Que grande confusão!
Existe uma grande ignorância, e o mal é que existe pouca vontade de se deixar de sê-lo...é pena!
É muito confortável é prático; para muitos o regime do "bifito" em "bitoquito" mas dizer que é o "formato nutricional ideal"; é grave.
A carne não é mais nutricional, na tabela nutricional.
Quem não incluir carne na alimentação terá de complementar com outros "alimentos" que contenham proteínas vitais para o organismo; mas de "carne e batata frita" terá por certo de recorrer a muitos outros alimentos para colmatar as faltas nutricionais.
Um outro aspecto é o facto de que um Homem de 50 anos, consumidor típico de carne com falhas a nível da ingestão de fibras. Quando morre e têm 2Kg de carne podre no intestino...é ridículo. Isto foi dado por um relatório médico, precisamente para alertar para o rumo da má alimentação em Portugal.
Comam os bifinhos, mas mais pequeninos e as batatinhas em menor quantidade e mais quantidade de vegetais a acompanhar.
Hidratos de carbono (açúcar), as pessoas numa vida sedentária, ao não gastarem esses mesmos hidratos iram acumulá-los que mais tarde se irá transformar em gordura.
Se não devorarem carne em excesso, ajuda todos.
O bom senso ajuda.
As pessoas que praticam alimentação vegetariana, macrobiótica, etc. têm actualmente uma alimentação mais saudável, precisamente porque só a carne é suprimida e consomem uma alimentação variada e mais responsável.
Em relação à ração dos animais, existem as gamas de alimentação de várias marcas( royal canin, hill's e uma outra) que contém ração sem carne, apenas ovos e cereais e vegetais indicado para cães com problemas alérgicos; em que ficamos?!...
Aceito sugestões... o meu cão teve um problema deste tipo e ao ser administrado este tipo de ração, eu fiquei um pouco confusa em relação ao tema.
Quem não experimento um petisco sem carne... é falta de sorte...
Mas os pastéis de nata...não têm carne.
Carne cozida sem sal ou outro condimento é horrível o cheiro e o paladar em fim... se ao comer os outros alimentos não os preparam, é claro que o resultado não será animador. Mas cozinhar bem não é para todos.
Passo bem melhor sem carne que sem todo o resto... mas não sou vegetariana. Admito que passo muito tempo sem a comer e fico muito bem.
Em suma, sei que quem muda está mais correcto. A sua alimentação é mais saudável. Seja qual for a razão.
Balão e Paula e etc sigam a paparoca boa, blá, blá, blá!... o resultado é que importa. Aos 50 anos não temos 2kg de carne podre na tripa... que nojo!
Viva a fibra!
Um abraço,
susana