VEGETARIANISMO, SIM ou NÃO?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta set 04, 2002 2:47 pm

QUOTE ( Sea Lords)
"Quem é que provou? E eu que pensava estar provado cientificamente (esta sim) que os peixes gordos faziam bem ao coração ... "

...assim como a bela da banana!
Aliás, um desportista, deve ingerir uma banana, logo após um treino, para repor de imediato os hidratos de carbono. Momentos depois, deve fazer uma refeição rica, igualmente em hidratos de carbono.
O desporto, também faz muito bem ao coração.

QUOTE (Sea Lords)
"Corrijam-me se estou errada, mas para mim há produtos vegetais, animais e minerais . Assim, o que é "comer tudo sem ser produtos de origem animal"? Pedras?"

Roer pedras, ajuda a reduzir o tártaro! Que tal uma pesquisa sobre nutrição?!

Quote (Gonçalo)
"Ainda estamos a pagar as consequências de alterar a alimentação de base a uma espécie animal, a BSE apareceu por se alimentarem herbivoros com proteina animal…"

Acha?! Onde leu tal coisa?! A ração destes animais, para além de ossos de outros cadáveres, contém água das fossas...

Há uns tempos atrás, eu não fazia a menor ideia, de como certas coisas se processavam. Hoje em dia, SEI e revolta-me!
Os animais são confinados a espaços curtíssimos, sem se poderem mexer e outras condições indignas, que propiciam o desenvolvimento de doenças. A eles, são-lhes injectados antibióticos, para combater essas doenças. Nós comemos isso tudo!

Agora, eu só tenho a dizer o seguinte: a dificuldade de conseguir passar a mensagem vega, reflecte-se pela forma indiferente como as pessoas enfrentam a realidade.
O Homem, é por natureza egoísta e comodista.
Não me tentem enganar, com a conversa do equilíbrio do ecossistema, porque tudo não passa do sacrifício de deixar de comer um bife... ainda se tentassem, se se entregassem ao benefício da dúvida.... mas não!

Sea Lords, devo-lhe dizer, que achei ofensivo o comentário que fez, perto da hora d'almoço, quando gracejou, dizendo que ia saborear umas batatas fritas com um bife. Nao precisava ser tão objectiva, tendo como único intuito, ferir susceptibilidades. Se não foi essa a intenção, foi esse o resultado. Esse seu comentário, caiu-me muito mal.
Você ataca quem compra animais em lojas, porque contribuem para a Puppy Mills. E você, quando come carne, o que faz?! Não contribue para que continuem a existir matadouros?!
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

quarta set 04, 2002 2:48 pm

Quanto a alimentação Vegetariana para cães e gatos, não penso que seja tão descabida quanto isso, se nutricionalmente for correcto, onde reside o problema?...desde que por detrás dessa mudança haja um factor racional perfeitamente lógico e correcto, porque não?

O que nos separa do resto dos animais é o raciocínio e tudo o que ele proporcionou. A espécie humana consome e desiquilibra o planeta. É o que tem feito sem parar para pensar. Eu sou a favor de medidas para interferir o mínimo no ecossistema.
Não há aqui manias de ser mais esperto do que a Natureza, mas sim, usar o que conhecemos e aprendemos dela, de forma a não termos um peso tão negativo no ecosistema.
Não vejo onde reside o descalabro, o extremismo ou fundamentalismo em afirmações destas.

Vejo apenas o querer melhorar as coisas, a pouco e pouco, porque de um dia para o outro não é possível, nem benéfico. Tem de existir uma transição.

O VEGETARIANISMO não se assume como a solução dos males criados pelo homem, mas é sem dúvida um reflexo de que há uma consciência de que as coisas não estão bem e, é um passo em frente, para o caminho da melhoria.

Está provado que o que se gasta em àgua diariamente para alimentar tantos animais, seja para lhes matar a sede, ou para a rega de campos de cultivo de comida para esses animais, é extremamente superior à que se gastaria caso tal não fosse necessário. Estamos a falar de valores que passariam de 48 500 000 metros cúbicos diários, para 2000 metros cúbicos caso toda a população tivesse um regime Vegetariano.
Parece-me que no contexto do NÃO esgotar os recursos do planeta, representaria um grande ganho.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta set 04, 2002 2:53 pm

Faço-lhe esta pergunta... porque é que os animais em estado selvagem se come uns aos outros?
balao Escreveu:
Por pura GULA?
Por egoismo puro?
Será que um leão que mata uma zebra por asfixia é cruel? Ou será que está apenas a seguir o seu instinto que lhe diz que a zebra é para comer? Se calhar também sobrevivia a comer palha e frutos e raizes... mas...porque será que não o faz?

