Orelhas caídas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
sophya_ribeiro
Registado: segunda abr 05, 2004 8:09 pm
Localização: Um pastor alemão (Nisa), um Rottweiler (Pipa) e um periquito

quinta abr 08, 2004 2:09 pm

Olá a todos.
É a primeira vez que participo neste fórum da Arca de Noé; aliás, só muito recentemente é que descobri este site.
Tenho uma cadela pastor alemão já adulta, mas desde pequena que ela nunca levantou as orelhas. tem as orelhas dobradas, como se pode ver na foto que tenho dela no álbum.
Já por várias vezes me perguntei se ela será mesmo pura ou se terá magoado de alguma forma as orelhas quando era pequena.
Isto porque os pastores alemães têm sempre as orelhas espetadas não é? Ou há excepções à regra?
Cumprimentos,
Sofia.
[/img]
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

quinta abr 08, 2004 2:35 pm

bons dias :D

há muito que não participo aqui, já tinha saudades.

ok, vamos ao assunto. se não me engano, alguém mexeu nas orelhas da sua cadela, partindo-lhas. quando os cães são pequenos, as cartilagens são muito frágeis e então partem-se com muita facilidade logo é preciso ter muito cuidado para as orelhas não partirem. julgo que as orelhas já não voltam a endireitar, mas isso, já não tenho a certeza :oops:

espero ter ajudado em algo.
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta abr 08, 2004 10:11 pm

Olá sophya ribeiro

Não disse qual a idade da sua cadela mas se for já adulta dificilmente ela irá já levantar as orelhas. Ou na realidade pode não ser uma PA pura , a fotografia não dá para se ter uma conclusão precisa, ou partiu as orelhas enquanto cachorra. Não deixa todavia de ser a sua menina por esse facto :)

Saudações

Jaime
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta abr 08, 2004 10:15 pm

Sofia antes de mais desejar-lhe as boas vindas ao fórum do PA.
Na esperança de este lhe ser útil, e de a ver por cá mais vezes.
Quanto a sua cadela como deve de imaginar tem de perder a esperança de ver esta com as orelhas direitas, um deste dias. Pois para o problema das orelhas caídas várias causas possíveis tem de ser avaliadas!
1) - Origens duvidosas (a que ver e estudar a morfologia e características dos progenitores).
2) -Acidentes traumáticos da cartilagem tais como por exemplo: otites, lesões por pancada forte sobre as orelhas, feridas profundas (tais como orelhas rasgadas por qualquer razão).
3) – Falta de cuidados respeitante a alimentação aquando do desenvolvimento e crescimento da cadela enquanto ainda era cachorra (por exemplo: deficiente relação do cálcio com o fósforo podendo haver carência ou não da vitamina D).
4) Poderia aqui ser colocado mais umas quantas razões, sendo que aqui lhe deixo a que me parece ser a mais provável de todas: a sua cadela possui no seu código genético informação para não levantar orelhas. O seja o problema da sua cadela tem por causa a hereditariedade de genes que a destinarão ao porte de orelhas caídas. Nesta situação nem sequer será questionável se as origens da sua cadela são duvidosas ou não. Pois esta situação pode ser encontrada tanto num exemplar puro como num proveniente de origens questionáveis. Resta aqui dizer-lhe que na origem da criação da raça pastor Alemão foram utilizados (pelos criadores de então) dois tipos de cães de pastoreio para a obtenção da dita raça. Pois em 1891, dois criadores clarividentes da altura, o capitão Rieckelmann-Dunau e o conde von Hahm empreenderam melhorar a aptidão dos cães de pastor existentes nessa época e por isso fundaram a Phylax Club. Sendo que logo em breve por discrepâncias internas esta organização se dissolveu mas os seus fundadores continuarão desenvolvendo aquilo a que se tinham proposto inicialmente, aquando da dita criação da Phylax Club: criar um cão com orelhas levantadas de pelo liso e espesso (já na altura algo parecido com o P. Alemão de agora, se bem que mais pequeno).
Como tal os mesmos utilizarão e cruzaram entre si cães de pastoreio de duas regiões Alemãs: Württemberg, e Turingia. Sendo os cães de Turingia (norte de Alemanha), pequenos e mais nervosos, com orelhas rectas e de cauda encaracolada sobre o dorso., e os de Württemberg (a sul da Alemanha), grandes com ossos robustos, de pelo abundante e geralmente de orelhas caídas, sendo que a cauda descia formando uma suave curva, o passo destes era tranquilo e abarcava muito terreno. Estes dois tipos de cães tinham, para os criadores da época, vantagens inegáveis se bem que também possuíssem alguns defeitos. Mas com paciência, com repetidas cruzas e selecção, os mesmos intentarão eliminar os defeitos fixando as qualidades e virtudes. Sendo que é a partir daqui que ira nascer a esplêndida raça de Pastor Alemão com origem (como aqui demonstrado) nestes cães de pastor locais da época, e isto graças ao capitão de cavalaria Max von Stephanitz, criador e impulsionador da raça, ao qual foi reconhecido o feito de ter registado o primeiro cão da raça em livro cria oficial da raça. Este mesmo cão terá sido comprado a um criador de Württemberg, que ao que parece ele mesmo o teria adquirido de um outro de Turingia. O cão chamava-se então Hector Linkstein, passando este a chamar-se aquando da inscrição ao livro de cria de Stephanitz: Horand V. Grafrath SZ1, sendo que o mesmo cão, acabaria por traçar o destino do pastor alemão actual. Pois foi a partir deste mesmo exemplar, que foi criado o primeiro estalão reconhecido da raça. Estalão esse que foi feito e criado por Stephanitz, baseando-se o mesmo para tal conseguir, nas qualidades e características do famoso Horand V. Grafrath.

