hamster roborovski

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
SoniaZoo
Membro Júnior
Registado: sexta out 11, 2002 11:39 pm
Localização: 2cães,2chinchilas,1porq.índia,1coelha,2hamsters,1gerbo,2turtles,peixes,3pássaros,1ratomarinheiro

sexta mar 19, 2004 4:38 pm

´Tenho um hamster roboroski há cerca de 8 dias, mas ele está sempre a fugir com medo de mim, nunca lhe consigo mexer!Já tive vários hamsters e nunca tinho visto um assim tão medricas!
Já tinha lido na net que esta raça era uma das mais sociáveis, mas ele não quer socializar comigo! :(
É normal eles serem assim?
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta mar 19, 2004 9:04 pm

Olá Sonia,
É sim normal! Apesar de serem sociaveis entre si, são também muito timidos e exigem alguma paciência... Tambem exigem muita atenção pois eles são rapidissimos.
Tambem varia de hamster para hamster... Tenho alguns robbies que me saltam para a mão assim que ponho esta dentro da gaiola e outros que vão logo esconder-se.
Um abraço,
Moya
SoniaZoo
Membro Júnior
Registado: sexta out 11, 2002 11:39 pm
Localização: 2cães,2chinchilas,1porq.índia,1coelha,2hamsters,1gerbo,2turtles,peixes,3pássaros,1ratomarinheiro

terça mar 23, 2004 2:42 pm

Obrigado Moya! :D
Já fiquei mais esclarecida! ;)
Outra dúvida!Coloquei daquela areia que se usa para o banho das chinchilas ao meu roborosky e ele adorou tomar banho!Faz mal?
O meu raciocínio foi: ...os gerbos são da mongólia e podem tomar este banho, se os robosky também são e tem uma pelagem parecida vou exprimentar!Não sei se fiz bem! :lol:
Cumprimentos para os teus bichinhos todos! :D
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 12:29 am

Olá Sónia:
De nada, podes sempre contar :)
E a areia de chinchilla é optima para os banhos deles.
Já agora, se quiseres outra dica... Podes experimentar dar tanto ao hamster como ao gerbo larvas de tenebrio... São excelentes fontes de proteina e eles adoram... Os meus fazem banquetes! :)
Um abraço,
Moya
danielcat
Membro
Registado: quinta abr 08, 2004 12:40 pm
Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
Contacto:

quinta abr 08, 2004 1:25 pm

SOnias, os hamsters russos sao os melhores para uma pessoa ver e nao tocar... contudo... um amigo meu tem um hamster russo k adora andar á volta do Dedo dele...,

Se queres um hamster que tu possas tocar expriemnta um Sirio...

ALem do mais: um Hamster solitario torna-se mais agressivo e tambem mais medricas, se queres melhorar as relaçoes dos teus hamsters coloca-.os aos pares, exepto claro, no solitario Syrio...

Um abraço
Vasco
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

sexta abr 09, 2004 9:06 am

[quote=danielcat]
Se queres um hamster que tu possas tocar expriemnta um Sirio...
ALem do mais um Hamster solitario torna-se mais agressivo e tambem mais medricas, se queres melhorar as relaçoes dos teus hamsters coloca-.os aos pares, exepto claro, no solitario Syrio...
[/quote]

Olá!

Na minha experiência os Hamsters Siberianos (Winter white) - phodopus sungorus - são os melhores para ter em casa e andar com eles na mão. já tive centenas e nunca fui mordido. Dos Sírios e dos Campbelli já levei valentes ferroadas! ;) (ossos do ofício)

Não concordo com o danielcat... acho que um hamster solitário não fica mais agressivo, até em algumas espécies mais sociáveis, se se tiver só um ele começa a apreciar mais a companhia do dono se esta atenção se tornar uma rotina. Se tiver um ou mais companheiros da sua espécie a sua dedicação vai totalmente para os seus companheiros animais e até se gera um maior sentido de agressividade e protecção para com os seres humanos (que para eles são predadores e estranhos) pois todos defendem o seu nucleo familiar ou grupo.

Esse sentido de protecção de grupo nota-se com mais frequência em Gerbos e Cães da Pradaria.

Cumprimentos,

José Santos
danielcat
Membro
Localização: Chinchillas, Caes, Gatos, Gerbilos, Hamsters Chineses, Hamsters Syrios, Mufeta, Furões
Contacto:

sexta abr 09, 2004 9:23 am

Ora acabaste de dizer que os gerbos sao mais agressivos quando estao em grupo, pois volto a bater na mesma tecla, acabei de ver num dos maiores grupos do reino unico sobre gerbos, que eles proprios dizem, por experiencia proprioa, que nao se deve mantar um gerbo sozinho, porque ele torna-se mais assustadiço, infeliz, e agressivo...

portanto, volto a marcar aqui o meu ponto :)

Cordialmente
DC
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 09, 2004 9:41 am

Não estou aqui para marcar pontos... ;) respeito a opinião de todos apesar de poder concordar ou não.

Eu também estou a falar por experiência própria... Um grupo, com crias e vários níveis familiares de gerbos torna-se mais agressivo para estranhos.

Se quiseres constatar um exemplo disso basta vires à minha loja e veres um macho malhado que aqui tenho que vive com a fêmea e mais três filhotes já quase adultos, ele era manso quando estava sozinho e depois ficou agressivo desde que o juntei com a fêmea. Até bate com as patas no chão para nos afastar quando nos aproximamos da gaiola... É divertido de ver, não ataca a morder mas tenta intimidarnos!

