Raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual a nacionalidade da raça do(s) seu(s) cão(cães)?

Portuguesa
15
28%
Estrangeira
39
72%

Total de votos: 54
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta ago 30, 2002 2:43 pm

Obrigado :)

Espero que a lista esteja a ter bons resultados.

Existe também uma do Podengo, que já conseguiu que viessem à Monográfica uma série de estrangeiros, desde a Finlândia aos EUA, passando pela Alemanha e França. Alguns dos cães que concorriam já não voltaram para casa dos donos e foram viver para Inglaterra...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta ago 30, 2002 3:23 pm

Eu tenho uma raça portuguesa, e com muito gosto e cada vez mais...
Porque comprei um Serra de Aires? Simples
Queria um cão ligado ao pastoreio, pois tive um cao de pastor alemão, raça que ainda hoje me apaixona, mas não tinha espaço para um.
Isso diminuiu logo o numero de raças escolhidas.
Depois de me informar um pouco sobre as que sobravam, restaram os Collies, em especial o Border Collie, o Serra de Aires, e pouco mais.
Esta selecção foi feita em relação a tamanho, necessidades fisicas, caracteristicas mentais....
Decidi-me por um Serra, porque ao menos também serve como cão de guarda, para alem de ser totalmente devoto ao se dono.

Este mês ofereceram-me uma Border Collie, de 18 meses, e não me arrependo da escolha que fiz.

Se pudesse tinha um pastor alemão, mas o Serra surpreende-me todos os dias, e estou muito feliz com a escolha.

O Serra que ganhou o BOB no mundial do Porto foi um macho frances. Infelizmente alguns cães criados no estrangeiro ficam piores, mas existem outros que apenas melhoram a rça, como foi o caso. Eu conheço bem este macho, e em termos de temperamento e estrutura fisica está comforme ao estalão. Aqui em Portugal, alguns estão dentro do estalão em termos fisicos, mas o temperamenti está alterado. Mas isso é outra questão.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 04, 2002 1:18 pm

Caro Tiago,
De facto as raças portuguesas não são as preferidas da maioria.
Estamos a sofrer o efeito da globalização ;) ...estou a brincar!

De facto tambem eu não sou possuidor de exemplares de raças portuguesas. Simplesmente porque não existem raças portuguesas do "meu tipo". O mais proximo seria o Podengo portugues grande de pelo liso, do qual nunca observei um unico exemplar.

No entanto, se o meu forte fossem cães do tipo bracoide, não hesitava em ter perdigueiros.
Se fossem do tipo molosso de montanha, o serra estaria entre os meus preferidos.
Tambem não hesitaria em escolher um cão de água em vez de um caniche.
Simplesmente, aquilo que procuro num cão, não existe em nenhuma raça portuguesa. Quer em termos fisionómicos como em comportamento. Isso já deves ter percebido.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta set 05, 2002 2:34 am

Francisco

De facto, o seu ponto de vista faz todo o sentido.
O que me entriga é o excesso de falso proteccionismo a que as raças portuguesas estão sugeitas. Por exemplo um PP não serve para viver num apartamento, mas um labrador ou um breton já não tem esse handicap.

Outra questão: que interesse despertam os tópicos relacionados com as raças portuguesas? Pouco ou nenhum.... basta comprovar.

Um abraço

Tiago
FAbarm
Membro Veterano

quinta set 05, 2002 2:50 am

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 05, 2002 8:59 pm

FAbarm Escreveu: As raças da moda em: http://www.companhiadosbichos.com/shop/default.asp

Tiago
Curiosamente são alojadas pela mesma empresa que alojou o célebre imperio animal

Será coincidência?

E será coincidência também que não tenham morada na "loja" ?
FAbarm
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 6:07 pm

Mas isso não desvirtua o que disse. Que há efectivamente raças de moda e que as pessoas adquirem um cão com o mesmo animo com que bebem um copo de água.

Tiago
SeaLords
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 6:55 pm

Última edição por SeaLords em terça dez 09, 2008 2:47 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
FAbarm
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 7:19 pm

Claro que sim!
No entanto, nem todos conseguem chegar aí.
Mais uma vantagem de se ter uma raça portuguesa!

Um abraço

Tiago
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

sexta set 06, 2002 9:00 pm

porcaria de Cockers, Caniches, Yorkies, Rottweillers, Boxers, etc que anda por aí e que das respectivas raças só têm o nome?
Defina porcaria por favor. Porcaria de cães ou porcaria de pessoas?
FAbarm
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 11:45 pm

Os dois... mas os primeiros são consequência dos segundos.
É assim tão grande a novidade?

