Os cães podem ser "racistas"??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta abr 07, 2004 4:30 pm

cá os meus são extremamente racistas !

todos os caniches que encontrarem é para comer !

:o
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

quarta abr 07, 2004 4:38 pm

Pois isso foi o que pensei.... que a pergunta era se os cães podiam ser racistas entre eles....agora com pessoas.... só se alguma pessoa de alguma raça, que se distinga fisicamente das demais, lhe tiver feito mal e o cão vá por associação...algo do tipo "todos os loiros são maus, pq um ja me deu um pontapé"...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 07, 2004 4:52 pm

Acredito na teoria do cheiro e no que a Elsa atrás explicou.

O meu amigo não tem nada contra pessoas de outras raças, não fica nervoso, nunca incentivou as cadelas a fazerem aquilo. Mais, elas nunca sofreram qualquer experiência traumática fosse com quem fosse. Por norma são calmas e equilibradas.

Agora, por motivos que não interessam, tiveram uma má socialização porque a mesma foi reduzida. Na fase do imprinting nunca viram ou cheiraram pessoas de raças diferentes.
Boxer4
Membro Júnior
Registado: quinta jan 22, 2004 12:34 pm

quarta abr 07, 2004 5:01 pm

O meu convive com pessoas de outra raça mas é xenófobo(acho que é assim que se escreve :oops: ).Não gosta de "ucranianos" portanto acho que não tem a ver com a raça das pessoas mas sim com algum pressentimento que tenham porque os "ucranianos" são brancos como eu e a maior parte que o rodeia e ele é aa coisinha mais meiga que conheço.
E também não liga a qualquer pessoa,principalmente quando sente que as pessoas não gostam de cães, mas também não tem atitudes como a que ele tem com os "ucranianos".

Penso que os cães sentem mais coisas que nós não conseguimos.

Cláudia.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta abr 07, 2004 5:15 pm

[quote=Oskarina]
( verdade seja dita, que os "monhés" me incomodam bastante, e os barsileiros tb),
[/quote]

Então parece que o racismo é da dona e não do cão :o :roll: :p
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta abr 07, 2004 5:17 pm

Rainbow Escreveu:
Oskarina Escreveu: ( verdade seja dita, que os "monhés" me incomodam bastante, e os barsileiros tb),

Então parece que o racismo é da dona e não do cão o roll p

Não leu tudo, pois não???

Por isso mesmo é que eu acho que ele "iguala" esse meu comportamento!

Não chegou lá?
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta abr 07, 2004 5:23 pm

Então pode-se sentir muito feliz por esse seu comportamento :o

Só é pena um dia não ter que emigrar e sentir o mesmo na pele :evil:
E quanto ao "chegar lá" a loira aqui não sou eu :p
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta abr 07, 2004 5:28 pm

olá Oskarina , o facto dele atacar certas pessoas , não tem nada a ver com racismo , mas com o facto deles saberem quem é bom ou mau ou ás vezes até podem ser pessoas que tenham medo de cães e eles pressentem essas coisa , o meu serra d´aires ladra a tudo e todos é completamente transloucado , acho que essa é uma caracteristica deles , e outra coisa é o facto de não deixarem estranhos aproximarem-se de nós , secalhar ele só faz isso quando está consigo para a proteger , que é o mesmo que se passa com o Marlon !

Beijokas e Boa Páscoa!
HNMOURA
Registado: terça abr 06, 2004 9:39 pm

quarta abr 07, 2004 5:40 pm

Óla Oskarina,

em relação ao problema da atitude do teu cão, pode existir 3 explicações para o seu comportamento:
- a forma como as pessoas se aproximam de certos animais, muitas abradam o passo como forma de cautela ou de receio e isto para um animal pode parecer estranho. É frequente alguns cães ladrarem intençamente a pessoas de idade isto porque as mesma tem um andar mais vagaroso e arrastam os pés, o que para o animal pode tb parecer de certa forma uma comportamento "ameaçador".
-Em relação ao "racismo", os cães não partilham esse sentimento como nós humanos,´pode ser que porque não estão habituados a ver pessoas de pele escura ou pode ter acontecido que algum indíviduo de já o tenham provocado ou ameaçado.
-Por último como descreveste, um dos indiduos em quem ele mordeu apareceu por detrás e desta forma o animal pode ter tido essa reação como por defesa.
De qualquer das formas é preciso ter cuidado com esses episódios porque algum dia pode ter consequências mais graves, aconcelho uso de uma coleira estranguladora e terla curta.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta abr 07, 2004 5:40 pm

Oskarina Escreveu:
Rainbow Escreveu:
Oskarina Escreveu: ( verdade seja dita, que os "monhés" me incomodam bastante, e os barsileiros tb),

Então parece que o racismo é da dona e não do cão o roll p

Não leu tudo, pois não???

