Ainda para mais temos a sorte de viver num dos países cuja alimentação tradicional é cada vez mais respeitada como saudável... abaixo a "junk-food" viva a posta mirandesa

Moderador: mcerqueira
Caro Balão, o aparelho digestivo do homem, bem como de alguns antropioides, assemelha-se ao de qualquer animal omnivoro. Um porco tambem tem um intestino longo. A vantagem de ser omnívoro e mesmo essa: adaptarmo-nos a uma alimentação variada.Alem da parte moral,já mencionei que cientificamente, está provado ser, a alimentação Vegetariana, a mais adequada ao ser humano. Ao afirmar que:" o homem é omnívoro por natureza – É CIENTIFICAMENTE CORRECTO", pergunto-lhe se não estará a precisar de uma actualização CINTÍFICA.
Olá,
Compreendo o ponto de vista dos vegetarianos. Uns adoptam esse regime alimentar por questões de saúde, outros por questões éticas e outros por pura “paranóia”.
Tanto quanto sei, o regime vegetariano tem os seus prós e os seus contras.
Um amigo meu que enveredou por essa alimentação, conseguiu realmente baixar a pressão arterial, os triglicéridos, o colesterol, etc., mas em contrapartida está magro que nem um “tísico”, sofre de flatulência causada pelas leguminosas e de diarreias causadas pelos “sumos” vegetarianos. Inclusive, após 2 anos, voltou a comer peixe, ovos , leite e derivados, pois o seu sistema imunitário não conseguia curar uma infecção de uma borbulha.
Eu quando digo que a alimentação “somente” vegetariana é anti-natura é porque , quer queiramos, quer não, o Homo sapiens é omnívoro enquanto espécie.
Já o Homo erectus o era . O Austrolopithecus tambem o seria, visto que o Chimpanzé ( Pan troglodyta )e o Bonobo, espécies mais aproximadas deste, também comem carne . Estas são as espécies que restam, genéticamente aparentadas connosco, visto que todas as outras mais evoluídas se extinguiram ( algumas com a ajuda do Homo sapiens, como o caso do Homo neanderdathaliensis ). Mas isto dava pano para mangas.
Em suma, o homem evoluiu num regime omnívoro. Algumas civilizações especializaram-se numa alimentação CARNÍVORA e eram conhecidas pela sua longevidade – Todas as tribos nórdicas.
Bom... a nossa espécie tem a faculdade de se adaptar. Por exemplo, um porco sendo tambem omnívoro pode subsistir e viver apenas em regime vegetariano. No entanto, um Javali, a mesma espécie no estado selvagem, não abdica de um sapo, uma cobra, ovos minhocas e vários insectos.
Ora bem... na natureza a lei é a do menor esforço! Quando um animal onnivoro encontra “matéria” animal, não a desperdiça, pois é muito mais nutritiva. Pode em epoca de crise, ser a diferença entre a vida e a morte.
Com o homem , durante a sua evolução, passou-se o mesmo ( sobretudo durante a época glaciar). Sendo o alimento de origem animal muito mais nutritivo (relação calorias/quantidade) este foi sendo cada vez mais utilizado. Essa foi a principal razão da domesticação massiva de algumas espécies herbívoras – Ter a presa ao seu dispor.
Eu gosto muito da minha costeleta com batata frita. Tanto como vegetais como carne.
De facto sou “guloso”, daí os meus 90 kg. Mas isto deve-se á minha falta de moderação e não ao regime omnívoro.
Claro que comerei um bife com maior prazer se souber que o animal foi abatido com dignidade. Agora tambem não vou deixar de comer carne porque a LEGISLAÇÃO deste país não funciona. Talvez seja um bárbaro...
Eticamente, já num outro tópico tive a oportunidade de expor as minhas ideias: Todos os animais que vivem em estado selvagem deveriam ter o mínimo de interferência humana. Todos os animais com vista ao consumo humano deveriam ser criados e abatidos com dignidade.
Como disse compreendo as motivações éticas de alguns vegetarianos, no entanto não quer dizer que as aceite, embora as respeite. O que eu não respeito são extremismos em nome de certas causas. TODOS os seres vivos devem ser respeitados. Ninguém ainda falou de certas tribos que comem gafanhotos, lagartas e larvas de escaravelho. Não vamos agora discriminar ANIMAIS por filos, classes, ordens, etc..
Não comer animais por questão de ética, desculpem , mas não aceito. A ética a meu ver tem sobretudo a ver com a vida e a morte do animal. O animal depois de morto, desculpem-me os mais sensiveis, não passa de um monte de calorias!!
Respeitemos sim a vida e a morte do animal que irá ser nosso repasto. Muitas civilizações fizeram isso durante milénios, sem extinguir qualquer espécie. Nós, os ocidentais, conseguimos em 2 sec. fazer desaparecer dezenas. Batemos o record.
Tambem há que não esquecer que a GRANDE maioria dos nossos pets são carnívoros ( ordem carnivora ). Mesmo que alguém opte pelo regime vegetariano, nunca se esqueça que animais terão que ser abatidos para compor as rações que alimentam os seus cães e gatos.
Pensem nisso. Nós como omnívoros podemos adaptar-nos , mas eles não! Necessitarão SEMPRE de proteina ANIMAL, sob pena de serem tudo menos saudáveis.
Só para terminar: o homem é omnívoro por natureza – É CIENTIFICAMENTE CORRECTO. O regime alimentar humano é o produto de milénios de evolução. O facto de nos adaptarmos a regimes apenas carnívoros ou vegetarianos não deixa de ser anti-natural. “Omnívoro” quer dizer “ alimentar-se de matéria quer animal quer vegetal.
Informe-se você, as suas fontes de informação é que andam por baixo."O intestino dos carnívoros é mais pequeno já que a carne, sendo muito mais nutritiva que os vegetais, se digere num instantinho."
Devia ter vergonha de defender tal argumento completamente descabido. Informe-se correctamente.
Não, a carne não entra em putrefacção no intestino, a carne é digerida. Não consegue compreender a diferença entre putrefacção e digestão?acha que a carne não entra em putrefação no intestino?
porquê?
Afinal se cozinhar( ou não) um bife e não o comer, observe a decomposição. ( ou julga que depois de cozinhado se mantem eternamente igual?)
Nunca tal esteve em questão. A questão está em se é o ideal ou não.Já referi, que tem sido objecto de estudo da comunidade médico-científica, a alimentação do ser humano e as suas componentes e, no seguimento de tal chegou-se à conclusão que o ser humano pode viver sem comer animais,
Por acaso até estou, o que é que quer discutir sobre rega e recursos hídricos?"E gasta-se muita água a regar cereais? Pois, mas se não fosse assim usada, ia parar ao oceano sem aproveitamento de qualquer espécie. "
Vejo um comentário de quem realmente está "por dentro das coisas" e percebe realmente o funcionamento do ecossistema.
Concordo, sobretudo com os "excessos" - que é o que tem sempre estado em causa.pois este é 100 % gordura e nada benéfico ao organismo quando utilizado em excesso.