sexta set 06, 2002 8:49 am
Resposta obtida da IAms:
"Cara Senhora,
Em resposta à sua questão e em relação às acusações que se realizaram
sobre a nossa empresa, devo esclarecer que se tratam de informações
totalmente falsas.
Lamentavelmente quem difunde essas mensagens não realiza nenhum tipo de
verificação prévia dos dados transmitidos.
Na The Iams Company a nossa maior prioridade tem sido sempre o bem-estar
de cães e gatos. Para que disponha de informação verdadeira, permita-me
que lhe envie um comunicado oficial da empresa.
Prezamos saber que no mundo haja pessoas que se preocupam com os animais
como nós, e que lhes têm o maior repeito.
Atentamente,
P'Responsável Veterinário da The Iams Company em Portugal
Élia Verdasca
Directora de Marketing
Cesman, Lda.
Tel: +351219533490
Fax: + 351219533509
June 3, 2002
A Política de Investigação da The Iams Company
Tal como os humanos, os nossos amigos caninos e felinos são confrontados com muitas ameaças à sua saúde. Milhões de gatos e cães em todo o mundo sofrem de alergias, doenças de pele e gastrointestinais, insuficiência renal e dolorosos problemas de ossos.
Na The Iams Company, trabalhamos arduamente para desenvolver um entendimento científico de como a nutrição pode ajudar os animais de estimação a resistir e recuperar destas doenças, e como este entendimento ajuda a optimizar a sua saúde por forma a terem uma vida mais longa e saudável. A investigação desempenha um papel chave para alcançar estes objectivos.
A nossa investigação baseia-se nos seguintes princípios:
1.Os resultados devem ajudar os Médicos Veterinários e os donos dos animais de todo o mundo a melhorar nutricionalmente o bem estar de cães e gatos, e a gerir importantes estados de saúde dos animais.
2.Os estudos serão apenas conduzidos se métodos não-animais alternativos ou investigações já existentes não poderem responder aos problemas levantados.
3.Asseguraremos o tratamento humano de cães e gatos, e cuidaremos do bem-estar animal, socialização e criação de forma compatível com a filosofia da empresa, criando uma perfeita cultura de cuidados. Iremos também ao encontro ou ultrapassaremos mesmo os critérios estabelecidos pelo Animal Welfare Act dos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e a Directiva 86/609/EEC da União Europeia.
4.Não financiaremos ou participaremos em qualquer estudo que necessite ou resulte na eutanásia de cães e gatos. Apenas conduziremos investigações que sejam equivalentes a estudos nutricionais ou médicos aceitáveis em pessoas, incluindo: análises de urina, fezes, sangue, imunidade celular, testes de alergias, biopsias de pele e músculos utilizando anestesias e analgésicos adequados sempre que necessário.
5.As investigações internas e externas vão ser controladas de perto – com o objectivo de eliminar qualquer dor ou sofrimento por menor que seja e criar ambientes enriquecidos aos cães e gatos envolvidos. Para reforçar este princípio, a Iams irá colocar, nestes locais, uma pessoa da empresa devidamente creditada e responsável para assegurar o bem-estar de cães e gatos. Esta pessoa treinada e qualificada seguirá as linhas de orientação utilizadas no Paul F. Iams Technical Center para se certificar de que os cães e gatos são bem tratados.
6.Testaremos as nossas rações em grupos de cães e gatos no seio de um grupo geral que já tenha sido alvo de doenças. Contudo, não contrataremos, nem conduziremos qualquer estudo envolvendo cirurgias para provocar doenças tais como diabetes, derrames cerebrais, doenças de coração, doenças de rins ou estragos intencionais em outros orgãos, nem utilizaremos métodos não cirúrgicos para induzir ou estimular doenças que não sejam aceitáveis na investigação nutricional e médica em humanos, nem finaciaremos quaisquer posições de universidades que possam estar envolvidas em tais actividades para o estudo de nutrição de cães e gatos.
7.Não utilizaremos, em quaisquer estudos, animais que já estejam induzidos com alguma doença ou que tenham sido cirurgicamente alterados através de qualquer outra investigação; nem iremos conduzir tais estudos sob os aupícios de qualquer associação industrial ou grupo.
8.As nossas descobertas serão comunicadas para beneficiar outros que busquem melhorar a saúde e o bem-estar de cães e gatos, e para ajudar a prevenir a repetição de testes em animais.
Orgulhamo-nos de termos liderado descobertas na saúde de cães e gatos, e estamos comprometidos em continuar esta tradição com base nos princípios descritos aqui como nosso guia. "
# # #