"GRANDE" susto!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

segunda fev 25, 2002 11:41 am

:D Olá amigos, hoje venho fazer um apelo a todos vós que têm amiguinhos de quatro patas e que gostam realmente deles e por isso não os querem ver feridos de forma alguma.
È que ontem á tarde como tantas outras tardes lá saí com a minha " lobita " e fui até á praia para descontrair depois de uma semana de trabalho, mas tive uma surpresa desagradável :oops: quando deparei com um casal que trazia a seu lado um lindo e GRANDE São Bernardo, que vinha solto sem nenhuma trela ao lado dos seus donos.
Até aí tudo bem o problema é que ele veio logo em direcção á minha husky e sem saber bem porquê atacou-a e o que a safou foi a sua grande agilidade e o facto do tal dono "descansado" depois dew muito esforço ter conseguido puxar e segurar o seu BICHINHO.
Eu tinha a minha lobita presa com a trela e acho sinceramente que todos nós devemos ter essa preocupação quando vamos passear com eles pois assim poupamos os nossos amiguinhos de muitos sustos desnecessários.
Não penssem com isto que eu culpo o São Bernardo, pois os bichos no meio disto tudo são os que menos culpa têm, pois não são obrigados a gostar de todos os outros cães.
Peço apenas que tomem atenção a estas situações, porque ontem fui eu mas amanhã pode ser outro qualquer.
Felizmente os ferimentos foram mais psicológicos do que fisicos, pois ela ficou apenas com algumas dores mas principalmente muito assustada.
Agora me despeço com um grande abraço a todos e cuidem bem dos nossos amigos ;)
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

segunda fev 25, 2002 4:22 pm

Olá!

Para bem de todos, quer na praia quer na rua os cães deviam andar de trela para prevenir acidentes como o citado, mas como nem todos pensamos de igual modo os acidentes vão sucedendo! enfim vamos esperar que as coisas melhorem...

Alex
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda fev 25, 2002 7:13 pm

Viva,

Sem duvida uma situação a lamentar. Não me levem a mal, mas mais uma vez penso que se trata do excesso de confiança por parte dos donos. Principalmente se forem virgens neste tipo de acontecimentos.

Se estivermos a falar de pessoas com bom senso, muitas vezes é mais a inexperiência do que má vontade ou falta de responsabilidade. É a tal historia de confiar nos cães a 100%. Até ao dia.

Depois há aqueles que infelizmente conhecemos que não respeitam nem nunca vão respeitar.
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

segunda fev 25, 2002 7:30 pm

Pois...é sempre a mesma história! Os nossos cães andam presos e há sempre os espertalhões que têm a mania que os animais são para andar soltos!!! :evil: E depois é isto que dá....enfim

É por isso que eu digo sempre que por muito bem que conheça os meus cães, nunca confio neles a 100%....ao fim ao cabo são animais, dou-lhes sempre uma margem de dúvida! Custumo dizer que tenho 99% de certeza sobre o que eles vão fazer..... ;)

Toda a gente sabe...ou pelos vistos nem toda.....que os São Bernardos nem sempre se dão bem com outros cães, especialmente os machos, e pelo seu porte, os donos deveriam ter o dobro do cuidado!!!

As melhoras da sua lobita...coitadita: que GRANDE susto!!! Mil festinhas!

Um abraço

Magui ;)
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

segunda fev 25, 2002 9:12 pm

Ola
EM primeiro lugar graças adeus ke a sua lobita esta bem :)
E em 2º lugar a culpa e dos donos que nao substimam demasiado os seus caes confiando neles indo pa rua sem trela que pode ser fatal.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 26, 2002 9:29 am

