Olá! Eu tenho um hamster mas como não faço criação, não sou especialista nisso, mas encontrei umas coisas que podem ajudá-lo:
Reprodução
Devem ser acasalados a partir dos dois ou três meses de idade. A gestação demora 30 dias. Durante esse período (o macho não deverá estar junto com a fêmea) ela fará um ninho, variando as ninhadas de 1 a 17 filhotes. O hamster nasce com dentes, sem pelos e com os olhos fechados. Pesa, em média, duas gramas e mede cerca de dois centímetros e meio. A partir dos 3 dias o pelo começa a nascer, levanta as orelhas aos 5 e aos 8, ainda com os olhos fechados, já sai do ninho para pequenos passeios. Não se deve tocar nos bebés antes dos 14 dias. devem ser separados da mãe entre os 21 e 25 dias, devendo permanecer separados por sexos. Aos 30 dias são animais adultos.
As hamsters são excelentes mães, tratando desveladamente a sua prole, alimentando-os e aquecendo-os permanentemente.
E encontrei mais este:
REPRODUÇÃO
Uma fêmea de hamster pode reproduzir-se até aos doze meses de idade ou mais, mas não convém que se reproduza depois disso. Os hamsters machos podem ser reprodutores até aos dois anos de idade.
Os testículos do hamster são invulgares, na medida em que estão alojados no corpo por debaixo da cauda e não num saco ou escroto, como acontece na maioria dos animais. No tempo quente os testículos estão geralmente bastante baixos e vêem-se bem, mas quando está frio nem sempre são bem visíveis.
Antes de juntar um hamster macho a uma fêmea para efeitos de acasalamento, certifique-se de que os testículos do macho estejam bastante baixos.
Antes de acasalar uma fêmea de hamster, deve observar-se cuidadosamente o estudo das unhas e dos dentes. Serve-se de umas e outros quando as crias estão a nascer, e se os dentes ou as unhas são demasiado compridos pode ferir tão gravemente as crias que mais tarde é ela mesma que as mata. Os dentes e as unhas podem ser aparados com uma tesoura de unhas bem afiada, pois são bastante macios
Agarra-se firmemente o animal pela pele solta que fica atrás da cabeça. O hamster é obrigado a abrir a boca, mostrando os dentes, que podem ser aparados assim que fique quieto. Os dentes devem ficar todos do mesmo comprimento. As pequenas unhas do animal podem ser cortadas com facilidade assentando as patinhas sobre o nosso polegar ou sobre um dos dedos, mas não se devem cortar muito curtas, para não fazerem doer ao animal.
As fêmeas têm o cio aproximadamente de quatro em quatro dias, sobretudo durante a estação de reprodução normal, que se crê geralmente situar-se de Março a Outubro, mas podem reproduzir-se em qualquer altura do ano. Não há sinais bem definidos que indiquem que a fêmea está com o cio. Acariciando suavemente o animal, este levanta geralmente a cauda se está com o cio.
Quando a fêmea está com o cio, deve ser mudada para a gaiola do macho. Nunca ponha o macho na gaiola da fêmea, pois as fêmeas de hamster são muito dadas às brigas, e sobretudo quando não estão prontas para o acasalamento, podem não gostar dessa invasão e atacar o macho antes de o podermos salvar.
Na posição do acasalamento a fêmea imobiliza-se completamente, com a cauda levantada e os olhos parados num olhar fixo. Quando se encontra neste estado nada parece afectá-la, e mantém-se imóvel mesmo se a agarrarmos. Sopre suavemente sobre a fêmea pelo lado de cima, se a quiser fazer regressar ao seu estado normal sem a perturbar.
Quando a fêmea se mostra impaciente, depois do acasalamento, e começa a andar para cá e para lá na gaiola ou quando começa a lavar-se com um cuidado exagerado, deve ser retirada, quando não em breve se tornará agressiva.
Se a fêmea não dá sinais de se querer acasalar à pri-meira ou à segunda tentativa, continue a tentar durante cinco dias seguidos, de preferência sempre à mesma hora, ou então apresente-a a outro macho. Não tente acasalar os hamsters na presença de estranhos, de crianças ou de outros animais. Depois da fêmea ter assumido a sua atitude rígida nada parece perturbá-la, mas o macho distrai-se com facilidade, e os acasalamentos podem frustrar-se por essa razão.
Depois do acasalamento deve levantar-se a fêmea com jeito, mudá-la para a gaiola dela e não lhe mexer novamente durante as próximas doze horas.
A maioria das fêmeas de hamster são boas mães, e dado que muitas delas têm ninhadas grandes, precisam de muito alimento quando estão prenhes. Este deve ser nutritivo mas sem engordar, e deve conter uma elevada percentagem de proteínas.
Espero tê-lo ajudado! Boa sorte!!!!