Por isso mesmo é que eu acho que ele "iguala" esse meu comportamento!

Não chegou lá?

Olhe Oskarina, eu pensei exactamente o mesmo que a Rainbow, mas não me pareceu correcto estar aqui a expô-la perante tal realidade - a sua, claro!

Não fosse a arrogância da sua resposta que, note-se, não é a primeira vez que a detecto, teria-me calado. Sendo assim, sim, acho que a racista é você e isso reflecte-se no seu cão.

Só uma coisa...
Diz você que não tem dinheiro para treinar o seu cão, no entanto, parace-me que ficou recentemente com outro cão, um boxer. Como vai fazer com dois cães?
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta abr 07, 2004 5:48 pm

Como já aqui foi referido por alguns membros, se um cão discrimina determinado grupo de pessoas em princípio é porque:

1. Nunca teve contacto ou nunca viu uma pessoa com essas características físicas. Por exemplo, se um cão for criado apenas no seio de uma comunidade negra, ele provavelmente irá estranhar brancos, podendo até demonstrar sinais de agressividade. Da mesma forma, cães que nunca tenham tido contacto com crianças, com pessoas idosas ou de cadeira de rodas irão estranhar esses grupos.

2. O dono transmite insegurança ou desaprovação relativamente a determinados tipos de pessoas. Embora este sentimento possa ser involuntário e extremamente discreto da nossa parte, o cão percebe e reage tentando compensar a insegurança do dono. Isto era exactamente o que acontecia com uma das minhas cadelas. Sempre que se aproximava alguém de idade, eu retesava a trela e puxava-a para junto de mim. Com a repetição desta atitude insconsciente da minha parte, sempre que se aproximava uma pessoa idosa, ela começava a ladrar ameaçadoramente. Felizmente apercebi-me a tempo e consegui modificar este comportamento.

3. Determinados grupos de pessoas estimulam o comportamento desconfiado do cão. Por exemplo, as pessoas que têm medo de cães acabam por dar sinal de que alguma coisa está errada, mesmo quando o dono e o cão estão tranquilos. Apesar de este comportamento não ser exclusivo de cães de raça grande, os cães de guarda são mais sensíveis e mais reactivos do que os cães de caça ou de companhia, por exemplo. Além disso as pessoas tendem a mostrar mais medo de cães grandes.

Neste caso em concreto, e tal como já foi aqui dito, parece-me que a Oskarina terá de ter o cuidado de sociabilizar melhor o seu cão.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 07, 2004 5:51 pm

Depois de ler as várias intervenções só retive uma ou duas - as que se referem à sociabilização dos cães.
Penso que a Oskarina deve procurar que o seu cão conheça a maior gama de pessoas possível.

Aliás todos os donos devem fazer o mesmo quer com pessoas quer com outros animais, na idade de cachorros.

A Oskarina vai ver que não são todos maus (para si também será bom).
É bem possível que o cão sinta o seu desconforto e reaja em conformidade.

Vai ver que resulta bem.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta abr 07, 2004 6:48 pm

Oskarina, permita-me só uma questão.
A Oskarina existe mesmo?! ;) Desculpe lá mas se não existisse teria que ser inventada.
A proposito, o cão de agua já tem dono?
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta abr 07, 2004 6:49 pm

Os meus cães são alergicos a tontos.
Por essa razão acho que nunca poderão conhecer certas pessoas deste fórum ou têm uma crise anafilactica...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta abr 07, 2004 6:51 pm

Ah e boas férias na planicie alentejana, que eu cá me fico pela planicie azeitonense, a ganhar algum para alimentar, tratar e treinar os meus estropicios.
Mas não ligue que isto aqui é mas é dor de corno ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”