Tijelas elevadas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 08, 2004 2:20 pm

casadotrevo Escreveu:
marta_vasques Escreveu: Tigris, a propósito da torção do estômago:

já não é a primeira vez que ouço dizer que não se deve levar um cão a fazer exercício depois de comer. Acontece que nós temos um Labrador de 4 meses e levamo-lo sempre à rua depois de comer, por causa da frequência com que ele ainda faz necessidades. Ora, o menino apanha-se no jardim com os outros cães amigos e farta-se de correr feito maluco! Será que isso é prejudicial?
Sim, pode ser prejudicial. Mas mais em cães adultos, a torção de estômago não é comum em cães de 4 meses.
Obrigada! ;)
Significa então que, quando adultos, temos de controlar melhor as correrias e brincadeiras mais "animadas" dos nossos cães após as refeições, correcto? Não vão elas resultar em algo mais grave...
Curiosamente, uma das cadelas "amigas" do Calvin é já adulta e, durante a brincadeira, corre tanto que chega por vezes a vomitar pedacinhos de ração... Pode ser isso ser indicador de algum problema do género?
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta abr 08, 2004 2:38 pm

marta-vasques, apesar de a torção de estômago não ser frequente em cachorros, uma das causas indicadas da torção é precisamente a prática de exercício antes e depois das refeições.

As recomendações são: nenhum exercício duas horas antes e três horas depois de comer. Tente pelo menos que o seu cachorro não rebole sobre si próprio (o que poderá fazer com que o estômago se contorça).

Quanto à cadela adulta, um dos sintomas de torção são tentativas de vómito (frequentemente sem êxito) que poderão ocorrer a cada 5-20 minutos. Não sei se será esse o caso.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 08, 2004 2:42 pm

Obrigada, Isabel! ;)
Não, a cadela por vezes vomita, mas é uma única vez, e uma pequena quantidade. Faz lembrar aquelas situações em que comemos ou bebemos muita água antes de correr e depois, durante o exercício, parece que ela nos volta à boca... Mas não deve ser nada de grave, porque a dona parece ser super cuidadosa com ela e, se fosse, já tinha feito alguma coisa! ;)
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

quinta abr 08, 2004 3:01 pm

Por acaso o meu cão tem tigelas elevadas...
E quanto ao exercício depois das refeições já tinha conhecimento através da criadora que me vendeu o Tobias...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta abr 08, 2004 4:00 pm

sportinguista Escreveu:Já pensei em adoptar esse sistema, porque com as tijelas no chão ele leva o comer para ao lado da casota e espalha tudo. Se causa problemas, então desisto mesmo. Mas sabem de algo que impeça o Ruby de espalhar a ração toda? É que para levar do sítio de onde eu ponho para o sítio preferido dele há um degrau, e aí espalha tudo, mas onde ele põe apanha chuva e estraga tudo.
Tigelas mais pesadas. As dos meus cães, por exemplo, estão embutidas em cimento. A única desvantagem é que a comida fica sempre à disposição (há donos que a retiram, por razões diversas)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta abr 08, 2004 4:38 pm

Olá

Já ouviram dizer que os cães, habituando-se a comer com o prato elevado, deixam de ter a tendência para comerem do chão, nomeadamente porcarias que se encontram no exterior quando os levamos à rua?
Pois isso é mais um mito que eu hei-de incluir na minha colecção.

Por mero acaso, sempre coloquei o prato deles num degrau que fica na cozinha, mais ou menos com 18cm de altura, mas sem qualquer preocupação que não fosse a de eu supor que para eles essa posição seria mais confortável. Aliás, só me chegou aos ouvidos esse mito muito depois de eu lhes "pôr a mesa" assim.

Bem, isto é mesmo um mito que eu confirmo. Sempre comeram assim e toda a vida passo um martírio com eles na rua porque metem à boca tudo o que é porcaria. O que vale é que já toda a gente os conhece aqui. Mas ao princípio as pessoas viam-nos assim tão magrinhos e parecendo sôfregos à procura de porcaria, que pensavam que os matava à fome: "coitadinhos tão magrinhos" :lol: . Ouvi dizer isto entre dentes a algumas pessoas.

Isto não tem nada a ver com a torção do estômago, mas lembrei-me do mito.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta abr 08, 2004 5:56 pm

O site é de um estudo de uma faculdade, pensei que era claro como à gua ò Sarah Key...