Amiga Sofia, tudo isto para lhe dizer e explicar as razões pelas quais de vez em quando, podem aparecem ainda alguns defeitos nos pastores Alemães dos nossos tempos. Sendo que estes mesmos defeitos, são frutos do passado que ainda aqui teimam em reaparecer, mesmo após todos estes longos anos de selecção imposta a raça. Não lhe vou aqui explicar como é tal facto possível de acontecer, pois isso levaria a que eu tivesse de me alongar por muito mais tempo, o que eu não quero, em virtude da minha participação e explicação, já ter sido ser bastante longa e fastidiosa (neste seu tópico).
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 10:53 pm

[quote=Indiia]
bons dias D

há muito que não participo aqui, já tinha saudades.

ok, vamos ao assunto. se não me engano, alguém mexeu nas orelhas da sua cadela, partindo-lhas. quando os cães são pequenos, as cartilagens são muito frágeis e então partem-se com muita facilidade logo é preciso ter muito cuidado para as orelhas não partirem. julgo que as orelhas já não voltam a endireitar, mas isso, já não tenho a certeza oops

espero ter ajudado em algo.
[/quote]

RESPOSTA
Olá Índiia, a minha intervenção só para lhe dizer que as orelhas do Pastor Alemão não se quebram por se lhe mexer, ou só porque alguém lhes mexeu durante o crescimento do animal em causa. Essa crença não tem fundamento nenhum, pois as orelhas podem e devem ser manipuladas, quando mais não seja para lhes limpar a cera contida no próprio canal auditivo, pois se tal não for feito, ai sim poderá acontecer o pior! Pois a falta de limpeza pode muito bem originar otites e estas por sua vez, darem cabo das orelhas.
Creio que os responsáveis por se veicular tal crença (de não se dever ou poder mexer nas orelhas), são muitas das vezes, alguns supostos «“criadores”»mal intencionados. Sendo que os mesmos fazem muitas das vezes essas recomendações, pois nunca se sabe quando isso não lhes possa vir a dar jeito. Nunca sabem estes se as ditas orelhas, não viram a ser objecto de reclamação por parte dos seus eventuais compradores. Sendo que assim os mesmo terão sempre uma desculpa para não serem responsabilizados pelos reclamantes. Pois geralmente quando isso acontece, estes ditos «“criadores”» tem sempre o cuidado de dizer… certamente alguém mexeu nas ditas orelhas, situação para a qual eu já tinha avisado que não se devia….. Pois como eu já aqui lhe referi tudo isto é falso! As orelhas dos cachorros não são de vidro e as cartilagens das mesmas não se quebram assim!
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
daktari
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 2:21 am

Olá Indiia, só mais esta intervenção para lhe acrescentar, mais um pormenor ao que eu lhe disse na minha explicação anterior. A achega é a seguinte:
Foi por mim dito que: ……As orelhas dos cachorros não são de vidro e as cartilagens das mesmas não se quebram assim!.....
Acrescento-lhe então o seguinte:
Se assim não fosse como explicaria você o facto dos cachorros nas ninhadas agarrarem-se pelas orelhas nas lutas e brincadeiras que os mesmos travam entre eles? Sendo que alguns deles assim agarrados até chegam a ganir com a dor provoca pelas mordidas administradas pelos seus irmãos agressores! Muitas vezes e nessas alturas os ditos cachorros assim agarrados chegam também a serem arrastados, chão fora pelos os agressores. E no entanto, mais tarde nem por isso eles irão deixar de levantarem as orelhas se for caso de isso. Portanto poderá daqui tirar as devidas conclusões se mais dúvida houver!
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta abr 09, 2004 12:14 pm

...
Última edição por jcsousa em sexta mai 21, 2004 11:45 am, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano

sexta abr 09, 2004 6:40 pm

jcsousa Escreveu: Bom dia.

Gostaria só de dizer, em relação à explicação do Vítor, que apesar de tudo a cartikagem das orelhas pode ser realmente danificada, dependendo do seu grau de desenvolvimento e do tipo de traumatismo que sofrer.

Cumprimentos

José Carlos
De acordo com o José Carlos. As cartilagens das orelhas podem efectivamente sofrer traumatismos que as impeçam de levantar quando o cão for adulto. Aliás há casos de PAs com uma orelha levantada e a outra não, sendo comum que esta última tenha sofrido algum traumatismo.
Nesta linha a " crença " como diz o Vítor tem algum sentido embora peca por exagero. Não será pelo facto de o dono acariciar as orelhas do cachorro que lhe vai provocar danos impeditivos de ele mais tarde vir a levantar as orelhas mas, se lhe provocar algum traumatismo forte isso poderá vir a acontecer.

