Açaimes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

terça abr 06, 2004 10:07 am

Este deve ser um assunto mais q debatido neste forum mas como sou novo por aqui vou lançá-lo à mesma ;)

Hoje de manhã ouvi de novo a noticia da obrigação do uso do açaime nas raças potencialmente perigososas (acho fantástico esta designação..potencialmente perigosas..enfim..) qd os canitos estão a passear na rua. Tinha ficado com a ideia q a nova legislação obrigava OU ao uso da trela com 1.5m no máximo (mais cm menos cm) OU ao uso do açaime. Hoje na noticia fiquei com a ideia q os dois seriam obrigatórios.

Será q os Rotts da policia vão andar com açaimes???

Qual é a vossa opnião sobre o assunto? Vão colocar açaimes nos vossos canitos "potencialmente perigosos"? Eu não o farei!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

terça abr 06, 2004 10:16 am

Nos "potencialmente perigosos e perigosos" é obrigatório o uso de ambas as medidas de contenção: açaime e trela curta de 1metro.

Ficam excluídos os cães das forças de segurança e militares.

Qualquer infracção à lei, fica sujeita às consequências nela descritas.
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

quarta abr 07, 2004 12:13 am

Fica aqui a questao:
O rafeiro é considerado potencialmente perigoso???
É que o Pitbull em Portugal não é considerado raça logo é rafeiro.

Ou o potencialmente perigoso vai-se destinguir pelo peso do cao e tamanho da mandibula??

Já fui mordido sem razao aparente duas vezes num periodo de 1 mes por caes de raça tipo caniche (nao sei se eram ou nao) , por pitbulls e staffs que é o que lido mais nunca levei uma trinca , nem a brincar.

Ainda me faz uma complicaçao nesta minha pobre cabecinha como e quem é que faz distinção do potencialmente perigoso e do não potencialmente perigoso.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 07, 2004 4:31 am

Já saiu a lista ?

É que sem ela o DL fica potencialmente sem efeito.

Estas são leis (como a deslocação dos nossos animais nos transportes públicos) que estão dependentes de futuras regulamentações.
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

quarta abr 07, 2004 7:28 am

A lista foi das primeiras coisa sa ser noticiada :
Fila Brasileiro, Dogo Argentino, PitBull, Rottweiler, Staff Terrier Americano, Staff Bull Terrier e Tosa Inu.

Gostava de saber qual o critério lógico para estas raças terem sido as "premiadas" em detrimento de outras..

E se os Pitt Bulls não são considerados raça como é q a legislação funciona nesses casos?

Acho completamente ilógico esta questão das raças potencialmente perigosas...o q há são donos potencialmente perigosos...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 07, 2004 9:13 am

Enquanto a portaria que define as raças consideradas potencialmente perigosas não sair, continua em vigor a lei anterior: TODO o cão/animal que circule na via pública tem que estar OU á trela OU com açaimo.

Acho que os cofres públicos vão enriquecer á minha custa...é que açaimo é coisa que o focinho da minha cadela não vai ver! É caso para dizer: chamem a polícia que eu não pago!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta abr 07, 2004 10:08 am

Acho que os cofres públicos vão enriquecer á minha custa...é que açaimo é coisa que o focinho da minha cadela não vai ver! É caso para dizer: chamem a polícia que eu não pago !
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: APOIADO!!!!!
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta abr 07, 2004 10:12 am

nynf Escreveu: Enquanto a portaria que define as raças consideradas potencialmente perigosas não sair, continua em vigor a lei anterior: TODO o cão/animal que circule na via pública tem que estar OU á trela OU com açaimo.

Acho que os cofres públicos vão enriquecer á minha custa...é que açaimo é coisa que o focinho da minha cadela não vai ver! É caso para dizer: chamem a polícia que eu não pago!

Grande NYNF!!!!! :lol:

Nem que me prendam, eu lá poria um açaime num Serra de Aires, ficaria lindo :o

Não ponho não, e venham já as algemas para me prenderem!!
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta abr 07, 2004 2:54 pm

Vaso Escreveu: Fica aqui a questao:

Ou o potencialmente perigoso vai-se destinguir pelo peso do cao e tamanho da mandibula??

http://www.min-agricultura.pt/servlet/p ... _siteid=38

Desta vez ainda não há lista mas há definição de "animal perigoso" e "animal potencialmente perigoso", independentemente de ser de raça ou rafeiro, grande ou pequeno.

Podem encontrar estas definições no link acima indicado, DL nº312/2003 de 17 de Dezembro, Artigo 2º.
bark
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 3:12 pm

nynf Escreveu: Enquanto a portaria que define as raças consideradas potencialmente perigosas não sair, continua em vigor a lei anterior: TODO o cão/animal que circule na via pública tem que estar OU á trela OU com açaimo.
Vivo num bairro onde proliferam os cães pequenos, cujos donos têm um medo terrivel de cães um bocado maiores.

Como tenho duas para o grandinho e uma, para azar dela, é boxer (uma das tais raças que já foi falada como sendo "potencialmente perigosa" e que ficou na memória dos leitores dos pasquins tipo Correio da Manhã), até quando as vêm de trela, afastam-se consideravelmente.

