CASPA!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda abr 12, 2004 9:06 am

Bom dia!

Caros foristas, tenho uma dúvida. Mudei recentemente (2 semanas) a ração dos meus cães e gostava de saber se o problema de pele -CASPA- que entretanto lhes apareceu, pode estar relacionado com isso.

Nada mais me ocorre. Não houve mais nenhuma alteração na rotina deles que pudesse explicar isso.

Eu comprava-lhes royal canin borrego e arroz, mas o fornecedor entrou em obras e comprei purina. Sei que é de qualidade inferior mas nunca pensei que o efeito fosse tão notório.

Ainda não falei com o vet e conto com a vossa experiência para me ajudar a concluir ou não por deixar de lhes dar esta ração e mudar de fornecedor!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda abr 12, 2004 9:21 am

angie_bcl Escreveu: Eu comprava-lhes royal canin borrego e arroz,
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda abr 12, 2004 9:37 am

Olá angie,

Inicialmente tb dava RC de borrego e arroz aos meus cães e eles continuavam com a tal caspita, embora dissessem que essa ração fazia muito bem ao pelo.

Claro que cada caso é um caso, e o melhor é aconselhar-se com o seu vet. Eu pessoalmente tive de mudar de ração, para uma mais gorda. Actualmente (para aí há um ano e meio) estou a dar-lhes ração "sensible" e nunca mais tive problemas desses.

De qualquer modo é melhor aconselhar-se com o vet.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 12, 2004 9:59 am

linda76 Escreveu: Inicialmente tb dava RC de borrego e arroz
Vocês desculpem, mas eu não conheço RC borrego e arroz, estarei enganado ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

segunda abr 12, 2004 10:07 am

OLA,

Tanto quanto sei existem várias gamas de ração Purina, talvez não lhe esteja a dar a melhor.TALVEZ, não sei .
E da RC tb não conheço a de Borrego.

Susana
angie_bcl
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 10:44 am

casadotrevo Escreveu:
linda76 Escreveu: Inicialmente tb dava RC de borrego e arroz
Vocês desculpem, mas eu não conheço RC borrego e arroz, estarei enganado ?
Royal Canin lamb e rice! Não sei se a tradução está bem feita! :oops:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 12, 2004 10:47 am

angie_bcl Escreveu: Royal Canin lamb e rice! Não sei se a tradução está bem feita! :oops:
Não, não conheço. :o
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
angie_bcl
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 10:48 am

linda76 Escreveu: Eu pessoalmente tive de mudar de ração, para uma mais gorda.
A caspa por ser então uma questão da quantidade da matéria gorda da ração?
rsanto
Registado: quarta mar 03, 2004 3:19 pm

segunda abr 12, 2004 10:51 am

Olá. A minha Golden Retriver de 3 meses começou a comer Nutro no criador e eu continuei. No entanto, andava com muita caspa e troquei para Eukanuba Lamb & Rice.
Tem dias que parece que melhora e depois piora. a conselho do vet. estou a dar-lhe uns suplementos (uma espécie de ampolas que não me lembro do nome...) de gordura.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda abr 12, 2004 11:25 am

Hum.....

será que era eukanuba???? :oops: :oops: :oops:
Bom, agora tou a ficar baralhada....

Que era Lamb and Rice, era (essa parte tenho a certeza). Bom era provavel.... estava agora a lembrar-me da cor da embalagem e era castanha....

Depois é que mudei para RC medium e era a mm coisa e só depois mudei para Sensible.

Eu não tenho muito fundamento técnico para aformar que uma ração mais gorda é melhor ou pior. Nos meus caes foi isso que fez a diferença.... eles continuam a comer pouco, e caspa nunca mais vi....
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 12, 2004 11:42 am

linda76 Escreveu: Hum.....

será que era eukanuba???? :oops: :oops: :oops:
Bom, agora tou a ficar baralhada....

Que era Lamb and Rice, era (essa parte tenho a certeza). Bom era provavel.... estava agora a lembrar-me da cor da embalagem e era castanha....
Era Eukanuba Lamb & Rice.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda abr 12, 2004 1:58 pm

Eu tambem ando com esse problema com uma das minhas cadelas. Nem com óleo de milho lá vai. Estou a pensar mudar de ração, porque ela inclusivé já fez uma analize ao pêlo e não deu nada de grave.

