Crates: Jaulas para cães à americana. Concordam ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 31, 2004 7:42 pm

Podes crer, Guida_F !
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 31, 2004 7:50 pm

É o dia a dia de quase todos os que competem em obediência. É a metodologia inglesa ao seu melhor nível. Tudo serve como recompensa, até a liberdade.

Para além de andarem sempre presos, passam o dia todo sem comer se for preciso só para renderem mais na obediência pois sabem que se fizerem tudo bem têm direito à papinha...

Por isso não se admirem com os meus tópicos contra a metodologia ingelsa aplicada à competição.
csmribeiro
Membro Júnior
Registado: sábado fev 28, 2004 12:25 pm

quinta abr 01, 2004 11:02 am

olá a todos,

depois de ter lido os posts sobre o uso dos crates, eu queria dizer que penso que estão a associar já muitas coisa ao crate, coisas que não têm nada necessáriamente a ver com os crates.

o crate pode ser e é muitas coisas. pode ser uma jaula, pode ser uma àrea encoberta por uma pequena vedação, sei lá, na cozinha, e normalmente quer dizer uma daquelas caixas tipo transportadora, daquelas que usamos para os cães andarem de avião.

o crate serve para muitas coisas. pode ser a casota do cão - como qualquer outra que vocês podem ter em casa ou no jardim. pode ser a cama dos animais - a cama do bruce é um crate. tirei a parte de cima e voilá, lá esta a cama dele. quando viviamos em nova iorque, o bruce tinha uma dessas jaulas - era a casota dele, era o refugio dele - quando estava cansado depois de jogar à bola, ou quando queria se afastar da cadela lá de casa, a lupe, ia para lá. é o espaço dele - só dele. e os cães precisam disso. a porta estava sempre aberta e o bruce entrava e saía quando queria. o bruce ia para o crate dele com alegria - eu dizia "kennel up" e ele corria para dentro para dormir, ou quando vinham arranjar qualquer coisa em casa.

claro que há pessoas que deixam os cães dentro, fechados, durante horas. mas esse tipo de atitude não se resume a quem tem uma jaula ou um crate. há gente que deixa os cães sozinhos na cozinha, ou fechados na sala durante um dia inteiro. isso será menos "cruel"?

como tudo - as coisas não são crueis ou horriveis por si só - é a maneira como nos utilisamos as coisas que fazem com que sejam menos bem para os nossos animais.

e mais - deixamos de histeria enquanto à maneira como os outros tratam os cães - sejam americanos ou chineses ou espanhois. é uma questão de cultura e temos que ter mais tolerância. mais - nem todos os americanos são iguais, como nem todos os portugueses são iguais. fico, francamente, assustada quando leio posts que são obviamente simplesmente reaccionárias e anti-americanas - são palavra escritas sem se ter pensado no assunto. um pouco de "nuance" nunca fez mal a ninguem. aliás, é por falta de nuance que o mundo está da maneira que está.

gostava de ter exprimido melhor o que penso, mas, infelizmente, o meu português escrito não é muito bom. queiram desculpar.

cumprimentos.

e já agora, quem tem telhados de vidro não deve andar a atirar pedra...os portuguese tb não são conhecidos por tratarem bem os seus animais...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 01, 2004 11:09 am

aisd Escreveu: Ah, um basset...são cães teimosos (e muito esperto :D )

Quanto ás "crates" - os motivos a favor são quase todos da conviniência dos donos.
E, a mim, só isto me levanta suspeitas...

Não vejo mal nenhum nas "crates" e vejo uma situação onde dá muito jeito - é nas viagens de avião.
Se o cão estiver habituado vai ser muito mais fácil para ele.
Estou a pensar nisso.

Na realidade a Zorra nem à trela está habituada.
Passeio-a em sítios sem pessoas, solta da silva.
Nunca se afasta muito de mim.
No carro vai solta no banco detrás - normalmente acaba por se deitar e ir a dormir.

Já devem saber que sou contra a limitação dos cães.
Cão faz parte do nosso mundo - como as crianças.
Cão deve ser tão livre quanto possível - é a minha maneira de ver.

Mete-me impressão que as pessoas só pensem em limitar, prender, cercar de regras e regrinhas tudo o que mexe.
Nem mais AISD ;) 100% !
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano

quinta abr 01, 2004 12:47 pm

csmribeiro Escreveu: o bruce tinha uma dessas jaulas - era a casota dele, era o refugio dele - quando estava cansado depois de jogar à bola, ou quando queria se afastar da cadela lá de casa, a lupe, ia para lá. é o espaço dele - só dele. e os cães precisam disso. a porta estava sempre aberta e o bruce entrava e saía quando queria.
Mas aqui a critica é quem obriga e fecha a porta sem haver necessidade para tal.
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta abr 01, 2004 2:14 pm

KROZ Escreveu: É um utensilio de treino e de saúde, dizem eles.
(...)Com isso, dizem eles, que o cão futuramente não contrai certos problemas e eles até gostam, supostamente, pois é a mesma coisa que um lobo retirar-se nas horas de calor para o seu covil.
E enquanto eu puder provar o contrario, e provo, isso são tretas. Qualquer cão prefere andar solto e em termos de saúde, nunca vi nenhum a queixar-se por não andar na caixa à tarde.

