Osteocondrite dissecante

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

segunda abr 12, 2004 1:18 pm

Olá.

Pois é, a minha Kiara teima em não me dar descanso. Depois das patitas tortas, do remédio dos ratos e de uma reação à vanina que lhe provocou um edema enorme, desta vez foi-lhe diagnosticada uma osteocondrite dissecante :? Já começo a pensar que alg~´em me deitou um mau olhado à cadela (o que vale é que eu não acredito nessas coisas :o )

Começou a coxear e foi-lhe feito um raio-x onde se nota nitidamente um destacamento da articulação do ombro. Neste momento está a fazer um anti-inflamatório e a tomar arti-dual durante 2 semanas. Se o tratamento não resultar o ortopedista já me disse que ela tem que ser operada o mais rápidamente possível (e foi-me avisando que o mais certo era mesmo não resultar).

Alguém aqui teve ou tem alguma experiencias com casos destes? Fico a aguardar os testemunhos...
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda abr 12, 2004 1:44 pm

Lá me fazem vocês procurar coisas novas....

Estou a brincar, mas por acaso não sabia o que era Osteocondrite dissecante. Segundo vi tem a ver com a dispasia do cotovelo, mas vou pesquisar melhor e assim que tiver mais material exponho aqui.

Boa sorte Susana e as melhoras para a Kiara, estas coisas são tão chatas.....

beijinhos
Pedro_Homem
Membro
Registado: quarta mar 10, 2004 11:44 pm
Localização: 1 Dogue Alemão, 1 Golden, um Gato siamês, um coelho anão
Contacto:

segunda abr 12, 2004 1:54 pm

cá vai:

"Osteocondrite dissecante

Osteocondrose significa degeneração ou necrose óssea - cartilaginosa seguida por regeneração ou recalcificação. Se essa condição resulta num "flap" (fragmento articular) dissecante de cartilagem articular, com algumas alterações articulares inflamatorias, poderá ser denominada osteocondritis dissecans (OCD).

Como causas, podem-se apontar combinações genéticas, dieta e factores ambientais, tais como traumatismos. É mais vulgar em cães grandes tais como Grand Danois, Retriver do Labrador, Terra Nova e Rottweiller, mas também pode ocorrer em raças mais pequenas.

A OCD, provoca dores e claudicação (coxeira).A maioria dos animais exibem sinais clínicos entre os 4 e os 8 meses, mas alguns pacientes poderão apresentar o defeito muito mais tarde aos 2 a 3 anos. Frequentemente a claudicação é notada no inicio, após exercicios severos, mas pode surgir de forma insidiosa.

Tratamento:
Em estádios precoces de osteocondrose radiográficamente diagnosticada, sem evidência clinica de dor ou claudicação num cão jovem (5 a 7 meses de idade), está indicado o repouso, anti-inflamatórios para controlar a dor e correcção de qualquer desiquilibrio na dieta (está indicada uma dieta com níveis de cálcio e energia controladas).

O tratamento cirúgico está recomendado se:

- Claudicação persiste há mais de 6 semanas
- O animal tem mais de 8 meses de idade
- O flap de cartilagem ou fragmento ósseo está radiográficamente confirmado, independentemente das suas dimensões.

O tratamento cirúgico permite resultados muito mais satisfatórios, não apenas o resultado final será mais previsivel como a eficiência será atingida dentro de um a dois meses."

Estranho o vet. não garantir a total recuperação, que idade tem a kiara??
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 12, 2004 4:09 pm

Olha Susana, encontrei este documento que fala na cirurgia e talvez tenha interesse para leres:

http://scholar.lib.vt.edu/theses/availa ... Thesis.pdf

Não li todo, mas pareceu-me bastante interessante. Está é em inglês....

beijinhos
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

segunda abr 12, 2004 6:37 pm

Olá Susana,

Boa sorte para o tratamento da Kiara.

