Os gatos e ... os comprimidos!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gatini
Membro
Registado: terça fev 17, 2004 4:26 pm
Localização: 10 gatos - fifi, sissy, becky, black, juny, skipy, bolinha, nina, tita e dina

terça abr 13, 2004 11:26 am

Olá a todos.

Gostava de saber como costumam dar os comprimidos aos vossos minhaufas. 2 dos meus lindos (um lindo e uma linda) estão a tomar medicamento pra gengivite ... é uma festa lá em casa. :D :( :( :( :(
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

terça abr 13, 2004 11:29 am

Eu costumo pôr na comida, esmagando o comprimido, assim ele nem dá conta nisso! Boa sorte! ;) :)
Ah e tal...
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

terça abr 13, 2004 11:30 am

Olá Gatini,

Pois...tarefa complicada!

No entanto costumo utilizar a seguinte técnica:

Coloco o gato sobre os meus joelhos (se não o conseguir manter quieto o melhor é embrulha-lo numa toalha e apenas deixar a cabeça de fora!) abro-lhe a boca, coloco o comprimido bem lá para trás, fecho a boca a sopro-lhe para a cara! O gato fica tão atrapalhado que engole logo o medicamento...

Comigo resulta assim, agora pode tentar juntamente com a comida!

Boa Sorte,
Picola
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça abr 13, 2004 12:01 pm

Deitados em cima da cama.
De barriga para cima.
Patas da frente seguras.
e comprimido pela goela... :lol:

Resulta e nunca de engasgaram :lol: :lol:

Jinhos
Beta
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 13, 2004 1:21 pm

Aqui é sempre a aprender!

Nunca me tinha lembrado dessa de soprar-lhes a cara, mas vou passar a usar. É mesmo boa ideia.

Eu faço tudo igual à picola, só que não lhes sopro e às vezes levo uma valente dentada.
gatini
Membro
Localização: 10 gatos - fifi, sissy, becky, black, juny, skipy, bolinha, nina, tita e dina

terça abr 13, 2004 1:30 pm

Pois, soprar tb nunca me lembrei! Vou experimentar, eu n, o meu marido, ele é q leva sempre uns valentes arranhoes, eheheheh!

Desde senta-los em cima de um banco pequeno, a embrula-los em cobertores ... já fez de tudo. E, mm assim é ve-lo a correr pela casa a apanhar os bocados dos comprimido do chão pra tentar outra vez!

:lol: :lol: :lol: :lol:
WaterMonitor
Membro Veterano

terça abr 13, 2004 1:35 pm

Para mim o pior é naqueles dias em que não estamos mesmo inspirados, eles conseguem cuspir o comprimido e começam a babar-se o que ainda dificulta mais a re-introdução do dito comprimido, entretanto já todo pegajoso e a colar-se ao nosso dedo. É nestas alturas que levo a bela da dentada.
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça abr 13, 2004 1:46 pm

Parece q já se falou do tema num tópico qq mas aqui vai o meu ccontributo...

Com os meus já aprendi e de q maneira.

Com o Boris é simples... esmago o comprimido em um pires, misturo c umas vitaminas em pasta/gel (n recordo o nome) e ponho à frente dele, n dura nem dois segundos.

Com a Rita, é raro o gel resultar, mas qd n dá (a maior parte das vezes), pq ela é um pouccuo medrosa faço de outra forma..
-ponho-me de joelhos no chão, coloco a Rita entre as minhas pernas sem apertar mt p n magoar e n assustar e para ela não "fazer marcha atrás", agarro na cabeça com a mão esquerda ao mesmo tempo q abro a boquita, c a mão direita abro a boca um pouco mais e meto o comprimido lá no fundo sendo q ddepois lhe mantenho a boca fechada uns dois segundos. Depois faço-lhe festas e ela percebe q n lhe fiz mal.

