Tentei registar-me mas pra já n consegui, espero que, ainda assim, esta mensagem chegue a boas mãos (ou olhos, neste caso

A situação não é simples e preciso mesmo de ajuda...

Sempre fui uma amante de animais, principalmente de gatos... Quando fui para a Universidade, custou-me imenso ficar sem os meus bichinhos, o Gil (cão, uma mistura de caniche com ovelha

Há cerca de um ano e meio eu e o meu namorado entramos numa loja de animais. Nunca fui a favor da existência delas nem da venda de animais, mas se o primeiro amor existe, então ele é inter-espécies, pq foi isso que senti pelo Ziggy, um persa chinchila branco, com um olho de cada cor (o fãs de Mr David "camaleão" Bowie vão perceber o nome).
Desde o inicio que o Zigo (alcunha carinhosa) exibiu um comportamento pouco normal, pelo menos em relação ao que eu estava habituada. Pouco carinhoso e pouco dado a meiguices, por vezes não reagia ao chamamento. Chegamos mesmo a pensar que fosse surso (um dos olhos é azul) mas depois concluimos que não, que simplesmente era um pouco "desligado".
Vivo num andar alugado, espaçoso e com uma boa varanda, no entanto o excesso de carros e cães no condomínio manteve sempre o Ziggy em casa. De vez em quando levavamo-lo a dar um passeio (até à praia!!!) e numa dessas saídas até às traseiras do prédio, vimos um cão. Claro, agarrei no Ziggy, entrei rapidamente no prédio e, depois de abrir a porta, notei que ele estava a olhar para mim de uma maneira esquisita. Assustei-me. Deixei-o na cozinha, ele miava de forma agressiva quando me via e só voltou ao normal (com um ronronar muito carinhoso e personalizado, diga-se) quando lhe acenei com a garrafa de leitinho.
Alguns meses mais tarde, depois de uma limpeza ao quarto (pelos, pelos e pelos), na brincadeira, disse-lhe: "olha os pelos que tu largas" e mostrei-lhe a escova. Começou a cheirá-la e, quando a ergui, começou a olhar para mim com aqueles olhos assustadores, pupilas dilatadas, a miar (gritar) ameaçadoramente. Fugi, ele seguiu-me.... Bom, a verdade é que isto se repetiu várias vezes até que, a conselho de veterinário e com muito custo para mim, decidimos castrá-lo. A semana após a castração foi horrível, mas depois, durante alguns meses, o Ziggy andou bem.
Mais tarde, voltou a acontecer. Acho que toda a gente lá de casa foi atacada (violentamente) e a resposta agressiva, que no inicio acontecia quando o Zigo sentia o cheiro dele num qq objecto que tivessemos na mão, generalizou-se. Fiquei de rastos, tinha imenso medo dele e de qq cão ou gato com que me cruzasse e a violência dos ataques e a generalização, bem como estar a por as minhas amigas, com quem moro, em risco e o sentir que ele tb estava a sofrer, fez-me tomar a última decisão:.... ir ao vaterinário e.... pronto, o que eles aconselham nestes casos.
Felizmente (

O Ziggy acalmou, está mais querido, mais comunicativo. Mas todas as semanas, quando o meu namorado me vem ver, ele tem ataques e n´s não conseguimos perceber pq é q ele só tem ataques em minha casa e n em casa do meu namorado. Da última vez, estávamos a brincar com ele. Como o veterinário nos tinha dito que tinhamos que re-educar o gato e ser ele a ter medo de nós, e n o contrário, tentei falar alto com ele, para impor respeito. Ele começou a aproximar-se e o meu namorado, para me proteger, levantou-se e ameaçou-o com a mão. Foi horrivel, o Ziggy atirou-se com tanta violencia que voaram pelos pelo quarto todo...
Já tentamos ignorá-lo e n lhe dar umas palmadas (como aconselhou o 1º vet) e berrar-lhe (como aconselhou o 2º vet); n sabemos como re-educá-lo pq n sabemos qual é, na realidade, a má educação; já o mantivemos em diferentes divisões da minha casa, nada resulta. Nunca sabemos o que vai acontecer, n percebemos como é que, com uma medicação tão forte, ele continua agressivo e, apesar de ele n ter ataques em casa do meu namorado, vivo constantemente com medo que ele me telefone pq aconteceu alguma coisa. Além disso, agora n é só o Zigo que precisa de ajuda, sou eu tb. Comecei a trocar de passeio para evitar cães e, no outro dia, ao ir a casa de uma amiga, cruzei-me com um gato lindo no prédio e as pupilas dele estavam dilatadas e n conseguia passar por ele com medo que se atirasse às minhas pernas. Eu nunca tive medo de animais nenhuns.
Por favor, ajudem-me a perceber qual é o problema do Ziggy!