alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda abr 05, 2004 12:18 pm

viva,

o Max faz hoje 7 meses, tem vindo a reduzir o número de refeiçoes.

ele está bonito, se bem q relativamente magro, e tem bastante energia, mas ultimamente recusa a refeição da manhã e algumas vezes o almoço, comendo a dobrar ao jantar.
como ele cheira e não come, normalmente passado um bocado eu retiro.

na vossa opinião há algum inconveniente ou é uma situação normal?

boa tarde,
adriana
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda abr 05, 2004 12:31 pm

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:53 am, editado 1 vez no total.
Casaalema
Membro
Registado: terça fev 10, 2004 3:39 pm

segunda abr 05, 2004 8:43 pm

Estou em total acordo com jcsousa, e gostaria de acrescentar, com o aproximar do tempo quente, muitos animais tem tendência no período de Verão a comer melhor nos períodos de menor calor, em vez dos de maior calor, em todo o caso a passagem para uma só refeição, na minha opinião, será sempre de evitar, as torções de estômago são sempre mais propicias nesse sentido, vai ver que é algo passageiro, se não for, como disse o jcsousa, o vet será a melhor opção..
Cptos
João
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda abr 05, 2004 8:59 pm

Para a situação da Torção de estômago deve evitar:
1-Uma só refeição.
2-Sofreguidão, ou seja comer demasiado depressa.
3- Tigelas levantadas são desaconselháveis.
4-Beber muita Àgua após comer
5- Exercicio após comer

genéticamente também se deve precaver pois animais com ascendentes directos com casos de torção terão maior probabilidade.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda abr 05, 2004 9:47 pm

Quem me dá uma dicas para impedir que um cão coma demasiado depressa? É que desde que descobri que o Bonga tem Pannus (e portanto já não está todo o dia fora de casa em correrias) que lhe passei a dar duas refeições em vez de uma única à noite. Só que ele, talvez por ver muito menos quantidade de comida ou por estar mais stressado por ter que permanecer em casa, começou a comer num ápice. Lembrei-me então de começar a dar-lhe a comida num recipiente muito mais pequeno mas fundo. Só que ele passou a virar a gamela e a comer o granulado directamente do chão ainda mais rapidamente. Experimentei também comprar daqueles recipientes que deixam cair o granulado à medida que eles comem. Só que aquela coisa só deveria funcionar bem com ração de granulado pequeno. Não durou nem dois dias. O Bonga roeu o contentor de ração, espalhou tudo no chão e ... :roll:
Maria Jo&atilde;o
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

segunda abr 05, 2004 10:00 pm

Para além de tudo o que já foi dito e que concordo inteiramente, gostaria de fazer uma pergunta. Por alguma razão o Max fez menos exercicio do que o habitual nos últimos tempos?
Se sim, pode ser que ele esteja a precisar de uns passeios maiores, con umas brincadeiras pelo meio.

A chegada de temperaturas mais altas tb poderá provocar em alguns cães uma perca de apetite, neste caso normalmente opto por uma última refeição mais tardia.

Mas tb acredito que será passageiro.

Luis
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda abr 05, 2004 10:39 pm

Pois, infelizmente só memso à mão :D Existem uns recipientes pensados para isso, vindo exactamewnte ...dos EUA, vou ver se encontro e mando por pm.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
pedromoreira
Membro Júnior
Registado: quarta out 29, 2003 12:38 pm

terça abr 06, 2004 8:38 am

Bom dia

gostaria de saber se a tigela da ração deve ou não ser levantada sempre me disseram que sim pois evita a torção do estomago

Ana paula Moreira
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça abr 06, 2004 9:03 am

CasadeAnaval Escreveu: Para a situação da Torção de estômago deve evitar:
1-Uma só refeição.
2-Sofreguidão, ou seja comer demasiado depressa.
3- Tigelas levantadas são desaconselháveis.
4-Beber muita Àgua após comer
5- Exercicio após comer

genéticamente também se deve precaver pois animais com ascendentes directos com casos de torção terão maior probabilidade.

viva,

as tigelas levantadas são de evitar?

a ideia q tenho é o contrário, ou melhor o q tenho lido.

teve alguma experi~encia?

bom dia
adriana
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 06, 2004 10:37 am

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:54 am, editado 1 vez no total.
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

terça abr 06, 2004 12:38 pm

"Torção do estômago:

Prevenção

· Não dê alimentos em grandes quantidades. Fraccione as refeições.