Grande testamento mas era só para explicar o meu melhor método que p mim é simples e n custa nada.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 13, 2004 2:00 pm

Apesar de por vezes parecer que o comprimido foi goela abaixo...ficou trancado a meio...não escorregou...então para que não aconteça e porque a maioria dos gatos até gosta de manteiga...é passá-lo por manteiga e voilá... ;) :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça abr 13, 2004 2:03 pm

leonildecarvalho Escreveu: Apesar de por vezes parecer que o comprimido foi goela abaixo...ficou trancado a meio...não escorregou...então para que não aconteça e porque a maioria dos gatos até gosta de manteiga...é passá-lo por manteiga e voilá... ;) :lol: :D

Leo
Pois, esqueci referir essse pormenor
gatini
Membro

terça abr 13, 2004 2:22 pm

WaterMonitor,

Gostei dessa descrição, fez-me lembrar hoje de manhã. O meu marido não sabia de havia de limpar as mãos, o chão ou a boca da Fifi. Ela babava-se tanto, era impressionante. Teve fazer n tentavivas. A situação era cada vez pior, pq lá está, o comprimido escorregava de tão babado que estava.

Obrigado a todos pelas sugestões. Assim já temos mais algumas poses pra experimentar! eheheheheh
WaterMonitor
Membro Veterano

terça abr 13, 2004 2:34 pm

A da baba acontece-me aí umas 5 em cada 10 vezes. É de fazer passar a mais santa das criaturas.

Já tentei as técnicas da manteiga, do queijo da "vaca que ri", do NutriGel Plus. Os meus gatos olham para aquilo, torcem o nariz e bazam.

Alguns criadores muito experientes disseram-me que era bom dar-lhes (isto não tem nada a ver com comprimidos) carne crua picada. Sim, sim. Os meus gatos mandam-me comer a mim.

Voltando aos comprimidos, os cães são uma benção. Abre-se a boca, espeta-se com o comprimido lá dentro e já está. Nunca levei uma dentada, nem sequer um protesto.
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

terça abr 13, 2004 2:43 pm

A Yukie era uma gata mto esperta... assim que via mexer na gaveta onde estva acaixa dos comprimidos, alas pra que te quero! Mas depois quando já estava muito doentinha a vet ensinou-me a fazer o seguinte: esmagar o comprimido ( num pires p ex.) adicionar umas gotinhas de agua, recolher tudo numa seringa ( sem agulha claro) e depois despejar cuidadosamente no cantinho da boca .
WaterMonitor
Membro Veterano

terça abr 13, 2004 2:47 pm

Catlover, essa técnica também resulta. Já usei.

Felizmente nunca tive que usar com uma das minhas fêmeas, rapariga habilidosa, que consegue cuspir o Ultra Levur na minha cara.
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

terça abr 13, 2004 2:49 pm

WaterMonitor Escreveu: Alguns criadores muito experientes disseram-me que era bom dar-lhes (isto não tem nada a ver com comprimidos) carne crua picada. Sim, sim. Os meus gatos mandam-me comer a mim.
Não se esqueçam que a carne crua é um óptimo veículo para doenças, entre as quais a tão famosa toxoplasmose...

Quanto aos comprimidos, tem de se pôr mesmo à entrada da garganta, pois senão eles são muito espertos e enrolam a língua de modo a cuspir o comprimido outra vez. Eu costumo esfregar a zona do pescoço a seguir, enquanto lhes mantenho a boa fechada, pois isto estimula o reflexo da deglutição. A seguir pode dar-se um bocado de água por uma seringa, para evitar que o comprimido fique preso em algum lado. Se conseguirem fazer assim, é sempre preferível a esmagar o comprimido e dar com outra coisa qualquer, pois assim há sempre comprimido que fica no pires, outro na colher, etc, e não se estã já a dar a dose real. Claro que há situações em que isso é impossível, outro dia fui desparasitar os gatos da UZ e teve mesmo de ser esmagado com a boa da pasta ou da comidinha (sob o risco de ficar sem mãozinhas:roll: ).

Boa sorte! :lol:
Última edição por kika_cat em terça abr 13, 2004 2:52 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”