Mastim Napolitano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça mar 30, 2004 3:03 am

Caro casadotrevo
não pricisa de me desculpar o desconhecimento histórico, até porque, neste caso, este não existe. Sei muito bem o que são bassets e o porquê da sua criação. Não é a criação de bassets que eu critico, mas sim os exageros levados a cabo pelos criadores das linhas de "beleza".
A criação moderna com vista às exposições de beleza tem levado à criação de hipertipos, não só nos bassets, como em muitas outras raças. O moderno Bulbog Inglês, as rugas do Sharpei e do Mastim Napolitano, as angulações nas patas traseiras do Pastor Alemão, etc, etc... são disso um bom exemplo.
No caso dos bassets, tenho visto "campeões de beleza", principalmente Bassethoud e tekel, que de facto quase arrastam o peito pelo chão e duvido que tais exemplares tenham alguma capacidade para a sua função--- a caça
Cumprimentos
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

terça mar 30, 2004 7:18 am

Ola,

Fallen Angel disse : " Respeito a sua opinião, mas eu também tenho a minha e para mim o AST é que poderá ser um Pit,que perdeu qualidades a nível de temperamento e de funcionalidade. "

E que pensar dos tais Pitbulls que foram adestrados no programa KNPV holandês que é o mais duro no mundo, e que por final não ficaram devido a um comportamento muito excessivo nos ataques; o Pitbull não tem um comportamento tão funcional como pode pensar, fica com pouca estabilidade de carater quando adestrado como cão policia por exemplo e para atacar em particular; os Am Staffs tem obtido excelentes resultados para isso, e vê se quald dos dois teve uma seleção séria no que diz respeito a estabilidade do comportamento.
Mas o que entende por funcionalidade ? Temperamento sim, tem bastante, mas não é uma qualidade tão importante, é preciso é poder dirigir esse temperamento o que é impossivel com um Pit adestrado ao ataque, devido a essa seleção baseada nos combates de cães, ou de Game, ja que pelos vistos muita gente neste forum gosta de usar esse tipo de palavra;

Assim se vê qual a fiabilidade de cada um, e pelos vistos o Pitbull não da para isto :o

Até,
Pedro
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mar 30, 2004 9:36 am

FBC Escreveu: No caso dos bassets, tenho visto "campeões de beleza", principalmente Bassethoud e tekel, que de facto quase arrastam o peito pelo chão e duvido que tais exemplares tenham alguma capacidade para a sua função--- a caça
Cumprimentos
Eu não sei se está atento ás exposições, mas garanto-lhe, que hoje em dia (no caso do Basset Hound) os movimentos são um factor predominante. Ora se um cão se move bem e fluentemente, por que raio é que acha que ele não pode caçar ?
Os Hiper-Tipos, nos Basset Hounds eram moda nos anos 80, agora desejam-se Sound Dogs. Repare melhor nos actuais campeões da raça e se puder observe-os ao vivo.
O desejável é tipo quanto baste, até porque o estalão classifica o movimento como "Most Important".
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça mar 30, 2004 6:48 pm

O AST está a tornar-se um cão demasiado pesado,começando a perder agilidade,está a tornar-se demasiado largo,logo despende mais esforço para se movimentar,e a perder em resistência,mas para weith puling isto é bom ,porque estes cães desenvolvem mais força mas perdem a nível de resistência, velocidade e mobilidade.
Quanto ao temperamento do Pit ,é um cão que é tão desequilibrado, que por norma quem usa estes cães em trabalho o que mais lhe gaba é a capacidade do cão reagir de forma protectora quando o figurante ameaça e se o figurante mudar o comportamento para uma postura amigável o cão automáticamente desliga ficando também com uma postura amigável, o que não acontece em muitos exemplares de algumas raças que para aí andam que são tidas como excelentes para guarda e proteção, que mesmo depois da postura do figurante mudar e desaparecer a ameaça continuam com a cabeça tão quente que não se conseguem acalmar tornamdo-se um perigo por vezes para quem se aproxime mesmo que nada tenha a ver com a ameaça prévia. E sim o Pit tem um senão, não é por ter um temperamento desiquilibrado como queria fazer querer, o seu senão é que depois de morder o pit é talvez um pouco mais complicado de treinar para largar à ordem. Mas isto não faz dele desiquilibrado ou que seja impossível de treinar ,é preciso é saber lidar com estes animais. Nos EUA há muitos pits a trabalhar com excelentes resultados pena que aqui essa realidade não exista.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça mar 30, 2004 9:16 pm