Também o condena a ele?

E já agora apreciava um comentário ao meu post acerca do ecossistema baseado no doseamento do número de indíviduos de cada espécie atraves da normal cadeia alimentar. Gostava de saber como funciona a teoria vega em relação a isso? Não estou a ser irónica.. é mesmo uma questão que tenho... como é abordada a seleção natural predador/presa por parte das teorias vegas?

Obrigada
Whizz
Membro Júnior
Registado: quarta ago 28, 2002 11:03 am

quarta set 04, 2002 2:55 pm

(desculpem a "chuva" de mensagens iguais, mas o meu browser passou-se.. deve ser por causa do que lê...)

balao, madona e todos/as que partilhamos a mesma opinião: pelo que vi/li aqui acho que não há mais nada a dizer...

para bom entendedor...

(não é um "desisto!" mas quase... grrrr!)
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 3:10 pm

Ou seja...esgotaram-se-lhe os argumentos...

É pena porque gostava de aprender um pouco mais acerca disso para tentar compreender.... dá-me ideia que estão a partir do príncipio que as pessoas estão contra vocês apenas porque não seguem a vossa filosofia.
balao
Membro

quarta set 04, 2002 3:14 pm

Whizz:

É verdade, por vezes torna-se inglório e é de facto um grande esforço tentar explicar as coisas, que mais não sejam, coisas do conhecimento científico.

Porque como disse, quem optou pelo Vegetarianismo, fê-lo porque antes pensou e teve sem dúvida a conciência de tal forma pesada que deu o passo. A maior parte das pessoas, não chega sequer à parte do se questionar e à sua postura.

Ainda no campo da consciência, pode ter a certeza que está sem dúvida muito, mas muito mais leve, e isso faz-nos sentir muito bem.!!

LET'S KEEP ON?....LET'S!!!

ELSA:

"mas nunca suprimindo a proteina animal, pois tem aminoácidos únicos que os vegetais não têm. E agora quem é que têm razão? "

Não tenho aqui comigo a informação referente ao que dizes para contrapor com a exactidão que vocês esperam. Mas eu hoje à noite vou procurar lá em casa a informação que deita por água abaixo esse teu desinformado argumento.
Amanhã explicarei com exactidão e fazendo referência às fontes, de modo a perceberem em concreto onde e como esses aminoácidos se formam e onde podem ser encontrados além da carne.

Já agora, para ficarmos em pé de igualdade, faça o mesmo para defender o seu argumento, veremos depois quem fica então com a tal e tão importante "razão".

Quanto aos comentários:

"Qualquer dia pedem para ser modificados genéticamente para lhes crescer um rumen em vez de um estômago... e já agora porque é que não adoptam vacas e ovelhas em vez dos CARNÌVOROS cães???

Que radicalismo... sinceramente. Não é assim que conseguem mais adeptos."

Acho curioso o ataque, mas tem explicação na frase " A violência, quer física quer verbal, é o ultimo reduto da ignorância" (não esperem que eu a explique, façam o esforço e principalmente não encarem como ofensa, mas como o que ela é, uma mensagem amiga)

Quanto ao radicalismo e ao conseguir mais adeptos, foi vossê que o disse, não eu.
Ao se sentir assim e a ter essa reacção perante o assunto, só posso depreender que provavelmente não está bem com a sua consciência. Faça as pazes com ela, através do pensamento e reflexão.

Tirando isso, não estamos, a meu entender, a recrutar ninguém. Estamos sim, se possível, a discutir saudavelmente, usando a "cabecinha".
Whizz
Membro Júnior

quarta set 04, 2002 3:15 pm

Para quê mais argumentos?
Para serem refutados de uma forma dogmática? Para serem ridicularizados sem fundamento?

Não vale a pena...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta set 04, 2002 3:20 pm

Em resposta à madonna (e aos outros): peço desculpa se, por acaso fui ofensiva relativamente ao meu bife com batatas fritas - mas é que foi mesmo o meu almoço.

