Castração...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quinta jan 29, 2004 7:49 pm

Oi pessoal!

Mais uma dúvida, tenho de castrar a minha coelha, no entanto tenho uma dúvida; ela deve ter alguma ninhada antes de ser castrada? Uma pessoa amiga disse-me isso, que era melhor para ela ter pelo menos uma vez...

Eu tenho as minhas duvidas... em primeiro só vou castrar pq li bastante e é o mais aconselhável, embora a mim me pareca sempre uma crueldade, vejo q é uma necessidade.

Entretanto tenho outra duvida, estou a pensar ir ao hospital Veterinário, as consultas gratuitas pq se é bom como dizem na qualidade é melhor no preço, é que pediram-me 130 € para castrar a Margarida. :o

Alguém já castrou uma fêmea? Como correu? É bastante diferente de um macho, mais doloroso, não é? E não fica "revoltada"?? :roll:

Aguardo,
Cruela
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quinta jan 29, 2004 9:36 pm

Nas fêmeas não se chama castração, mas sim esterilização.

Acho que ela vai ficar muito revoltada... vai escrever um cartaz "NÃO Á CASTRAÇÃO" e vai andar com ele nas patas aos circulos pela sua sala em protesto!!!! :lol: :lol: ;)

Eu acho que devia telefonar para duas ou três clinicas e comparar preços...

E quanto a ter de a deixar ter uma ninhada antes, não é verdade. Pode esteriliza-la apartir do 7º ou 8º mês sem problemas.
Vai ver que ela fica mais calminha e sem os "maus humores" do cio...

Quero a minha "filha" bem tratada!!! ;)
Cruela
Membro Veterano

quinta jan 29, 2004 9:55 pm

Olá zooexótico!!

Morri a rir agora que li a resposta!
8)

Eu qd falava em revoltada era no sentido de ser um animal que vai passar um "mau" bocado e coitada nem sabe bem pq... e como ela ainda é meio medrosa tive medo que fique pior...

Em relação à castração, ou neste caso e muito bem esterilização, eu até me esqueço que estou a falar com pessoas informadas, e passo a explicar; de cada vez que eu falo em esterilização, corrigem-me para castração, até parece que só se faz aos machos!! É por estas e por outras que eu desconfio de alguns sitios...

Os preços tenho estado a ver e aqui na minha zona é menos 5 €, ou menos 10 € mas sem as já faladas garantias! Riscos, não corro.
O problema é que ir a Lisboa significa, gasolina, portagens... por isso pensei no hospital Veterinário que ao que julgo saber só leva os valores das anestesias e vários necessários e não pelo trabalho...

Mas descanse que a sua "filha" está em boas mãos!|| 8)

Daqui só mesmo para o tacho! :roll:
Já viu o seu email? 8)

Cruela
:evil:
bezuka
Membro
Registado: domingo set 14, 2003 7:20 pm

quinta jan 29, 2004 10:44 pm

Será que é mesmo necessário castrar um coelho ou esterilizar uma coelha?!
Eu tenho o meu Bé à 1 ano e 2 meses e cada vez que penso em poder castrá-lo fico a pensar no quanto não lhe deveria fazer doer...
É claro que se calhar, para mim... trazia-me grandes vantagens, pois o Bé tem a mania de ir para cima da minha cama e fazer xixi lá... não sei se é por eu não lhe dar atenção... mas é demais... todas as semanas tenho de pôr a lavar os edredons da minha cama... ou então... quando ele está muito contente, começa a andar à minha volta a correr e de repente borrifa-me com urina... é horroroso... fico pronta para o banho!
Mas depois... Ele se é castrado também fica muito grande... e começa a ter traços mais femininos... e eu não gostava nada de ter um coelhão Gay... lol
Beijinhos
Bezuka
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

