Será Prognatismo?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Ontem, a vet do nosso Calvin notou que os dentes inferiores dele se sobrepunham aos superiores e nós ficámos um bocado aborrecidos com isso... De facto, quando o observámos em casa, vimos que os dentes de baixo estão sobre os de cima, mas não estão inclinados para a frente nem notámos nenhum avanço significativo da mandíbula...
Poderá ser prognatismo? Ele está agora a mudar os dentes e ainda falta mudar bastantes...
Poderá ser prognatismo? Ele está agora a mudar os dentes e ainda falta mudar bastantes...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Provavelmente será. Até porque (á frente) os dentes de cima mudam primeiro que os de baixo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Sim, também é verdade.Pedra Escreveu: Pode ser ou não. Fale com o criador. Já vi coisas durante a muda que se não visse o resultado final, não acreditava.
Isabel
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Se tem suspeitas, não fique por aí. Há dentistas veterinários que lhe podem tirar as dúvidas e pôr um aparelho corrector. Eu cá não conheço ninguém, só em Espanha, mas com certeza que também deve haver.
-
- Membro Veterano
Obrigada!casadotrevo Escreveu:Sim, também é verdade.Pedra Escreveu: Pode ser ou não. Fale com o criador. Já vi coisas durante a muda que se não visse o resultado final, não acreditava.
Isabel

Li também algures que um desvio da mandíbula até 7mm é aceitável. Isso é verdade?
Se tem prognatismo, creio que nada seja aceitável. É um defeito e (atenção que não estou dentro dos regulamentos) com isso nunca irá a algum lado nas exposições. Só nos boxers e em cães similares tal é permitido e consta do estalão.
Se esses 7 mm forem permitidos nessa raça, terá de estar no estalão.
Mas o pessoal das expos que me corrija que eu não sei muito disso.
Se esses 7 mm forem permitidos nessa raça, terá de estar no estalão.
Mas o pessoal das expos que me corrija que eu não sei muito disso.
-
- Membro Veterano
É essa a minha dúvida. Sei que em certas raças é permitido, mas penso que as mandíbulas de um Labrador têm de fechar em tesoura perfeita, com os dentes de cima sobre os de baixo. O que li acerca dos 7 mm deixou-me um pouco baralhada...
O curioso é que, quando comprámos o Calvin, já íamos com a "lição estudada" aqui do fórum, como se costuma dizer
... E os dentes foi uma das coisas que verificámos. Não vimos qualquer problema na altura, e achámos estranha esta mudança na dentição... Mas, como ele é muito cachorro, espero que não seja nada...
O curioso é que, quando comprámos o Calvin, já íamos com a "lição estudada" aqui do fórum, como se costuma dizer

-
- Membro Veterano
Gostava de vos colocar ainda outra questão:
o prognatismo é hereditário? Tem alguma coisa a ver com genética? Ou existem factores externos que podem dar origem a esse "defeito"? É que, tanto quanto sei, nem os irmãos, nem os pais, nem os avós do Calvin eram prognatas...
o prognatismo é hereditário? Tem alguma coisa a ver com genética? Ou existem factores externos que podem dar origem a esse "defeito"? É que, tanto quanto sei, nem os irmãos, nem os pais, nem os avós do Calvin eram prognatas...
È heriditário sim, mas tenha calma que o bicho ainda está na muda e ás vezes as coisas mudam de figura, durante a fase de crescimento.
Não acho bem essa coisa de colocar coisas na boca dos cães para corrigir, só se estaria a enganar a si propria no caso de se tratar mesmo de prognatismo.
Isabel
Não acho bem essa coisa de colocar coisas na boca dos cães para corrigir, só se estaria a enganar a si propria no caso de se tratar mesmo de prognatismo.
Isabel
-
- Membro Veterano
Pois eu também não acho muita piada a aparelhos, coitado do animal! Além disso, o problema seria apenas camuflado, por assim dizer... E como também não tencionamos, de maneira nenhuma, fazer criação...Pedra Escreveu: È heriditário sim, mas tenha calma que o bicho ainda está na muda e ás vezes as coisas mudam de figura, durante a fase de crescimento.
Isabel
Obrigada pelo esclarecimento!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Há factores que podem provocar o desalinhamento dos dentes sem ser prognatismo (eu não sou médica, estou a repetir o que um dentista veterinário me disse, e, nesses casos, o aparelho pode ajudar. Nem é um problema de fazer criação com o cão, mas e se quiser um dia levar o cão a uma expo? É evidente que em cães prognatas o aparelho só serve para disfarçar, e para fazer com que (aparentemente) os cães tenham uma dentição perfeita. Eu já pus um a aparelho num (no flat), mas não resultou porque o cão destruiu 2 aparelhos e eu desisti de comprar brinquedos tão caros 

-
- Membro Veterano
E os cães não ficam todos aborrecidos com os aparelhos? É que o Calvin fez uma fita desgraçada quando teve de andar com o colar isabelino por causa da ferida, imagino a tourada que ia ser se lhe pusessemos alguma coisa nos dentes!
São de metal, como os das pessoas? É que eu nunca vi nenhum...
De qualquer maneira, acho que vou esperar para ver, pode ser que a coisa mude à medida que ele cresce e, como em princípio vamos visitar o criador dele esta semana, aproveito para perguntar!

De qualquer maneira, acho que vou esperar para ver, pode ser que a coisa mude à medida que ele cresce e, como em princípio vamos visitar o criador dele esta semana, aproveito para perguntar!

De acordo com o estalão da raça, os maxilares e os dentes dos labradores são fortes, com a mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se aos inferiores em contato justo e inseridos ortogonalmente aos maxilares.
nitucha
nitucha