Quando os meus pais acharam que era "seguro" (por causa do meu irmão ser bébé) ter um cão, foi unânime que seria de porte grande, estaria preso quando fosse adulto

Fomos á fundação S. Francisco de Assis procurar um cachorro, macho, de futuro porte grande. No momento não tinham, e escusam de dizer alguma coisa, porque a decisão final era da minha mãe, e ela queria um cão com essas características. Não importava se tinha raça ou não, mas tinha de ser cachorro para se habituar ás nossas regras (ela pensa assim, o que é que eu vou fazer?), só tinha era de ficar grande o suficiente para os ladrões se afastarem.
Uns tempos depois bate á porta a dona de uma Serra da Estrela que tinha tido cachorros na noite anterior. Fui lá, e escolhi o que era igual á mãe.
Ele sempre ladrou aos estranhos, assusta-os, e a minha mãe já pode estender a roupa quando quizer, que nunca mais desapareceu nada. Nem dos vizinhos.

Esta é a função dele, proteger-nos dos ladrões e fazer-nos companhia também. Ajudou-me muito, e continua a ajudar-me, vejam no tópico "A Bicicleta e o Cão...", no fórum "Perder Peso".
Quais as funções específicas dos vossos canitos?