Se querem ler melhor sobre este assunto vejam o tópico no fórum dos dobermann. Não se trata de caixas de transporte... ia lá eu dizer mal de uma caixa de transporte....
O tópico, para quem quiser consultar é este: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... r=&start=0

Já agora que tal o Kroz continuar a sua participação no tópico e explicar as tretas e apresentar as suas provas também; de certeza que todos íriamos agradecer...eu pelo menos, já que não tenho experiência nenhuma a nível de aprumos (por exemplo) no dobermann e estou quase a ter o meu, gostaria de ver essa questão mais debatida; mas de preferência lá, entre criadores e pessoas como você que estão dentro do assunto.

Fica aqui o repto.

PS Espero que, se houver mais alguém que tenha experiência e conhecimentos (como o tal exemplo dos aprumos e articulações, mas outros também) sobre o uso ou não da caixa, no dobermann em especial, contribua também. Obrigado.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta abr 01, 2004 3:03 pm

Boa tarde,

Estive a ler os post's sobre as caixas/crates e os cães bem como um texto lá referido sobre o Crate training.

Achei as opiniões muito interessantes e fundamentadas.

Efectivamente os nossos cães passam mais tempo a dormitar ou a dormir do que em actvidade. Morem eles em apartamento ou em quintal, quinta, etc.

Desde que os bichitos não fiquem confinados a esse local durante tempo demasiado, não me repugna a utilização desse objecto.

Ele acaba por funcionar como casota. A minha cadela procura estar debaixo da mesa. Sente-se protegida, penso eu.

Já ponderei a aquisição de uma casota; porque não uma crate que tem a vantagem de servir de casota e de transportador?

Beijitos

Beatriz

;) ;) ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 01, 2004 3:23 pm

Não vou responder directamente à sua questão porque não sei.
Eu já tinha lido o tópico.

O que me chocou foi que certos foristas parecem olhar para os seus cães como algumas pessoas olham para o seu Ferrari ou Mercedes.
Um objecto cujo valor se reflete na imagem do dono.

Acho graça que insistam que os cães são felizes e não gostam menos deles (donos) por passarem 70 % do seu tempo fechados na "crate".
Depois vêm dizer que nós - aqueles para quem os cães são parte da família, humanizamos os ditos...
Ora, todos sabemos que qualquer cão maltratado, esfomeado, abusado continua a gostar do seu dono.
Presumir que um cão tem reacções humanas perante os maus tratos, tipo "já não gosto de ti", a isto é que eu chamo humanizar um cão.

De qualquer forma, esta visão utilitária do cão não é a minha.
Eu tenho uma cadela que o próprio criador queria apresentar em exposição (depois da devida preparação).
Não tenho interesse nisso.
Primeiro, porque não quero procriar e segundo, porque o principal, para mim, é que a cadela seja feliz.
E, tenham paciência, estar preso 70 % do seu tempo numa jaula, de onde sai para ter exercício intensivo, não é a minha ideia de como se faz um cão feliz e equilibrado.
Aliás nem sequer percebo o que se quer atingir com isto.

Tinha eu a ideia que o doberman era um cão de guarda.
Para que serve um cão de guarda encerrado num jaula ?

Não pretendo ofender ninguém com esta intervenção.
Como disse, não percebo nada de aprumos e problemas de crescimento no dob.
Mas confesso que fiquei mal impressionada com a maneira gelada como os dob são referidos por alguns donos.
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 01, 2004 3:57 pm

Cara AISD

Eu, como estou em fase de assimilação de informação mais precisa, preparo-me procurando ouvir/ler/ver vários métodos/opiniões.

