ABANDONO DE ANIMAIS DE ESTIMACAO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

segunda abr 19, 2004 9:37 pm

um dos problemas é identificar os donos
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

segunda abr 19, 2004 9:39 pm

ABANDONO DE ANIMAIS DE ESTIMACAO
Tentemos acabar ou reduzir os abandonos de animais de companhia e assegurar o bem estar dos animais em caso de abandono.

Necessitamos uma lei que obrigue os proprietarios de seja qual a especie a:
-Identificação de todos os animais

-Em caso de não poder guardar os animais terà de assegurar o pagamento de uma soma mensual paragarantir o bom trato do seu animal em canil o resto da vida.

-Em caso de abandono uma multa pesada deverà ser paga tal como os gastos de recuperação do animal e a mensualidade acima referida.

-Em caso de não poder pagar terà de contribuir com trabalho comunitario em canil

-Obrigar todos os vendedores a identificar os compradores

-No momento da compra o o comprador terà de assinar documento a concordar com estas e outras medidas que se possam ser acrescentadas afim de poder comprar o animal.

-O vendedor deverà oferecer bloco informativo sobre a especie ou raça, descrevendo o caracter, conselhos de treino, manusiemento, cuidados, alimentação entre outras infos

- O registo dos animais (cães) deverà ser acompanhado por por foto e identificação de sinais particulares
Vamos então por partes:

:arrow: Identificação de todos os animais

Concordo, aliás, deveria ser obrigação das câmaras municipais fazer o recesseamento dos animais do concelho, por exemplo, através das juntas de freguesia, fazendo-se assim o registo e sendo passada a licença. A chipagem seria feita nessa altura;

:arrow: Em caso de não poder guardar os animais terà de assegurar o pagamento de uma soma mensual paragarantir o bom trato do seu animal em canil o resto da vida.

Esta parte já comentei;

:arrow: Em caso de abandono uma multa pesada deverà ser paga tal como os gastos de recuperação do animal e a mensualidade acima referida.

É preciso primeiro identificar o dono do animal. Se o dono se recusar a pagar quem vai pagar as despesas de tribunal?

:arrow: Em caso de não poder pagar terà de contribuir com trabalho comunitario em canil

Já comentei;

:arrow: Obrigar todos os vendedores a identificar os compradores

É preciso que todos os pseudo-criadores (porque os criadores estão!) estivessem identificados, tanto como os seus cães registados e se soubesse do nascimento das ninhadas;

:arrow: No momento da compra o o comprador terà de assinar documento a concordar com estas e outras medidas que se possam ser acrescentadas afim de poder comprar o animal.

Só se pode fazer o que está estipulado por lei. Seriam acrescentadas por quem e com que autoridade?

:arrow: O vendedor deverà oferecer bloco informativo sobre a especie ou raça, descrevendo o caracter, conselhos de treino, manusiemento, cuidados, alimentação entre outras infos

Concordo. E quando são pseudo-criadores, que informações vão dar aos compradores sobre os arraçados (ou direi melhor, os rafeiros) que criam? E quando são cães adoptados, quem é responsável por transmitir essas informações?

:arrow: O registo dos animais (cães) deverà ser acompanhado por por foto e identificação de sinais particulares

Sem dúvida. Esse registo deverá constar de uma base de dados em posse das autarquias, de forma a identificar os prevaricadores, reencaminhar os animais perdidos ou abandonados e permitir o cruzamento de dados com as associações de protecção dos animais e canis municipais. Assim, o abate seria uma medida excepcional e não a regra!

Mas não se afobe, também tenho as minhas dúvidas e não são poucas... Só sei que é necessária pouca retórica e mais prática. Canis não são, na minha opinião, senão casas de desresponsabilização dos supostos donos e o último reduto para os animais que perderam toda a sua dignidade.

Bem-haja e desculpe sim, acho que estou um pouco «azeda» hoje ;)
lil_bull
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 11:26 pm

obrigado pela ajuda :D
eu quero é mais participantes assim, para encontrar uma soluçao eficaz,
abordar o que esta mal e tentar fazer melhor para no final enviar isso ao partidos politicos etc

obrigado a todos
lil_bull
Membro Veterano

segunda abr 19, 2004 11:33 pm

[quote]No momento da compra o o comprador terà de assinar documento a concordar com estas e outras medidas que se possam ser acrescentadas afim de poder comprar o animal.

Só se pode fazer o que está estipulado por lei. Seriam acrescentadas por quem e com que autoridade?
[/quote]

o acrescentar é antes de ser lei ou coisa assim,(desculpem se nao me expliquei bem)

[quote] O vendedor deverà oferecer bloco informativo sobre a especie ou raça, descrevendo

o caracter, conselhos de treino, manusiemento, cuidados, alimentação entre outras

infos

Concordo. E quando são pseudo-criadores, que informações vão dar aos compradores

sobre os arraçados (ou direi melhor, os rafeiros) que criam? E quando são cães

adoptados, quem é responsável por transmitir essas informações? [/quote]

pseudo-criadores........... :p bloco sobre caes em geral..
para os caes de raça, o bloco sera de acordo com definiçao do clube de raça,
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça abr 20, 2004 12:01 am

mas será que o grande drama de abandonos em portugal está nos cães de raça?
lil_bull
Membro Veterano

terça abr 20, 2004 12:35 am

é o contrario
falei foi de os vendedores e criadores ao distribuir panfleto descritivo da raça...
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

terça abr 20, 2004 8:25 pm

lil_bull Escreveu: o acrescentar é antes de ser lei ou coisa assim,(desculpem se nao me expliquei bem)

pseudo-criadores........... p bloco sobre caes em geral..
para os caes de raça, o bloco sera de acordo com definiçao do clube de raça,
Sobre estes dois pontos posso acrescentar algo:

:arrow: Se acrescentar algo à margem da lei arrisca-se a que este não tenha validade perante o tribunal e, portanto, não possa ser posto em prática nem ter como consequência alguma sanção;

:arrow: O que é que uma vizinha minha, que tem cães e gatos mas não sabe ler nem escrever, faria com um panfleto informativo desses? Aliás, se os folhetos ou afins surtissem efeito como campanhas preventivas, o mundo estaria muito melhor... Sensibilizar as pessoas leva mais tempo do que aqueles que o querem fazer pretendem dispôr... ;) As estratégias, num tipo de problema como este, não devem ser generalizadas mas sim direccionadas e diferenciadas conforme o público a que se destinam.

Continuo a dizer: há que encontrar soluções práticas e adaptações às possíveis variantes encontradas. :D
lil_bull
Membro Veterano

terça abr 20, 2004 9:58 pm

ok
aos poucos vamos tratando desses promenores
Responder

Voltar para “Cães”