Gata abandonada com as pernas partidas - com fotos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda abr 05, 2004 3:00 pm

Cornélia, o meu vet , quero dizer..... o vet dos meus bichos...é em Cabra Figa, perto de Tires-Abóboda-Trajouce... não sei se conhece algumas destas localidades...

Tenho muita confiança neste médico, pois já me salvou o meu Tião (cão) duas vezes.... se ele não tivesse ido a tempo, já tinha ido ..... :(
Se quiser, posso ir lá consigo... não tem qualquer problema para mim ;)

Acho que devia de pedir uma 2ª opinião..... será que a Filó não pode tomar qualquer medicamento para as dores, por estar anémica?? :roll: :roll: ... realmente não consigo compreender o porquê de não lhe ter dado nada :roll: :roll:

Espero que a Filó melhore, um beijinho grande para as duas :)
cornelia
Membro
Registado: sexta mar 28, 2003 8:17 pm

segunda abr 05, 2004 3:21 pm

leonildecarvalho Escreveu: Boa tarde Cornélia.

Sei dar valor à sua situação... e às dores da Filó, coitadinha... :cry: e também sei que quanto mais conselhos e opiniões lhe derem, mais se confunde... já passei por isso, infelizmente... contudo só gostaria de lhe perguntar algo, e por favor não me leve a mal, que é se quando falou com o Dr. Vasco...lhe fez todas as perguntas necessárias... é que por vezes, nós donos, vamos tão angustiados... que acabamos por nos acanhar de fazer perguntas que à priori parecem despropositadas...mas não... ninguém nasce ensinado e nem temos que ser nós a ter repostas para as nossa dúvidas, mas sim os vets... portanto acha que lhe perguntou sobre os analgésicos...o porquê de não lhos receitar... o porquê de tantas dores... ?

Leo

Ele disse que as dores são causadas pelos ferros que estão dentro da perna a segurar o osso (cavilhas?) e quando batem na carne magoam. Sobre os analgésicos lembro-me de ter perguntado mas não me lembro se obtive resposta... a aflição do vet e nossa era tanta por ver a gata assim...
se calhar podia ter feito mais perguntas, mas nunca fico lá dentro muito tempo... não consigo aguentar. Os nervos tomam conta de mim e depois não consigo parar de chorar :(

O meu marido está agora com ela em casa e disse-me que ela estava muito cansada e dormiu. Está no corredor. Na casa de banho quando começava com as crises muitas fezes caia dentro do poliban e depois acho que ainda se magoava mais a tentar sair. No corredor não tem nada que a possa magoar mas tem mais espaço e torna-se mais dificil impedir que se movimente...
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

segunda abr 05, 2004 4:17 pm

Eu não percebo nada de medicina, nem humana, nem veterinária, por isso não interpretem o meu comentário como vontade de atirar bitaites.

Quando a Lolita foi esterilizada, o colar isabelino veio mal apertado e acabo por sair. Voltei lá na manhã seguinte e 5 - cinco - pessoas não conseguiram agarrá-la para o voltar a pôr.

A médica não quis agarrá-la à bruta pois tinha uma costura muito recente e mandou-me dar 1/4 de calmante à tarde, 24 h. depois da anestesia da cirurgia, de modo que ela acalmasse e se pudesse manipular.

Serve isto para manifestar a minha estranheza pelo facto da Filó ter tido de cair 2 vezes da marquesa para o vet. lhe ministrar um tranquilizante :o

A l Lolita nunca tomou analgésico depois da esterilização, até porque a médica disse que ela não iria ter dores e foi precisamente o que aconteceu.

Pelo que contou, o médico foi excelente no modo como se dispôs a operar a Filó na clínica dele a a levar os honorários que levou.
Não duvido que a operação tenha corrido bem, nem de que o pós-operatório seja realmente muito doloroso.
Até entendo que se estiverem com dores não se mexem tanto e a consolidação óssea seja melhor, mas tanta dor será normal?

Já lhe perguntou qual a específica razão de não lhe ser receitado analgésicos?
É que se é por problemas de saúde, era bom que ele explicasse quais.

Se é por uma questão de recuperação óssea, carambas, também tem de se ver o sofrimento que o animal está a ter!

As melhorinhas para a Filó e força para si, pois o seu estado de espírito passa para ela.
V.
cornelia
Membro

segunda abr 05, 2004 5:27 pm

Tchinho Escreveu: Cornélia, o meu vet , quero dizer..... o vet dos meus bichos...é em Cabra Figa, perto de Tires-Abóboda-Trajouce... não sei se conhece algumas destas localidades...