sexta jan 30, 2004 3:53 pm

Eu nunca ouvi que fosse necessário esterilizar uma coelha, só ouvi esta informação sobre os furões porque elas podem ficar anémicas e morrer. Informe-se bem. Outro aspecto é que o hvp é muito caro. A minha empregada operou o cão por 200/300 contos noutro local (pelo mesmo veterinário) e lá pediam-lhe 600!! O meu periquito foi lá porque estava dente e ele morreu depois de ter estado em minha casa meses com esses sintomas e VIVO! Lá disseram (depois)que era normal por causa do stress mas podíam ter dito ANTES de ele morrer.
Pensa bem e ê outras clinicas porque quanto à castração/esterilização nunca há100% de sucesso, até cães e gatos podem morrer numa castração/esterilização, então num coelho (que é mais pequeno) ele pode não acordar da anestesia.

Rita
Cruela
Membro Veterano

segunda fev 02, 2004 9:04 pm

Oi!

Desculpem o atraso na resposta, mas nem sempre dá para vir à net!! ;)

Em relação à castração, em todas os sites que consultei, é opinião geral que os coelhos/as devem ser castrados, penso que a razão que mais pesa, no meu caso que é uma fêmea sao os tumores que podem aparecer já na idade adulta, e visto que eu espero que a Margarida morra de velha e nada mais, parece-me uma razão mais do que válida!! :|

Também me parece cruel, afinal eu tenho, em casa dos meus pais um gato castrado e bem vi e vivi o que ele sofreu, mas acredito que ele sofreria bem mais com o cio se não o fosse... :roll:

Após ter colocado este tópico, fui ver se havia novidades na página do zooexotico e até lá estava uma que parecia estar mesmo à minha espera!!

Em relação à clinica, eu já tinah tudo "orientado" para ir à Vetoeiras, só que pensei em saber tb como são as coisas no hospital Veterinário e sempre tive à espera que aparecesse alguém aqui no forum que já tivesse recorrido a essa opção, se é mais em conta e igualmente boa, pq não?!

Em relação aos riscos, as vezes temos mesmo que os correr e prevenir problemas e desgostos futuros... ;)

Cruela
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta fev 04, 2004 9:54 am

bem, eu quanto a fêmeas não sei, mas quanto a machos já castrei uma chinchila e correu tudo bem. não ficou mais meiga nem nada. ficou exactamente como era dantes. ainda se põe em cima da femea e tudo, a pensar k ainda pode fazer alguma coisa, tadinho:)

eu só castrei porque não conseguia dar os filhotes que eles tinham... à custa disso já tenho 4 chinchilas! é o k faz ser tão "mole" em relação aos animais ;)

quanto a preços, as femeas é obviamente mais caro e mais complicado, mas ao meu macho foi 50€.

bem, nao ajudei muito mas queria dar a minha opiniao:)

boa sorte para a tua coelhinha!
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta fev 12, 2004 6:54 pm

Só posso contribuir com a minha experiência com um dos meus porquinhos da índia, macho, e tudo correu muito bem. Nas fêmeas é que é sempre mais caro, pois é uma cirurgia interna e por isso mais delicada. Suponho que nas coelhinhas seja assim também. Boa sorte!
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

sábado fev 28, 2004 1:55 am

Fala também a a Clínica Veterinária de Telheiras...

Maria
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado fev 28, 2004 9:18 am

Nenhum hospital veterinário lhe vai levar só o custo do material....desengane-se
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Cruela
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 1:36 pm

oi.

Pois não Casa de Anaval... também já conclui isso!! :(

Enfim, por outro lado, tenho andado a pensar, a Margarida pode ser esterelizada em qualquer altura certo? Não precisa de ser já a correr? certo??

É que com tudo isto dei por mim a pensar em várias coisas, como; Riscos de tumores aos seis anos e se eu castrar daqui aum ou dois, já ela é mais crescida? como sei que está com o cio? Se calhar ainda nem teve e ela é tão diferente em tanta coisa das outras coelhas de pessoas amigas que até pode não ter maus humores, certo?

