Furão ou Cao da pradaria???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
aRusXka
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 4:05 pm
Localização: 3caes(husky,rotweiller,cocker),1gata,2tartarugas,2porquinhas da indiae aquarios cheios d peixes!

segunda abr 12, 2004 8:05 pm

Ola!

Gostava de4 saber a vossa opiniao pessoal com estes dois tipos de animais..tenho lido bastante acerca dos dois mas nao me consigo decidir! gostava de ter os dois!! mas tenho de me decidir por um....
:o
qual dos dois´é mais meiguinho???

sei que o furao é carnivoro..o cao da pradaria como roedor talvez fosse mais pacifico....tenho porquinhos da india o que com os furoes nao é la mt bom...com os caes da pradaria nao iria haver problema em principio...certo??

Qual o que se adapta melhor em viver connosco? sei que isto deve ter varias opinioes..mas se alguem tivesses os dois deve me saber dizer mais ou menos secalhar...
Axo os dois linod sde morrer....mas so posso ter um.qd digo um digo um casal...mas so pode ser ou furao ou cao da pradaria.
Por outro lado secalhar encontra mais facilmente furao do que cao da pradaria, ainda nunca vi nenhum.
Amanha vou a exopets ver se esta la algum deles.

TOdo o tipo de conselhos sera bem vindo! obrigada! :)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

segunda abr 12, 2004 9:44 pm

Boa pergunta e boa escolha de animais! Gosto muito dos dois também! Adorava ter um furão, mas por enquanto cá em casa os meus pais não me deixam ter mais animais, depois hei-de ter :lol:

Quanto às dúvidas, não sou perita, mas aqui vai:

[b]Furões[/b]

Vantagens dos furões enquanto animais domésticos

Eles são muito divertidos. São muito brincalhões, entre si e com o dono, e quase não perdem esse temperamento ao envelhecer. Um furão ou melhor, dois ou mais pode ser um óptimo entretenimento. São mais espertos do que os cães e os gatos, ou pelo menos parecem. Também são muito curiosos e incrivelmente determinados, o que faz parte do seu charme, mas pode nos incomodar um pouco. Amigáveis, os furões conhecem e amam o dono, ainda que para alguns deles possa levar cerca de um ano para que realmente haja esse sentimento.

Eles podem ser treinados para usar uma caixa de areia e fazer truques , e a maioria deles adora passear com o dono , no ombro ou numa bolsa. Dormem muito e não se incomodam em ficar em lugares pequenos (uma gaiola , por exemplo, ou uma bolsa de transporte) por um tempo, embora precisem correr e brincar por pelo menos algumas horas diariamente. Descontando os acidentes, geralmente vivem por 6 a 10 anos.

--------------------------------------------------------------------------------

Desvantagens

Os furões têm muitas vantagens como animais de estimação, mas também têm seus pontos negativos. Assim como filhotes de gato ou cão, eles requerem muitos cuidados e treino no início. São mais "trabalhosos" do que os gatos; exigem mais do seu tempo e sua atenção. Os furões têm o seu próprio e peculiar cheiro , o que incomoda algumas pessoas, e muitos deles não se habituam à caixa de areia tão bem quanto os gatos. Ainda que a maioria dos furões se dê bem com gatos e cães , não se pode garantir isso. Da mesma forma , crianças e furões são agitados por natureza, e a combinação dos dois pode ser exagerada.

Finalmente, a importância de que os ambientes sejam à prova de furões deve ser enfatizada. Eles são menos "destrutivos" do que os gatos, mas adoram se enfiar dentro de TUDO. Para deixá-los soltos deve-se ter a certeza de que eles não se vão magoar nem estragar os seus pertences. Eles adoram roubar pequenos (e nem tão pequenos!) objectos e escondê-los sob poltronas e atrás dos móveis. Gostam de mastigar objectos esponjosos e "molinhos", que devem ser mantidos à distância porque eles podem engolir alguns bocados. Eles entram em caixas, bolsas e latas de lixo, e as plantas acessíveis provavelmente serão alegremente escavadas . Finalmente, muitos furões tendem a arranhar o tapete . Naturalmente, essas características variam de um furão para outro, mas são bastante comuns. Se não pretende gastar o tempo e dinheiro necessários para proteger sua casa e seu animal de estimação, um furão pode não ser o mais adequado para si

Os furões costumam viver de 6 a 10 anos, aparentemente 6 sendo mais comum que 10. O furão mais velho conhecido tem 15 anos. Por isso, pense bem antes de ter um...