E se, durante a fase de crescimento, o uso da caixa for benéfico em situações de aprumos, cervicais, articulações e afins não me choca o facto de, como um forista referiu, 70 % do tempo ser passado na caixa, saindo as tais duas horas de manhã, tarde e noite. No caso do meu, tenciono em príncípio deixar a caixa aberta também à noite. Até porque, pelo que percebi pelo que tenho lido e ouvido, a adaptação à caixa funciona com recurso a motivações (seja festas ou goluseimas) de modo a que ele próprio queira ir para lá sem obrigações. E mantenho, se realmente se reflecte na saúde, não vou hesitar mesmo. Além do mais, um cão que se exercite umas horas por dia...irá calmamente suportar uma caixa sem obrigações, pelo que sei, são eles próprios a recolher-se lá. Cada caso é um caso, e disciplina não faz mal muito menos se implicar saúde; mas também é bom que haja discernimento. Mas pelo que já vi, as pessoas não serão assim tão "gélidas" com os seus cães. De qualquer modo, os números são mesmo assim, gélidos. E nem sempre se levam à risca ;)

Espero ter-me explicado bem e no restante, não me quero alongar porque...não tenho conhecimentos. :)

PS. Esqueci-me de referir que, no meu caso por exemplo, vai estar quase sempre alguém em casa, no máximo estará 3/4 horas sozinho (pelo menos durante os primeiros meses) e às vezes nem esse tempo. Se eu vir que consigo habituá-lo a estar na caixa sem stress e com vontade, e que é necessário por motivos de saúde (principalmente) e disciplina...fá-lo-ei. Até porque o meu cão vai ter que andar todos os anos uma ou duas vezes de avião, o que implica estar fechado nunca menos de 4/5 horas na caixa de transporte. Se estiver habituado...tanto melhor.

Em princípio não opino mais porque acho que não tenho mais nada a acrescentar...mas se quiser, por pm, terei todo o gosto em discutir "pormenores" consigo.
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 01, 2004 4:23 pm

BeaRam Escreveu:
(...) um texto lá referido sobre o Crate training.
Só para acrescentar que também achei o texto muito interessante, por isso lá está o link. É sem dúvida uma maneira de ver as coisas...e bem explicada.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 01, 2004 4:54 pm

Em Bobtails, não conheço NENHUM criador que advogue o uso das jaulas como meio preventivo de problemas articulares. E, para quem não sabe, Bobtail tem mais osso e é mais pesado que Dob. Aliás, não consigo mesmo perceber porque é que os Dobs têm que ser diferentes das outras raças e que ser criadas em confinamento para não terem problemas articulares. Já agora, alguém sabe em que mais raças é advogado o uso das jaulas para se prevenirem problemas de aprumos ?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta abr 01, 2004 5:00 pm

SeaLords Escreveu: Em Bobtails, não conheço NENHUM criador que advogue o uso das jaulas como meio preventivo de problemas articulares. E, para quem não sabe, Bobtail tem mais osso e é mais pesado que Dob. Aliás, não consigo mesmo perceber porque é que os Dobs têm que ser diferentes das outras raças e que ser criadas em confinamento para não terem problemas articulares. Já agora, alguém sabe em que mais raças é advogado o uso das jaulas para se prevenirem problemas de aprumos ?
No Humano mesmo. O problema não serão os aprumos, mas que as jaulas evitavam muita coisa, evitavam ;)
KROZ
Membro Veterano

quinta abr 01, 2004 5:04 pm

Nrc, as minhas provas são a minha vida. Convivi com alguns dobermanns e com pessoas que tiveram muitos dobermanns e todos esses cães viviam ao ar livre e nunca tiveram qualquer problema.

O que eu faço aos aprumos é meter os cães a fazer imenso trote de modo a os definir bem. Agora caixas...
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 01, 2004 5:24 pm

casadofarol Escreveu: No Humano mesmo. O problema não serão os aprumos, mas que as jaulas evitavam muita coisa, evitavam ;)
Tirou-me as palavras da boca...
Nós usamos a transportadora para manter o Calvin sossegado em ocasiões muito específicas:
- quando viajamos (o nosso carro é comercial);
- quando temos de fazer limpezas aprofundadas em casa e não queremos que ele ande a correr atrás das esfregonas e não o podemos pôr na varanda enquanto não estiver também limpa e os vidros lavados;

Também usamos a transportadora para ele dormir, mas isso foi opção do próprio Calvin; parece que gosta de dormir naquela "casota".

De resto, ter cães enclausurados é uma coisa que ultrapassa a minha compreensão. Os cães não são bibelots para serem pavoneados na rua e trancafiados quando chegam a casa, não vão eles morder o sofá de design ou largar uns quantos pêlos nas botas Gucci dos donos...
Nós também tínhamos um sofá branco (que agora já está a atirar para o "branco sujo") e uma casa muito arrumadinha - até chegar o Calvin e provar que quanto mais ele destrói os fios do computador e quanto mais ele arranca bocados ao tapete, mais nós o adoramos. Trancá-lo numa jaula, seja ela de que formato fôr, nunca na vida!
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta abr 01, 2004 5:30 pm

Ao ouvir esta história sobre encaixotar uma determinada raça :o

O que eu acho no mínimo rídiculo, não posso deixar de interrogar-me:

-O que é que os veterinários dizem desta barbaridade? :evil:

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”