Como já aqui o Fang disse, o problema não está em se comer ou não animais, está em eles serem tratados com dignidade em vida e serem mortos de forma indolor.

Os vegetarianos menos radicais - os ovo-lacto-vegetarianos - para mim não passam de hipócritas: para quem não sabe, a vida das vacas leiteiras e das galinhas poedeiras é a mais miserável de entre todos os animais. Para além de acabarem como os que são criados especificamente para o talho. Os vegetarianos puros são mais coerentes.

Já agora, se pode haver médicos a recomendar a alimentação vegetariana a pessoas adultas não conheço nenhum que o faça relativamente às crianças - o que mostra que deve faltar alguma coisa nesse tipo de alimentação ...

Quanto aos famigerados recursos hídricos - já ouviram falar em recursos renováveis ? A água existente no planeta não aumenta nem diminui. Se não fosse usada para rega ou para alimentação animal, o que é que lhe aconteceria?
Está provado que o que se gasta em àgua diariamente para alimentar tantos animais, seja para lhes matar a sede, ou para a rega de campos de cultivo de comida para esses animais, é extremamente superior à que se gastaria caso tal não fosse necessário. Estamos a falar de valores que passariam de 48 500 000 metros cúbicos diários, para 2000 metros cúbicos caso toda a população tivesse um regime Vegetariano.
Uau, adoro números! Onde é que foi buscar estes? Partindo do princípio que uma pessoa consome 2 l de água por dia (e estamos só a falar do consumo directo na alimentação) os 2 000 metros cúbicos dariam para um milhão de pessoas. Que eu saiba, a população terrestre já ultrapassou há muito este número.

Isto para já não falar de zonas onde se não se explorassem pastagens (para alimentar animais para o prato, claro) não se faria absolutamente nada. Sinceramente, por muito vegetarianos que sejam, não os estou a ver a comer estevas.

E para finalizar continuo a achar que este tópico é ainda mais idiota neste Fórum do que o outro que veio aqui procurar uma namorada para o cão.

E já agora
Roer pedras, ajuda a reduzir o tártaro!
Pudera, fica-se sem dentes!!! Onde não há dentes não há tártaro.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 3:29 pm

Pena continuar sem resposta à minha pergunta.... tenho mesmo curiosidade de saber a posição vega em relação aos predadores/presa do mundo animal.... :(

Sugerem algum sítio onde procurar? Já que não me respondem se no mundo ideal para o qual se caminha seguindo a filosofia vega os carníveros comem carne ou não...? ( Não estou a gozar, juro!!! )

:?: :?: :?: :?:
Whizz
Membro Júnior

quarta set 04, 2002 3:38 pm

Minha cara Clowdia:

Faça um esforço por entender:

Os animais selvagens não têm alternativa no que diz respeito à forma de satisfazer as suas necessidades alimentares (muitas vezes não têm alternativa em relação a viver sossegados e muitas coisas mais, mas adiante).

Já que o Homem goza de inteligência e conscìência (embora os graus de quer uma quer outra serem muito variáveis, infelizmente, de pessoa para pessoa...), porque não tentar usá-las numa tentativa de minorar o sofrimento experimentado por TODOS os seres nesta passagem pela Terra? Há algum mal nisto?

Do que conheço de animais (e sem puxar de galões, digo-lhe que não é tão pouco como isso -nunca se sabe com quem se está a falar, não é?) garanto-lhe que se pudessem, os predadores evitavam fazer o que fazem...

Sem mais...
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 3:47 pm

Sim, sem dúvida que no mundo real os carniveros comem carne porque é essa a natureza deles... a minha questão não era essa... o que eu gostaria de saber é... segundo a abordagem vega e imaginando que se tinha atingido o tal mundo perfeito, como seria essa relação e como se faria o equilibrio entre especies?
balao
Membro

quarta set 04, 2002 3:51 pm

Clowdia:

Os animais em estado selvagem comem-se uns aos outros porque é a ordem natural das coisas, no entanto, a natureza, por vezes, quando abusam, pregam-lhes partidas.
Não me parece bom o caminho, porque nós temos a capacidade de raciocínio e isso muda muita coisa e, porque não aproveitá-la dignamente e com descernimento?