Tenho muita confiança neste médico, pois já me salvou o meu Tião (cão) duas vezes.... se ele não tivesse ido a tempo, já tinha ido ..... (
Se quiser, posso ir lá consigo... não tem qualquer problema para mim ;)

Acho que devia de pedir uma 2ª opinião..... será que a Filó não pode tomar qualquer medicamento para as dores, por estar anémica?? roll roll ... realmente não consigo compreender o porquê de não lhe ter dado nada roll roll

Espero que a Filó melhore, um beijinho grande para as duas )

Obrigado Tchinho,

Por acaso não conheço essas localidades :(
Vou ver como ela passa a noite e quando chegar a casa vou ligar para o Dr. que a está a tratar para tentar saber o porquê de não receitar os analgésicos. Há uma forenses que disse no tópico das fotos da Filó que faziam mal ao figado...

Beijinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 05, 2004 5:31 pm

Entendo, Cornélia... não será que a Carla Pinheiro poderia falar com o vet, visto estar por fora de todo esse sofrimento... ? É que uma pessoa que não esteja tão intensamente envolvida com a situação, é mais fácil para essa pessoa manter a calma e cabeça fria para manter uma conversa em que atrás de umas respostas vêm mais perguntas e assim sempre podia chegar a uma conclusão mais pormenorizada... :?

Eu falo na Carla pois foi ela que lá esteve aquando da cirurgia da Filó... e sei que ela não se importará de eu mencionar o nome dela... ;).

Que acha...?

Combinem lá isso... pelo menos para saber com o que conta e todos os pormenores...

Outra coisa sobre a limitação de espaço e já que o gatinho foi para os seus pais, por acaso não tem por aí um " playpenn " ( desculpem mas não me lembro do nome em Português :oops: é um daqueles parques/cercas que se usam para os bébés brincarem lá dentro ). A minha pergunta é pelo seguinte facto : Eu penso que se a gatinha estiver onde vocês estão e se vejam, mutuamente, há mais chances dela se distrair e sentir-se acompanhada além de passar a ter o espaço mais limitado... é só uma ideia... e se por acaso não tiver um aparato desses, talvez alguém conhecido lhe possa emprestar um...

Palavra que estou muito apreensiva com tanta dor que a gatinha está a sentir... segundo relatos de outras foristas de quem os gatos levaram " cavilhas " nos ossos, não foi tão complicado... hummm até eu já estou confusa... mesmo assim achava bem a Carla ir falar com o vet e depois levarem a gatinha a uma segunda opinião...mas cuidado...que seja uma clínica credível...mesmo que seja caro, por vezes compensa e já sabe que se não puder suportar as despesas... já há vários foristas que se voluntariaram a ajudar...portanto, pense bem no assunto...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda abr 05, 2004 6:53 pm

cornelia Escreveu:
anjaazul Escreveu: eu aconselho-a URGENTEMENTE a mudar de vet. e se o animal foi mal operado' isso não é normal nem justo. ao fim de tanto tempo a gata estar pior. meu deus, que horror :cry: o problema pode não se resolver com analgésicos, mas com outra intervenção. espero que não... mas se calhar com nova operação. este vet já fez rx para ver como está a pata?
Não ainda não fez outro rx . Ontem depois de ter caído apalpou as pernas e disse que estava tudo bem.
O novo rx só quando fizer 3 semanas
Tenho acompanhado este tópico mas sem intervir. Mas agora está a fazer-me muita confusão esse sofrimento. E se o tombo "estragou" alguma coisa? Daqui a três semanas está solidificado fora do sitio....e se algo está mal ? Porque não fazer um rx? Eu tive e ainda tenho ferros e um parafuso no pulso que parti. Na semana a seguir à operação esteve tudo bem, depois comecei a ter dores lancinantes. Só que eu sei gritar com o médico se for preciso e por isso quando me queixei ele de imediato fez um rx. Um dos ferros tinha-se deslocado milimetros e estava a pressionar um tendão!!! Se ele não tivesse feito o rx não tinha visto o problema à "palpação" !!!!
Deixe que lhe diga , um vet que deixa cair duas vezes uma gatinha com o problema da Filó não pode ser um bom vet ou pelo menos não pode ser um vet carinhoso e competente que é o que essa gatinha precisa neste momento. Por favor leve-a a outro, peça uma segunda opinião. Esse animal está a sofrer demais. Eu tive comigo o Reiki, o gatinho a quem foi amputada a patinha. ele andou um mês e alguns dias com cavilhas, parafusos em tudo que era osso. Nunca aquele animal miou de dores. No dia antes da amputação, já ele estava com uma grande infecção continuava a brincar.....tem que haver aí alguma coisa errada!!!! Ela tem que ter algum ferro a pressionar algum nervo, e não está correcto continuar a sofrer assim...pelo menos sem ter certeza que é mesmo necessário, sem exames....desculpem a mensagem, mas eu sei o que são dores dessas.....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 05, 2004 7:15 pm

