Boas
Partindo do principio que BV é boletim de vacinas, nunca ouvi falar em ladrão que roubasse o Boletim de vacinas. Não tem utilidade como identificação. Serve só para dizer que o cão X está ou não vacinado.
O pressuposto de que partem é errado.
O Microchip serve para identificar o animal . Utilidade: Permitir o cadastro nacional de animais. Evitar abandonos e identificar animais que se perdem.
Recuperar cães furtados não é actividade principal mas sim acessória na medida em que caso alguém alegue que o animal X microchipado está na posse de alguém que o furtou se possa através de leitura provar que esse animal é de facto o animal X e não um outro parecido...
É dessa forma que as coisas se processam. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, o SIRA não foi feito nem está preparado para pesquisar furtos.
Não é humanamente possivel esse serviço de detective de que fala pelos meios que implica de ter pessoal em cada clinica só para identificar animais, uma informatização em rede do SIRA com todas as clinicas ( que são privadas)
Não é moralmente viável pois implica desconfiança de um prestador de serviço sobre a honestidade de TODOS os seus clientes.
Muito raramente o ladrão de um cão o leva ao veterinario da zona onde roubou por mais burro que seja. Aliás, nem sequer o levam ao veterinario na maioria das vezes se forem vizinhos das vitimas.
Dou-lhe um exemplo prático.
Desaparece o seu cão, um pastor alemão registado no SIRA. Você fala ao seu vet e lança o alerta.Após 3 dias um alerta do seu cão juntamente com mais 4 ou 5 semelhantes de outras pessoas na mesma carta é enviado para todas as clinicas. Eu recebo-os, É colocado no quadro de avisos depois de todos os veterinário os lerem. Após um mês sem sucesso em que os veterinarios estão alertas ao seu caso e de mais umas dezenas de outros animais na mesma situação é arquivado com as outras centenas que são emitidos anualmente após ser colocado no sistema informático ( que poucas clinicas têm em rede)
Após um ano o seu cão aparece pois a pessoa decide levá-lo ao veterinário ( estou a ser optimista). Diz como muita gente que não sabe a idade do cão pois era do tio. Que anda com dores na pata esquerda. Você não era cliente da clinica e assim não conhecemos o cão.
Qual o motivo para pegar num leitor que não é pequenino e colocar em cima do bicho?
.
Bibocas Escreveu:
Olá.
Até à data de hoje, nunca me roubaram qualquer animal meu. Já fui assaltada, estava grávida de 7 meses, e, não tenho qualquer piedade p/ os que o fazem. Seja qual for o roubo.
Senão diga-me
Hipoteticamente, alguém roubava um cão de determinada raça, nunca tinha ouvido falar de chips (pode aconteçer!!), ía ao vet c/ele, pela 1ª vez,(pode num ano ir aos vets que quizer). Como é que o Vet sabia se aquele cão era roubado ou não? Pelo BV? E se hipotético ladrão tivesse tido um cão daquela raça, e, ele tivesse morrido. E, ele com muita pena!! roubava um exactamente igual, aproximadamente c/ a mesma idade... e utilizava o mesmo BV, como é que o Vet sabia??
Desculpe esta minha insistência, mas não consigo perceber que, sem a identificação de um cão (que vá pela 1ª vez a um determinado Vet), se consiga recuperera alguns cães roubados.
Claro que, se não houver queixa do desaparecimento de determinado cão, não se vai fazer isso. Mas quando hà, por que não.
Eu vou sempre ao mesmo Vet, sempre c/ o mesmo cão. É o meu.