Boa pergunta e boa escolha de animais! Gosto muito dos dois também! Adorava ter um furão, mas por enquanto cá em casa os meus pais não me deixam ter mais animais, depois hei-de ter
Quanto às dúvidas, não sou perita, mas aqui vai:
[b]Furões[/b]
Vantagens dos furões enquanto animais domésticos
Eles são muito divertidos. São muito brincalhões, entre si e com o dono, e quase não perdem esse temperamento ao envelhecer. Um furão ou melhor, dois ou mais pode ser um óptimo entretenimento. São mais espertos do que os cães e os gatos, ou pelo menos parecem. Também são muito curiosos e incrivelmente determinados, o que faz parte do seu charme, mas pode nos incomodar um pouco. Amigáveis, os furões conhecem e amam o dono, ainda que para alguns deles possa levar cerca de um ano para que realmente haja esse sentimento.
Eles podem ser treinados para usar uma caixa de areia e fazer truques , e a maioria deles adora passear com o dono , no ombro ou numa bolsa. Dormem muito e não se incomodam em ficar em lugares pequenos (uma gaiola , por exemplo, ou uma bolsa de transporte) por um tempo, embora precisem correr e brincar por pelo menos algumas horas diariamente. Descontando os acidentes, geralmente vivem por 6 a 10 anos.
--------------------------------------------------------------------------------
Desvantagens
Os furões têm muitas vantagens como animais de estimação, mas também têm seus pontos negativos. Assim como filhotes de gato ou cão, eles requerem muitos cuidados e treino no início. São mais "trabalhosos" do que os gatos; exigem mais do seu tempo e sua atenção. Os furões têm o seu próprio e peculiar cheiro , o que incomoda algumas pessoas, e muitos deles não se habituam à caixa de areia tão bem quanto os gatos. Ainda que a maioria dos furões se dê bem com gatos e cães , não se pode garantir isso. Da mesma forma , crianças e furões são agitados por natureza, e a combinação dos dois pode ser exagerada.
Finalmente, a importância de que os ambientes sejam à prova de furões deve ser enfatizada. Eles são menos "destrutivos" do que os gatos, mas adoram se enfiar dentro de TUDO. Para deixá-los soltos deve-se ter a certeza de que eles não se vão magoar nem estragar os seus pertences. Eles adoram roubar pequenos (e nem tão pequenos!) objectos e escondê-los sob poltronas e atrás dos móveis. Gostam de mastigar objectos esponjosos e "molinhos", que devem ser mantidos à distância porque eles podem engolir alguns bocados. Eles entram em caixas, bolsas e latas de lixo, e as plantas acessíveis provavelmente serão alegremente escavadas . Finalmente, muitos furões tendem a arranhar o tapete . Naturalmente, essas características variam de um furão para outro, mas são bastante comuns. Se não pretende gastar o tempo e dinheiro necessários para proteger sua casa e seu animal de estimação, um furão pode não ser o mais adequado para si
Os furões costumam viver de 6 a 10 anos, aparentemente 6 sendo mais comum que 10. O furão mais velho conhecido tem 15 anos. Por isso, pense bem antes de ter um...
Os furões têm um odor característico, como qualquer animal. Algumas pessoas gostam desse odor almiscarado, outras não o suportam, e a maioria não se incomoda.
A maioria dos furões não se dá bem com pássaros, peixes, coelhos, roedores, lagartos e assemelhados, mas pode haver excepções. Para um cão ou gato, paciência é a parte mais importante da apresentação. Dê ao novo animal a oportunidade de se acostumar a si e à sua casa antes de apresenta-lo a outros animais, e um de cada vez apenas, bem devagar.
Os furões necessitam de vacinas e é melhor informar-se antes com o veterinário da sua zona se tem ou não as vacinas necessárias, que são elas: Cinomose e Raiva.
Antes de trazer um furão para casa, existem algumas coisas com as quais se deve preocupar antes, como o preparar a casa para que seja à prova de furão.
No geral, vai precisar de:
Você precisará:
comida para o furão
um pratinho para a comida que não vire, ou comedouro em cerâmica por exemplo
um pratinho para água que não vire ou uma garrafa de água, bebedouro
caixa sanitária
material sanitário
material para forrar o funda da gaiola
uma gaiola
champô para furão (champô para bebé também funciona)
uma coleira com um sininho
cortador de unhas para gatos ou furões (alguns modelos para humanos também servem, mas não tão bem)
brinquedos (seguros para furões)
um veterinário que conheça os furões
uma caixa ou cesto para servir de caminha
guia e peitoral (opcional)
Pode visitar o meu site para mais informações sobre furões
http://www.furoes.bravehost.com/
Quanto aos [b]cães da pradaria [/b]não sei muito acerca deles ainda, mas aqui vai qualquer coisa:
O cão da pradaria faz um excelente animal de estimação pois é muito sociável e meigo. Normalmente e quando bebés levam pouco tempo a habituarem-se ao dono.
É conhecido também por ser um animal que lhe irá retribuir toda a atenção que lhe for depositada (ao contrario dos outros roedores). Este facto irá fazer com que este seja um animal que necessite de muita, muita atenção.
Como já foi referido os cães da pradaria são animais que necessitam de muita atenção, pois se não possui tempo para estar com o animal deverá desistir da sua compra.
Outro cuidado importantíssimo já referido é a alimentação. Os cães da pradaria estão muito sujeitos a engordarem e podem mesmo morrer se não tiverem uma alimentação equilibrada, sempre livre de gorduras.
Tal como qualquer animal de estimação deve se levar periodicamente ao veterinário a fim de ver se está tudo OK.
Deve se ter muita paciência pois existem fases difíceis da vida dos cães da pradaria, nomeadamente no período do chamado cio. Nessa altura as hormonas farão com que o mais dócil cão da pradaria se transforme num animal nervoso e ataque o dono.
Ao deixar de ser bebé (por volta dos 6meses de idade) o Cão da Pradaria irá tornar se um verdadeiro roedor ou seja passará a adorar roer tudo o que seja madeira macia, plástico, cartão, papel, especialmente coisas que se desfaçam. Por esta razão não aconselho nada a deixar o animal sozinho pela casa pois quando chegar lá passado 10min, 1 vaso pode estar com a terra esgravatada, um móvel roído, um fio eléctrico (muito perigoso), etc.
Espero ter ajudado em alguma coisa
Beijinhos