fabriro Escreveu: .desculpem a mensagem, mas eu sei o que são dores dessas.....
Como a entendo... infelizmente também tenho ferros e parafusos nos ossos, também já sofri uma pequena amputação e sei o que são dores..daí eu estranhar as dores que a gatinha ainda sente... a ser como a Cornélia relatou...acho que são dores em demasía... :cry: e isso pode ser indicação de algo estar muito errado... :? :cry:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda abr 05, 2004 7:38 pm

passaria a Cornélia a ter de se preocupar só uma vez por semana em dar novidades e era mais fácil saber a evolução, sem falar no facto de que o tópico ficava mais leve
ai sim? acha normal uma gata que há dias já tentava levantar-se, agora gritar de dor? nunca deve ter visto um animal a sofrer a sério. não me pronuncio sobre o vet em questão. se fosse comigo, já tinha procurado outro. e não há nada como estarmos no nosso cantinho. isolados. apredemos imenso.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda abr 05, 2004 7:47 pm

Por isso é que em ortopedia penso sempre duas vezes nas ofertas milagrosas. Sem nada a ver com a dona do gato, atenção, mas pechinchas para mim nestas situações, não vale a pena.

Indo a outro vet, não se esqueça de levar as radiografias...mas mesmo assim vai ter que pagar consulta e um novo par de radiografias, desengane-se.

Sem falar que deve ir a um vet que perceba mesmo de ortopedia...é que os que dizem perceber...há muitos ( não me refiro ao vet que operou mas a outros que pululam por aí)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 05, 2004 9:12 pm

Olá

Sem querer colocar o vet em causa (que não conheço) acho estranho ele não receitar nada para as dores. Quando a Amélia foi esterilizada lembro-me que no primeiro dia tomou um pequeno analgésico para não ter dores...

Se fosse a sim procurava ouvir outro vet. Julgo que na FMVL existam profissionais competentes nessa área, mas há aqui pessoas mais capazes de lhe indicar bons vets do que eu.

beijokas
kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda abr 05, 2004 10:08 pm

Olá

Cornélia, que recuperação difícil .... :( Mas tem que manter a calma e pôr as questões que precisa de pôr ao dr. Vasco. Não se acanhe! Não é aqui que as deve pôr. Desculpe estar a falar assim, mas está-me a fazer impressão como é que não consegue acompanhar a gatinha quando ela vai lá. Tem que a acalmar e sossegar, se não ela sente o seu nervosismo e fica pior. Antes de mais é a ele, que operou e que está por dentro do caso, que deve pôr as dúvidas, mais, deve mesmo dizer que quer fazer mesmo um raio X que fica mais descansada, que prefere pagar e saber mesmo como está a correr. Ele precisa de saber como estão mesmo a correr as coisas, porque pode pensar que foi só lá no consultório, entende?
Se fosse com outro, poria a hipótese de algo ter sido mal feito, com ele, evidente que ninguém é perfeito, mas parece-me pouco provável ... Agora, com essas mexidas todas dela, algo pode ter-se deslocado ... desde o início alertei, em pm, que se tinha de acompanhar muito a gatinha nas primeiras fases, precisamente para evitar problemas futuros ... o nervosismo da gatinha deve-se, para além do mais, também a estar fechada, sem ver ninguém ....
Quando o meu Vânias foi operado eu pasei os 2 dias seguintes,24 horas por 24 horas com ele, praticamente, não ficou sozinho nunca ...

