Exercicio na fase de crescimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

terça mar 30, 2004 4:22 pm

Boas tardes a todos.
Esta é a minha primeira msg .

Uma das minhas dúvidas em relação aos cães é o facto de me terem dito q se tem de ter cuidado com o exercicio q se dá ao cão na fase de crescimento pois pode trazer problemas de ossos ao cão. Tendo aceite (não tenho razões para fazer o contrário) esta "dica" como verdadeira a minha duvida consiste no seguinte:
O q é exercicio excessivo? Com q idade é q um cão pode começar a puxar pelo "cabedal"? Um cão nos seus 4/6 meses corre "perigo" em vir para a rua correr q nem um desalmado na bricadeira ? Essa correria pode ter influencia no crescimento do cão?

Espero ter sido explicito na minha dúvida e espero aprender alguma coisa com os mais experientes .

Saudações caninas a todos os amantes do mais fiel amigo do homem
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mar 30, 2004 4:47 pm

O que lhe disseram está correcto, especialmente se o seu cão for de raça grande/gigante.
O exercicio em demasia, será todo aquele em que o seu cão esforce em demasia as articulações e as extermidades dos ossos.
É aconselhável, até ao ano de idade, promover unicamente exercicio de pequeno impacto e por pouco tempo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

terça mar 30, 2004 5:31 pm

Nisto posso dizer que a unica maneira de fazer exercicio com o seu cão, se é de grande porte principalmente, e de lhe fazer nadar : isto é um excelente desporto para um cachorro de 6/8 meses, assim não arisca os danos nas articulações que podem ser muito graves, em outros exercicios como a corrida.

Até,
Pedro
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça mar 30, 2004 6:41 pm

Eu não sou exemplo para ninguém mas aos 4 meses comecei a puxar pelo cabedal da pa.
São treinos intensivos com obstáculos diversos e muita obediência.
Depois também não facilito com a ração. Podia dar uma ração de adulto para tentar minimizar riscos, mas com o degaste que lhe dou nos treinos não posso estar a poupar na proteína.
Mas não faço isto sem pensar nas consequências. Como tal, dou suplementos para as articulações e não permito que a pa faça obstaculos que causem impacto nas articulações. Pode saltar sim, mas tem de ser de modo a que na saída faça um determinado angulo de forma a não causar o tal impacto. A partir da idade adulta, então aí já pode cair em angulos de 90º

Agora o ideal... é não permitir exercicio em demasia, apenas as brincadeiras e correrias normais de jovem e não deixar saltar desnecessáriamente e ter em atenção à ração, podendo dar ração de adulto em vez de ração de jovem. Ou então alternar a ração nas alturas de maior risco (isso um criador daqui pode ajudar-lhe que eu não me recordo)
Última edição por KROZ em quarta mar 31, 2004 7:11 pm, editado 1 vez no total.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 30, 2004 6:48 pm

Antes dos 6 meses o cão não deve fazer exercícios excessivos.

Claro que se vier à rua e correr como um desalmado,isso não lhe fará muito mal :roll:

Deve é evitar,antes dos 6 meses,fazer caminhadas demasiado longas ou exercitá-lo muito com certas brincadeiras...

De resto,penso que poderá brincar ou treiná-lo normalmente;Comece pelo treino básico...

Abraços a todos:

Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
KROZ
Membro Veterano

terça mar 30, 2004 7:52 pm

E porque não antes de 1 ano de idade ou dos dois anos? O que muda dos 6 para um ano numa raça grande?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 30, 2004 8:12 pm

Até ser adulto convêm não forçar as articulações.
Tal como já tinha dito outro forista.
E, como outro disse, nadar é óptimo.
Mas correr também.

Não forçar as articulações - evitar brincadeiras prolongadas de saltar, de puxar, de subir escadas.
Evitar pisos escorregadios.

Em qualquer caso, lembre-se que está a crescer - grande parte da sua energia vai para o crescimento (como as crianças).
Não exagere nenhum exercício.
Evite exercícios pesados e prolongados a seguir a comer (logo a seguir).