Cruela
Cruela
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 1:37 pm

oi.

Pois não Casa de Anaval... também já conclui isso!! :(

Enfim, por outro lado, tenho andado a pensar, a Margarida pode ser esterelizada em qualquer altura certo? Não precisa de ser já a correr? certo??

É que com tudo isto dei por mim a pensar em várias coisas, como; Riscos de tumores aos seis anos e se eu castrar daqui aum ou dois, já ela é mais crescida? como sei que está com o cio? Se calhar ainda nem teve e ela é tão diferente em tanta coisa das outras coelhas de pessoas amigas que até pode não ter maus humores, certo?

Cruela
ines_faria
Membro Veterano

quarta abr 14, 2004 3:29 pm

Andei a ver alguns preços para castrar dois dos meus bichanos, um porquinho da índia e um coelho. Liguei para algumas clínicas com boa reputação (ou pelo menos têm-se com tal), e os resultados são interessantes
Assim, a castração de um Coelho pode variar entre os 50€ e os 100€.
Para um Porquinho da Índia, de 30€ a 100€.
Para as fêmeas é bem mais caro, o dobro em alguns casos. Por exemplo, optei por castrar os meus dois porquinhos machos porque ficava ao mesmo preço da esterilização da fêmea, e resolvia também o problema da territorialidade.
Só posso recomendar que realmente se faça uma pequena pesquisa de preços se e quando alguém pretender castrar/esterilizar a bicharada.
Cruela
Membro Veterano

quarta abr 14, 2004 4:09 pm

Pois é Inês, tb fiz essa pesquisa e fiquei espantada com os resultados.

Entretanto resolvi esperar mais um pouco e não a castrar ainda. tenho uns amigos meus que têm 2 coelhos que querem cruzar mas não podem pq são irmãos propuseram-me isso com a minha coelha.
Eu sinceramente não fiquei nada entusiasmada, tenho muito medo de não me desenrascar, nunca passei por nada parecido, e tenho o receio de que as pessoas amigas que querem os coelhos,que são para dar, não para vender, depois não os estimem isso fazer-me -ia sentir muito mal...

A minha filha adorou a ideia, pudera, não tem noçao e imagina uns bebes amorosos, mais nada, afinal ela só tem 6 aninhos....
Eu tenho medo que a Margarida morra, sei lá!!

Ainda me vou informar muito bem sobre isso paar me decidir... é que com tudo isto de se ter um coelho cá em casa já ouvi uns "zunzuns" entre Pai e filha sobre adquirir outro coelho, outra neste caso, para fazer companhia à MArgarida. MAS EU É QUE LIMPO!!
:evil:

Muito engraçados os meus meninos. ;)

Cruela
ines_faria
Membro Veterano

quarta abr 14, 2004 4:27 pm

Pois, Cruela, eu tenho de castrar os meninos porque se não o faço andam à luta. O Quico vai ser poupado (também ainda é muito pequenino9, mas o Lourenço já vai à faca na 3ª feira, com o PeeWee, o porquito mais novo cá de casa.
Depois do estudo de mercado (fiquei com os cabelos em pé e não foi devido a electricidade estática!), desta vez decidi-me por uma clínica que existe pelo menos há 25 anos - passava sempre por lá quando ia na carrinha do colégio.
Eu tenho uma filha com 5 anos, que está sempre a pedir para a Teca (porquinha) ter mais bebés - e depois fica cá sempre mais um filhote, que eu já sei como é ;) Também sou eu a limpar as 6 gaiolas, sozinha ah-pois-é... Mas há muitas pessoas que tem muuuuuuuitas mais!

Se cruzar a Margarida, realmente o essencial é que os bebés tenham donos para irem. Quando a minha furão teve só uma cria confesso que fiquei aliviada, pois a questão de que tipo de pessoa fica com os nossos "netos" também me preocupa bastante.

Beijinhos!
Responder

Voltar para “Exóticos”