Curiosamente o Number-One de Heavenguard Ch Port (mais conhecido por Tobias), com os seus quase 40 kg e novo (faz 9 aninhos este ano) dava mortais para trás... bastava mandar uma bola em arco por cima dele... fazia tracção e natação, e era um daqueles cães que nunca se cansavam... ainda hoje, se for necessário, faz tempos razoáveis em jumping, e nunca notei falta de agilidade ou de estamina... o seu filho Arnold com seis anos, sempre que o levo a nadar, é uma horita certa e tenho que quase o tirar à força da água (e tem uma rótula desfeita), a Brindle da Casa dos Cães Ch JP01 Port, fazia (não o tem feito por falta de tempo meu) diáriamente 5 km em tracção (e eu na altura pesava bem mais que hoje +- 25 kg) e ainda tinha que ficar um bom bocado a atirar bolas para a cansar... só nunca gostou muito de nadar e nunca passou da meia hora... Comprimenta as pessoas com uma lambidela na cara em voo e sem lhes tocar com as patas, já tendo feito a proeza com um amigo meu que mede mais de 1,90m... e para 46 cm de altura pesa 30 kg, não noto falta de mobilidade, de agilidade ou de estamina...

Isto quando não há argumentos... :roll: :roll: :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
FallenAngel
Membro

terça mar 30, 2004 9:50 pm

Gonçalo:

Tudo o que disse não me surpreende,e não é porque os seus cães fazerem essas habilidades que vou mudar a minha ideia inicial, visto que a essas habilidades estou eu habituado e melhores,e mais nem é preciso ser AST ou APBT para as fazer ,um amigo meu que cria rotts e tem os cães em tão boa forma física que para ele isso também não é espantoso(e olhe que os rott são um pouco mais pesados).
Quanto ao Tobias deixe-me que lhe diga que conheci este cão penso eu que na altura ele teria 10 meses, e posso lhe dizer que o adorei,lindo alegre , docil e lembro-me de achá-lo um cão alto ( e talvez tivesse razão 40kg) mas para mim era excelente (isto é o que me lembro já lá vão uns aninhos) também me lembro de 2 cadelinhas de 4 meses ,na altura, muito traquinas . Nunca disse que os seus cães eram maus,e devo dizer-lhe que este estilo de conversa o meu cão é melhor que o teu não me agrada porque acho muito infantil. Apenas me entristece ver uma pessoa como você a meter abaixo um cão como o APBT e a não lhe reconhecer as qualidades. Felizmente nem toda a gente pensa assim e vejo esta raça com futuro, só espero que caminhe na direção certa e essa não é a que vejo levar o AST neste momento ,e os seus cães não são todos os AST que existem.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 30, 2004 10:17 pm

FallenAngel Escreveu: Gonçalo

Tudo o que disse não me surpreende,e não é porque os seus cães fazerem essas habilidades que vou mudar a minha ideia inicial, visto que a essas habilidades estou eu habituado e melhores,e mais nem é preciso ser AST ou APBT para as fazer ,um amigo meu que cria rotts e tem os cães em tão boa forma física que para ele isso também não é espantoso(e olhe que os rott são um pouco mais pesados).
Quanto ao Tobias deixe-me que lhe diga que conheci este cão penso eu que na altura ele teria 10 meses, e posso lhe dizer que o adorei,lindo alegre , docil e lembro-me de achá-lo um cão alto ( e talvez tivesse razão 40kg) mas para mim era excelente (isto é o que me lembro já lá vão uns aninhos) também me lembro de 2 cadelinhas de 4 meses ,na altura, muito traquinas . Nunca disse que os seus cães eram maus,e devo dizer-lhe que este estilo de conversa o meu cão é melhor que o teu não me agrada porque acho muito infantil. Apenas me entristece ver uma pessoa como você a meter abaixo um cão como o APBT e a não lhe reconhecer as qualidades. Felizmente nem toda a gente pensa assim e vejo esta raça com futuro, só espero que caminhe na direção certa e essa não é a que vejo levar o AST neste momento ,e os seus cães não são todos os AST que existem.
Onde é que eu meti o Pit abaixo? só acho que não tem lugar num Livro de Origens e expliquei porquê! Já tenho defendido o Pit em lugares e situações bem mais comprometedoras que o forum da arca... Não sou eu que venho aqui, num forúm público e onde não se sabe quem o lê, exaltar o "gameness" e os cães criados para isso na pior das perspectivas... de resto limitei-me a refutar os seus argumentos... Desde antes de ter AmStaffs que não só acompanho o Pit como me correspondo e correspondi bem como conheço e sou amigo de grandes criadores dessa raça (que sabem que crio e prefiro o AmStaff)... o mais notório por cá é, como toda a gente sabe e eu nunca escondi, o meu amigo Sérgio Sá... Pat Patrick, Louis Colby, Jim Small, Jim Culbertson, entre outros, são criadores sobejamente conhecidos e com quem troquei correspondência diária numa mailling list fechada a pessoas do meio (a antiga APBT-L)... a minha preferência e opção vem pelo que estudei as raças e pelo que acompanhei em ambas, agora, que me venham com argumentos "o meu cão é melhor que o teu" só porque ainda há quem o crie e utilize com critérios do séc. XIX... não obrigado, estou feliz no séc. XXI.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
FallenAngel
Membro

quarta mar 31, 2004 5:07 pm

Gonçalo:

Qual é o problema de defender o gameness no Pit (característica que aqui tem sido associada a lutas,mas que eu defendo que é possivel preservar e selecionar doutra forma)?
E alguma vez eu escrevi aqui que poria os meus cães a lutar, ou que concordo com lutas de cães?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 31, 2004 5:22 pm

FallenAngel Escreveu: Gonçalo

Qual é o problema de defender o gameness no Pit (característica que aqui tem sido associada a lutas,mas que eu defendo que é possivel preservar e selecionar doutra forma)?
E alguma vez eu escrevi aqui que poria os meus cães a lutar, ou que concordo com lutas de cães?
Bem, agora é que já me está a trocar as voltas.