Saudações

Jaime
daktari
Membro Veterano

sábado abr 10, 2004 4:38 am

Boerboelfan disse você:
De acordo com o José Carlos. As cartilagens das orelhas podem efectivamente sofrer traumatismos que as impeçam de levantar quando o cão for adulto. Aliás há casos de PAs com uma orelha levantada e a outra não, sendo comum que esta última tenha sofrido algum traumatismo.
Nesta linha a " crença " como diz o Vítor tem algum sentido embora peca por exagero. Não será pelo facto de o dono acariciar as orelhas do cachorro que lhe vai provocar danos impeditivos de ele mais tarde vir a levantar as orelhas mas, se lhe provocar algum traumatismo forte isso poderá vir a acontecer.

RESPOSTA:
Quer só aqui relembra-lo que eu próprio tive o cuidado de frisar a possibilidade de poderem vir a surgir alguns traumatismos, se bem que os mesmo sejam pouco vulgares acontecerem. Pois na realidade quem ou qual é a pessoa que terá ou manifesta interesse em causar esses traumatismos? Sendo que os mesmo não são fáceis de acontecerem, exceptuando-se casualmente um acidente de grande gravidade para as ditas orelhas. Pois como tatuador oficial do CPC, mas tenho a informar que as agulhas dos alicates de tatuagem varam literalmente de lado a lado a cartilagem das orelhas tatuadas aquando da execução da dita tatuagem aos dois meses, e nem por isso as orelhas deixam de se levantarem. Bem pelo contrário geralmente a orelha tatuada é a primeira a levantar. Por isso gostaria que me explica-se fazendo-me o favor e se lhe for possível onde é que eu exagerei quando referi a “crença” e a razão da existência da mesma! Gostaria no entanto que não levasse a mal o meu pedido de esclarecimento, sendo que o meu único objectivo é o da clarividência!
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
boerboelfan
Membro Veterano

sábado abr 10, 2004 11:28 am

daktari Escreveu: Por isso gostaria que me explica-se fazendo-me o favor e se lhe for possível onde é que eu exagerei quando referi a “crença” e a razão da existência da mesma! Gostaria no entanto que não levasse a mal o meu pedido de esclarecimento, sendo que o meu único objectivo é o da clarividência!
Olá daktari

Acho que você leu mal. Relembrando o que eu escrevi :
boerboelfan Escreveu: Nesta linha a " crença " como diz o Vítor tem algum sentido embora peca por exagero
Ora em português a frase " peca por exagero" refere-se á crença e não ao Vítor. O seu nome apareceu apenas porque se referiu á existência desta crença o que é verdade porque ela existe na realidade.
Quanto ás tatuagens eu admito que quem as faz sabe o que está a fazer e não as fará de modo a danificar de tal forma as cartilhagens da orelha que impeça que mais tarde elas levantem.

Espero que tenha ficado esclarecido.

Saudações

Jaime
daktari
Membro Veterano

sábado abr 10, 2004 2:21 pm

Olá boerboelfan
Só me resta a agradecer-lhe os seus esclarecimentos.
Peço-lhe desculpa pelo o mal entendido, reconheço ter lido mal a sua frase.
Obrigado Jaime.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
boerboelfan
Membro Veterano

sábado abr 10, 2004 2:40 pm

Olá Vítor

Desculpas aceites :):)

Saudações

Jaime
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado abr 10, 2004 6:48 pm

oix :D

Daktari, realmente estava convicta de que as orelhas dos animais(não só as dos cães com orelhas erectas) se partiam quando levessem pancadas ou se se lhes mexesse muito, há muito que pensava que isso era verdade, isto porque alei com um amigo sobre isso e ele garantiu-me que era verdade tal facto. obrigada por me ter ilucidado a esse respeito, pois assim não voltarei a dizer asneira :oops:
eu sei que as orelhas dos cães são precisas limpar, e eu limpo as da minha cadela 1 vez por mês, mas como faço isso com muito cuidado, nunca pensei que se pusesse em causa o limpar as orelhas dos animais.
mais uma vez obrigada pelo esclarecimento, e uma boa continuação de dia.
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
MMMM
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:35 pm

domingo abr 11, 2004 12:29 am

No aspecto da limpeza das orelhas, o que aconselham??
Já ouvi diversas versões de limpeza correcta: água, éter, alcool,...
O que será o mais correcto??
Obrigado, Miguel
PS: Pascoas Felizes!!
daktari
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 1:53 am

Olá Miguel; na minha opinião a forma mais correcta para limpar o canal auditivo dos cães é com um pedaço de algodão em rama embebido em álcool.
Sendo que o mesmo pedaço de algodão tem de ser previamente espremido antes de ser usado no canal auditivo, e isto após de o ter embebido em álcool como é óbvio. Senão, e se quiser claro, pode sempre comprar uns toalhetes próprios que há a venda no comercio para o efeito.
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”