O Leão não sabe se está a ser cruel ao matar uma zebra por asfixia, mas o ser humano sabe (ou deveria saber) que é cruel ao abater como abate por exemplo, as vacas nos matadoros. Sabe tambem que não precisa de as criar e matar para viver. A diferença mais uma vez, reside na capacidade de raciocínio.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

"E já agora apreciava um comentário ao meu post acerca do ecossistema baseado no doseamento do número de indíviduos de cada espécie atraves da normal cadeia alimentar. Gostava de saber como funciona a teoria vega em relação a isso? Não estou a ser irónica.. é mesmo uma questão que tenho... como é abordada a seleção natural predador/presa por parte das teorias vegas?"

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Antes demais deixe -me dizer-lhe que eu não sou VEGAN, sou ovolactariano.
Não duvido que muito em breve prossiga nessa direcção, pois o "click" mais complicado, já se realizou na minha pessoa.

Não posso pois responder por um grupo ao qual acabo por não pertencer, podendo assim cair em erros, de qualquer forma o que posso é manifestar a minha opinião em relação ao assunto, e esta é sempre orientada para um equilíbrio entre espécies e porque não uma inter-ajuda.

Humanos, há em demasia e com muito má formação, pessoalmente defendo um controlo consciente da população para que decresça em número e aumente em qualidade.

Uma história curiosa que vi Há pouco tempa na TV foi de uns camponeses vietnamitas que tinham entre outros animais um macaco que partilhava quase tudo com eles. Eles precisavam de Côcos, eentão o macaco trepava e trazia-lhes o fruto. À noite os camponeses e o macaco comiam juntos o fruto.
Enganem-se ao pensar que é este tipo de vida que defendo, apenas o aponto como exemplo de uma harmonia inter-espécies em que ambas beneficiam. É uma ajuda mútua. Ambos ganham e ninguém sai prejudicado.
Nesta linha de raciocínio acho que se deita a perder muita coisa quando apenas temos os animais para consumo, não vendo mais além muitas coisas que poderiamos aprender com eles.
(dispenso qualquer tipo de piada em relação a este exemplo, porque sei que há muitas cabecinhas que em vez de tentarem perceber o que estou a dizer, já estão a pensar na piadinha que poderia escrever)

Mas porque não pesquisar por si essa informação?
Pelo caminho, de certeza que se cruzará também com outras, que certamente lhe irão despertar a atenção e ajudá-la a perceber certas coisas. Acredite, a pesquisa revela-se sempre como um benefício do conhecimento. Vai-se procurar uma coisa e pelo caminho ainda se aprende outras. É optimo!!....a discussão com amigos, com seriedade, também se revela bastante BOA!!
Clowdia
Membro Veterano

quarta set 04, 2002 4:06 pm

Vou fazer isso, sim.. :) para depois poder falar com conhecimento de causa...mas já agora deixo-lhe o porquê desta minha questão..

Tenho a certeza que um mundo em que os animais se entre-ajudam, não se comem uns aos outros e vivem todos em perfeita harmonia...incluindo os humanos sería idílico... a minha questão é outra. O ser humano povou o mundo desta forma ( muitos mais homens que animais ) porque interferiu no delicado ecossistema ao usar a sua inteligência para se defender dos predadores e impedi-los de o comerem, bem como conseguindo maior imunidade a doenças...tanto que a esperança média de vida tem vindo a aumentar proporcionalmente, claro está ao tamanho da população que além de estar a aumenta está a envelhecer.... será que nesse mundo de cooperação animal em que os nenhuma espécie animal come outra não vai acontecer exactamente o mesmo? Um crescimento desmedido de todas as populações de especies de tal forma que vai chegar um ponto em que o tamanho do planeta não é suficiente para os albergar a todos e produzir alimento para todos? É que se começar-mos a pensar assim, a vida tornar-se-á impossível ( ainda mais do que hoje em dia....), porque desaparecem os agentes de equilibrio ( que são muitas vezes crueis, é verdade... mas que não acontecem por acaso...)