Como já ouvi vezes demais essa treta do açaime ser obrigatório nos boxers, estou a pensar seriamente por-lhe um, por um periodo limitado (uns 2 ou 3 dias). MAS, como a lei diz OU trela OU açaime, passa a andar solta. Como estão treinadas, não se afastam de mim e respondem sempre que as chamo.

Vou experimentar esta modalidade só para ver as reacções e depois comento convosco ;)
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

quarta abr 07, 2004 3:30 pm

Meus senhores, o Pit Bull não é raça reconhecida pela FCI nem pelo CPC, isso não quer dizer que seja um SRD, e além disso tem espalhadas pelo mundo associações que o reconhecem, mas isso para aqui pouco importa, porque a partir do momento que sair a portaria com a lista das raças se vier lá escrito Pit Bull, então o governo e o estado português reconhecem esta raça e perante a lei isso é o que interessa,pouco importa a opinião das pessoas para quem a FCI é que conta.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta abr 07, 2004 3:52 pm

FallenAngel Escreveu: Meus senhores, o Pit Bull não é raça reconhecida pela FCI nem pelo CPC,
Nem pelo American Kennel Club, nem pelo Kennel Club (Reino Unido) ....

Não me leve a mal, foi só para completar ... ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 07, 2004 4:12 pm

bark Escreveu:
Vaso Escreveu: Fica aqui a questao:

http://www.min-agricultura.pt/servlet/p ... _siteid=38

Desta vez ainda não há lista mas há definição de "animal perigoso" e "animal potencialmente perigoso", independentemente de ser de raça ou rafeiro, grande ou pequeno.

Podem encontrar estas definições no link acima indicado, DL nº312/2003 de 17 de Dezembro, Artigo 2º.
Concordo com o bark. Ainda não saiu a portaria com a lista definitiva. Até lá, TODOS os cães podem "sujectivamente" ser considerados potencialmente perigosos se assim algum policia o entender, seja pelo porte, seja pelo estigma de algumas raças, seja porque lhe apetece. Depois da portaria sair é só acrescentar as ditas raças, mas os outros continuam a poder ser incomodados se algum policia achar que o nosso cão tem porte ou aspecto de ser potencialmente perigoso. Ou seja, nunca sei qual é o dia em que apanho uma multa...

Os perigosos envolve qualquer cão, de qualquer raça ou sem ela, de qualquer tamanho, que já tenha cometido uma agressão e esta tenha sido denunciada e registada pelas autoridades competentes.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta abr 07, 2004 5:21 pm

Baruk Escreveu: A lista foi das primeiras coisa sa ser noticiada
Fila Brasileiro, Dogo Argentino, PitBull, Rottweiler, Staff Terrier Americano, Staff Bull Terrier e Tosa Inu.

Gostava de saber qual o critério lógico para estas raças terem sido as "premiadas" em detrimento de outras..

E se os Pitt Bulls não são considerados raça como é q a legislação funciona nesses casos?

Acho completamente ilógico esta questão das raças potencialmente perigosas...o q há são donos potencialmente perigosos...
você alguma vêz viu algum grupo de deliquentes andar a passear caniches ?

ó fallen você continua a dar-lhe só que ñ pensa muito antes de lhe dar !
já pensou que se alguma vez o pitt for reconhecido na europa seja porque razão for só o vai ser para poderem proibir a sua posse ?

e essa de ser reconhecido ? quer dizer o k? que um bando de malucos resolve reconhecer os marcianos e logo eles passam a existir e a ter um standart ?

infelizmente eu ñ sou tão optimista como a maioria dos foristas e acho que as leis ñ vão ficar por aqui ! ñ tarda nada isto está como na alemanha em que qualquer raça do grupo 1 e 2 podem vir a ser consideradas perigosas !

e tudo começa com a luta de meia duzia de pessoas para reconhecer como raça aquilo que ñ pode ser reconhecido ! vão acabar é por enterrar mais 40 ou 50 ! espero que depois fiquem satisfeitos quando todos tiverem um yorkie a guardar a casa !

Abraço

Nelson
bark
Membro Veterano

quarta abr 07, 2004 5:22 pm

Elsa Escreveu: [Os perigosos envolve qualquer cão, de qualquer raça ou sem ela, de qualquer tamanho, que já tenha cometido uma agressão e esta tenha sido denunciada e registada pelas autoridades competentes.
Ora ai está!

A famigerada lista, de que estamos à espera, só vem complementar o que o DL 312/2003 já diz, ou seja, enumerar as raças que, dadas as suas características possam ser consideradas perigosas.

o absurdo nestas leis é que qq cão, mesmo sendo extremamente dócil e meigo, mediante uma qualquer circunstância/estimúlo, poderá ter uma reacção mais agressiva e, desde que esta seja notificada às autoridades, é de imediato considerado cão perigoso. Por outro lado, temos a "cretinice" de estigmatizar raças e de as classificar como perigosas ou potenciamente perigosas, por si só, sem que o cão tenha qualquer antecedente de agressividade mas sim por que é de raça X.
Responder

Voltar para “Cães”