E quem deu essa informação não fui eu mas foi a Sealords, o que já agradeci, pois ela deu-me esse link a meu pedido.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 08, 2004 6:05 pm

A minha sempre comeu e bebeu de uma tigela no chão.
Nunca me preocupei muito com a torção do estomago, excepto no que diz respeito ao exercício em excesso antes e logo após comer.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta abr 08, 2004 6:15 pm

SarahKay Escreveu: Até porque não são apenas coisas "tiradas da net", é uma universidade com bastante crédito (segundo me foi dito)....
CasadeAnaval Escreveu:O site é de um estudo de uma faculdade, pensei que era claro como à gua ò Sarah Key...

Obrigado por reforçar o que eu disse, há sempre pessoas meio distraidas que não reparam nessas coisas, em especial porque o site está em inglês!

8)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça abr 13, 2004 4:25 pm

Não quero contrariar, mas parece que aqui a algum tempo levei nas orelhas por dizer que exercício após as refeições facilitava a torção gástrica.

Aproveito para perguntar se há alguma maneira para fazer com que a minha cadela coma mais devagar, ela come muito rápido chegando mesmo a engasgar-se.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça abr 13, 2004 5:05 pm

Andreia, tenho duas cadelas de tamanho médio/grande que aspiravam literalmente a ração. A solução que encontrei foi oferecer-lhes ração para cães de raça gigante (com a concordância da veterinária). Como os pedaços são maiores, elas vêem-se obrigadas a partí-los e mastigá-los. Com uma funcionou na perfeição; com a outra funcionou ao princípio, mas depois nem tanto. Mesmo assim, come bem mais devagar do que se os pedaços de ração fossem mais pequenos.

Se a Andreia der à sua cadela ração normal para cão adulto, experimente passar a dar-lhe ração para cão adulto de raça gigante. Outra solução poderá passar por oferecer três refeições em vez de duas (se for esse o caso). Pode ser que, diminuindo o intervalo entre as refeições, ela não sinta tanta "necessidade" de devorar a ração.

Cumprimentos a todos,

Isabel
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 14, 2004 8:39 am

Falo aqui pela experiência de 3 casos de torção a que assisti, sendo 2 com cães de amigos e 1 deste vosso colaborador.

- Comedouros elevados : Salvaguardam mais os aprumos do que o estômago.
Se o cão "aspirar" a comida (for sôfrego) e tiver propensão para fermentar a comida , com consequente desenvolvimento de gases, o risco será quase igual se comer de comedouro elevado ou não.

Beber muita água após a refeição pode aumentar o risco, até porque o estômago ficará distendido. Por vezes pode ser aconselhável controlar a ingestão de líquido após a refeição, principalmente se utilizarem exclusivamente ração seca, o que não significa deixá-los à sede.

A brincadeira e as corridas, após as refeições, são desaconselháveis até pela questão que a hiperexcitabilidade daí resultante que por vezes termina em regurgitação (vómito), o que é um excelente aviso para acalmar as hostes.
Um passeio higiénico à trela não se enquadra nesta recomendação, até porque há cães que têem por hábito defecar após a refeição, ficando desta forma mais calmos e "aliviados", podendo descansar enquanto a digestão se processa.

Recomendo a consulta a esta publicação, no site do HospVetPrincipal, que considero bastante informativa:

http://www.hospvetprincipal.pt/dilataca.htm

Um abraço
Última edição por LindAlba em quarta abr 14, 2004 8:40 am, editado 1 vez no total.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta abr 14, 2004 8:39 am

Obrigado Isabel, o meu problema passa mesmo por isso quero mudar de ração e não sei para qual.
De qualquer maneira obrigado.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta abr 14, 2004 12:24 pm

Os meus cães são de raça gigante. Sempre comeram em comedouros elevados, duas vezes por dia, a conselho do veterinário e da escola de treino, precisamente para evitar o torção de estomâgo. A seguir às refeições não há brincadeiras.

O único caso de torção a que assisti pessoalmente (e que terminou da pior forma) foi o de um Pastor Alemão jovem que comia em taça colocada no chão.

No que diz respeito a comerem porcarias na rua, julgo que é evitado através de disciplina e não por causa das taças elevadas.

Outra coisa que aprendi na escola de treino, e que comigo tem resultado, é a não deixar os meus cães ficarem sozinhos enquanto comem. Reforço assim a "ideia" de que não podem comer sem alguém da família presente o que ajuda a evitar que comam porcarias ou aceitem comida de estranhos.

Mas notem que digo que é apenas um reforço.
Responder

Voltar para “Cães”