Tártaro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sábado abr 17, 2004 2:07 pm

Há alguma coisa a fazer antes da "destartarização" (é assim que se diz? :oops: )
Como é que se processa a dita cuja? É com anestesia geral?
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sábado abr 17, 2004 2:46 pm

Olá,
o Sniff já fez uma destartarização e levou uma anestesia geral.
Mas o que se refere quando pergunta há alguma coisa a fazer antes?
Demorou cerca de 1h30 e veio de lá com uma dentuça 5estrelas! ;)

fiquem bem,
ana
MMPA
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 2:49 pm

LOL, não é antes antes, é até fazer a destartarização, se vale a pena lavar-lhe os dentes ou qualquer coisa... ;)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado abr 17, 2004 2:49 pm

Mas porquê, o seu cão vai fazer uma?
É que se assim for é melhor falar com o seu vet e fazer-lhe essas mesmas perguntas.
E sim, é com anestesia geral.
MMPA
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 2:51 pm

Pelos vistos vai, e quanto mais rápido ,melhor!
Já falei por alto com o vet, mas hoje lembrei-me de vir aqui perguntar mais qualquer coisinha... ;)
isabelnobre
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 2:55 pm

Os meus cães nunca fizeram nenhuma no vet, já lhes tenho feito eu aos pouquinhos :).
Mas já vi fazer, não é nada de especial. Faça-lhe o mesmo que tem feito até agora. Lá por o cão ir ao dentista não quer dizer que se deixe de tratar, tal como nós! Não é?! ;)
MMPA
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 3:06 pm

Não lhe tenho feito nada, porque não sei o que é que se faz. Por isso é que perguntei se vale a pena lavar-lhe os dentes... é uma pergunta parva, mas o que é que se há-de fazer? ;) :lol:
isabelnobre
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 3:12 pm

MMPA Escreveu: é uma pergunta parva, mas o que é que se há-de fazer? ;) :lol:
Não, não é uma pergunta parva. Eu também não lavo os dentes ás minhas, mas quando posso trago-lhes uns ossinhos de couro ou qualquer coisa para elas roerem que também ajuda.
Sei que também há escovas e pasta dentifrica para cães mas sinceramente nunca usei.
MMPA
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 3:15 pm

Obrigada Isabel ;)
Pensei que havia qualquer coisa anti-tártaro para usar.
Nem me lembrei dos ossos de couro.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado abr 17, 2004 11:42 pm

Há os ossos de couro... palitos de couro... diversos produtos da pedigree pal e agora a royal canin lançou uns produtos tipo palitos em forma de estrela para os cães roerem. O formato especial permite raspar nos dentes enquanto o cão roi. A pedigree também tem um produto similar, mas julgo que seja mais mole, por isso prefiro o da rc.

Depois há as pastas de dentes para cães.

Mas isto é ideal para prevenção ou para eliminar pequenas placas de tartaro.

O spot acumula muito tártaro (tipico da raça) e ele tem sempre pelo menos um osso de couro à disposição e aparte desse osso ainda vai comendo uns palitos de couro que duram poucos minutos e os outros da rc que também não duram muito tempo. Os ossos é que vão ficando.

Mesmo assim está a acumular tártaro por isso vou equacionar escover os dentes uma vez por semana.

E ainda... há uma ração da hill's que supostamente ajuda e é mesmo indicada para a limpeza de dentes. Mas por aí não iria. Prefiro uma ração virada para o bem estar do cão do que para os dentes do cão.

Agora falando das destartarizações, o spot já limpou os dentes (não é bem destartarização penso...) mas não levou nenhuma anestesia. Foi com aquele utensilio para raspar e foi só levantar os lábios e a veterinária raspava. E em breve vai acontecer outra vez :) Agora anestesias... isso é para os vossos cães a pilhas :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo abr 18, 2004 8:54 am

KROZ Escreveu: ... Agora anestesias... isso é para os vossos cães a pilhas :D
Pois, pois, mal por mal prefiro que eles tenham tártaro. Felizmente (ainda) não têm.

Bem, os meus pequenos, tal como tenho dito, não avariam e são de fácil manutenção. Gastam pouco aos cem, é mudar o óleo (de soja) e é sempre a andar, quer dizer, é sempre a correr. E revisões é só uma vez por ano.

Agora a sério.
Um dos meus cães apresentou ligeiros vestígios, passe o pleonasmo, de sujidade nos dentes e na "revisão" perguntei ao veterinário se era preocupante ou, no caso de o problema se agravar, o que se deveria fazer.
Aconselhou-me uma pasta, apresentada em bisnaga, para aplicar directamente na boca ou misturada na ração.
Tentei uma única vez misturar a pasta na ração, mas ele não gostou, talvez por uma questão de hábito, não sei.
Tenho-lhes dado ossos naturais para roer que acho a solução ideal. Eles gostam (adoram), entretêm-se e limpam os dentes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

domingo abr 18, 2004 10:44 am

isabelnobre Escreveu:
MMPA Escreveu: é uma pergunta parva, mas o que é que se há-de fazer? ;) :lol:
Não, não é uma pergunta parva. Eu também não lavo os dentes ás minhas, mas quando posso trago-lhes uns ossinhos de couro ou qualquer coisa para elas roerem que também ajuda.
Sei que também há escovas e pasta dentifrica para cães mas sinceramente nunca usei.
Isabel, ossos de couro? Nunca usei porque os livros dizem que podem sufocar os cães. Podem ou não? eu uso daqueles ossos próprios para os dentes, que se desfazem em bocadinhos pequeninos, mas poucas vezes, porque lhes dá diarreia.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 12:23 pm

Eu como já tenho referido em diversos tópicos que focam este tema, o Bono tem tendência para a formação de tártaro e também de mau hálito (herança Caniche :( ). Como desde muito cedo detectei esta tendência, comecei logo por lhe dar os tais ossos de couro, que duram muito tempo, e de vez em quando vou experimentando algumas novidades que aparecem no mercado.
A Pedigree Pal (passo a publicidade), neste campo até me tem agradado em termos dos DentaRask e agora mais recentemente, apareceram uns (não me recordo agora do nome) que também me parecem cumprir bastante bem a tarefa da "limpeza". Já estive para experimentar a lavagem periódica dos dentes, até porque já vi em algumas lojas, escovas próprias para facilitar esta limpeza (uma espécie de escova/dedeira, que se encaixa no dedo indicador), mas como até agora, com estes ossos prensados, a própria ração que lhe dou e alguns snacks de roer têm mantido a situação estável e controlada, ainda não arrisquei.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo abr 18, 2004 12:47 pm

casadofarol, nunca vi tal coisa... os ossos de couro são para roer e o cão apenas consegue comer pequenos pedaços de cada vez, a não ser que o osso se abra, mas de qualquer modo nem sequer imagino como se podem sufocar com aquilo. Vão roendo...
MMPA
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 2:13 pm

KROZ Escreveu: ...Agora anestesias... isso é para os vossos cães a pilhas :D
Hey, granda lata! O meu Zé Cão é 3 vezes maior do que o teu! :p :lol:
Responder

Voltar para “Cães”