Já os alentejanos dizem que o que protege do frio também protege do calor
calor e pelo
Moderador: mcerqueira
-
isabelnobre
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Quando o pelo está muito curto há que ter muito cuidado com o sol, por causa das queimaduras solares, não esquecer que eles também têm pele e esta fica menos protegida sem pelo.
.
-
SeaLords
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Nunca percebi porque é que as pessoas querem ter cães de pêlo comprido se depois os tosquiam. Alguém por aí me explica ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
casadofarol
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Eu não sei se é mito ou não, e apenas disse o que fazia, não o recomendo, até porque se os meus cães têm muita sombra, outros podem não ter. Em relação ao que constato com os meus, não me parece que o pelo fique diferente. Aliás, se assim fosse, os cães andavam todos às manchas. Repare: um cão tem uma ferida, é rapado. Faz uma eco, é rapado. Vai dar sangue, é rapado. Há uma série de situações médicas em que se tem que rapar uma zona ao cão. Se o pelo nascesse diferente nesse sítio... ainda ficavam mais ridículos.aisd Escreveu: À casadofarol e outros,
Estive a falar com a dona de um Golden que me disse que não ia cortar o pêlo do seu Golden porque depois já não nasce igual.
Segundo ela, não fica com a mesma sedoside e mesmo as ondas naturais do pêlo não são tão bonitas.
Sealords, eu gosto muito do pelo dos cães comprido. Agora se eles andarem 2 mesitos carequinhas, e isso facilitar a vida a todos, sacrifico facilmente a estética.
-
AndLemos
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Os meus também tem uma piscina dessas.casadofarol Escreveu: os meus, como também não gostam muito de calor, e no verão tomam banho na sua piscina (uma manilha, mas é mais fino dizer piscina) diariamente, quando o calor chega pego na máquina e rapo-os todos. Ficam um pouco ridículos, é verdade, mas pelo menos andam fresquinhos e felizes, e não tenho que os andar a escovar todo o santo dia.
-
casadofarol
- Membro Veterano
E a tinta não descasca? eu tive medo de pintar, a tinta começar a descascar e eles comerem. Se não descasca, também queroAndLemos Escreveu:
Os meus também tem uma piscina dessas.![]()
![]()
Mas olhe que a deles está pintada com tinta especial de piscina e tudo.
![]()
![]()
![]()
-
AndLemos
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Não, eu comprei mesmo tinta própria para piscinas.casadofarol Escreveu:E a tinta não descasca? eu tive medo de pintar, a tinta começar a descascar e eles comerem. Se não descasca, também queroAndLemos Escreveu:
Os meus também tem uma piscina dessas.![]()
![]()
Mas olhe que a deles está pintada com tinta especial de piscina e tudo.
![]()
![]()
![]()
![]()
Pûs a manilha parcialmente enterrada, por dentro eu própria a pintei segundo as indicações do vendedor, agora não me recordo mas a primeira pintura tem de ser com "não se quantas" partes de diluente. A parte de fora que ficou desenterrada de verde. Tem un furo no fundo para esvaziar a àgua.
Ficou giro.
-
Aleacim
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
É mais ou menos pela mesma razão de adorarmos certos casacos quentissimos e de Verão não os podermos usar.SeaLords Escreveu: Nunca percebi porque é que as pessoas querem ter cães de pêlo comprido se depois os tosquiam. Alguém por aí me explica ?
Eu adoro o Tó e o pelo dele mas não gosto de o ver sofrer naqueles dias de calor insuportavel que se faz sentir por ca. Antes um Tó careca e feliz do que um Tó com um pelo lindissimo mas pasmado e a sofrer. Claro que é apenas o que eu acho.
fiquem bem
Ana
-
SeaLords
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Pos, mas então porque é que não escolhem logo uma raça sem pêlo? Rapar um cão de pêlo comprido é, para mim, um desrespeito pela raça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
Aleacim
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
isso ai tem a ver com cada pessoa. Eu não escolhi cão...ofereceram-me. Aliás...todos os cães que até hoje tive nunca os comprei...ou eram abandonados ou dados...o que não implica que eu não goste de todos por igual.