Os furões têm um odor característico, como qualquer animal. Algumas pessoas gostam desse odor almiscarado, outras não o suportam, e a maioria não se incomoda.

A maioria dos furões não se dá bem com pássaros, peixes, coelhos, roedores, lagartos e assemelhados, mas pode haver excepções. Para um cão ou gato, paciência é a parte mais importante da apresentação. Dê ao novo animal a oportunidade de se acostumar a si e à sua casa antes de apresenta-lo a outros animais, e um de cada vez apenas, bem devagar.

Os furões necessitam de vacinas e é melhor informar-se antes com o veterinário da sua zona se tem ou não as vacinas necessárias, que são elas: Cinomose e Raiva.

Antes de trazer um furão para casa, existem algumas coisas com as quais se deve preocupar antes, como o preparar a casa para que seja à prova de furão.

No geral, vai precisar de:

Você precisará:
comida para o furão
um pratinho para a comida que não vire, ou comedouro em cerâmica por exemplo
um pratinho para água que não vire ou uma garrafa de água, bebedouro
caixa sanitária
material sanitário
material para forrar o funda da gaiola
uma gaiola
champô para furão (champô para bebé também funciona)
uma coleira com um sininho
cortador de unhas para gatos ou furões (alguns modelos para humanos também servem, mas não tão bem)
brinquedos (seguros para furões)
um veterinário que conheça os furões
uma caixa ou cesto para servir de caminha
guia e peitoral (opcional)

Pode visitar o meu site para mais informações sobre furões
http://www.furoes.bravehost.com/

Quanto aos [b]cães da pradaria [/b]não sei muito acerca deles ainda, mas aqui vai qualquer coisa:

O cão da pradaria faz um excelente animal de estimação pois é muito sociável e meigo. Normalmente e quando bebés levam pouco tempo a habituarem-se ao dono.

É conhecido também por ser um animal que lhe irá retribuir toda a atenção que lhe for depositada (ao contrario dos outros roedores). Este facto irá fazer com que este seja um animal que necessite de muita, muita atenção.

Como já foi referido os cães da pradaria são animais que necessitam de muita atenção, pois se não possui tempo para estar com o animal deverá desistir da sua compra.

Outro cuidado importantíssimo já referido é a alimentação. Os cães da pradaria estão muito sujeitos a engordarem e podem mesmo morrer se não tiverem uma alimentação equilibrada, sempre livre de gorduras.

Tal como qualquer animal de estimação deve se levar periodicamente ao veterinário a fim de ver se está tudo OK.

Deve se ter muita paciência pois existem fases difíceis da vida dos cães da pradaria, nomeadamente no período do chamado cio. Nessa altura as hormonas farão com que o mais dócil cão da pradaria se transforme num animal nervoso e ataque o dono.

Ao deixar de ser bebé (por volta dos 6meses de idade) o Cão da Pradaria irá tornar se um verdadeiro roedor ou seja passará a adorar roer tudo o que seja madeira macia, plástico, cartão, papel, especialmente coisas que se desfaçam. Por esta razão não aconselho nada a deixar o animal sozinho pela casa pois quando chegar lá passado 10min, 1 vaso pode estar com a terra esgravatada, um móvel roído, um fio eléctrico (muito perigoso), etc.

Espero ter ajudado em alguma coisa
Beijinhos

:roll: :roll:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça abr 13, 2004 1:54 am

Quanto aos cães de pradaria não me posso pronunciar, mas sobre o furão, acho a explicação da Sfialhos, esplêndida. O furão é um animal cujo único inconveniente, para mim, é o cheiro mas que se for castrado, segundo dizem, fica muito atenuado. De resto, dá menos trabalho que um cão ou um gato e tem a vantagem que quando se quer ir de férias, é mais fácil arranjar quem olhe por ele, podendo ficar na nossa casa ou na de alguém que também os tenha. Convém ser comprado novinho 2,5 a 3 meses, para se ir habituando às nossas mãos e a nós. Em alternativa, ser comprado a alguém que o tenha educado bem.
Eu já não passava sem o meu furanito.
Se quiser mais informações sobre eles, pode visitar aqui na arca o fórum só sobre os nossos furanitos.