Tiago
SeaLords
Membro Veterano

sábado set 07, 2002 9:42 am

Se ler com atenção a frase, conseguirá perceber que uma "porcaria de cão de raça" é um cão que, da raça, apenas tem o nome, ou seja, um cão MUUUUUUUUIIIIIIIIIIITO longe do estalão da raça, e que aparece normalmente fruto da criação indiscriminada e gananciosa por parte de pessoas que, de cães, sabem que eles têm 4 patas. Obviamente que os cães, como cães, não têm culpa e claro também que qualquer cão, rafeiro ou de sangue azul, merece todo o carinho e atenção dos seus donos.

Esclarecido? ;)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
cadworx
Membro

sábado set 07, 2002 9:59 am

Não é novidade nenhuma.

Só os campeões é que, na vossa modesta opinião, têm direito a ser respeitados, os outros são todos porcaria.
Com a mesma boca que incentivam as pessoas a adoptar rafeiros também tratam os cães que se desviam do estalão como sub-raça.
Ainda bem que os cães não sabem ler porque senão ficariam assustados com as vossas teorias da pureza da raça.

Não sou hipócrita, também eu gosto de admirar um belo exemplar e ando sempre a observar o crescimento dos meus cães com receio que eles se afastem do estalão, mas, se se afastarem, não os tratarei como porcaria. Antes de serem da raça A ou B são os meus cães e isso é que é mais importante para mim.

Nem toda a gente tem dinheiro para pagar o que alguns de voçês pedem pelas ninhadas ao que respondem numa atitude arrogante e elitista "quem não tem dinheiro não tem vícios", "arranje um rafeiro", etc, etc...
A título de comparação, (talvez um bocado infeliz mas penso que elucida bem a minha opinião) para voçês existem os Ferrari e os Fiat 127, ou se tem uma coisa ou outra, não existe nada no intermédio tipo um Ford Focus.
Se um potencial comprador conhecer os criadores, os pais dos cachorros e após a verificação do cuidado que existiu e existe na criação das ninhadas qual é o problema de comprar um cão por menos de metade do preço?
É crime?
O cão é uma porcaria?
Só quem tem posses é que tem direito a ter um cão de raça é?
Já não basta a exclusão social que quem não é endinheirado sofre no seu dia a dia e agora também querem excluir os seus cães. A vossa intenção é essa?
cadworx
Membro

sábado set 07, 2002 10:04 am

A minha última mensagem foi escrita antes de ler o último post da SeaLords pelo que alguma da raivinha de dentes que nela aparece deve ser relevada.

Mantenho a minha opinião apenas queria que a SeaLors afirmasse aquilo que afirmou porque para mim isso é importante de forma a não existirem mal entendidos.
Obviamente que os cães, como cães, não têm culpa e claro também que qualquer cão, rafeiro ou de sangue azul, merece todo o carinho e atenção dos seus donos.
SeaLords
Membro Veterano

sábado set 07, 2002 10:46 am

Como lhe disse, acho que todos os cães merecem o amor e carinho e etc dos seus donos - indiferentemente de ser rafeiro ou de ter sangue azul.

O que eu acho é que cão de raça para o ser tem que responder a certos requisitos - requisitos esses que vêm descritos no estalão. Se os cães não responderem a esses requisitos dificilmente poderão ser chamados "de raça". Por exemplo, um carro tem 4 rodas - se tiver só 3 não é carro, certo? E um carro custa X, um triciclo custa Y - e em princípio Y será inferior a X. E se o carro custa mais é porque os custos de se produzir um carro são maiores do que produzir um triciclo. Produzir um cão de raça, um bom cão de raça, custa muito dinheiro. E se julga que, ao pedir-se mais dinheiro por um cachorro, se está a realizar mais lucro está muito enganado. Uma pessoa que venda os cães a 40 contos pode ganhar muitíssimo mais dinheiro que alguém que os vende a 100 contos. Mas o pior é que há gente a fazer "triciclos" e a vendê-los como "automóveis" - e isto é o caso mais vulgar.

Entre o Fiat 127 e o Ferrari há efectivamente os Fords - são os cães que não sairam de acordo com os planos iniciais (a criação de cães está dependente da Biologia que, como todos sabem, reserva muitas surpresas). Dificilmente os cachorros numa mesma ninhada serão todos da mesma qualidade - coisa que muito poucas pessoas conseguem perceber. Continuando, os criadores sabem que estes cães são Fords e vendem-nos como Fords, e não como Ferraris. Os curiosos criam Fiats, ou bicicletas com os pneus furados, e acabam por os vender como Fords ou mesmo Ferraris. Afinal quem é que é desonesto?

Em termos de criação de cães de raça, o objectivo para mim é produzir Ferraris - aqui não há meio termo. Produzir Fords e Fiats para fazer dinheiro não é para mim criação de cães - é fazer dinheiro. Aliás é vê-los a desfazerem-se deles às 6 semanas e a vendê-los à dúzia. Prefere sustentar quem faz as coisas por dinheiro do que quem faz as coisas por paixão?

Mas esta é das tais que o pessoal "normal" nunca perceberá. E por isso continuará sempre a haver "porcarias de cães de pseudo-raça" .
Responder

Voltar para “Cães”