Temos de ver é que alguns destes cães necessitam mesmo de ser tosquiados...alguns são de origem em paises muito frios e dificilmente estão bem no calor que se faz sentir em algumas zonas do pais no verão. outras porque realmente se usam certos cortes.
de qualquer forma acredito que não é um corte de pelo que desvaloriza um cão ou uma raça.
Mas como já disse...são opinioes
fiquem bem
Ana
Temos de ver é que alguns destes cães necessitam mesmo de ser tosquiados...alguns são de origem em paises muito frios e dificilmente estão bem no calor que se faz sentir em algumas zonas do pais no verão. outras porque realmente se usam certos cortes.
de qualquer forma acredito que não é um corte de pelo que desvaloriza um cão ou uma raça.
Mas como já disse...são opinioes
fiquem bem
Ana
-
casadofarol
- Membro Veterano
nós, se não nos rapássemos, também tinhamos pelo por todo o lado, e cabelo até aos pésSeaLords Escreveu: Pos, mas então porque é que não escolhem logo uma raça sem pêlo? Rapar um cão de pêlo comprido é, para mim, um desrespeito pela raça.
-
nel
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Embora os meus cães sejam de pêlo curto, não necessitando por isso de ser tosquiados, vou dar a minha opinião sobre o assunto.
Julgo que a justificação da tosquia se deve a dois factores: um funcional e outro estético. O funcional julgo que tem a ver com a temperatura. Nos meses quentes de verão, presumo que os cães tosquiados se sentirão mais confortáveis. O outro factor, o estético, não o discuto, isto é, não tenho opinião formada sobre isso.
Em certa medida, acho que esta atitude se assemelha ao corte das orelhas e do rabo, onde se conjugam igualmente os dois factores, o funcional e o estético. Eu disse, cautelosamente, "em certa medida", pois não quero abrir aqui a velha polémica. De qualquer modo, mais bonito ou menos bonito, julgo que a tosquia pode contribuir para o bem-estar do cão...
Embora os meus cães sejam de pêlo curto, não necessitando por isso de ser tosquiados, vou dar a minha opinião sobre o assunto.
Julgo que a justificação da tosquia se deve a dois factores: um funcional e outro estético. O funcional julgo que tem a ver com a temperatura. Nos meses quentes de verão, presumo que os cães tosquiados se sentirão mais confortáveis. O outro factor, o estético, não o discuto, isto é, não tenho opinião formada sobre isso.
Em certa medida, acho que esta atitude se assemelha ao corte das orelhas e do rabo, onde se conjugam igualmente os dois factores, o funcional e o estético. Eu disse, cautelosamente, "em certa medida", pois não quero abrir aqui a velha polémica. De qualquer modo, mais bonito ou menos bonito, julgo que a tosquia pode contribuir para o bem-estar do cão...
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
linda76
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
aqui neste ponto, desculpem-me mas concordo com a sealords. Tenho cães com pelo comprido, e nuca senti que tivessem mais ou menos calor do que cães com pelo curto.
Faz-me um bocadito de impressão.... uma coisa enfim, é aparar o pelo, cortar mais de metade para o pelinho ficar mais curto... agora rapar???
Enfim, são gostos e gostos não se discutem
Faz-me um bocadito de impressão.... uma coisa enfim, é aparar o pelo, cortar mais de metade para o pelinho ficar mais curto... agora rapar???
Enfim, são gostos e gostos não se discutem
-
casadofarol
- Membro Veterano
Pela simples razão de gostar de determinada raça. É evidente que se os cães não andarem todo o dia dentro de água, as escovadelas normais e um cortezito servem. Mas se, para conforto deles, se lhes arranja uma "piscina", então não há como manter o pelo em condições. A piscina está à disposição, pelo que era necessário estar várias vezes ao dia a desenredar aquilo tudo, e eu prefiro que eles se consolem. Um deles até costuma ir sentar-se e ficar lá durante algum tempoSeaLords Escreveu:
Pois, isso é o que está por provar. Eu cá acho que não se ganha grande coisa tosquiando o cão. Como disse a isabelnobre, o que protege do frio protege do calor. Fica sempre o factor "comodismo", claro. Mas aí voltamos ao princípio: se as pessoas não querem chatear-se a tratar do pêlo do cão, porque é que não adoptam logo um cão de pêlo curto?