A encantadora de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça abr 06, 2004 10:01 pm

Olá!
Comprei e li o livro "A encantadora de cães", que achei muito interessate. Gostei especialmente da explicação de como a dita senhora chegou aos métodos de treino que aplica.
Resolvi colocar este tópico, porque gostaria de saber as opiniões e experiencias de quem já leu o livro, principalmente se tantaram algum dos métodos aconselhados com os seus cães. O establecimento da relação "amichien", principalmente a regra dos 5 minutos, põe-me a pensar se terei coragem e se serei capaz de chegar a casa e não encher logo a Rebeca de festas e carinhos... oops
É que a minha questão é mais com esta menina, as outras duas são bem adultas e estão bem treinadas, mas o treino de higiene da Rebeca não há maneira de resultar.
O que acham do livro e das teorias que nele se encontram? )
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta abr 07, 2004 12:16 am

Em relação ao livro também o acho bastante interessante,se bem que não concordo com todos os métodos da senhora :roll:

Acho que cada caso é um caso,e sinceramente também ainda não tive coragem de aplicar a "regra dos 5 minutos "ao meu Rugas :oops:

Quanto ao treino de higiene(e falo por experiência própria)é preciso ter bastante paciência :p
Experimente levá-la a fazer as necessidades sempre a horas certas,depois de comer ou de um sono mais prolongado...
Com o Rugas,ao fim de algumas :p semanas resultou!

Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quarta abr 07, 2004 10:11 am

Li o livro de uma assentada.

Achei muito interessante e acredito que se encontram lá solucões para a maioria dos problemas que temos com os cães.

Quanto à regra dos 5 minutos (seria apenas 1 ou 2 minutos) eu já a aplicava há muito tempo, porque descobri que sempre que eu entrava em casa e por qualquer motivo não lhe ligava logo à chegada, a minha amiguinha ficava desconcertada e não saltava para cima de mim.

Não o fazia consecutivamente pois não sabia o significado. Agora faço-o concientemente.

Ontem fui a casa dos meus pais com ela e pedi-lhes que fizessem o mesmo. Resultado 5 estrelas. Ela não saltou para cima deles como era costume.

Foi muito bom pois os meus pais já têm 84 e 88 anos e era complicado levarem com ela em cima.

Eu já tinha tentado a "regra do joelho" mas ela esquivava-se e os meus pais, também, não conseguiam aplicá-la.

Eu dou-lhe, na mesma muitos mimos, só que faço-o posteriormente.

É optímo porque mal a chamo ela vem que nem um tiro. Parece que há outros comandos que apredemos nos treinos que estão a resultar muito melhor.

Aconselho a leitura e aplicação dos métodos básicos.

Beijitos,

Beatriz

;) ;) ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 07, 2004 10:11 am

Para quem não leu o livro: o quecé a regra dos cinco minutos?
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta abr 07, 2004 10:13 am

Ainda só vou no 2 º Capitulo 8)

mas estou a gostar imenso, e aprender ( se bem que ainda pouco :oops: )
BeaRam
Membro

quarta abr 07, 2004 10:23 am

Ladyxzeus,

A regra dos cinco minutos consiste no seguinte:

Sempre que chegamos a casa ignoramos a presença do cão durante 5 minutos. Se ele se encosta, nós afastamo-nos, se ele salta para cima de nós, também.

Se necessário afastomo-lo com as mãos delicadamente. Não falamos, não berramos, NADA. NÂO OLHAR PARA ELE(A).

Fazer isto sempre, com o tempo nem nos lembramos de actuar de outro modo.

Beijitos

Beatriz
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta abr 07, 2004 10:32 am

E, para quem não lu o livro, qual é a utilidade prática da regra dos 5 minutos?
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta abr 07, 2004 10:37 am

Eu devorei o livro num só dia... e devo dizer que, depois de aplicadas algumas das teorias da senhora, ficámos espantados com os resultados. Nós temos um Lab com 4 meses (aliás, este assunto do livro já foi discutido no fórum dos Labs) e notámos grande evolução no seu comportamento. No nosso caso, a regra dos 5 minutos não se aplica, porque o Calvin é bastante moderado e nunca salta sobre ninguém, mas a questão da hierarquia, das mordidelas nas mãos, no destruir dos tapetes e afins... em todos esses pontos verificou-se uma melhoria extraordinária, e com resultados quase imediatos. É certo que ele é cachorro e aprende muito rapidamente (geralmente, antes da quinta repetição da ordem), mas ficámos muito satisfeitos com os nossos progressos!
Por exemplo, notámos que ele nos segue agora com muito mais vontade e facilidade quando está sem trela, espera que lhe demos ordem para comer, começou a compreender o significado de "Não" sem termos de nos levantar e ir ao pé dele, ou sequer levantar a voz (coisa que é desaconselhada; a autora chega mesmo a dizer algo do género: gritar só vai tornar o cão neurótico).
Resumindo, o Calvin já nos aceitou como Alfas a confia nas nossas decisões, o que é óptimo!

Este testamento todo :roll: foi só para dizer que recomendo o livro...
BeaRam
Membro

quarta abr 07, 2004 10:40 am

Utilidade prática!

1º Deixa de nos estragar a roupa ou mesmo magoar

2º Os saltos, ladrar,etc. tem como objectivo dizer-nos que ele(a) está a assumir o papel de leader.

3º O cão ao assumir o papel de leader numa matilha de humanos pode ter diversos resultados maus especialmente na cabeça dele.

Será talvez melhor ler o livro.

Pois para explicar tudo eu teria que fazer um resumo demasiado longo.

Se o ler vão vai dar o tempo como perdido.

Beatriz
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 10:48 am

O livro é de que editor? E, já agora, o autor...
(sinceramente, não me apetece nada comprá-lo, mas pode ser que valha a pena como complemento no treino dos meus futuros cães: estes que tenho já estão treinados e já não saltam quando chegamos :p )
BeaRam
Membro

quarta abr 07, 2004 10:55 am

O livro é da Europa América, custa 14,99, mas se comprar na FNAC é mais barato.

Beijitos,

Beatriz
BeaRam
Membro

quarta abr 07, 2004 10:58 am

Já agora,

Há um forista que se queixou que o cão mordia as patas. Andei à procura mas não o encontrei.

No livro é referido este problema e a sua eventual solução.
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta abr 07, 2004 11:29 am

Para quem não conhece podem encontrar mais informações sobre a autora e seus métodos em:
http://www.janfennellthedoglistener.com/

Um abraço,
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 11:30 am

O livro é da Europa América, custa 14,99, mas se comprar na FNAC é mais barato.
:o Já não é hoje que compro o livro! Qual é o autor?
BeaRam
Membro

quarta abr 07, 2004 11:36 am

Jan Fennell
Responder

Voltar para “Cães”