Em primeiro lugar - não deve ligar aos medos do seu cão.
Se ele perceber que com atitudes medrosas ganha carícias e atenção...pois vai ter sempre essas atitudes.
Em segundo lugar, estimule o atrevimento.
Ié, quando ele sair debaixo da mesa ou quando se aproximar dos seus amigos, ou quando brincar com um cão ainda meio desconhecido, enfim em todas as situações que ele agora evita, mostre-se contente, premeie-o (festas, bicoitinhos, etc.).
Em terceiro lugar, faça o seu papel - compete a si proteger o seu cão por todos os meios que achar correctos.
Faça-o de modo a que ele perceba.
Você é o superior ao seu cão.Ele espera que o defenda.
Se fôr preciso, dê uns pontapès no focinho do agressor, pegue no seu cão ao colo (o outro que tente atacá-la a si e temos processo judicial), em último caso, dê um para de estaladas na dona (se não percebem a bem, percebem a mal), ameace meter queixa na polícia.
Não se fique.
Há gente que só percebe quando alguém se levanta.
Vai ver que se encolhem - a coragem fica-lhes no bolso (só sabem incitar os cães a serem agressivos porque sabem muito bem que eles próprios não tem coragem...).
Sei que estes conselhos não são nada simpáticos (nem fáceis - não foram para mim, para alguns outros também não são).
Mas é preciso que se disponha a defender o seu cão.
Estamos sujeitos a encontros deste tipo, todos os dias, em qualquer lugar.
Normalmente a simples ameaça é suficiente.
o meu cao apanhou um susto
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado fev 28, 2004 12:25 pm
obrigada pelos conselhos. e isso que tenho tentado fazer - continuo a ir com ele para a rua, deixo o bruce brincar com os amigos, e temos ido a escola. sei que se eu agir como se estivesse bem, sem medos, confiante, o meu cao tb vai agir assim. quero um cao alegre, um cao que se sente seguro comigo, e que sabe que e bicho mais adorado do mundo. portanto, ha que ter paciencia e stimular o bruce com idas aqui e ali (sem exageros, claro), brincadeiros e mimos quando sao precisos.
c
c