Sfialhos, parabéns pelo site. Gostei!

MHZ
Paul12
Membro
Registado: terça set 16, 2003 7:44 pm

terça abr 13, 2004 1:56 am

se queres uma animal mais parecido com um cão ou um gato aconselho te o furão pois alguns ces da pradaria uiiiiiiii
por mais que penses que eles estão domesticados de vez em quando ficam sacaninhas.
eu se fosse hoje tb tivesse comprado um furão e ........porque não os dois.
:)
Paul12
Membro
Registado: terça set 16, 2003 7:44 pm

terça abr 13, 2004 1:58 am

se queres uma animal mais parecido com um cão ou um gato aconselho te o furão pois alguns ces da pradaria uiiiiiiii
por mais que penses que eles estão domesticados de vez em quando ficam sacaninhas.
eu se fosse hoje tb tivesse comprado um furão e ........porque não os dois.
:)
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça abr 13, 2004 9:02 am

Olá a todos,
Eu tenho ambos... Furões e Cães da Pradaria.
As vantagens e desvantagens apresentadas para uns e outros estão correctas, sem bem que os cães da pradaria também têm um cheiro intenso e têm uma glandula que tambem produz uma essencia bem almiscadada. :p
Sinceramente, prefiro os furões... São muito mais interactivos com os donos e apesar de poderem causar alguns estragos nada se compara ao que o Ren e a Stimpy (os meus cães) têm tentado fazer ao móvel da sala :p
Sfialhos, gostei muito do site tambem, se bem que uma das fotos que lá tem é de um furão de pé preto, especie americana (que nada tem a ver com o nosso furão doméstico), que irónicamente é utilizada para controlar as populações de cães da pradaria que são consideradas pragas nas planicies americanas. É a foto que está na secção "Vantagens dos furões enquanto animais domésticos"....
Para quem quiser ler mais sobre esta especie, aqui fica o link:
http://www.nsrl.ttu.edu/tmot1/mustnigr.htm

Um abraço,
Moya
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

terça abr 13, 2004 9:05 am

Olá!
lá está, relativamente aos cães da pradaria, apenos conheço dois, sendo que uma é má-muito-má.
A MHZ levantou uma quetsão importante relativamente aos furões, que á a idade deles quando adquiridos. realmente devem ser o mais jovens possível. Eu ainda não consegui domesticar (leia-se "que ela me pare de morder") a Nina como deve ser, e uma das razões foi o facto de a ter comprado quando ela tinha 5 meses e meio, e só tinha deixado de morder ao criador há coisa de um mês - portanto aí temos o caso de uma furão que com 4 meses e meio ainda mordia à pessoa que a viu nascer e cuidou dela. A própria natureza dos furões varia, há uns mais dóceis e outros mais ariscos. Mas o tempoo e a paciência são cruciais, bem como o tempo e atenção que lhe damos.
Quando fores à Exopet fala com o Pedro, ele pode dar-te uma ajuda preciosa na escolha pois tem experiencia com os dois.
Um beijinho
Inês
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

terça abr 13, 2004 9:41 am

Olá aRusXka,

Penso que a escolha é: FURÕES, FURÕES, FURÕES ........

OK pronto, eu sou um caso suspeito para dar estes conselhos. Fora as brincadeiras, eu adoro os meus furões mas fiquei com pena de não ter cães da pradaria (principalmente depois de ter visto os da Moya). Se tivesse que escolher, a decisão seria muito dificil (ainda bem que não o tive de fazer).
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aRusXka
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 4:05 pm
Localização: 3caes(husky,rotweiller,cocker),1gata,2tartarugas,2porquinhas da indiae aquarios cheios d peixes!

terça abr 13, 2004 12:24 pm

Obrigada a todos pelas respostas e opinioes!!!