Bem...de qualquer forma esta é a ideia que tenho agora.... vou informar-me melhor a ver se há alguma coisa que me faça mudar de ideia... mas se não encontrar resposta conveniente a este assunto, terei que continuar a ser da opinião que os animais têm que continuar a comer e ser comidos como sempre foi até agora e o assunto onde se devem gastar energias é na morte dos mesmos sem sofrimento ( pelo menos os destinados ao consumo humano..)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quarta set 04, 2002 4:08 pm

QUOTE (Clowdia)
"Sugerem algum sítio onde procurar? Já que não me respondem se no mundo ideal para o qual se caminha seguindo a filosofia vega os carníveros comem carne ou não...? ( Não estou a gozar, juro!!! )"

Bom, onde procurar, eu já te respondi em pm.

Mas agora vou falar de carnívoros, se dão licença:

Os carnívoros, transpiram pela língua. Os herbívoros, pela pele.
Os carnívoros, matam e comem, logo no momento, a carne em sangue e ainda quente.
A carne contém putrefarina e cadaverina. Logo após o abate, o processo de putrefação entra em acção. O bife chega ao nosso prato, depois algum tempo.
Carnívoros, ou carniceiros?!
:) O outro, também foi para a fogueira, quando disse que a terra era redonda. :)
Eu acho piada Sea Lords! Idiota porquê?! Explique lá melhor, já agora.
E qual é o problema, do outro procurar namorada para o cão?!
Isto realmente :o

Os ovolacto, hipócritas?! :o xi, essa é forte. Então eu sou uma hipócrita?! Sim senhora. Continue, que estou a gostar.
Eu poderia falar sobre isto, mas.... valerá a pena?!

Nada mais a acrescentar, apenas os desejos de boa risota, porque eu aqui, também me tenho rido bastante.

Fiquem bem!
Paula
balao
Membro

quarta set 04, 2002 4:24 pm

SeaLords:

Vacas leiteiras, comigo, podem estar descansadas, optei pelo leite de soja que ao conrário do que diziam é simplesmente delicioso!!!!!!
Quanto aos ovos, ainda os consumo, pelo não total domínio da alimentação e nutrição Vegetariana, o que pode ocasionar a carência da vitamina B12, presente nestes alimentos. Por isso, também não as vou chatear por muito mais tempo, apenas o necessário para reunir toda a informação referente a esse capítulo.
Talvez até depois disso arranje uma galinha de estimação, nunca se sabe, mas garantindo sempre o seu bem estar.

Quanto a hipócrisia, acho ue não tem moral para seguir esse caminho, mas voçê é que tem de pensar sobre isso.

"Já agora, se pode haver médicos a recomendar a alimentação vegetariana a pessoas adultas não conheço nenhum que o faça relativamente às crianças - o que mostra que deve faltar alguma coisa nesse tipo de alimentação ... "

Eu não conheço nenhum serial killer e não é por isso que eles não existem, da mesma forma que não conheço ninguém que trabalhe na morgue e, não é por isso que essas pessoas deixem de existir.

Aconselho a terem outra postura, porque a do esperar que caia do céu......
Certamente esperaria que se sentasse no sofá e de repente, do nada, lhe aparecessem as coisas à frento do nariz.

Só por nunca termos tido contacto físico com as coisas, não significa que elas não existam.

Pelo resto dos comentários, nomeadamente dos recursos hidricos, ainda bem que domina tão bem esse assunto. Pode ser que caia em si quando a água começar a escassear, talvez aí lhe caia à frente do nariz a explicação!!

SINCERAMENTE, SE HÀ COISA QUE ME CHATEIA È A POSTURA COMODISTA E A POUCA VONTADE DAS PESSOAS DE TENTAREM SABER OS PORQUÊS:

Adora os números? óptimo!...tem a noção do que é um litro e um metro cúbico?...olhe que não parece....
Quer a fonte?...claro, e você que não fosse por esse caminho....
eu trago-lhe, não se preocupe, mas traga também as suas, sim?...o tal "pé de igualdade"...ok?

"E para finalizar continuo a achar que este tópico é ainda mais idiota neste Fórum do que o outro que veio aqui procurar uma namorada para o cão."

Se considera este tópico tão idiota, que figura pensa que faz ao intervir num tópico que é assim tão idiota?
Será o sindrome da mosca que ininterruptamente choca contra a lampada??

Volto a relembrar, se não traz contributos válidos, inteligentes e de fontes dignas, não intervenha, porque não vejo interesse nesse tipo de distúrbio.

Quem começou a atacar, voi você e sinceramente, ainda estou para perceber o porquê...
Responder

Voltar para “Cães”