Qualidade de vida- o molde humano ou o felino?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta abr 07, 2004 4:57 pm

Claro, Last_Kiss eu não posso ter mais cães.... só se forem cães nas mesmas condições que o Tião ;) .... ele estava muito infeliz lá na jaula do hospital sempre fechado... ele adora correr e saltar, ser livre :) .... se isso acontecesse ele não ia ficar nada bem....
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta abr 07, 2004 8:25 pm

Sei que já dei aqui a minha opinião.
Isto que vou dizer, tem muito pouco a vêr com o assunto.
Ainda no outro dia, o tigrinho ficou durante uma tarde em casa da minha irmã, fomos todos sair e para o Tigrinho e o tommy não ficarem sozinhos decidimos deixá-los juntos, em casa, pois pelo menos tinham a companhia um do outro. Sei é que quando a minha irmã chegou a casa, o tigrinho estava muito triste, não quis colinho, nem comida ( o que é para estranhar), esteve sempre apatico. Assim que eu cheguei até os olhinhos brilhavam, fez imenso ron-ron, atirou-se para o chão a mostrar a barriga e não me largou mais. Na altura disse " se eu desaparecesse, este gato morria de desgosto, de tão habituado que está a mim e tão maricas".
Sei que isto pode parecer pressunção, mas não é, mesmo em nossa casa se eu não volto à hora normal ele só faz é disparates e fica cheio de saudades.
Até tremo de pensar que algo pode acontecer, e que eu fico sem o tigrinho. Acho que ele denoraria muito tempo até voltar a ser o gatinho feliz e bem disposto que é hoje.
A felicidade deles e o seu bem estar é muito relativo.
custa-me muito pensar , que nunca poderemos saber o que vai dentro daquelas cabecinhas, são felizes como e com quê?
Embora me possa ter esprimido mal, pois já mandei eutanansiar um gato meu, acho que é de tentar até à última ( desculpem , minto mandei eutanasiar dois), em caso de grande sofrimento e de ter quase a certeza que a qualidade de vida vai ser pouca ou nenhuma , então sim.
Mas como já disse, uma coisa é um gatinho de rua, que etsá sujeito a tudo e outrra coisa é um gatinho de casa que tem apoios e assistêcia médica.
É um assunto muito delicado
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta abr 07, 2004 8:48 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Eu também já assisti a animais que ao nosso " olho " pareciam ter desistido da vontade de viver e que sem grandes esforços monetários mas com muito carinho recuperaram e hoje são animais cheios de vida e muito carinho para dar... portanto é muito discutível saber-se ao certo o que lhes vai na cabeça deles... para avaliar a razão porque nos parece que desistem de lutar... e olha que sei, também, dum caso de uma forista daqui, em que ela desabafava comigo no MSN, desesperada porque os vets tentavam tudo e o gato simplesmente não lutava... cada dia que passava mais se encerrava na desistência de viver... entretanto sem mais gastos... mas com muito carinho o gato está vivo e cheio de força para viver..como se pode verificar as coisas não são tão lineares assim... ;) .

Claro que há os casos dos que estão sem ponta por onde se lhes pegue... :( e lógicamente cabe-nos a nós, humanos, decidir ... e acabar-lhes com o sofrimento, seria uma injustiça o contrário...

Leo
Ora exactamente! Leo, as minhas desculpas pelo bold, mas foi para sublinhar o que me parece mais importante aqui.
Como podemos nós saber se eles desistiram mesmo? e mais, mesmo que tenham desistido, pode haver ainda uma esperança, que eles não saibam ... mas dando-lha nós, eles a agarrem com as 4 patas :D
Temos, é evidente, de salvaguardar aquelas situações em que o animal está em sofrimento e temos praticamente (sim, porque certeza absoluta será sempre difícil, lá está ...) a certeza de que não há retorno, possibilidades de ultrapassar ...
_Last_Kiss_ as situações podem ser muito ambígiuas, e não com a linearidade que colocas aqui, como se fosse logo clara a opção a tomar ... não é, arriscaria mesmo a dizer que muito raramente será ... por um motivo muito simples: as nossas capacidades de previsão são muito limitadas, muito pobrezinhas :?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta abr 07, 2004 9:53 pm

Cada animal é único e a sua situação também, às vezes achamos ter muitas certezas e na hora da verdade temos as pernas a tremer e mudamos de opinião, não sei se será um feeling ou outra coisa.
Se calhar a minha maneira de ver a eutanásia, nos animais assim como nos seres humanos, é um alívio, ou deverá ser. Para a maioria é o alívio do animal, para outros o alívio dos donos que não querem/podem ajudar e assim se passa com os humanos...quantas pessoas não querem que algum familiar com problemas sérios morra? Embora não admitam, mas pensam...e se calhar depois ficam todos chorosos e fazem-se passar por pessoas perfeitas, coisa que ninguém é e apesar de serem sentimentos com os quais não concordo, são sentimentos, é melhor que a indiferença. Nos animais também é assim...imaginem um gato que arranha o filho do dono, na hora pensará em abatê-lo ou até o fará, mas depois de calmo irá ponderar se teria esse direito, se os humanos são assim tão intocáveis.
Como nunca passei por essa experiência directamente, não sei como me pronunciaria, mas penso que seria acima de tudo uma decisão difícil, para mim uns olhos agonizantes e gritos de dores em doenças que nada podemos fazer mais, é certamente o abate a melhor opção, eu não conseguiria aguentar (e agora que penso nisto imaginei as minhas gatas nessa situação...seria horrível).
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta abr 07, 2004 10:28 pm

Só acho que estar a tentar salvar um animal, que está com tudo e mais alguma coisa, gastando recursos que davam para outros atingirem mais qualidade de vida, como a operação à vista ou uma operação como a pata de platina da Filó a outros gatos, é estar a descurar também o espírito do gato.
acho que é necessário ter sobretudo "caco". há tempos, foi atropelada uma cadela à minha porta. eu ia-me passando, porque tinha estado a brincar com ela na véspera e era super meiga.
às tantas, levei-a ao vet de urgência. ele disse que a bicha devia estar muito doente e que era melhor abate-la. não deixei antes de fazerem rx. este acusou traumatismos múltiplos e graves. a cadela teria de vir para lx, a operação andaria pelos 500 contos e nada garantia que ela ficasse em condições. que mais havia a fazer?
agora, abater o max porque ele tinha sarna e esta não tinha cura, segundo o vet :o :o e se deu chatice tratá-lo. uns 4 meses a dar-lhe banho com aquele maldito taktik , não sei quantas vezes por semana :oops: sem contar com as injecções. apesar do trabalho, não comparo a situação e não hesitei na opção a tomar.
Responder

Voltar para “Gatos”