Já nem parece o mesmo que disse isto:
FallenAngel Escreveu: Pronto já percebi que são todos contra lutas de cães, muito bem, então digam-me em que sentido e como vamos selecionar o APBT. Será este um cão diferente do AST agora que se caminha para uma seleção sem recorrer às rinhas, ou seja será que faz sentido a existencia do APBT ou aceitamos o AST como a sua evolução natural para o mundo actual,em que se começou a dar importancia aos direitos dos animais?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 31, 2004 9:22 pm

Sem comentários :o :o :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mar 31, 2004 9:23 pm

Caro Fallen Angel, qualquer cão em 100 anos muda... se não acha isso normal, não sei que lhe diga.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
FallenAngel
Membro

quinta abr 01, 2004 1:34 pm

Casadotrevo:

Não sei se reparou o que transcreveu foi uma pergunta,não uma afirmação. E se estava com vontade de citar a minha opinião poderia ter ido buscar a intervenção em que eu declaradamente digo "esta é a minha opinião" que pena que você não leia tudo e que pena que ande sempre a meter a colher sem se preocupar em ser correcto e fiel ao contexto.

Eu próprio disse:
[quote]Até aqui ainda não dei a minha opinião pessoal, mas acho que neste momento vou falar no que acredito. Eu como admirador do APBT não posso por de lado o seu passado, tenho que admitir que pessoas pelas quais tenho uma certa admiração pelos conhecimentos que tinham e pelo que fizeram pela raça eram dogmam. Nunca poria um cão meu a combater... Mas nunca poria um cão meu num combate,porque acredito que se pode selecionar os cães mais fortes,mais funcionais com alto grau de game a partir de um conjunto de provas que já se realizam em algumas partes do mundo, podendo porporcionar o que para mim é o ideal para um cão,exercício,carinho e cumplicidade do dono,cuidados veterinários,sem ter que o por à prova 2 ou 3 vezes, e no entanto mantendo o verdadeiro espirito da raça.
[/quote]

CasadeAnaval:
Qualquer cão em cem anos muda,apenas não gosto é de ver raças a mudar para tipos de cães que são autenticas caricaturas morfológicas,e nada funcionais. Mas como já tenho dito cada um tem direito à sua opinião,seus gostos e preferências, por exemplo há quem adore bulldogues ingleses, há outros que os acham uma aberração, como há quem olhe para os mastins napolitanos actuais(principalmente os dos EUA) e os ache o máximo e há quem olhe para eles e prefira os antigos. Por isso enquanto houver pessoas que apreciam determinadas características os cães hão de mudar em dterminado sentido,nem que para isso a gente os tenha que ajudar a reproduzir e a nascer...
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quinta abr 01, 2004 1:46 pm

Desculpem a minha ignorância mas poderiam-me explicar quais as diferenças entre o Mastim Napolitano Americano e os outros Mastins?

Será q há fotos dos dois tipos esclarecedoras?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 01, 2004 1:52 pm

FallenAngel Escreveu: Casadotrevo

Não sei se reparou o que transcreveu foi uma pergunta,não uma afirmação. E se estava com vontade de citar a minha opinião poderia ter ido buscar a intervenção em que eu declaradamente digo "esta é a minha opinião" que pena que você não leia tudo e que pena que ande sempre a meter a colher sem se preocupar em ser correcto e fiel ao contexto.
Caro FallenAngel, é claro que eu reparei que era uma pergunta, mas também reparei (eu e os outros) onde V. Exa. queria chegar com essa pergunta. Agora, quando as conclusões não foram parar onde queria que fossem, é fácil dizer que defende outra coisa.

Quanto ao meter a colher; já é a seguunda vez que o Sr.(a) me acusa de tal. Se a minha opinião é incómoda para a sua pessoa, basta não participar neste fórum. Agora pode ter a certeza de uma coisa; um Fórum é para exprimirmos a nossa opinião e enquanto aqui vier pode contar com a minha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

quinta abr 01, 2004 1:59 pm

Baruk Escreveu: Desculpem a minha ignorância mas poderiam-me explicar quais as diferenças entre o Mastim Napolitano Americano e os outros Mastins?
:o :?: :?: :o :?:
Responder

Voltar para “Cães”