada agradável. As gatas no período do cio rebolam-se pelo chão, "gritam" e colocam-se em posição de acasalamento. Podemos até achar uma certa graça na 1ª vez (o que até nem é o meu caso ...), mas para além de o animal sofrer com todo este processo, se a gata não acasalar pode passar a ter cios contínuos e não é saudável para ela esta continuidade. Em qualquer um dos sexos os veterinários aconselham a esterilização, só tal não deverá ser feita se se pretender cruzar o animal com outro. Caso não seja essa a sua situação a esterilização é sempre a melhor hipótese. Sei que havia uma espécie de crença em que as gatas deviam ter pelo menos uma ninhada (... idem para as cadelas), mas nada disso foi alguma vez provado e como lhe disse tenho 4 gatos, todos estão esterilizados e parecem-me todos bem.
Não sei se o ajudei muito, em todo o caso estas opções são muito pessoais, pela minha parte nunca me decidi neste ponto e por isso tive logo inicialmente 1 gato e 1 gata.
Boa sorte.
Elsa Pereira
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Olá
Sou talvez suspeita mas entre gato ou gata, escolheria a gata, o gato na altura do cio urina por todo o lado, de esguicho, e a urina de gato tem um cheiro péssimo, a gata tem o inconveniente de miar durante o cio, só que no caso dos persas, que o que eu tenho, miam tão baixinho que não incomodam ninguém.
Espero ter ajudado.
Madalena
Sou talvez suspeita mas entre gato ou gata, escolheria a gata, o gato na altura do cio urina por todo o lado, de esguicho, e a urina de gato tem um cheiro péssimo, a gata tem o inconveniente de miar durante o cio, só que no caso dos persas, que o que eu tenho, miam tão baixinho que não incomodam ninguém.
Espero ter ajudado.
Madalena
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
Há muitos textos na net. Não esterilizar a gata poderá trazer alguns inconvenientes... ninhadas de gatos se ela fugir, quistos/tumores nas mamocas e no útero e ovários. Nos machos não esterilizar/castrar pode trazer alguns inconvenientes... como por exemplo a marcação de território e o sofrimento por não ter gata (no caso de gato sozinho) e não perceber pq.abreu Escreveu: Estou a pensar adoptar um gatinho mas tenho serias duvidas se adopto um macho um uma femea, devido aos seus comportamentos. Gostaria de saber quais sao os comportamentos tipicos de um macho e de uma femea, e se adoptar uma gata tenho que estiriliza-la ou um gato castra-lo e quais sao os inconvenientes de nao o fazer. Muito obrigado!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Gato ou gata...eis a questão...
Ambos são felinos... agora é uma questão de gosto...
Quanto à castração e esterilização, sim... devem ser efectuadas para evitar dissabores que podem ser gráves...
. Faça uma pesquisa neste forum que estou certa que vai encontrar imensa informação sobre o assunto...
Adopte um ou uma já operados e aultos, que os há de raça, sem raça, etc... são é adultos, jovens... mas o que até acho ser uma mais valia...
.
Para adoptar um adulto, vá ao site do Felinus ou telefone para a UZ ou para a Catus. Estou certa que irá encontrar gatos maravilhosos, ternurentos e a precisarem de um lar e afecto...
.
Aliás....nem precisa... veja esta foto de um gato, lindo que está à espera de quem o queira... http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 945#182945
Boa sorte,
Leo

Ambos são felinos... agora é uma questão de gosto...

Quanto à castração e esterilização, sim... devem ser efectuadas para evitar dissabores que podem ser gráves...

Adopte um ou uma já operados e aultos, que os há de raça, sem raça, etc... são é adultos, jovens... mas o que até acho ser uma mais valia...

Para adoptar um adulto, vá ao site do Felinus ou telefone para a UZ ou para a Catus. Estou certa que irá encontrar gatos maravilhosos, ternurentos e a precisarem de um lar e afecto...

Aliás....nem precisa... veja esta foto de um gato, lindo que está à espera de quem o queira... http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 945#182945
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
- Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios
ola ola.....
pois é já foi dito praticamente tudo...mas realmente a melhor opção sendo que vai ser o seu primeiro é optar por um animal adulto.....acredite que não se arrependerá..mas quando for buscar o seu gatinho seja ele bebe ou adulto mas principalmente se for adulto......deixe que ele o adopte a si........por favor..vai ver que não se arrependerá...
há gatos adultos que são as melhores experiencias que pode ter.......
eu tenho cá dois adoptados assim.....e não os trocava por nada deste mundo!!
Mas opte por aquilo que achar melhor como é obvio....e vai ver que fica feliz....
fique bem
pois é já foi dito praticamente tudo...mas realmente a melhor opção sendo que vai ser o seu primeiro é optar por um animal adulto.....acredite que não se arrependerá..mas quando for buscar o seu gatinho seja ele bebe ou adulto mas principalmente se for adulto......deixe que ele o adopte a si........por favor..vai ver que não se arrependerá...

Mas opte por aquilo que achar melhor como é obvio....e vai ver que fica feliz....
fique bem
Gato ou gata????
Boa questão!!! :p :p :p
Para a qual eu não tenho resposta
Para mim desde que seja um peludinho, tanto me faz. aliás nunca os escolhi, pois foram todos adoptados, a maioria deles abandonados na rua, a única gatinha que tive , também me foi dada pois ia ser abatida.
Em relação a diferenças de comportamento, para mim são iguais, não é pela diferença de sexo, no meu caso uns foram mais malucos que outros,e outros mais mimalhos.
Porque não vai até á UZ, por exemplo, dá uma voltinha pelos gatis, e deixa-se apaixonar, vai ver que não vai ser dificil, o dificil é trazer só um
Se puder adoptar um gatinho adulto, então é ouro sobre azul, geralmente já vêm ou castados ou esterelizadas (menos um custo), e depois eles têm tanta falta de carinho, que via ver que vai ser fácil a adpatação.
Boa questão!!! :p :p :p
Para a qual eu não tenho resposta

Para mim desde que seja um peludinho, tanto me faz. aliás nunca os escolhi, pois foram todos adoptados, a maioria deles abandonados na rua, a única gatinha que tive , também me foi dada pois ia ser abatida.
Em relação a diferenças de comportamento, para mim são iguais, não é pela diferença de sexo, no meu caso uns foram mais malucos que outros,e outros mais mimalhos.
Porque não vai até á UZ, por exemplo, dá uma voltinha pelos gatis, e deixa-se apaixonar, vai ver que não vai ser dificil, o dificil é trazer só um

Se puder adoptar um gatinho adulto, então é ouro sobre azul, geralmente já vêm ou castados ou esterelizadas (menos um custo), e depois eles têm tanta falta de carinho, que via ver que vai ser fácil a adpatação.
-
- Membro Veterano
Bem... na melhor das hipóteses é adoptar um de cada sexo... :p
. Assim, ambos tinham companhia e o dono consolava-se a apreciar quais dos dois o melhor...?! :p
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
- Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)
Então... já decidiu em adoptar um gatinho(a)? Há agora uns (entre tantos em outros locais
) que estão a precisar de donos. São bonitos e meigos e até parece q há para ai gatinhas q serão esterilizadas. Pense na sorte que vai ter e na sorte que vai dar a um gato(a)...
Veja no tópico Outra situação ou envie uma pm à Miau, ela informa-lo-á melhor do que eu.

Veja no tópico Outra situação ou envie uma pm à Miau, ela informa-lo-á melhor do que eu.
-
- Membro Veterano
E... então..? Já há gatinho...?
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>