Qual a melhor ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça abr 20, 2004 10:51 am

Olá, na passada sexta-feira apanhei um gato da rua, já é adulto e é muito meigo. Ele vai ser brevemente castrado e como come muito, de momento como 3 vezes mais do que o que devia queria saber que ração lhe devo dar depois da castração. De momento dou-lhe purina one salmão, mas estava a pensar dar ou royal ou eukanuba mas queria que me dissessem da vossa experiência qual a melhor. Ele tem o pêlo a cair muito e pouco brilhante, mas também só tá lá em casa á 3 dias e até era para ser temporário mas não me parece que vá a mais lado nenhum :lol: é tão meigo só quer colo e festas o dia todo e até a adpatação aos cães tem estado a correr bem.
Ainda não falei com o vet sobre a ração porque queria que me informassem de experiências concretas ;) fico a aguardar.
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

terça abr 20, 2004 11:04 am

Olá Sojo

Que bom que arranjaste um miau para juntar aos amiguinhos caninos :) , vais ver como ele é um doce, deve estar muito carente para estar sempre a dar turrinhas, ronrons e a pedir que lhe faças festas. Dou-te os parabéns! :)

Ao Tobias, dou-lhe RC Obesity, porque está super badocha :oops: e à Tchinho dou RC Mature, pois já tem 10 aninhos.

Sempre dei RC e estou contente com os resultados. Podes dar RC Fit , pacote com letras castanhas ou RC Hair & Skin, pacote com letras amarelas, que ajuda o pêlo a ficar mais bonito... atenção que ele agora deve estar na muda, os meus estão e os da minha tia também ;)

Se precisares de mais alguma coisa, diz miga ;)
beta1969
Membro Veterano
Mensagens: 633
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Localização: 2 gatas e 1 gato persas, 1 hamster

terça abr 20, 2004 11:06 am

Olá
Boa sorte com o menino ;)

Ambas as marcas que fala são boas. Eu utilizo RC que tem uma grande variedade; (os meus comem RC para persa).

Esporadicamente dou-lhes eukanuba por causa do "Dental Care.

Dentro dessa gama existe também a Hill's (há quem diga que é a melhor), mas os meus gatos, por ex., nem lhe tocam. Dizem-me para eu a comer ;)

Como diz que o seu é comilão, se calhar vai ter de dar ração para gato castrado, se não daqui a pouco tem uma bolinha em casa :)

O meu Tomé não engordou nada após a castração, por isso mantenho a mesma ração.

De qualquer modo aconselhe-se com o seu Vet.

Mais uma vez, felicidades para o menino e já agora para si :)

Jinhos
Beta
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça abr 20, 2004 11:13 am

Ele é mesmo meigo tchinho, ontem teve 1h30 a dormir agarrado a mim :) só quer mimo dia e noite, é mesmo gato de colo. Não tinha pensado ficar com ele, levei-o porque não o queria ver na rua, estava aqui perto do meu trabalho, mas ele é tão doce :). Ainda pensei que me fosse estragar as coisas ou que se portasse mal mas é doce quando fica sozinho só dorme sossegadito nem se ouve, é mesmo um mimo.
Ele deve tar na muda mas mesmo assim acho que cai mais que o normal pois até tem falhas, quando lhe dei banho e o escovei saiu mais pêlo que aquele que tiro ao bubble e bem sabes que esse é bem peludo :D
Já agora de quanto em quanto tempo se dá banho aos gatos e qual o melhor shampoo?
jcnogueira
Membro Veterano
Mensagens: 827
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

terça abr 20, 2004 11:19 am

sojo Escreveu: Olá, na passada sexta-feira apanhei um gato da rua, já é adulto e é muito meigo. Ele vai ser brevemente castrado e como come muito, de momento como 3 vezes mais do que o que devia queria saber que ração lhe devo dar depois da castração. De momento dou-lhe purina one salmão, mas estava a pensar dar ou royal ou eukanuba mas queria que me dissessem da vossa experiência qual a melhor. Ele tem o pêlo a cair muito e pouco brilhante, mas também só tá lá em casa á 3 dias e até era para ser temporário mas não me parece que vá a mais lado nenhum lol é tão meigo só quer colo e festas o dia todo e até a adpatação aos cães tem estado a correr bem.
Ainda não falei com o vet sobre a ração porque queria que me informassem de experiências concretas ;) fico a aguardar.
É complicado...