· Evite rações com pouca fibra.

· Evite rações com alta fermentação (ricas em hidratos de carbono; por exemplo, amido ).

· Não permita que o animal beba grandes quantidades de água de uma só vez, inclusive durante as refeições.

Evite exercícios violentos após as refeições (tais como pular e correr).

Cirurgia preventiva"

Fonte: http://www.hospvetprincipal.pt/dilataca.htm

Nada é mencionado àcerca da não elevação do comedouro...aliás sempre me disseram que, com o crescimento do cachorro, convém elevar o mesmo.

Já agora a questão da "cirurgia preventiva" suscita-me algumas dúvidas;

- Então faz-se uma operação para evitar no futuro as torções de estômago?

- Se assim é, qual o critério? É só a determinadas raças em todos os seus exemplares que a mesma se aconselha?

- Se não é a todos os exemplares, quais os antecedentes que justificam uma operação? (sendo que quando acontece um torção tem que se fazer a dita, a questão é, fazer a mesma num cão saudável). Há situações específicas, sem ter havido torção anterior ou sintomas?...
mjoaomarques
Membro Veterano

terça abr 06, 2004 2:01 pm

Bem, a vet. que assiste os meus animais, já há alguns meses, disse-me qua havia um estudo (acho que dos EUA) que demonstrava que as tigelas elevadas, afinal, potenciavam o risco de torção. Ela explicou-me o porquê mas, sinceramente já não me lembro se seria porque nessa posição os cães não mastigariam bem os grãos ou se formaria um ângulo num orgão (intestino?) que não libertaria os gases, qualquer coisa assim. De qualquer modo, foi norma que nunca utilizei pois nunca vi os canídeos selvagens a procurarem colocar a comida num plano mais elevado.

Quanto ao fraccionamento da comida, como os meus cães jovens são de guarda e passam todo o dia na rua em correrias, optei por lhes dar uma única refeição à noite quando os chamo para vir para casa. Quando já são mais velhotes e passam o dia em grandes sestas então já lhes reparto a comida por duas ou três refeições. Ou seja, parece-me mais prejudicial o cão estar em exercício permanente de barriga cheia (sabendo que a digestão leva cerca de 8-12 horas a fazer-se) do que comer uma única vez à noite e permanecer descansado.
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano

terça abr 06, 2004 2:26 pm

jcsousa Escreveu: ...
A sofreguidão a comer é um bom indicador do temperamento/treinabilidade de um cão.
...
jcsousa Escreveu: ... É realmente um factor de risco para a torção gástrica, mas tem por outro lado vantagens em termos de treino. Pesados os prós e contras, preferi estimular este tipo de atitude...
José Carlos, poderia explicar melhor? É que com os meus cães não consigo estabelecer paralelismo entre sofreguidão (e não apetite) e treinabilidade/temperamento. Ou seja, já tive cães sôfregos a comer mas que só o faziam às refeições. Ligavam mais à recompensa verbal e festas exageradas do que própriamente ao "bombom". Por outro lado, o cão que me deu menos trabalho a ensinar, o Polo, demorava que tempos a comer (mas comia sempre tudo), mastigava tudo muito bem e quando chegava ao fim nem era preciso limpar-lhe os bigodes (na altura ainda não usava ração).
jcsousa Escreveu: ... Os meus são do tipo "aspirador". Quando termino de por a comida no último canil, volto ao primeiro para recolher os tachos e estão invariavelmente vazios...
:) Pois, a maioria são mesmo assim. ;)
Maria Jo&atilde;o
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 06, 2004 3:04 pm

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:55 am, editado 1 vez no total.
pedromoreira
Membro Júnior
Registado: quarta out 29, 2003 12:38 pm

terça abr 06, 2004 3:38 pm

Boa Tarde

Depois de ler estes post sobre a maneira como os vossos cães comem , pensei porque é que o meu MAX que tem 1 ano e um mês e desde que o fui buscar nunca comeu assim dessa maneira conseguem-me explicar porque

Ana Paula Moreira
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”