Um abraço,
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 13, 2004 12:18 am

[/quote]

A kiara tem 7 meses e o vet garante total recuperação se ela for operada. O que não garante é que ela melhore só com a medicação
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
TiagoFernandes
Membro
Registado: sábado set 27, 2003 11:38 pm
Contacto:

terça abr 13, 2004 1:27 am

Melhoras para a kiara.
Vá a outro veterinário antes de tomar qualquer decisão, de preferência um veterinário que tenha experiências com a raça.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 13, 2004 1:17 pm

susanalapa Escreveu:
A kiara tem 7 meses e o vet garante total recuperação se ela for operada. O que não garante é que ela melhore só com a medicação
A mim parece-me acertado ele dizer isso. E isso de ir a outro vet.... eu a partir do momento que tenho confiança no meu não acho que deva procurar outro.... a menos que tenha que ir a algum hospital veterinário para algum caso especifico, mas penso que isso também me seria indicado pelo próprio veterinário....

Boa sorte com a Kiara. Estou a torcer por vocês!

E vai dando noticias...

beijinhos
lalo
Membro Júnior
Registado: quinta fev 19, 2004 8:48 pm

terça abr 13, 2004 9:32 pm

Olá Susana
Boa sorte para a Kiara.
Vão dando noticias :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça abr 13, 2004 9:43 pm

Não necessárimanete a um hospital veterinário, pod eir a clinica, consultorio... desde que seja um bom profissional.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
TiagoFernandes
Membro
Contacto:

quarta abr 14, 2004 3:44 am

[quote=SarahKay]

A mim parece-me acertado ele dizer isso. E isso de ir a outro vet.... eu a partir do momento que tenho confiança no meu não acho que deva procurar outro.... a menos que tenha que ir a algum hospital veterinário para algum caso especifico, mas penso que isso também me seria indicado pelo próprio veterinário....

Boa sorte com a Kiara. Estou a torcer por vocês!

E vai dando noticias...

beijinhos
[/quote]

Acha, mesmo?
Não tenha essas ilusões!
susanalapa
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 14, 2004 2:48 pm

Olá,

eu por acaso tenho total confiança na minha vet, ainda mais porque ela, ao deparar-se com o problema da Kiara, assumiu que precisava que alguém mais especializado a visse e chamou ao consultório um colega de outra clínica, propositadamente para ver a Kiara. Esse vet, garantiu-me ela que era muito bom a nível de problemas ósseos e articulares e se algumas vez tivesse que por os seus próprios cães nas mãos de alguém, seria nas dele. Sendo assim...

Na proxima semana ela vai ser novamente examinada por ele e vamos lá a ver se o tratamento sempre resultou, ou não. Para já, parece-me que pelo menos ela já não coxeia tanto.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Pedro_Homem
Membro
Registado: quarta mar 10, 2004 11:44 pm
Localização: 1 Dogue Alemão, 1 Golden, um Gato siamês, um coelho anão
Contacto:

quarta abr 14, 2004 6:13 pm

Olá Susana,
ainda bem que a Kiara esta melhor é normal que com o tratamento a zona desinche e ela tem tendência a não coxear tanto, a razão de perguntar a idade dela é porque em cães idosos a recuperação (pos cirurgia) não seja tao simples como na idade da Kiara, devido a uma maior dificuldade na criação de nova cartilagem, assim sendo mesmo que o tratamento que ela ta a fazer não tenha completo sucesso (vamos esperar que tenha), se ela tiver de ir á "faca" á partida vai recuperar totalmente.

Cumprimentos para si,
e um beijo e todos os mimos do mundo para a kiara (melhora rápido miuda!!!!)

Pedro Homem
TiagoFernandes
Membro
Contacto:

quarta abr 14, 2004 7:07 pm

Ainda bem que assim foi, mas nem todas as pessoas são honestas a esse ponto.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 14, 2004 7:21 pm

Vais ver que ela vai ficar boa logo!

A veterinária disse-te quais foram as causas da Osteocondrite dissecante? Era bom saber, para tentar evitar que aconteça com outros bichinhos e no teu caso para evitar que se repita (sustos destes basta uma vez na vida!)

Beijinhos e dá muitas festinhas na Kiara por mim para ver se ela fica boa logo!
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”