Eu tenho dado Iams Light aos meus dois, a Rita pq está gordinha (n sei se vai engordar mais qd for esterilizada) e o Boris igualmente (foi esterilizado recentemente). A IAMS parece ser mt boa e tb foi a opinião do Vet dos meus que me disse não ser necessario gastar mais dinheiro numa outra a não ser que eles não gostassem ou viesem adoecer e fosse necessario dar alguma alimentação especifica temporariamente.

Fala da Purina One Salmão, atenção que o salmão apesar de ter gorduras boas, é nos gatos um alimento que engorda um poucoooo. A de peru é mt mais light e é a que os meus gatos têm neste momento, mas devo voltar à IAMS. O preço é quase igual, mas prefiro a IAMS

De qq forma como o gato tem o pelo a cair etc, pergunte a opinião do Vet e dps diga qq coisa.
Última edição por jcnogueira em terça abr 20, 2004 11:25 am, editado 1 vez no total.
beta1969
Membro Veterano
Mensagens: 633
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Localização: 2 gatas e 1 gato persas, 1 hamster

terça abr 20, 2004 11:19 am

Quanto aos banhos, aprendi com uma criadora daqui (mai-mai), uma vez por mês.

Mas atenção, há quem não dê banhocas aos gatinhos e não parece que fiquem muito afectados com isso... ;)

Eu não dava mas passei a dar conforme indicação da forista que acima indico.

Jinhos
Beta
Brum
Membro Veterano
Mensagens: 1349
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça abr 20, 2004 11:19 am

Olá parabéns por teu adoptado um peludinho
O Tigrinho tem agora 1 ano e 1 mês, e foi castrado em Outubro (com 7 meses), a partir de 1 ano , começei a dar-lhe a ração da RC, para gatos castrados com mais de 1 ano.
em relação ao banho, o Tigrinho até hoje ainda só tomou 1, foi quando o adoptei pois vinha cheinho de pulga e muito sujinho, fora isso dá-me ideia que não é necessario mais banhos, pois eles são bastantes asseados e dão banho a eles proprios.
em relaçãó á queda de pelo, já ouvi falar que dar-lhes um bocadinho de levedura de cerveja misturado com a comida que lhes faz bem ao pelo, nunca experimentei.
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça abr 20, 2004 11:25 am

Este tomou banho porque vinha muito sujo mesmo com carraças e pulgas á mistura. Mas como tenho quintal e cães suponho que vá precisar de vez em quando de uma banhoca. Mas assim já sei, só pretendo mesmo dar-lhe quando necessário ;)
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

terça abr 20, 2004 11:26 am

Sojo, eu não dou banho aos meus.... as únicas vezes que tive de dar banho à Tchinho foi quando ela chegou a casa cheia de tinta branca no lombo e outra, quando tinha as patas com cimento seco das obras :roll: .... de resto os gatinhos fazem a sua limpeza diária ;)
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça abr 20, 2004 11:32 am