Olá a todos,
No fim de semana passado, também quando passeava junto à praia, andava um São Bernado solto enquanto o dono despreocupado surfava nas ondas. Aparentemente o cão estava 'entregue' aos cuidados dos amigos que estavam 'em terra', mas estes conversavam uns com os outros enquanto o cão circulava livremente. Ao aproximar-me da zona verifiquei que, nitidamente, o cão estava em posição de desafio e preparação para ataque e parei. Tentei distrair o meu cão para que ele não o olhasse e aceitasse o desafio, e enquanto isso pedi aos rapazes para prenderem o cão. Foi só então que eles repararam que estavam ali dois 'perigosos rottweilers' e, com grande frete seguraram o cão e afastaram-no. As pessoas que passavam estavam completamente à vontade perante um cão enorme que andava solto, mas algumas afastavam-se com olhar aterrado quando dois Rottweilers presos à trela passavam calmamente.
Caso 2, também neste fim de semana: Um labrador chocolate andava solto no pontão da Costa sem sequer ter coleira e veio a correr em direcção aos meus cães. Labradores e o meu Furst não são uma boa combinação ( já que ele já foi atacado por 2) e por isso ele fica logo alerta. O que aconteceu então? Lá estava eu a segurar dois Rottweilers completamente estressados, em pleno estrangulador, enquanto o Labrador cheirava daqui, cheirava dali e simplesmente não descolava! Os donos continuavam a andar calmamente e limitavam-se a chamar o 'bébé', que decerto deve ser um 'doce', e não faziam mais nada!

O que quero dizer com isto:
Qualquer pessoa tem o direito de passear sossegada sem ser incomodada, seja na praia na rua ou em qualquer outro lugar. Compreendo por isso que, embora por razões que do meu ponto de vista sejam discutíveis, algumas pessoas sintam receio de Rottweilers. Por essa razão, procuro andar sempre com os meus cães à trela e quando estão soltos e eu vejo alguém ao longe, e mesmo 'sabendo' que não farão mal, prendo-os de imediato. Compreendo que as pessoas não gostem, se intimidem, receiem, etc. e por isso procuro respeitá-las. No entanto EU também tenho os meus direitos! será que não posso passear os meus cães, devidamente condicionados, sem ter o receio constante de ser atacado por um cão solto, ou sem ser efectivamente atacado? Será que não posso andar descansado sem ser 'molestado' por um dos tais cães bonzinhos que não faz mal nenhum mas que anda à volta dos meus cães em provocação ou a tentar montá-los? Será que sou só eu que tenho de andar com trela, açaimo, jaulas, correntes, etc. ( estou a exagerar, claro!) e os 'bonzinhos' podem andar sem sequer ter uma coleira?
Caros amigos, não é a raça e nem sequer o porte que deve inspirar mais ou menos cuidados. Qualquer dono responsável deve ter constantemente o cão sob o seu controlo. Não são só as mordidas que causam acidentes ou que são razão para os cães andarem presos. Outros acidentes ( crianças que caiem com encontrões, carros que se despistam porque os cães se atravessam, ciclistas que caiem, etc..) podem acontecer, e mesmo o simples facto de que TODOS têm direito ao seu espaço e aos seus momentos de lazer, deveriam se razões mais do que suficientes.

Nota: isto são apenas dois exemplos práticos de coisas que efectivamente aconteceram comigo. Não tenho nada contra as raças envolvidas, mas sim contra os donos destes dois cães em concreto.
ricardogomes
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2002 6:00 pm

terça fev 26, 2002 9:57 am

:D Olá Amigos, eu só venho aqui agradecer a vossa atenção e dizer que partilho plenamente da vossa opinião, pois antes de os catalogargos por raças, temos de nos lembrar que se trata de individuos e como tal têm gostos, temperamento e vontade própria.
Só tenho pena é que quem deveria ler estas mensagens, se calhar não tem acesso ou nem se interessa por estes assuntos e depois não paramos de assistir e até mesmo de passar por acidentes destes.
Eu compreendo perfeitamente que os donos gostem de ver os seus companheiros a correr e a brincar livremente, MAS temos de nos lembrar, que não estamos sozinhos no mundo e que a nossa liberdade, termina precisamente onde começa a dos outros.
Sei que pouco podemos fazer, mas tenho a esperança de que aos poucos esses donos descontraidos comecem a ter mais cuidado e atenção.

Um abraço a todos e muitas festinhas para os nossos amigos!! ;)
Responder

Voltar para “Cães”