Fui hoje a exopets...e ele tinha la 3 caes da pradaria....sao lindos.....!!! ta certo q ainda nao vi nenhum furao ao vivo....mas adorei os caes....axo que o que ficou decidido (pois nao é bem para mim..é para o meu namorado) é que este mes compra se os caes da pradaria...dps para os outros meses la vira um furao....:)

é dificil a escolha...p isso assim acabaremos por ter os dois! axo que é uma boa escolha! :) desde que eles nao se encontrem axo q nao ha problemas :)

Obrigada mais uma vez :)
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça abr 13, 2004 1:17 pm

Obrigado pela dica Moya :lol: Eu não tenho furões mas adoro-os! Fiz o site para concorrer ao concurso para ganhar um furão do Imv, mas já percebi que de momento não me deixam ter um cá em casa...De qualquer forma, agora sei melhor cuidar de furões quando tiver um :oops: e qualquer informação e sugestão ao meu site é muito bem vinda, quanto mais eu souber melhor dona serei ;)
Vou tentar ir incluindo mais exóticos no site, por isso quem for opinando sobre o site é bem vindo!

Boa escolha aRusXka, realmente ter os dois é o melhor né? E quantos mais melhor :lol: Também quero ter a casa cheia de animais :p
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sexta abr 30, 2004 4:25 pm

olá desculpem eu adoro essas fofuras dos furões mas nunca vi á venda (sou do norte), mas secalhar o ideal era adquiri-lo então bébé de um criador para o domesticar melhor, alguém me podia indicar um criador?
ines_faria
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 6:41 pm

Sílvia: dá uma saltada ao fórum dos furões
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewforum.php?f=117
As ninhadas (conhecidas) deste ano são realmente todas de Lisboa . Mas uma viagenzita até cá abaixo até não custa muito.
Jiinhos
Inês
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda mai 03, 2004 5:40 am

Olá a todos: :)
Inês, deixa-me adivinhar quem é a cadela da Pradaria muito, muito má que tu conheces :p
A danadinha ainda a semana passada deu uma unhada ao LordOfRings mesmo no lábio que foi obra-prima :D
Mas apesar do feitio de fera, é uma querida :)
Um abraço,
Moya
andpr
Membro Júnior
Registado: quarta abr 21, 2004 7:43 am

segunda mai 03, 2004 11:10 pm

dizem que os furões têm um cheirinho "especial". É semelhante ao dos porquinhos da Ìndia ou "pior"? É que só conheço o cheiro dos porquinhos e gostaria de ter um furão, mas se o cheiro for muito pior.. dificulta um bocado.
Obrigado.
Cumprimentos:
André Ramos
ines_faria
Membro Veterano

terça mai 04, 2004 7:30 am

Olá André!
Os furões têm de facto um cheiro muito característico, mais forte nos machos. Eu acabei por me habituar, os outros habitantes cá de casa nem por isso. Mesmo assim, com a cria macho que tenho, houve uns dias em que andava intoxicada, e ele será castrado no final deste ano, o que reduz substancialmente o cheiro. A castração/esterilização ajuda a diminuir o cheiro, entre outras vantagens.
Claro que nada substitui uma boa higiene do animal e da gaiola (sobretudo das camas onde dormem, que devem ser substituídas pelo menos uma ou duas vezes por semana, a casa de banho delks deve ser limpa diariamente). A banhoca deve ser regular e com shampoo especial (parece que alguns champoos para bebé tb são bons) mas com frequência não superior a 2/2 semanas, senão ainda ficam a cheirar pior (as glândulas que têm por toda a pele são estimuladas).
Outra coisa que os faz cheirar pior é o peixe, por isso não se dev dar-lhes. Ah, e os sustos - quando se enervam muito, há uma descarga das glândulas anais, e o cheirete é de fugir, mas passa ao fim de poucos minutos. Também existem desodorizantes para furão, em spray, para diluir na água...
Enfim, não é nada do além ;)

É um cheiro diferente dos porquinhos da índia, lá isso é.
Responder

Voltar para “Exóticos”