Também é verdade que nunca fui mordido por um mas estes animais e os Cães da Pradaria são dos que têm um sentido maior de grupo. ;)
danielcat
Membro
Contacto:

sexta abr 09, 2004 9:44 am

Olha, eu vou-te dizer mais, vens a um sitio que eu cá sei, e vamos ver um Cauda Gorda Sozinho, e 1 casal deles... e vamos a ver em qual dos 2 consegues manter a mao dentro da gaiola mais tempo :)
zooexotico
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 09, 2004 9:46 am

Ok... pronto, não vou discutir mais...
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 10, 2004 2:04 am

Danielcat,
É quase impossivel poder delinear o comportamento de qualquer roedor sem pensares que toda a regra tem excepção.
Dos quase 150 gerbos da Mongólia que tenho neste momento, sozinhos, em casais, em familias e até uns que tenho em grupos de 23 e outro de 17 nunca fui mordida por nenhum... E tenho gerbos desta especie há 14 anos. No entanto, o facto de baterem as patas é um sinal de alerta/ aviso, não de agressividade.
Os duprasi (caudas-gordas) são muito instáveis e não há muito tempo são criados em cativeiro pelo que ainda não ha um padrão definitivo sobre o comportamento dos mesmos.... Posso adiantar-te que do meu primeiro trio ficou apenas o macho que matou as 2 femeas... Tenho mais 4 casais desta especie e é infelizmente frequente os machos matarem as femeas.
Os gerbos de midday e os do egipto são muito meigos em qualquer circunstancia e suportam bem viver em familias.
Quanto aos hamsters... Um hamster morde ou não consoante o contacto que tem com o seu dono... Tenho campbells que sei por experiência que são mais agressivos, como os albinos... Esses são terriveis!
E tenho winter whites que também são umas belas pestinhas. ;)
No entanto, tenho um pouco a ideia de que eles embora gostem do nosso contacto são animais que preferem que olhemos para eles do que andemos a dar "colinho".
Cumprimentos.
Moya
danielcat
Membro
Contacto:

sábado abr 10, 2004 11:38 am

boas...

Claro que não posso meter todos os roedores na mesma regra...

Mas, aquilo que disse á pouco, foi comprovado por uma associação de Gerbos no Reino Unido, e econtrei isso em varias paginas quando tentava saber mais sobre os Gerbos...

Os Gerbos sao animais muito sociaveis que adoram a companhia uns dos outros, nao se importam que tu lhes agarres, e morder nao quer dizer que etnham medo... nunca foste beliscado no dedo por um hamster, poqrue ele quer ver se é comida ou nao?

outro exemplo bom sobre morderem..., tenho chinchillas que estão super habituadas comigo.., e no entando ja apanhei uma ferroada que até fez sangue, apenas porque os meus dedos cheiravam a comida :p

Continuo a defender que um Gerbo sozinho pode tornar-se mais agressivo do que 2 gerbos juntos..., e (pelo que li) pode viver menos e tudo :p

um abraço
DC
Moya
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 11, 2004 3:28 am

Pois Danielcat...
Então experimenta juntar duas gerbos femeas adultas... Ou um macho novo e uma femea adulta... Depois volta cá com essas teorias, ok?
É que tens de ver a diferença entre o que tu leste e o que eu, o zooexotico e outros membro temos vivido e presenciado ao longo de vários anos de experiência.
Existem sim... Gerbos que têm mesmo de viver sós! e outros que matam os companheiros... Como te disse inicialmente, toda a regra tem excepção.
Cumprimentos,
Moya
danielcat
Membro
Contacto:

domingo abr 11, 2004 12:02 pm

eu já nao vou discutir mais aqui portnato podem parar de dar respostas

voces têm razão, a zooexotico e os outros utilizadores disseram, tá dito

Secalhar vou mandar um email pra Gerbil's UK pra lhes dizer que 40.000 utilizadores tao errados...

E dai..., é melhor tar quieto senao inda me chamam maluco...

Um abraço
DC
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo abr 11, 2004 4:54 pm

:lol: o mal de se teimar numa teoria é que as teorias não passam disso mesmo. e se calhar 40 000 utilizadores estão errados sim, ou entendeste mal o sentido do texto, o que não quer dizer que a moya e o zoo estejam 100% certos. como diz a rita, para qualquer regra há excepção (e sim concordo com eles). quanto aos 40 000 utilizadores estarem errados..... antes de galileu vários milhões acreditavam que a Terra era o centro do universo. De qualquer modo, o melhor que tens a fazer é experimentares por ti próprio. (também tenho 26 gerbos e até agora o que a experiência me diz é que o zoo e a moya teem razão), o que é certo é que não podes formar uma opinião só por leres um artigo. primeiro estuda-se muito depois temos as ideias dos outros e só muito mais tarde conseguimos formar as nossas próprias ideias, e acredita que no caso da moya e do zoo, a experiência já é mais que muita. mesmo num fórum com 40000 utilizadores temos de ter em consideração os que não participam na discussão e os que têm dois ou tres gerbos no máximo (que normalmente são a maioria.). felicidades para os teus gerbos, são uns animaizinhos fascinantes.
Última edição por buzio em segunda abr 12, 2004 10:31 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”