Não sei é para qual.......

Eu neste momento dou-lhe regal, mas a RC junior tambem lhe fazia caspa.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 12, 2004 2:01 pm

Não há rc de borrego....

Mas de qualquer modo, volte à antiga. Quando se está bem com a que temos não se deve mudar, a não que a nova seja de qualidadde superior.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda abr 12, 2004 5:00 pm

Olá

Não será falta de uma boa escovadela e de uma banhoca?
Dos meus três cães dois deles, lá muito de vez em quando, apresentam sinais de caspa, mas em quantidade muito ligeira. Mas nunca me preocupei que fosse motivado pela ração, até pelo facto de um deles nunca ter e eles comerem todos sempre do mesmo prato.
Poderá dizer-se: "cada cão é um cão ou cada caso é um caso". Mas como me irrita usar estes lugares-comuns, onde cabe sempre tudo à falta de argumentação, prefiro interpretar estes episódios de outra forma e não reduzir o mal apenas à ração.

Por outro lado, nesta altura do ano, início da Primavera, os meus cães perdem mais pêlo do que habitualmente. Necessitam de escovagens mais intensivas e cuidadas. A própria pele (presumo) deve sofrer igualmente de uma renovação, que se manifesta naquilo a que chamamos caspa.

Por outro lado ainda, muita gente ainda pensa que faz mal dar banho ao cão com frequência. Eu também pensava assim e este é mais um mito que vou acrescentar à minha colecção.
Dois dos meus cães vão fazer agora cinco anos e houve alturas do ano em que lhes dava banho quase diariamente porque na brincadeira metiam-se no mar e, que remédio, tinha que lhes dar uma chuveirada ao chegar a casa. Diga-se que eu ficava cheio de problemas de consciência, pois também comungava da opinião geral de que o banho é prejudicial.
Bom, eles depois de centenas de banhos tomados têm um pêlo excelente e só não lhes dou banho mais vezes porque tenho preguiça. É cá uma trabalheira do... carago. :lol:

Resumindo e concluindo, quer-me parecer que neste tópico se derivou para a qualidade das rações como responsáveis pela caspa, quando provavelmente o problema não se resolve por aí.

Só mais um aspecto. Não estou a considerar aqui situações de doenças da pele que, obviamente terão que ser resolvidas pelo veterinário. Estou a considerar apenas a situação absolutamente NORMAL da renovação da pele que se verifica tanto nos animais como em nós próprios.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
angie_bcl
Membro Veterano

terça abr 13, 2004 8:03 am

nel Escreveu: Não será falta de uma boa escovadela e de uma banhoca?
Olá nel, não é isso. Aliás, eu escovo todas as semanas e nunca foi necessário dar banhos muito frequentes pelo menos ao Igor. Ele sempre teve o pelo impecável, de uma cor de ferrugem a fugir para o loiro muito bonito que brilhava ao sol.
A tal caspa apareceu coincidindo com a mudança da ração (que afinal não me lembro qual era, mas o meu fornecedor sabe de certeza :oops: ).
Pelo contrário, logo que vi aquele tipo de farinha, principalmente na zona do rabo e lombo, pensei que estaria na altura de lhe dar um banho. O banho que lhes dei só piorou.
nel Escreveu: Resumindo e concluindo, quer-me parecer que neste tópico se derivou para a qualidade das rações como responsáveis pela caspa, quando provavelmente o problema não se resolve por aí.
Não se trata da qualidade mas talvez da composição. Se calhar a ração que lhe estou a dar agora tem menos gordura e é isso que lhes faz falta. Cada caso é um caso mas nos meus apareceu a caspa a ambos.
nel Escreveu: Só mais um aspecto. Não estou a considerar aqui situações de doenças da pele que, obviamente terão que ser resolvidas pelo veterinário. Estou a considerar apenas a situação absolutamente NORMAL da renovação da pele que se verifica tanto nos animais como em nós próprios.

Não se trata disso. É talvez um problema de pele seca ocasionado pela ração.
Vou voltar á antiga e depois conto-vos se o problema ficou resolvido.
Responder

Voltar para “Cães”