Vai correr tudo bem.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 30, 2004 10:48 pm

O que muda a partir dos 6 meses é que ,até a essa idade o cão tem um crescimento muito acelerado(quer seja de raça grande ou pequena).
A partir dos 6 meses o cão continua a crescer,mas não tão rapidamente como até aí.
O risco de danificar articulações será menor.
É óbvio que quem deseja começar a treinar um cão,não esperará até aos 2 anos para o treinar...

Abraços a todos:

Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Baruk
Membro

quarta mar 31, 2004 8:10 am

Agradeço os esclarecimentos . Já apontei as dicas aqui no meu bloco de notas
:)

Mas surgiu-me outra dúvida com a msg da/do KROZ sobre a questão da ração.

A ração não é especifica para a idade do cão? Jovem para qd é jovem , adulto para qd é adulto?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 31, 2004 9:13 am

Baruk Escreveu: Agradeço os esclarecimentos . Já apontei as dicas aqui no meu bloco de notas
)

Mas surgiu-me outra dúvida com a msg da/do KROZ sobre a questão da ração.

A ração não é especifica para a idade do cão? Jovem para qd é jovem , adulto para qd é adulto?
Sim, mas nas raças grandes, é preferivel controlar os niveis de energia assimilados, de modo a controlar o ritmo de crescimento.

As "tipicas" rações de cachorro podem provocar um acelaramento do crescimento, o que pode vir a trazer diversas anomalias.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Baruk
Membro

quarta mar 31, 2004 11:32 am

Então devemos, a partir de uma certa idade, digamos 6 meses, misturar ração de jovem com ração de adulto?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 31, 2004 11:41 am

Baruk Escreveu: Então devemos, a partir de uma certa idade, digamos 6 meses, misturar ração de jovem com ração de adulto?
Isto varia de situação para situação. De raça para raça, ou mesmo de individuo para individuo. Mas não sou defensor das "misturas".

Penso que o criador do seu cão poderá informá-lo melhor. Ele tem obrigação de conhecer o que é melhor para a linha que cria.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta mar 31, 2004 12:11 pm

Baruk, há marcas de ração que têm rações específicas para cada tamanho (pequeno, médio e grande), exactamente devido às diferenças entre eles. Com estas não é, de todo, necessário andar a fazer misturas, uma vez que as questões postas anteriormente já estão previstas. Se usa uma outra marca, aí acho que deve seguir o conselho da Casa do Trevo.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 31, 2004 2:26 pm

casadofarol Escreveu: Baruk, há marcas de ração que têm rações específicas para cada tamanho (pequeno, médio e grande), exactamente devido às diferenças entre eles. Com estas não é, de todo, necessário andar a fazer misturas, uma vez que as questões postas anteriormente já estão previstas. Se usa uma outra marca, aí acho que deve seguir o conselho da Casa do Trevo.
Desculpe-me casadofarol, mas eu não aconselhei nada. Aconselhei sim a consultar o criador do canito. Limitei-me a explicar aquilo que o KROZ quis dizer. O que eu disse foi:
casadotrevo Escreveu: As "tipicas" rações de cachorro podem provocar um acelaramento do crescimento, o que pode vir a trazer diversas anomalias.
Eu penso que as "tipicas", salvaguarda algumas. Agora devo chamar a atenção para o facto de algumas "Large Breed, Maxi, Giant" de crescimento terem niveis de proteína demasiado elevados, na minha opinião. Mas isto não há nada como a experiência de cada um com as suas linhas, por isso é que aconselhei a consultar o criador.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
KROZ
Membro Veterano

quarta mar 31, 2004 7:17 pm

Sem dúvida que o criador é o melhor conselheiro pois conhece melhor a raça em questão que nós.

Mas não se trata de misturar rações.
Se souber ler inglês veja no site do canil Sealords o procedimento aconselhado para as raças grandes:
http://clientes.netvisao.pt/zbiri/

Clique em "Tips for owners" e depois em "feeding dogs".

Se não souber inglês avise que eu coloco a tradução.
Responder

Voltar para “Cães”