Tenha calma, e ponha as dúvidas todas, mas ponha-as mesmo! ao dr. Vasco! ninguém melhor do que ele lhas pode esclarecer!
Que a Filó melhore depressa!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

terça abr 06, 2004 7:14 am

Miadores Escreveu: Tenha calma, e ponha as dúvidas todas, mas ponha-as mesmo! ao dr. Vasco! ninguém melhor do que ele lhas pode esclarecer!
Que a Filó melhore depressa!!
Cornélia: pegue no telefone e ligue para o Dr. Vasco.... tire de vez as dúvidas e se precisar do Romefen 5mg está aqui na minha gaveta. Vou-lhe enviar uma pm com o meu TM. Não se acanhe. Confie no Dr. Vasco: ele anda nesta vida de está muito tempo e sabe o que faz, mas não deixe de o pressionar se acha que é o caso.
Um grande abraço
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça abr 06, 2004 8:35 am

Então cornélia, como foi a noite da filozinha?

Há uma coisa que me está a fazer um bocadinho de confusão: não lhe foi dito inicialmente que a filó poderia ser operada de duas formas diferentes, uma que lhe traria uma recuperação complicada e outra que seria muito melhor e mais rápida, se bem que mais cara? não sei se estou a fazer confusão, a sério, mas a cornélia não optou por esta ultima hipotese? então como é que a gatinha está a sofrer desta forma? posso estar a confundir os veterinários, não sei se foi a primeira vet ou o dr vasco que lhe falou nas duas hipoteses de operação...se puder elucidar-me, agradecia muito, cornélia.

Se a cornélia achar que é o melhor - porque a decisão final será sempre sua - leve-a a outro vet. Se as despesas aumentarem muito, sabe que tem aqui uma série de optimas pessoas que já se dispuseram a ajudar. Mas a cornélia é que vive com a gatinha, a cornélia é que a salvou da morte, por isso a decisão final será unicamente sua. Podemos todos dar opiniões, mas no fim será o seu coração a decidir. Saiba é que pode sempre contar com a nossa ajuda.

Dê noticias...
cornelia
Membro

terça abr 06, 2004 9:34 am

[/quote]

Tenho acompanhado este tópico mas sem intervir. Mas agora está a fazer-me muita confusão esse sofrimento. E se o tombo "estragou" alguma coisa? Daqui a três semanas está solidificado fora do sitio....e se algo está mal ? Porque não fazer um rx? Eu tive e ainda tenho ferros e um parafuso no pulso que parti. Na semana a seguir à operação esteve tudo bem, depois comecei a ter dores lancinantes. Só que eu sei gritar com o médico se for preciso e por isso quando me queixei ele de imediato fez um rx. Um dos ferros tinha-se deslocado milimetros e estava a pressionar um tendão!!! Se ele não tivesse feito o rx não tinha visto o problema à "palpação" !!!!
Deixe que lhe diga , um vet que deixa cair duas vezes uma gatinha com o problema da Filó não pode ser um bom vet ou pelo menos não pode ser um vet carinhoso e competente que é o que essa gatinha precisa neste momento. Por favor leve-a a outro, peça uma segunda opinião. Esse animal está a sofrer demais. Eu tive comigo o Reiki, o gatinho a quem foi amputada a patinha. ele andou um mês e alguns dias com cavilhas, parafusos em tudo que era osso. Nunca aquele animal miou de dores. No dia antes da amputação, já ele estava com uma grande infecção continuava a brincar.....tem que haver aí alguma coisa errada!!!! Ela tem que ter algum ferro a pressionar algum nervo, e não está correcto continuar a sofrer assim...pelo menos sem ter certeza que é mesmo necessário, sem exames....desculpem a mensagem, mas eu sei o que são dores dessas.....
[/quote]

Bom realmente estranhei porquê que ela a 1ª semana passou tão bem e na 2ª tem sido este sofrimento todo :(
Ela já se queijava muito com dores mesmo antes de ter caído.. Talvez devido a espernear tanto tenha mesmo saído alguma coisa do lugar.
Apesar de confiar bastante no vet. talvez vá ouvir uma 2ª opinião...

Ela parece já estar a acalmar. Ter ficado no corredor sem nada com que chocar, fez-lhe bem. Também já não a vi com tremores. E apesar de ter gritado durante a noite já não foi nem tão prolongado nem com tanta intensidade...
Mas o que diz do tendão preocupou-me...
loky
Membro
Registado: quarta jan 28, 2004 4:50 pm

terça abr 06, 2004 9:44 am

Cornelia,

Como passou a noite a Filó?
Dá noticias sff.

bej
Bloqueado

Voltar para “Gatos”