Bem, não é que seja nenhuma expert

mas a minha cadelita com 2 anitos come a dose normal para adulto... o que corresponde a dois copitos por dia, um de manhã, outro à noite.

Mais: reparei numa coisa fantástica que é, isto para quem pode, adaptar os horários das refeições da cadela aos nossos. Ex.: o meu regime é comer sete vezes ao dia: peq.-alm, meio da manhã, almoço, 1 merenda pelas 4 e outra pelas seis, finalmente o jantar e a ceia. Ao peq-alm e jantar dou-lhe a ração seca. No resto das refeições, conforme os dias, vou-lhe dando alguns mimos ou gulitas próprias para cães. Por vezes ao final da tarde, dou-lhe um pouquinho de fruta (maçã ou pêro) para ter alguma vitamina... mas claro que é excepcional... à ceia, claro está, não lhe dou nada porque ela já está dormindo...

E tem resultado, pois, pelos vistos, excepto nos dias em que ela está mais preguiçosa e não se mexe tanto, ela dá as suas voltas matinais e nocturnas (se não for à rua é correr no quintal que nem uma doida) e depois é regular os intestinos!

Às vezes, incluir um bocadinho de fruta ou cereal na alimentação canina acho que não faz mal, desde que não em excesso. Eu dou por vezes pedacinhos de bolacha da marca Diesel... e é uma maravilha, quando ela está entupida, deslaça logo os intestinos, como a nós!

Outra coisa que tem a ver agora com o clima e ligeira falta de apetite é o próprio sistema auto-regulador do cão que agora lhe diz "quero comer" ou "não quero comer". Mas é óbvio que muita água ajuda! Sempre fresquinha e pronta a beber nos dias de maior calor, assim como manter os dentinhos impecáveis para não acumular tártaro nem cáries desagradáveis... É que a saúde dos dentes tb influencia mto no apetite canino.

Isso e o clima, claro...