Eu bem o vejo a limpar as patitas :D vou pedir á miau para por fotos dele aqui. Ele tem um nome muito original :D chama-se miau ;)
sandy
Membro
Mensagens: 58
Registado: domingo mar 10, 2002 6:55 pm

terça abr 20, 2004 11:33 am

Da royal sem dúvida ,é uma das melhores,vejo por o aspecto do pelo dos meus gatinhos,muito sedoso e brilhante.
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

terça abr 20, 2004 11:40 am

Jcnogueira, dou one salmão porque foi a que veio á mão, nunca tive gatos e olha comprei essa aliás na sexta-feira á noite quando cheguei fui comprar até do lild no sábado é que fui ao feira nova e trouxe essa que sempre era melhor que a outra ;) mas já que vai ser castrado e como ainda não falei com o vet, vou continuar com a one posso é mudar de sabor ;)
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

terça abr 20, 2004 11:41 am

A Tchinho quando a terra do quintal está seca, ela toma o seu banhinho matinal, rebolando-se na terra... fica toda porca.... e às vezes também se vai rebolar nos cimentos que à para aqui nas casa em obras :roll: .... depois de tarde à que lamber bem o pelinho até ficar a brilhar ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça abr 20, 2004 12:55 pm

Olá sojo,

Em primeiro lugar oa meus parabéns pelo seu novo amigo.

Talvez o facto de ele comer mais do que o necessário se deva a parasitas. Afinal se era gatinho de rua, mesmo que já tenha levado uma dose de desparasitante é provável que ainda tenha parasitas. Mas isso conversando com o vet. logo resolve.

Quanto às rações baixas em calorias (animais castrados e light) eu sou de opinião que só se devem utilizar se o animal começar a ficar obeso. Afinal de contas um gato é um carnívoro e por isso as proteínas devem ser fornecidas por carne e não vegetais. Pessoalmente não gosto da Proplan mas conheço muita gente que a usa com bons resultados, logo, se o seu gato não tiver problemas de pele e pelagem é porque se está a dar bem com ela, não havendo razão para mudar. Sempre será melhor que a IAMS que não é uma premium.

Os banhos: um gato de pêlo curto não precisa de grande manutenção. Basta lavá-lo quando ele estiver sujo, escová-lo com uma luva de borracha para retirar o pêlo morto e passar com uma camurça para manter o pêlo brilhante.

Perda de pêlo: estamos na altura da mudança mas se mesmo assim achar que está a cair excessivamente pode optar por uma ração com mais gordura ou então fale com o vet. que lhe poderá indicar suplementos ricos em ácidos gordos. Peça-lhe também uma paste de malte para ajudar a expelir a grande quantidade de pêlos que ele concerteza ingere.

Espero ter ajudado.
Maria João
fafareis
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

terça abr 20, 2004 1:19 pm

ola ola


Bem espero que não me leve a mal o que lhe vou dizer, mas é o seguinte, um gato que veio da rua...terá que iniciar tudo com cuidado e calma e penso que há coisas mais importantes que a ração....senão vejamos.....já o desparasitou....já vacinou? Viu se as peladas não são um fungo é que vindo da rua concerteza que é! e mais vale tratar do fungo que comprar rações de marcas que são tão boas como as que comprou pois a Purina é uma ração optima!!! e repare o gato irá comer por três ainda por uns tempos....só quando ele afinal vir que não precisa pois a comida vai tar junto a ele o dia inteiro é que vai começar a comer sem ser para fazer reserva ;) ....eu se fosse a si.....tratava primeiro das vacinas e do pelo e dos parasitas e depois então partia para coisas que....penso eu não são prioridades......mas repare fará como entender....até porque se ele já não é novo.....terá memso que ver com é que ele estará a nível de saude para depois então ver o que lhe dará correctamente em termos de alimentação.........e já agora quanto aos banhos.......os UNICOS gatos que precisam sem dúvida de banhos frequentes...são os Persas......os outros nunca mas nunca a não ser em caso de doença tomaram banho!!!! e se quiser pode ir ao meu album ver os pelos deles, terei todo o gosto, espero que não me leve a mal mas acho que nestes casos temos que comecar realmente pelo que é prioritário e olhe que se ele tem peladas.......fale com o Vet. é melhor!


fique bem
Responder

Voltar para “Gatos”